Covid-19

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Eu aqui na Zona Sul do Rio é curioso mas nem tenho apanhado com filas os supermercados estão praticamente vazios pelo menos quando tenho ido,o pessoal deve ter viajada para seus sítios no interior do Estado ou para casa de familiares,mas não deixa de ser curioso isso.Quem anda por esta zona da cidade mais de 50% não é residente na mesma.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,571
1,533
Nessas coisas de proibicoes jà mudei vàrias vezes de opiniao.
Na Suiça sao apenas proibidos grupos superiores a 5 pessoas e  tem de ser respeitada uma distancia de dois metros entre as pessoas. Nao hà proibicoes de sair de casa para nada, o Conselho Federal apenas pede às pessoas civismo, apenas pede para nao sairem.
Hà dias em que acho que se deveria proibir mesmo de sair de casa (porque as pessoas acabam por se juntar todas no mesmo sitio para correr por exemplo), outros dias dou comigo a pensar que se funciona, é melhor assim. Sem atacar a liberdade individual.

Estas imagens sao uma demonstraçao idilica da coisa, a realidade nem sempre é assim: https://youtu.be/M9toN8_ktFo

 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,163
9,185
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Devilelas disse:
Já agora, a propósito da imunidade e da sua correlação com a necessidade de vacinação, o que dizer da noticia hoje publicada de uma investigadora de Oxford (Sarah Gilbert) que referiu que haveria 80% de possibilidade de em Setembro vir a haver já uma vacina? Parece-me (admitindo, contudo, que não sou da área e que apenas sei o que vou lendo em jornais) demasiado optimista tendo em consideração que sempre veio a ser referido que o tempo mínimo seria de cerca de 1 ano (ou seja, só lá para Março de 2021) a que acresceria sempre o tempo necesário para a sua produção em massa...
Duvido muito. Não é assim tão facil. O sars está há anos sem aparecer uma vacina e às vezes não é só por falta de vontade em a produzir. Há especificidades nestes vírus que são novidade.

Vamos aguardar
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,515
14,794
A questão do civismo e dos pedidos tem corrido muito bem... que o digam o Reino Unido e a Suécia neste últimos tempos.
Surge um dia de sol e...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Mary Antas disse:
Entregas online? Só se já estiver muito melhor, porque da última vez que tentei tinha de esperar três semanas pela entrega mais próxima.

Fui ao hipermercado hoje. Tinha 25 pessoas à minha frente. Ou sozinhas ou só com um acompanhante. 15/20 minutos depois entrei e, lá dentro, as pessoas circulavam à vontade. Toda a facilidade para respeitar as distâncias. Não havia aglomerados na padaria, peixaria, talho, zona dos legumes/frutas, nem na zona dedicada à páscoa. Nas caixas super tranquilo igualmente, nem tive de esperar.

Quando saí já não estava ninguém na fila.

Ou seja, as filas muitas vezes ficam longas fora para que lá dentro haja maior segurança. E há períodos em que basta um pouco mais de afluência para a fila ficar um pouco maior.
Por acaso é verdade, os hipermercados estão a trabalhar bastante bem, no que ao gerenciamento de pessoas dentro das lojas e normas de segurança diz respeito.

Tenho necessidade de ir todas as semanas ao hipermercado e tenho sentido sempre que estão a fazer tudo para um gajo se sentir seguro às compras.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,571
1,533
dragao86 disse:
A questão do civismo e dos pedidos tem corrido muito bem... que o digam o Reino Unido e a Suécia neste últimos tempos.
Surge um dia de sol e...
Na Suiça restaurantes e cafés estao fechados desde o dia 9 de março (tarde demais). Na Suecia pelo que percebi nao foi bem o caso. UK nem sei.
Quanto a dias de sol, parece verao hà mais de 3 semanas por aqui....

Conheco muita gente que nunca sai de casa, e conheco mais ainda que sai todos os dias para ir fazer desporto e passear. Só o resultado dirà se funciona.

Como disse, mudei tantas vezes de opiniao no ultimo mes que jà nem sei o que pensar...
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
É lamentável que muitas empresas com capacidade, com recursos , estejam continuamente a trabalhar no seu portfólio e não para a economia do estado de emergência.

Foi o exemplo da indústria dos vinhos, porque não produzir e vender álcool gel? Comprei 100ml de álcool gel na farmácia ainda em Março por 5€!!

Porque é que que algumas andam a produzir para oferecer e não vendem? Porque não compra o estado? Porque não compram as autarquias?

Os 5 mil milhões de Bruxelas não serve para isto?

Quem diz o álcool em gel, diz máscaras, fatos de proteção, viseiras, luvas...

Há muito que se pode fazer, adaptar, agilizar e mitigar os efeitos do confinamento e isolamento social.

