Criação de associação de adeptos do FCPorto;

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,239
1,294
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Aceitando a sugestão do admin, decidi criar um tópico dedicado à criação de uma associação de adeptos do FCPorto, de modo a que ideias, sugestões e críticas sejam apresentadas com mais rigor e 'frontalidade' ao clube;

Sendo que tenho vagas noções de associativismo, peço a vossa ajuda para, de maneira organizada, acrescentar os pontos essenciais, para que possamos construir um projecto sólido e com futuro:

1) Terá forçosamente que ser criada uma associação, com sócios, presidente, vice-presidente, tesoureiro e mesa de assembleia;

2) Terá que ser encontrado um local para que pelo menos, uma vez por trimestre ( a quando a apresentação do relatório de contas), se discutam as ideias latentes.

Local o qual poderia num futuro tornar-se um local de encontro, lazer e discussão em torno do FCPorto;

3) Terá que ser atribuída uma quota mensal, para que se paguem os gastos administrativos, etc...

4) Terá que haver um encontro com os membros interessados e sugeridos, em prol da ideia;

5) Antecipadamente, em ata definir-se-ao, os objectivos, projectos e ideias associativas, de modo a que regularmente/futuramente, possa haver uma aproximação real do clube;

6) Acrescentem o muito que falta e não deixem isto em águas de bacalhau;

Sem mais a acrescentar por agora;

Muito Obrigado

 
S

Simplício

Guest
Um dos primeiros passos tem de ser a elaboração dos estatutos para depois serem aprovados na assembleia geral constituinte. Aí também se vão eleger os órgãos sociais: Mesa, Administração e Conselho Fiscal.
Acho que este tipo de associação pode ser feito através do Associação na hora
 

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
8,798
21,431
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Julgo que importa desde logo definir o papel que a associação deverá desempenhar no universo Fc Porto.

A meu ver não deverá limitar-se a, através dos seus órgãos, tomar posição sobre questões,problemas que respeitem ao clube/SAD.

Esse aspecto é importante mas a Assoc. não se pode esgotar nele. Caso contrário, poderá ser confundida com um lobby ou ser vista como mero trampolim para o poder.

Daí que, e é apenas uma sugestão, acho que sendo o futebol a mola real do clube, deverá ser dedicada especial atenção ao futebol jovem. E nesse quadro, poderão ser levadas a cabo inúmeras iniciativas, a título de exemplo deixo : Atribuição de prémios à melhor equipa jovem e à equipa técnica que mais se haja evidenciado; organização de torneios infantis com valores de inscrição simbólicos de molde a permitir a participação de crianças de todos os estratos sociais;motivar as casas do Fc Porto a formar equipas jovens e realizar um torneio aberto exclusivamente às equipas das casas do Fc Porto, entregar cheques-livro ao melhor aluno de cada escalão etário etc,etc

As modalidades ditas amadoras deveriam merecer uma atenção especial e tb aí muito se pode fazer, exs : Organização de viagens para acompanhar as equipas das modalidades nos jogos fora de casa, ajudar á dinamização de desporto adaptado etc,etc.

Em suma, entendo que a associação só fará sentido e só perdurará se for útil aos adeptos e ao clube,sem que isso se confunda com subserviência aos seus dirigentes, e se promover uma maior proximidade clube/adepto.

A Assoc deverá estar aberta a adeptos e sócios do Fc Porto mas os seus estatutos devem discriminar com rigor os direitos e obrigações que assistem a uns e a outros
 

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
8,798
21,431
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
A despropósito, partilho convosco um sonho : O lar do Fc Porto, aberto exclusivamente a sócios da Assoc de Adeptos,bem como, a ex-jogadores e ex-dirigentes do Fc Porto.

Um lar com um conceito diferente. Que permitisse maior qualidade de vida aos utentes por via do desporto e da actividade física adaptada e adequada aos idosos.
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
já sei que não mando nada mas este tópico podia estar numa secção mais "frequentada".

melhor; DEVIA.

nem que depois fosse movido para a parte em que melhor se enquadra ( esta, provavelmente ).
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,606
69,872
39
Excelente iniciativa!

Fico à espera de mais desenvolvimentos.

Caro Shark, caso queiras podemos trocar emails.
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
2,983
1,851
Vila Nova de Gaia, 1981
Participarei com todo o gosto e vontade neste "projecto".

Nao tenho conhecimento de legislaçao nem como se pode formar mas fui membro de uma associaçao academica alguns anos e sei que no inicio é complicado mas depois de tudo organizado as coisas funcionam em velocidade de cruzeiro.

Creio que ja existe a AssAdeptosBenfica e do Sporting. Nao tenho conhecimento do trabalho deles mas neste campo penso ser necessario uma "ajuda" entre todas.

