Covid-19

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Mais uma descida.. era suposto, uma vez que estamos a testar muitos mais, que o numero aumentasse.. Mas ainda bem que foi uma boa descida! 💪

Mas ja agora, quantos mais infectados teremos de somar a estes?

Preocupante e o numero de mortes e nos CI . :/
 

draco07

Arquibancada
11 Agosto 2017
418
166
Gelsenkirchen disse:
Quantas camas para CI e quantos ventiladores temos a nível nacional?
1142 ventiladores nos públicos, 200 e tal nos privados. Não estão todos disponíveis claro.
 

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,076
1,752
ixnay disse:
Relatório de 01/04/2020

Infetados: 8251 (+808, aumento de 10%)
Mortos: 187 (+27, aumento de 17%)
Internados: 726 (+99, aumento de 16%)
Cuidados Intensivos: 230 (+42, aumento de 22%)
Recuperados: 43 (igual a ontem)

Aguardam resultados de teste: 4957 (aumento de 7.5%)
A taxa de crescimento dos infetados é baixa (10%). No entanto, estou em crer que terá haver com o facto de não estarmos a fazer tantos testes como outros países.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Gelsenkirchen disse:
Quantas camas para CI e quantos ventiladores temos a nível nacional?
Enquanto estivermos com medidas de contenção social, acho que dificilmente chegaremos a stress hospitalar. A evolução tem sido muito controlada.
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,158
9,328
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
DECO-10 disse:
A taxa de crescimento dos infetados é baixa (10%). No entanto, estou em crer que terá haver com o facto de não estarmos a fazer tantos testes como outros países.
Também não temos tantos habitantes como alguns países... Cada país uma realidade diferente
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,207
22,101
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
ixnay disse:
Enquanto estivermos com medidas de contenção social, acho que dificilmente chegaremos a stress hospitalar. A evolução tem sido muito controlada.
Espero que sim. Mas convém continuar a reforçar o stock. Mesmo que não se usem agora podem ficar para uma eventual 2 onda, ou mais tarde para ajudar os PALOP por exemplo.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
DECO-10 disse:
A taxa de crescimento dos infetados é baixa (10%). No entanto, estou em crer que terá haver com o facto de não estarmos a fazer tantos testes como outros países.
Eu acho que o mais importante não é o número absoluto de testes. Já se percebeu que nenhum país tem a logística necessária para testar na quantidade que seria recomendada (salvo excepções como a Islândia). Acho que o fundamental é ter uma amostra significativa nos testes, e principalmente manter a coerência no critério de escolha de quem se deve testar ou não. Não testar tudo o que tem tosse num dia, no dia seguinte tudo o que mexe e no outro dia só quem tem febre.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:
Eu acho que o mais importante não é o número absoluto de testes. Já se percebeu que nenhum país tem a logística necessária para testar na quantidade que seria recomendada (salvo excepções como a Islândia). Acho que o fundamental é ter uma amostra significativa nos testes, e principalmente manter a coerência no critério de escolha de quem se deve testar ou não. Não testar tudo o que tem tosse num dia, no dia seguinte tudo o que mexe e no outro dia só quem tem febre.
Estamos a fazer 7000 testes diários. Os números hoje eram para ser maiores uma vez que aumentamos o numero de testes supostamente. Se não é, são excelentes noticias.
 

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
DECO-10 disse:
A taxa de crescimento dos infetados é baixa (10%). No entanto, estou em crer que terá haver com o facto de não estarmos a fazer tantos testes como outros países.
O número de testes tem aumentado e o aumento de casos continua controlado, o que é um bom sinal
Há muitos países na Europa que estão a fazer menos testes do que nós. E nem estou a falar na Suécia, em que só fazem testes a quem vai para o hospital com sintomas graves.
 
J

JDdRP

Guest
Eu não quero ser portador de desesperança, mas não se esqueçam que a partir do relatório de hoje apenas se está a contabilizar os dados do Sinave (que tem uma completude de 70 a 75%).
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
Já tenho referido várias vezes a situação da Islândia. É o Universo estatístico mais próximo do ideal dentro daquilo que é possível (já testaram 5%!! da população), e a melhor amostra para se interpretar a real gravidade da doença.

A CNN publica hoje este artigo:

https://edition.cnn.com/2020/04/01/europe/iceland-testing-coronavirus-intl/index.html

Iceland lab's testing suggests 50% of coronavirus cases have no symptoms
Eu interpretaria isto como um bom sinal de que a imunidade de grupo poderá crescer mais rápido do que se poderia supor.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
JDdRP disse:
Eu não quero ser portador de desesperança, mas não se esqueçam que a partir do relatório de hoje apenas se está a contabilizar os dados do Sinave (que tem uma completude de 70 a 75%).
Por isso perguntei e ninguém me respondeu: quantos e que temos de somar a estes números? Mais 25%?
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Eclipsisboy disse:
Por isso perguntei e ninguém me respondeu: quantos e que temos de somar a estes números? Mais 25%?
Não te sei responder assim como os casos contabilizados em duplicidade na região Norte segundo a DGS.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,282
15,407
Vila Nova de Gaia, 1975
JDdRP disse:
Eu não quero ser portador de desesperança, mas não se esqueçam que a partir do relatório de hoje apenas se está a contabilizar os dados do Sinave (que tem uma completude de 70 a 75%).
Penso que não.

Isso era relativamente à discriminação por concelho. Não era aplicável aos dados nacionais.
 
J

JDdRP

Guest
Eclipsisboy disse:
Por isso perguntei e ninguém me respondeu: quantos e que temos de somar a estes números? Mais 25%?
É difícil dizer. Tanto podem ser 0, como mais 25%. A realidade, que me parece consensual, é que temos muito mais infetados do que os números oficiais. Até os peritos na reunião de ontem no INFARMED o parecem ter dito. Daí que essa estatística não seja muito conclusiva. Acho que a dos hospitalizados e a dos internados em UCI são, apesar de tudo, os dados mais fiáveis.
 
J

JDdRP

Guest
hawkeyes disse:
Penso que não.

Isso era relativamente à discriminação por concelho. Não era aplicável aos dados nacionais.
Isso não faz muito sentido. Então vamos ter números diferentes para a contagem nacional e para a contagem por concelho?
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,282
15,407
Vila Nova de Gaia, 1975
JDdRP disse:
Isso não faz muito sentido. Então vamos ter números diferentes para a contagem nacional e para a contagem por concelho?
No DN...

"O engano diz só respeito à terceira página do boletim, ou seja, à tabela de número de casos por municípios e, por isso, não altera o número total de infetados no país, uma vez que este último indicador foi sempre contado pelo SINAVE. "Estas mudanças em nada alteram os dados nacionais, que estão na primeira página do boletim e que estão e têm estado corretos", reafirma a DGS".