Só deveria receber apoios quem não despedisse funcionário algum. A realidade vai desmentir, na hora de receber vai ser trafulhice atrás de trafulhice para tirar vantagem.
 

blueangel79

Bancada lateral
19 Abril 2016
524
491
O pessoal não vai aguentar muito tempo esta falta de trabalho, isolamento, contenção, falências, vai começar haver muita gente mais preocupada com o seu negócio e emprego do que com a sua vida e a dos outros!

Vou só relatar uma história que assiste hoje:
Numa pequena confeitaria fui comprar pão e pão de lo, onde só pode entrar um cliente de cada vez e assisto a uma casal na casa do 60 a 70 anos, a pavoniar se no interior como fosse um dia normal e até chegaram ao cúmulo de pedir dois cafés ao balcão, pois já nem se lembravam de beber café fora de casa. Café que lhes foram servidos, numa chávena normal e consumido da confeitaria, enquanto eu e outro cliente assistiamos no exterior!

No final, quando saíram percebi, levavam quase meia confeitaria e diziam ao dono para ter calma, que está crise iria passar!

Apeteceu dar lhe uns berros, mas percebi que o homem já anda desnorteado o suficiente com os prejuízos que deve andar a ter!
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,571
471
dragao86 disse:
A questão do civismo e dos pedidos tem corrido muito bem... que o digam o Reino Unido e a Suécia neste últimos tempos.
Surge um dia de sol e...
O Reino Unido e a Suécia tiveram abordagens iniciais completamente diferentes - o tempo dirá se mais ou menos acertadas. Estupidificar as pessoas, no caso português e em muitos outros, não me parece que seja o caminho.
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,571
471
blueangel79 disse:
O pessoal não vai aguentar muito tempo esta falta de trabalho, isolamento, contenção, falências, vai começar haver muita gente mais preocupada com o seu negócio e emprego do que com a sua vida e a dos outros!

Vou só relatar uma história que assiste hoje:
Numa pequena confeitaria fui comprar pão e pão de lo, onde só pode entrar um cliente de cada vez e assisto a uma casal na casa do 60 a 70 anos, a pavoniar se no interior como fosse um dia normal e até chegaram ao cúmulo de pedir dois cafés ao balcão, pois já nem se lembravam de beber café fora de casa. Café que lhes foram servidos, numa chávena normal e consumido da confeitaria, enquanto eu e outro cliente assistiamos no exterior!

No final, quando saíram percebi, levavam quase meia confeitaria e diziam ao dono para ter calma, que está crise iria passar!

Apeteceu dar lhe uns berros, mas percebi que o homem já anda desnorteado o suficiente com os prejuízos que deve andar a ter!
Não se trata de se preocupar mais com o seu negócio do que com a vida dos outros; trata-se de ser insustentável, a vários níveis e por inúmeras razões, prolongar a situação atual tanto quanto muita gente gostaria. Haver quem esteja preocupado com o seu emprego e com o emprego dos outros não é apenas legítimo, é uma obrigação.

Quanto ao episódio que relataste, casos desses existem e existirão sempre. Devem é ser vistos como o que realmente são... ou seja, enquanto parte da excepção e não da regra.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
https://ionline.sapo.pt/artigo/692610/empresas-e-fabricas-em-espanha-vao-reabrir-esta-segunda-feira?seccao=Mundo&fbclid=IwAR2l7gKUCXf8RvO2EP08cgWOwm60VMkt6MErC-vrmwYmCf_lQ4fzoyoh4T8
 

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
348
421
Conquistas
3
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
Conceição Santos disse:
DESCULPEM O OFF-TOPIC

Alguém conhece algum tripulante da TAP que vá a Angola ?
Tenho a ideia que neste momento não há voos para Angola, a não ser aqueles casos em que se vai buscar cidadãos Portugueses. Mas nesse caso tenho a ideia que a tripulação nem sequer sai do avião..
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,918
39,318
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
tripeiro_de_gema disse:
https://ionline.sapo.pt/artigo/692610/empresas-e-fabricas-em-espanha-vao-reabrir-esta-segunda-feira?seccao=Mundo&fbclid=IwAR2l7gKUCXf8RvO2EP08cgWOwm60VMkt6MErC-vrmwYmCf_lQ4fzoyoh4T8
Servem para vermos o que acontece..
 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,706
6,803
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Pedro Manuel Bártolo disse:
Tenho a ideia que neste momento não há voos para Angola, a não ser aqueles casos em que se vai buscar cidadãos Portugueses. Mas nesse caso tenho a ideia que a tripulação nem sequer sai do avião..

Sim, vai haver um vôo dia 13 à noite, precisamente para trazer cidadãos Portugueses.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,515
14,794
Licha disse:
O Reino Unido e a Suécia tiveram abordagens iniciais completamente diferentes - o tempo dirá se mais ou menos acertadas. Estupidificar as pessoas, no caso português e em muitos outros, não me parece que seja o caminho.
No Reino Unido é preciso esperar para ver? Hoje mais um dia com quase 1000 mortes...