Dúvidas de informática

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,552
275
Viana do Castelo
> Marco Sousa Comentou:

> Caro Nuno, se achas que 12 gigas chegam perfeitamente força! Avança.

Quando queremos comprar um pc, deveremos sempre pensar o seguinte: que uso lhe vamos dar?

É para estar só em casa? Vamos precisar do pc em viagem? Quero uma máquina para jogar? É só para trabalho?

No caso da patitu ela quer um portátil económico mas que funcione bem com Autocad e renderizações em 3D. Aqui há um problema, para se tirar o máximo rendimento para este tipo de software é preciso um bom portátil. E pôr económico na mesma frase que um bom portátil torna-se difícil. É como pedir que o FC Porto vença a Champions este ano ;) Vai ser muito complicado chegar ao caneco. ;)

Ou seja, vais ter que gastar uns euros para teres um bom portátil, além disso cada nova versão do Autocad precisa sempre de mais recursos por parte do pc, e se a tua profissão é lidar com este tipo de software aconselho-te a fazeres uma boa compra de modo a teres um portátil que fique dentro dos parâmetros requeridos por 3/4 anos. Muita memória e uma boa gráfica são obrigatórios.

O Duo Core e Quad Core que perguntas tem a ver com o núcleo do processador (o cérebro do pc). A tecnologia Quad Core de processadores da Intel faz com que ele obtenha 4 núcleos, aumentando a velocidade de processamento por pulso de clock distribuindo o processamento de dados entre todos os núcleos, ganhando assim um maior desempenho.

Asus, Toshiba, Fujitsu, HP são marcas de prestígio e robustas que aconselho.
___

Muito obrigado desde ja,

quando falo economico falo ate no maximo 750 euros. achas que uma ram de 4gb (duas slots) e uma grafica dedicadade 256 ou 512... ?
um disco de 5400 rpm faz muita diferenca praa 7200?
chegam?
 
M

Marco Sousa

Guest
Sempre às ordens patitu! Em relação à memória RAM 4Gb está excelente e a gráfica é a ideal, pois se é dedicada quer dizer que não partilha da memória RAM do computador, os 512 MB que ela possui vão ser dedicados por inteiro às tuas tarefas de Autocad.

O disco duro também é muito importante, o rpm que mencionas significa \"rotações por minuto\", ou seja, é a velocidade com que ele gira internamente, portanto um disco que seja 7200 rpm será muito mais rápido do que um de 5200 rpm.

Chega perfeitamente patitu. Força e boa sorte com ele.
 
A

Antilamp

Guest
Eu tenho o AVG Internet Security. Desde que a malta do BTNext actualizou o software o AVG bloqueia. Qual recomendam deste género? O da Microsoft?
 
M

Marco Sousa

Guest
Sim Antilamp, o Microsoft Essencials é bom mas também podes optar pelo Avast.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,663
38,971
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
eu tambem uso o nod32 já á uns anitos e não tenho razoes de queixa.
 
A

Antilamp

Guest
Já consegui eliminar o problema do btnext e para já vou-me manter com o AVG.
 

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Eu tenho o avg e nao tenho tido problemas. Além disso costumo correr o ccleaner e o desfragmentador. É aconselhavel fazer mais alguma coisa?!
 

Ricasete

Bancada central
15 Junho 2007
1,517
74
> Pedro_Dragoner Comentou:

> Peço desculpa se ja venho tarde na resposta.

Quanto ao AV. o microsoft essencials é bom, mas não recomendo em nada para os Mini PCS.

Tenho um EEE PC 1005 e tinha o da Microsoft. o Uso do CPU estava sempre em alta rotaçao. verifiquei que era o anti-virus. tirei-o e meti o NOD32. e digo-vos. Não quero outra coisa... recomendo vivamente para estes netbooks. quanto a computadores melhorzinhos, aí sim. recomendo o da microsoft.
_________________________________

Isso é estranho... nunca o instalei nos EEE mas é a 1ª vez que ouço isso.
É estranho porque a Micro$ conhece o seu sistema operativo melhor do que ninguém (xp, vista ou 7) e conseguiu oferecer um anti-virus (e também anti-spyware) muito levezinho. Mesmo na fase beta (Morro) já tinha ganho a minha preferência.