De minha parte "assino" já onde for preciso para podermos avançar.
 

Nuno90

Bancada lateral
6 Março 2011
544
0
Sta Maria da Feira
A iniciativa parece-me boa e sem querer de todo desvirtuar a mesma gostaria de realçar o ponto levantado pelo Esquerdinha.

Tudo deverá ser feito para que se evite que a associação pareça uma plataforma de lançamento quem administrar os seus desígnios. Isto pelo bem da credibilidade da mesma.
 

Accek

Bancada central
30 Maio 2009
2,375
0
35
Águas Santas
Volto a repetir o que disse noutro tópico:

"Associações de adeptos? Não concordo nada, mas mesmo nada.

Nos moldes das que temos (falando do caso dos SD e dos Colectivo) compreendo e apoio, agora, associações de adeptos para tentar meter o "bedelho" na gestão do clube sou totalmente contra!

Basta ver o caso do que aconteceu com o Manchester United que alguns adeptos chateados com a família que comprou o clube, criaram um clube novo. Não quero isso no meu Porto.

A melhor Associação de adeptos do clube chama-se cartão de sócio e participação nas AG's."
 

Accek

Bancada central
30 Maio 2009
2,375
0
35
Águas Santas
Ok vamos por partes que a ideia é tentar mostrar o porquê dos meus receios em relação a uma possível associação e não me importo nada de fazer o papel de "velho das Antas" porque o "velho do Restelo" pertence ao Camões e também muito me preocupo com copyrights, etc...

"Essa visão é muito negativa do que se se pretende. Achas que neste momento está tudo bem com o clube? Que não há nenhuma crítica a fazer? Que os adeptos não poderiam apresentar ideias para inverter a situação? Ou achas que os adeptos não sabem nada de nada?"

Sim é uma visão negativa e concordo plenamente quando dás a entender que a situação do clube não é a melhor e tenho a certeza que até quando estavamos na época de 2003/2004 haveria críticas a fazer ao desempenho da gestão do clube e sim acho que os adeptos também são um meio para atingir os fins, neste caso resolver os problemas.

Posto isto dá para perceber que eu partilho as mesmas preocupações que tu, mas mesmo assim não concordo com a criação duma Associação de Adeptos.

Poderia estar a responder ponto a ponto e a rebater os teus argumentos, mas penso que isso seria fugir um pouco à questão, visto que os teus argumentos são válidos, no entanto não são o suficiente para me convencer.

Os meus medos em relação a uma suposta Associação de Adeptos prende-se pelos exemplos de tais associações já existentes.

Como já referi existe o caso dos adeptos do Manchester United, que é o caso mais extremo e que acredito que no nosso caso nunca na vida chegariamos a tal ponto, mas existe também o exemplo do concelho Leonino no que toca ao Sporting.

Neste último exemplo acredito que nos últimos anos o concelho leonino que é constituído por notáveis do tal clube influênciou pela negativa o Patéting. (o que muito me agradou visto que eu não gosto mesmo nada do clube dos viscondes).

Independentemente das boas intensões (relembro que o inferno está cheio delas), o problema não é o ideal, mas sim a magnitude que se pode ganhar com uma associação destas. Vejo que caso este projecto vá para a frente, alguns dos chamados notáveis  do FCP se aproveitem deste projecto para retirarem proveito em termos de posicionamento dentro do clube. Seria muito fácil a agenda te tal organização tornar-se a agenda de alguém com algum tipo de interesse.

A AG do NGC tem defeitos? Tem! Mas ainda assim sinto que é o sitio e local indicado para se discutir os problemas do clube. Onde todos são iguais, todos são sócios do clube que amam, enquanto que o lobbying duma Associação pode ser exercido pelos cargos da mesma e por quem se senta nos mesmos.


Podem chamar-me de cínico, mas continuo com medo de tais Associações, espero que me respeitem e terei todo o gosto de continuar a conversar sobre o assunto e trocar argumentos sobre o mesmo, dentro dos limites da educação, como é claro.
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
2,983
1,851
Vila Nova de Gaia, 1981
Accek respeitando a tua opiniao, penso que estas a ver o lado negativo da coisa.

Como ja disse em cima fui membro de uma Associaçao Academica e antes,tal como tu, via este tipo de Associaçoes com desdem.

No entanto e depois de interiorizar o espirito,as ideias e os ideais foi um tempo gasto com muito prazer.

Penso que exageraste ao "comparar" este tipo de associaçoes com os conselhos leoninos e demais. Esses sao apenas engravatados que fazem parte da historia.

Nao faz parte do ideal associativo o "meter o bedelho" nos temas fulcrais de uma colectividade maior, mas sim fazer com que essa colectividade maior (no nosso caso FCP) de mais atençao aos socios e adeptos em geral e ouvir (sem serem obrigados a aceitar) opinioes para a melhoria da interaçao clube/socio(adepto).

