Covid-19

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,926
49,656
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Devenish disse:
Ouví com atenção a DGS sobre a pergunta porque não está atualizado nas info prestadas o nº de infetados em cada Concelho. A pergunta dizia que havia um erro de cerca de 48%. A resposta da dita Senhora foi muita fraca dado que disse que havia PEQUENOS ERROS mas 48% não é um pequeno erro. Disse que ninguém queria mentir, qual o interesse de mentir ou omitir que não era do interesse de ninguém e digo eu que realmente não é do interesse de ninguém dar info falsa ou muito mal atualizada. Creio que não há interesse de mentir nesta questão mas deve haver grande incompetência no setor que reune, compila estes dados e embora não seja a DGS que os fornece terá que haver um esforço para serem mais assertivos.
Este é um momento muito complicado, é mesmo o momento mais complicado das nossas vidas tenhamos 60, 40 ou 20 anos nunca passámos por algo igual, e por essa razão desculpo estes erros que são graves mas quem está a trabalhar nisto, e noutras coisas e não está claro em casa, anda nervoso - vê o virus em todo o lado, no colega ao lado. Até quem está em casa está com medo de ser infetado quanto mais toda a gente que está no terreno em diversas atividades.
O Costa hoje ja disse que os medicos estão inscritos numa plataforma e são  eles que diariamente inserem os numeros de infectados que detectam. Se por alguma razão algum deles não inserir, pronto a DGS também não  tem como saber.

48% é MUITO GRAVE.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,343
9,859
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
jaco250 disse:
As coisas são como são, algumas coisas fizemos fora de tempo e outras atempadamente. É o que é.

Olhando para a situação actual o ideal era terem fechado as fronteiras em janeiro.

Outro factos são as pessoas, contaram-me que pessoas de ovar que trabalham fora do concelho até por mar furam o bloqueio....
O que é que foi feito atempadamente aqui em Portugal? E refiro-me a medidas do governo central e não das autoridades locais.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,153
9,322
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Almadedragao disse:
O que é que foi feito atempadamente aqui em Portugal? E refiro-me a medidas do governo central e não das autoridades locais.
Fomos muito mais rapidos a declarar estado de emergência do que Espanha por exemplo.

ressaca

Arquibancada
22 Setembro 2013
159
31
ixnay disse:

Graça Freitas: “O mais importante é o distanciamento social.”
Como podem pedir o distanciamento social aos Portugueses se o 1º ministro, a ministra da saúde, o diretor do hospital Curry Cabral e os demais malucos que os acompanham dão este exemplo.

Eclipsisboy

25 Maio 2014
32,926
49,656
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
PO disse:
As pessoas que estiveram em contacto directo com uma pessoa contaminada são colocadas em quarentena e contactadas pelo menos duas vezes por dia.

Não sei se há verificações no local e é impossível controlar as pessoas 24h por dia. Depende também muito na responsabilidade de cada um.
Aqui concordo plenamente. Mas repara, nos restaurantes take away.. como sabes quantas e que pessoas lá foram? E se algum funcionário lá, tem o virus  mas é assintomático?

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
E outra coisa a Espanha acabou de ultrapassar a China no número de vítimas mortais do Covid-19.
Apenas estou falar de números oficiais, ou seja, os número expostos pela China, porque a China é um país com muito mais população que Espanha e Itália juntas, além disso existe muito mais concentração de pessoa nas ruas chinesas do que nesses países, aliás o Covid-19 iniciou-se numa cidade(Wuhan) que sozinha tem tantos habitantes como Portugal(10 milhões). Julgo que são poucos que comem gelados com a testa.

A Espanha e Itália estão demonstrar o verdadeiro impacto do Covid-19. Já a China estava apenas a expor ilusões ao mundo.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Eclipsisboy disse:
Mas temos de nos guiar por provisões matemáticas feitas não  sei por quem, nem baseadas  não  sei em que?

Tudo que seja então abaixo dos 30% está bem e podemos  estar descansados, é isso?
Não é isso que está em causa. Não me ouviste dizer que estava tudo bem. O que eu digo é que face aos modelos matemáticos que previram o desenvolvimento da doença em Itália por exemplo, nós deveríamos estar com quase 3x mais casos. Isso significa que aquilo que estamos a fazer está ajudar. Como tal devemos prosseguir neste caminho e não abrandar nem facilitar. O que é certo é que os nossos números estão a distanciar-nos do caminho de Itália, Espanha, UK... Isso não significa que a guerra está ganha. A guerra está ganha quando o número de casos for 0.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
jaco250 disse:
Fomos muito mais rapidos a declarar estado de emergência do que Espanha por exemplo.
O que se chama estado de emergência? É contraditório falar-se em estado de emergência quando ainda não foi decretado o recolher obrigatório e quando um governo contraria as decisões do SEF, em aceitar que haja um cruzeiro(que ninguém aceitou) a desembarcar em Portugal.

Eclipsisboy

25 Maio 2014
32,926
49,656
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
JAEP disse:
Carago colega.
Pára de ser tão populista nas tuas afirmações.

Sem querer entrar em politiquices (de todo) mas é difícil argumentar com tanto populismo. Um pouco de noção também.
Caro colega, em vez da crítica sem sentido, podias argumentar e acrescentar alguma coisa, em vez de chamares populismo aos comentários com que não concordas.