De qualquer forma o NOD32 também é excelente.

@Nuno: O AVG protege apenas contra-virus. Se o queres manter instala pelo menos um anti-spyware como o Spybot por exemplo.


Como disse o Marco Sousa e muito bem não há anti-virus ou qualquer espécie de suite perfeita.

A melhor forma de defesa é o bom senso. Nada de downloads em sites suspeitos, cuidado com os mails e evitar a todo o custo sites relacionados com os mouros (tipo bolhas e afins)...
 
M

Marco Sousa

Guest
Já que estamos na onda dos vírus, segue a lista dos 11 vírus mais famosos de 2009 (efectuada por ManiaX):

Eis os vencedores de 2009:

1- O mais problemático: Chama-se Conficker.C, iniciou actividade infectante no último dia de 2008. A persistência e a complexidade do código vitimou milhões de computadores domésticos e empresariais. Tem o nome ideal para chamar a alguém numa fila de trânsito.

2- O mais ilusório: Logo na frase de apresentação, Samal.A começa por dizer “Ah ah you didn’t say the magic Word” e espera que se introduza uma palavra. Seja qual for a palavra que o utilizador insira, o código responde com “Samael has come. This the end” e o computador é, invariavelmente, reiniciado – e não, não é magia.

3- O mais vingativo: – Chama-se DirDel.A e é um worm que é distribuído através do ficheiro com o sugestivo nome de Vendetta.exe. Distingue-se por trocar progressivamente pastas de várias directorias do Windows por cópias de si próprio. Mais um caso em que a vingança se serve… lenta.

4- O mais viajado: Sinowal.VZR tinha tudo para ser um código malicioso igual aos outros – não fosse o caso de ter sido distribuído através bilhetes de avião electrónicos forjados. Segundo consta, milhares de computadores deixaram de descolar depois da sua passagem.

5- O mais multi-facetado: Whizz.A é um código malicioso, mas também poderia actuar no circo. Diz quem o viu, que mal assenta arraiais, os PC passam a emitir sons, o ponteiro do rato começa a mexer-se descontroladamente e a gaveta do CD/DVD inicia um “abre e fecha” sem razão. A actuação só termina com umas barras vermelhas, cuja similaridade com cortinas de teatro não será mero acaso.

6- O mais bisbilhoteiro: Waledac.AX é um bisbilhoteiro que caça outros bisbilhoteiros, que decidem instalar uma aplicação que, alegadamente, permite interceptar SMS enviados por telemóveis de outras pessoas. Já dizia o ditado: bisbilhoteiro que espia bisbilhoteiro… manda o PC para o galheiro?

7- O mais afectivo: BckPatcher.C pertence à classe dos códigos maliciosos… como dizer… carentes, que nunca conseguem um número de IP disponível, uma Pen de boas famílias ou uma caixa de correio desejosa de gozar a vida. E por isso mal apanham uma máquina a jeito trocam o ambiente de trabalho pela mensagem “virus kiss 2009?. Enfim, flores e chocolates para quê?

8- Os mais hipocondríacos: WinVNC.A e o Sinowal.WRN ganharam a categoria do “medo das doenças e das curas que circulam na Net” com notícias aterradoras da propagação da Gripe A. Ainda não se conhecem os danos, mas é possível que um dia alguém distribua um vírus dissimulado em mensagens que dão conta de uma catástrofe informática causada por WinVNC.A e Sinowal.WRN.

9- O mais incompetente: Ransom.K tinha tudo para dar certo: dispunha de tecnologias que permitiam “sequestrar” documentos infectados e exigia 100 dólares em troca pela libertação. Só que uma simples combinação de teclas permitia libertar os documentos… Um must para os fãs de chihuahuas raivosos.

10 - O mais enganador – O FakeWindows.A alcançou o topo do ranking da dissimulação por fingir que é um processo de activação de licença do Windows XP. O que talvez ajude a explicar por que é que ainda há pessoas que teimam em dizer que o XP não é melhor que o Vista.

