porto1893 disse:
Baseio-me nas grandes equipas europeias. Todas têm um lateral mais ofensivo e um mais posicional.
Barça: Dani Alves - Abidal (embora central foi adaptado)
Real: Marcelo - Arbeloa
Bayern: Lahm - Alaba
City: Zabaleta/Richards - Kolarov
United: Rafael/Phil Jones - Evra
Chelsea: Bosingwa/Ivanovic - Cole
Inter: Maicon - Nagatomo
...
Normalmente há um complemento entre lateral direito e esquerdo. Claro que às vezes essa diferença não é tão acentuada. Lembro-me por exemplo do Paulo Ferreira com o Nuno Valente. Nenhum era mais "ofensivo" que o outro. Nestes casos tem de haver um grande entendimento para perceber quando sobe um e quando sobe o outro.
Barça: Este ano é um mau exemplo por causa de lesões e do facto do daniel alves ter jogado a meio-campo, num claro sistema de 3 defesas do guardiola
Real: Marcelo - Arbeloa: ok bom exemplo, mas o Arbeloa foi dos elos mais fracos do Real este ano e quero ver quem é que o Mourinho vai contratar para o substituir.
Bayern: Lahm - Alaba: Nenhum dos dois pode ser considerado defensivo, ambos sobem muito no terreno.
City: Zabaleta/Richards - Kolarov: Em vez de Kolarov substitui por Clichy e ve lá se é muito defensiva
United: Rafael/Phil Jones - Evra: Não considero nem Rafael nem Evra laterais defensivos, sobem bastante no terreno.
Chelsea: Bosingwa/Ivanovic - Cole: Exemplo serve com Ivanovic, com Bosingwa já nem tanto.
Inter: Maicon - Nagatomo: Idem aspas ao caso do Bayern e United.
Concluo dizendo que também sofro desse estigma de que um lateral tem de ser ofensivo e outro defensivo, tipo Alvaro Pereira e Sapunaru, mas olhando friamente para o resto da europa não há nada que obrigue a que tal seja. Uma dupla Danilo-Alex Sandro, se for rigorosa a defender e a atacar um de cada vez, até me parece bastante atractiva