Danilo Luiz

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,368
548
A Lenda continua disse:
Hoje foi por demais evidente: se tiveres oportunidade, revê as movimentações do Danilo e do Lucho em momento ofensivo... e tudo bem à frente do banco do FC Porto, o que me leva a concluir que não se trata de mera coincidência mas sim de uma nova dimensão do nosso jogo.

Em termos simplistas James vai para 10, Lucho para 7 (alternando com o 9 e meio - ex: ver golo de hoje) e Danilo para 8. Muito interessante esta solução táctica. É uma das evoluções ofensivas que, não sendo a única, é frequentemente utilizada.

Ou seja, o FC Porto "prescinde" de um ala para poder desenvolver o tiki-taka à entrada da área a envolver James, Lucho, Moutinho, Varela e Jackson, com o 6 e Danilo a segurarem o meio campo. Os resultados estão à vista e causam instabilidade na defesa adversária.

Quanto à movimentação do Danilo, basta rever o jogo de hoje...
Tudo isso que referiste mostra a grande mobilidade ofensiva que temos neste momento. Por vezes lucho tambem aparece na esquerda assim como moutinho varia muito, mas ao mesmo tempo a equipa esta sempre organizada para quando perder a bola poder pressionar e recupera-la rapidamente. Trabalho de treinador.
Agora acho que danilo ainda não sobe tanto como devia.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
paulo21 disse:
Tudo isso que referiste mostra a grande mobilidade ofensiva que temos neste momento.
Nope, é mais do que isso. Se tiveres oportunidade, revê o jogo, não te fies na tua memória.

paulo21 disse:
Agora acho que danilo ainda não sobe tanto como devia.
Isso tudo a poucos metros do treinador, repetido vezes e vezes sem conta... não, é mais do que isso. Estamos a assitir a uma evolução táctica NESTE FC Porto.
 
P

porto1893

Guest
Para mim este foi um dos melhores jogos do Danilo no Porto e neste jogo esteve ao nível das exibições do Alex.

Defensivamente muito bem (com um corte fantástico), ofensivamente sempre presente a apoiar os médios e extremos, com várias boas combinações e cruzamentos. Ainda tentou o remate duas vezes, mas saiu mal.

Foi uma grande exibição, mas para alguns como ele custou 18M tem de fazer três passes de calcanhar, um golo de bicicleta, dois cruzamentos de letra e dançar a macarena com uma t-shirt que diz "nunca jogarei no regime".

eheheheh deixem o rapaz crescer.
 
D

Dracarys

Guest
Acho que melhora de jogo para jogo. Se continuar a crescer assim vai longe. Ainda é muito novo.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
Continuo a achar que está muito abaixo do que pode e devia jogar, como lateral.

Não entendo a opção de ele jogar mais por dentro em ataque organizado, sendo que o Lucho é "obrigado" a ocupar, mesmo que a "fazer de conta", a ala direita. Não entendo.
Lucho é melhor médio que Danilo, tem mais e melhor capacidade de passe, melhor visão de jogo, melhor remate e ainda assim é Danilo que joga mais por dentro e o Lucho é obrigado a ir para a direita. Não percebo a vantagem desta movimentação constante. Se fosse de vez em quando ok, bom. Mas isto é feito sistematicamente.
Danilo que veja uns jogos de Dani Alves, Maicon, Srna, Pizsczek e veja o que uma equipa precisa de um lateral.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Onun disse:
Não entendo a opção de ele jogar mais por dentro em ataque organizado, sendo que o Lucho é "obrigado" a ocupar, mesmo que a "fazer de conta", a ala direita. Não entendo.
Evolução táctica:
1. solta James;
2. coloca Lucho nas posições 7 e 9 e meio (com a saída de Lucho, Moutão foi logo fazer imediatamente a mesma coisa, hás-de reparar);
3. reforça a lógica de tiki-taka (vês o 1º e 3º golo de ontem... belíssimos...);
4. Danilo assume a posição 8 e:
a) Segura o meio-campo com o 6 (Nando ou Defour);
b) Explora o espaço entre o central e o lateral;
c) Potencia a meia-distância;

Está bem visto, sim senhor... melhor que isso: está a resultar muito bem, apesar de não termos o lateral exuberante que (eu e tu?) esperávamos.