11- O mais festivo: O Banbra.GMH não tem nada que saber: apresenta-se por e-mail e anuncia fotos de festas brasileiras com bailarinas que lutam contra o calor dos trópicos em trajes menores. Aos mais crentes, resta lembrar que: 1) o e-mail não contém os números de telefone das senhoras; 2) talvez não seja boa ideia dizer à mulher ou ao patrão que as fotos mostram uma manifestação a favor do acordo ortográfico, caso seja apanhado em flagrante.

Só a título de curiosidade o primeiro vírus foi criado entre os anos de 1980 e 1982 por Rich Skrenta e recebeu o nome de Elk Cloner. Atacava os computadores Apple II mas não tinha a finalidade de destruir, apenas exibia um poema e informava quantas vezes se multiplicava.

Acho que os mais famosos de sempre terão sido o Melissa em 1999 e o MyDoom em 2004.
 
M

Marco Sousa

Guest
Aqui vai uma dica para quem quiser construir o seu próprio site. Eles disponibilizam de forma gratuita 100Mb de espaço para alojar uma página de internet e oferece um programa próprio de edição de sites onWeb bastante intuitivo e simples, bastando para isso fazer um registo no site.

Disponibiliza também mais de 40 templates de sites com aspecto profissional, permitindo utilizar ferramentas da web 2.0, integrar gadgets, Blog, galeria de fotos, questionários, webmail, Fóruns de discussão, etc.

Aproveitem, explorem, experimentem em www.webnode.com.
 

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,552
275
Viana do Castelo
> Marco Sousa Comentou:

> Sempre às ordens patitu! Em relação à memória RAM 4Gb está excelente e a gráfica é a ideal, pois se é dedicada quer dizer que não partilha da memória RAM do computador, os 512 MB que ela possui vão ser dedicados por inteiro às tuas tarefas de Autocad.

O disco duro também é muito importante, o rpm que mencionas significa \"rotações por minuto\", ou seja, é a velocidade com que ele gira internamente, portanto um disco que seja 7200 rpm será muito mais rápido do que um de 5200 rpm.

Chega perfeitamente patitu. Força e boa sorte com ele.

JA esta comprado. Serviu ontem de consolo ao que aconteceu. Por isso após o jogo agarrei me a ele instalando tudo que preciso. Distraiu-me por momentos...
já agora:
ASUS K50IN
processador: Duo P8700
Nvidia geforce G102M 512 MB
4GB RAM
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,706
43
pessoal gravei um dvd numa camara normal (sony) e fechei o dvd para poder ser lido no cmputador. mas agora gostava de fazer alterações, e os ficheiros são .vob, .ifo ou .bup
alguém me sabe programas para converter gratis? ou programas para alterar este tipo de ficheiros?
 

Ricasete

Bancada central
15 Junho 2007
1,517
74
> killuminati_ Comentou:

> pessoal gravei um dvd numa camara normal (sony) e fechei o dvd para poder ser lido no cmputador. mas agora gostava de fazer alterações, e os ficheiros são .vob, .ifo ou .bup
alguém me sabe programas para converter gratis? ou programas para alterar este tipo de ficheiros?
________________________________________________________________________________________________

Para converteres para avi usa o AutoGK. É gratuito e bom. Além disso não é difícil de utilizar e tens tutorial em PT na página de deles: http://www.autogk.me.uk/ .

Para editares o vídeo tens inúmeros programas. Depende do tipo de edição que queres fazer. Se for algo mais básico (alguns efeitos, transições e música) podes usar até o Windows Movie Maker.

Se queres algo mais avançado (e a pagar) tens o Pinnacle Studio, o Sony Vegas e o Adobe Premier (este já é \"quase\" profissional por isso mais complexo).
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> killuminati_ Comentou:

> pessoal gravei um dvd numa camara normal (sony) e fechei o dvd para poder ser lido no cmputador. mas agora gostava de fazer alterações, e os ficheiros são .vob, .ifo ou .bup
alguém me sabe programas para converter gratis? ou programas para alterar este tipo de ficheiros? >

Os ficheiros .vob sao mpeg2, por isso qualquer ferramenta que edite MPEG2 (nao \'e facil arranjar gratuito), pode fazer o que pretendes.