É sim da obrigaçao das associaçoes defender os interesses dos seus associados. Há varios campos onde uma associaçao pode interagir ( o Esquerdinha ja referiu alguns num post acima).

A UEFA definiu o Ofical de Ligaçao com Adeptos (Supporter Liaison Officer) como um membro legal e "embutido" na organizaçao do clube. E nós, pasme-se,ja temos um. Alguem tem conhecimento de qualquer beneficio para os associados ou adeptos que ele tenha trazido? Pois......
Nao é isso que (pelo menos eu) queremos. Nem estarmos embutidos, nem dormir á sombra da palmeira.
Deixo aqui o manual ofical para esse "posto" http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/Licenciamento/OLA.pdf

Nao sei como está o movimento pela Europa, mas posso indicar a Ass.Adeptos do Borussia de Dortmund que pelas ultimas que soube seria uma das mais activas e um bom exemplo. 

Convido-te , caso possas a procurar alguns textos sobre eles.

Deixo-te aqui um exemplo  http://www.futebolmagazine.com/futebol-de-pe-a-exigencia-dos-adeptos
 

Accek

Bancada central
30 Maio 2009
2,375
0
35
Águas Santas
Ok, comprometo-me em tentar saber mais sobre o assunto de modo a que possa sentir-me mais confortável com a ideia, mas percebam o porquê das minhas preocupações para com o assunto.

Não é uma questão de má vontade, é uma questão de querer sempre proteger o clube que eu amo e tanto admiro.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,606
69,872
39
Quanto às inscrições de sócio que andam a enviar para toda a gente (benfiquista ou não), isso só demonstra que no marketing são MUITO mas MUITO melhores do que nós, estão a anos luz! Sabem aproveitar este entusiasmo em volta da equipa para POTENCIAR as receitas e até oferecem vantagens.

O nosso clube, infelizmente, está-se a borrifar para isso. Quem quiser ser sócio tem que andar atrás deles e muitas vezes tem um tratamento inadequado por parte de quem lá trabalha (já houveram várias queixas de Portistas que foram recebidos de uma forma nada simpática por parte dos profissionais que trabalham para o clube).

Mas pronto, já tanto foi dito, discutido, já foram enviadas queixas para o clube, SAD, etc, o que é certo é que continua tudo na mesma. Se calhar é porque o nosso clube não precisa dessas receitas para nada...ou se calhar precisa e só quando estiverem na penúria é que vão fazer alguma coisa que se veja.

Se os responsáveis pelo marketing do FC Porto trabalhassem para outra empresa, há MUITO tempo que já tinham sido postos no olho da rua por incompetência.


Escrevi este post no tópico do clube do regime mas copiei para aqui pois penso que é um tema que merece outro tratamento por parte do clube. Talvez as coisas melhorassem se tivéssemos uma associação de adeptos a alertar para estas falhas.
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
2,983
1,851
Vila Nova de Gaia, 1981
Voltando ao post do Accek ha uma coisa que concordo,quando fala no "possivel posicionamento de alguns para se interiorizarem no clube".

Aqui estou de acordo.Pode acontecer. Ainda para mais nesta altura de "indefiniçao" e de critica a alguns membros do Clube. Reconheço que seria mais facil a criaçao da Ass. numa altura "mais calma". Mas havendo vontade nao seria dificil reunir socios e adeptos concentrados apenas para aquilo que uma associaçao tem de estar.
Os interesses e interesseiros,esses, existem e existirao sempre, mas a maior parte sao como os meloes. Só depois de abertos é que se sabe.
 

Nuno90

Bancada lateral
6 Março 2011
544
0
Sta Maria da Feira
Uma pergunta que coloco em cima da mesa.

Para quem idealiza este projecto e acredita nele, quais acham que são os objectivos que pretendem alcançar no curto e longo prazo? Qual seria o objectivo desta associação? Fazer chegar à direcção o descontentamento dos adeptos? Participar de forma activa com sugestões que beneficiem o clube?

Li que tencionavam cobrar quotas. As receitas da associação teriam que objectivo?
 

Nuno90

Bancada lateral
6 Março 2011
544
0
Sta Maria da Feira
Já agora fica o desafio para aparecerem no III Encontro da Bluegosfera onde acredito que haja espaço para debatermos este tema presencialmente.

Reforço que acredito que esta ideia tem potencial e pode ser uma mais valia para a realidade azul e branca porém é um processo que exige não só cuidado como também uma grande maturação da ideia, já que num ano em que tudo corre mal é fácil encontrar interessados em tentar mudar algo, mas quando tudo corre bem, que para nós é felizmente a normalidade, a vontade tende a diluir-se entre vitórias e festejos. :)