Onun disse:
Não percebo a vantagem desta movimentação constante. Se fosse de vez em quando ok, bom. Mas isto é feito sistematicamente.
Ah, alguém que também notou que não é um movimento esporádico!!!!

Onun disse:
Danilo que veja uns jogos de Dani Alves, Maicon, Srna, Pizsczek e veja o que uma equipa precisa de um lateral.
Danilo? Achas que este bailado a que temos assistido não tem um coreógrafo, que é tudo algo anárquico? Ainda para mais a poucos metros desse coreógrafo, vezes e vezes sem conta e sem que existam indicações em contrário? Pois eu acho que é tacticamente intencional e os resultados estão à vista.

Gostavas de movimentos mais verticais no laterais? Também eu, como sabes. Contudo, o meu avô já dizia: "Se funciona, não consertes!".

E mais: estamos porventura a ver o nascer e desenvolver de um novo esquema táctico no movimento ofensivo do FC Porto. Não é para todos...
 
D

Dracarys

Guest
A Lenda continua disse:
Evolução táctica:
1. solta James;
2. coloca Lucho nas posições 7 e 9 e meio (com a saída de Lucho, Moutão foi logo fazer imediatamente a mesma coisa, hás-de reparar);
3. reforça a lógica de tiki-taka (vês o 1º e 3º golo de ontem... belíssimos...);
4. Danilo assume a posição 8 e:
a) Segura o meio-campo com o 6 (Nando ou Defour);
b) Explora o espaço entre o central e o lateral;
c) Potencia a meia-distância;

Está bem visto, sim senhor... melhor que isso: está a resultar muito bem, apesar de não termos o lateral exuberante que (eu e tu?) esperávamos.
Ah, alguém que também notou que não é um movimento esporádico!!!!
Danilo? Achas que este bailado a que temos assistido não tem um coreógrafo, que é tudo algo anárquico? Ainda para mais a poucos metros desse coreógrafo, vezes e vezes sem conta e sem que existam indicações em contrário? Pois eu acho que é tacticamente intencional e os resultados estão à vista.

Gostavas de movimentos mais verticais no laterais? Também eu, como sabes. Contudo, o meu avô já dizia: "Se funciona, não consertes!".

E mais: estamos porventura a ver o nascer e desenvolver de um novo esquema táctico no movimento ofensivo do FC Porto. Não é para todos...
Pois e é como dizes: funciona. Já fez 2 golos e grandes passes á custa disso e ontem fez um grande passe para o Varela que falhou. O Daniel Alves com 21 anos jogava a médio e o Maicon estava no Brasil. Vamos com calma.
 

lm_silva

Arquibancada
4 Abril 2012
386
26
Na questão do subir no terreno, parece ter ordens para só o fazer pela certa.
Ontem andou muito à procura do golo. Aqueles remates são de quem quer aparecer e, por ventura, não tem conseguido as melhores exibições.
Com o tempo vais lá rapaz. Faz o que te pedem e crescerás no futuro.
 

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,243
320
Claramente o Danilo só sobe mais quando o James joga a 10, porque "estando" o James a fazer de ala ele fica sozinho na lateral porque o James simplesmente não está lá. Estamos a jogar num esquema misto com apenas 1 ala e com o Danilo a segurar todo o corredor, o que naturalmente o vai "prejudicar" a nivel de protagonismo, principalmente quando comparado com o defesa esquerdo que subirá muito mais e irá muito mais vezes à linha... Basta ver que quando saiu o Lucho e entrou o Atsu ele aparece muito mais em jogo.
 

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
A Lenda continua disse:
Evolução táctica:
1. solta James;
2. coloca Lucho nas posições 7 e 9 e meio (com a saída de Lucho, Moutão foi logo fazer imediatamente a mesma coisa, hás-de reparar);
3. reforça a lógica de tiki-taka (vês o 1º e 3º golo de ontem... belíssimos...);
4. Danilo assume a posição 8 e:
a) Segura o meio-campo com o 6 (Nando ou Defour);
b) Explora o espaço entre o central e o lateral;
c) Potencia a meia-distância;

Está bem visto, sim senhor... melhor que isso: está a resultar muito bem, apesar de não termos o lateral exuberante que (eu e tu?) esperávamos.
A questão James é uma não questão, Lenda. Seja com quem for, o James está sempre solto. Não é o Danilo que o liberta. Devia era substitui-lo.
O Lucho rende no meio, ponto. O Danilo no meio não substitui Lucho. Não tem a qualidade do mesmo nem características melhores do que as do Lucho para jogar na zona de definição. Lucho passa melhor, tem melhor visão de jogo e, digo eu, remata melhor. O Lucho é um grande médio, Danilo não, pelo menos ainda (e não gosto muito de o ver aí, confesso).