Um pouco de noção também.

ressaca

Arquibancada
22 Setembro 2013
159
31
Mihaly Siska disse:
Inclusivamente tem aumentado nas sondagens. Mas penso que a atitude do Rui Rio ontem no parlamento também não o favoreceu, convenhamos...
Eu quero lá saber do Rui Rio e dos demais políticos pois os piores insultos que me podiam fazer era chamarem-me de político e árbitro.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,166
42,408
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Eclipsisboy disse:
Mas temos de nos guiar por provisões matemáticas feitas não  sei por quem, nem baseadas  não  sei em que?

Tudo que seja então abaixo dos 30% está bem e podemos  estar descansados, é isso?
Amigo Eclipsisboy , se o pico está previsto para meio de Abril, os números quer de infectados que os de pessoas que falecem vão aumentar infelizmente todos os dias até lá.

Claro que aqui todos queríamos que amanhã fossem testados 20.000 e não houvesse nenhum caso nem nenhuma morte.

Aqui a questão é saber se quando chegarmos ao pico em meados de Abril se vamos ter camas suficientes para quem precisa e que não se tenha  mais que tudo escolher quem usa os ventiladores disponíveis, ou se até lá não vamos ter 10% ou mais dos infectados a serem profissionais de saúde como acontece noutros países.

E não, não estou a desvalorizar nada desta situação.

Tenho uma irmã que é enfermeira, tenho uma mãe que está no grupo de risco quer pela idade quer pelas complicações associadas.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Eclipsisboy disse:
Aqui concordo plenamente. Mas repara, nos restaurantes take away.. como sabes quantas e que pessoas lá foram? E se algum funcionário lá, tem o virus  mas é assintomático?
Não sabes. Mas o funcionamento de serviços de entregas ao domicílio é importante para manter muitas pessoas longe dos supermercados. Têm é que cumprir as normas de higiene para minimizar os riscos.

Eclipsisboy

25 Maio 2014
32,926
49,656
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
PO disse:
Não é isso que está em causa. Não me ouviste dizer que estava tudo bem. O que eu digo é que face aos modelos matemáticos que previram o desenvolvimento da doença em Itália por exemplo, nós deveríamos estar com quase 3x mais casos. Isso significa que aquilo que estamos a fazer está ajudar. Como tal devemos prosseguir neste caminho e não abrandar nem facilitar. O que é certo é que os nossos números estão a distanciar-nos do caminho de Itália, Espanha, UK... Isso não significa que a guerra está ganha. A guerra está ganha quando o número de casos for 0.
Espero sinceramente que tenhas razão. Que as previsões matemáticas continuem corretas.

Eu não gosto de me.guiar por previsões, mas sim por números. E apesar de serem menores que os que as tais previsões previam, o que é  certo é que até  em mortes o aumento diário tem sido muito grande.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
tripeiro_de_gema disse:
quando um governo contraria as decisões do SEF, em aceitar que haja um cruzeiro(que ninguém aceitou) a desembarcar em Portugal.
A isso chamo humanidade e deixa-me muito feliz que o nosso país tenha estendido a mão àquelas pessoas quando elas mais precisavam!

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
PO disse:
Não devíamos estar a comparar o nº de mortes em vez do nº de infetados? É que o nº de infetados é uma métrica com bastante ruído estatístico, ninguém sabe ao certo quantos infetados cada país tem.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
PO disse:
A isso chamo humanidade e deixa-me muito feliz que o nosso país tenha estendido a mão àquelas pessoas quando elas mais precisavam!
Isso só pode ser gozo. Então explica-me, porque nenhum país aceitou aquele cruzeiro?
Isto não é humanidade, mas sim por imagem, porque um cruzeiro pode comprometer populações locais, como também serviços de saúde locais. Aliás espero que estes testes não venham fazer falta no futuro.

Só um atrasado mental nestas alturas é que faz turismo.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Jules Winnfield disse:
Em Espanha o que está a acontecer é trágico. Espero que em Portugal tenhamos sorte diferente. Fiquem em casa.
Espanha é o pior caso até hoje, bem pior que a Itália. Creio que, neste momento, só poderão ser ultrapassados pelos EUA.

Eclipsisboy

25 Maio 2014
32,926
49,656
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Gelsenkirchen disse:
Amigo Eclipsisboy , se o pico está previsto para meio de Abril, os números quer de infectados que os de pessoas que falecem vão aumentar infelizmente todos os dias até lá.

Claro que aqui todos queríamos que amanhã fossem testados 20.000 e não houvesse nenhum caso nem nenhuma morte.

Aqui a questão é saber se quando chegarmos ao pico em meados de Abril se vamos ter camas suficientes para quem precisa e que não se tenha  mais que tudo escolher quem usa os ventiladores disponíveis, ou se até lá não vamos ter 10% ou mais dos infectados a serem profissionais de saúde como acontece noutros países.

E não, não estou a desvalorizar nada desta situação.

Tenho uma irmã que é enfermeira, tenho uma mãe que está no grupo de risco quer pela idade quer pelas complicações associadas.
Segundo o chefe de estado ontem, o pico vai ser adiado por mais umas semanas que o previsto, que seria os meados de abril.

Não é que não houvesse números de infectados ou mortes. Nada disso. Ou melhor, sim, esse era o cenário perfeito.

Mas penso que todos nos contentavamos em assistir a uma linha descendente do numero de casos.

Eu só estou contra o desvalorizar da situação em algumas  ocasiões, como foi o caso de ontem pelo PR.

Apenas e só.

E convenhamos, o estado de emergência decretado aqui em Portugal, é um estado de emergência encapotado. E uma treta.