No entanto h\'a uma pergunta sacramental, o que pretendes fazer apos editar os Videos? Voltar a gravar tudo em DVD? Se assim for nao recomendo a conversao para avi.
 

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,572
348
Faro
Marco, acabei por formatar o meu PC, e resolvi a lentidão que tinha no arranque do XP, mas agora conforma vou fazendo as actualizações (chegam a ser 57 de cada vez lol), vai ficando de novo mais lento. Deve ser mesmo por ser um Pentium IV com 512 megas de RAM. Mas instalei o AVG (antes tinha o Avira, que me fazia a ligação net ir abaixo de cada actualização que fazia na nova versão dele), e o CCleaner, que já conhecia. Agora vou instalar um programa para spyware por ti recomendado. Muito obrigado pelas tuas dicas, foram muito úteis.
 
M

Marco Sousa

Guest
De facto Daniel, o teu pc é lento mas como já te aconselhei se puseres mais memória (2 GB não fica nada caro) irá dar-lhe vida nova para 2010.

Essas actualizações todas devem-se ao facto do teu CD do windows XP ser antigo, vai daí...

Como ele está lento não instales o SpyDoctor porque é muito \"pesado\", instala o anti-vírus Microsoft Security Essentials que já trás anti-spyware e é bastante \"leve\" em relação a outros. Podes depois instalar também o Malwarebytes que é excelente. Assim ficas mais protegido.
 
M

Marco Sousa

Guest
Caro kaos, porque não apresentas aqui as vantagens e as desvantagens de ter um Macintosh? Isso além de enriquecer este tópico, poderá também esclarecer muita boa gente que estará indecisa na sua próxima compra.

Fica o repto.
 
T

tripeiro_londrino

Guest
> kaos Comentou:

> Meus caros, começando nos acabamentos do próprio computador que são no mínimo perfeitos... O sistema operativo é o melhor do mercado, raramente mas muito raramente mesmo \"crasha\", n é necessário antivirus ... Podes instalar o windows nas versões intel mas eu desaconselho o mac os x é lindo mesmo... Para quem precisar mesmo do windows utiliza o vmware fusion e tem uma boa performance... Depois é um computador que é rarissimo ter uma avaria... Como temos muitos músicos aqui no forum aconselho o logic pro é muito bom... Eu trabalho mais para web(as3 flash). Eu neste momento escrevo num portátil macbook pro 15\" e acreditem a bateria da-me para 6 horas... Qualquer duvida ou esclarecimento é só perguntar...
-------------------------------------------------------------------------
Tudo muito bonito se trabalhas com imagem e som claro esta que a Microsoft fica a ver navios comparando ao Mac. Mas ja\' viste o Windows 7? Eu tenho o Windows 7 e posso te dizer que o Windows 7, como sistema operativo e ferramenta de trabalho deixa o Mac atraz. Pode nao ser tao bonito a nivel de estetica como um Mac mas sem qualquer duvida que e\' o melhor sistema operativo no mercado. Ah,..e mesmo em laptops.

Tambem tenho o meu velho Pentium 4, 1Ghz Ram, com 40Gb de disco a correr Red Hat. A linha de comandos e\' a mesma do Mac OS Tiger e o ultimo Leopard. Aceita os mesmos drivers ( que tive de instalar apos muito trabalho) e a imagem e o som saem exactamente como um Mac dependendo do hardware que tenhas instalado.

Aconselho a comprar o Windows 7 a qualquer utilizador que nao queira gastar muito dinheiro num computador. O Mac acabou por ter um preco bastante excessivo no mercado tendo em conta os sistemas operativos que temos no mercado. Mas fica bem na sala...e\' bonito.

Falando de antivirus existe tambem uma versao gratuita do Sophos,..nunca tive problemas com o Sophos.

Disseste que andas nisto ha muitos anos,...fazes IT como profissao? Developer?