Lucho não substitui James, Danilo pode ,de certa forma, "substitui-lo", garantindo assim largura e profundidade à equipa. Se tu achas que a equipa tem largura suficiente com Lucho a ocupar a posição (não faz muito mais do que isto), ok compreendo o teu ponto de vista. Mas eu não acho que uma equipa possa abdicar de uma ala, ainda mais quando tens o Danilo para jogar lá. Não entendo. É um desperdício: do Lucho e do Danilo. My 2 cents though.

Ah, alguém que também notou que não é um movimento esporádico!!!!
Ao contrário de ti, não acho grande "piada" a esta movimentação :p

Danilo? Achas que este bailado a que temos assistido não tem um coreógrafo, que é tudo algo anárquico? Ainda para mais a poucos metros desse coreógrafo, vezes e vezes sem conta e sem que existam indicações em contrário? Pois eu acho que é tacticamente intencional e os resultados estão à vista.
Claro que isto é treinado, mas eu não acho que haja grandes ganhos. E, como (não) temos visto, o Danilo cá, nunca jogou como um "verdadeiro" lateral brasileiro, digamos assim. Eu gostava que ele fosse mais brasileiro e menos "europeu" neste aspecto. Nunca na minha vida julguei que ele se fosse tornar este tipo de lateral. Esperava outro Danilo, mais brasileiro, a partir para cima deles todos e reclamar a ala para ele e para mais ninguém.
Tem resultado, temos jogado bem claro. Mas o mérito não é desta movimentação, pelo menos na minha opinião. The key is Moutinho/ Lucho/ James, a forma como eles se movimentam, agora. Para mim é a chave do nosso bom futebol.

Gostavas de movimentos mais verticais no laterais? Também eu, como sabes. Contudo, o meu avô já dizia: "Se funciona, não consertes!".

E mais estamos porventura a ver o nascer e desenvolver de um novo esquema táctico no movimento ofensivo do FC Porto. Não é para todos...
Eu adorava que o Danilo fosse mais lateral "lateral" do que lateral/ médio 8. A equipa precisa mais de um lateral que ocupe o flanco direito do que um que ocupe uma zona onde já existem jogadores, melhores que ele em tudo. Acho um desperdício.
É uma evolução táctica, claro. Mas não sou fãn da mesma. Prefiro uma equipa com largura e que consiga ganhar a linha de fundo do que uma que concentre apenas a sua força e criatividade no centro do terreno.
 
P

Pinkman

Guest
Lembro-me quando todos tinham receio por contratar-mos 1 defesa direito que supostamente não sabia defender e tinha que se adaptar e mais não sei o quê.
Hoje em dia todos se queixam que não ataca...

A mim parece-me óbvio que não sobe mais porque tem instruções para não o fazer, estando o James do seu lado.
Quando o Varela passou pra direita ele soltou-se mais.
 
F

Fantasma

Guest
O Danilo não é grande espingarda a defender e parece estar muito capado a atacar, pode render muito mais, vamos ver se com o tempo vai ganhando outra genica porque para mim a lateral ainda não me convenceu ao contrário do Alex.
 

Norte

Arquibancada
6 Julho 2012
230
0
Estou de acordo com o Onun e com o Lenda.

Entendo que o lateral direito do Porto, sobretudo quando o "extremo" direito é james, deve surgir com acutilância no flanco direito e ganhar a linha, aproveitando as movimentações interiores do james e o espaço criado pelas combinações e trocas de bola com jackson e lucho. Aparecendo no flanco direito, estilo locomotiva, e assistindo o avançando ou médios que surjam na área para finalizar. Estou com o Onun.

Por outro lado, entendo a perspetiva do Lenda. A visão teórica do Onun é, na minha opinião, isso mesmo: uma visão teórica. Apesar de estar de acordo relativamente às caracteristicas de lucho e danilo, e por isso concordando que lucho nunca será ala (7) e danilo será inferior 8 que lucho (pelo menos para já), entendo que o fator "dinâmica" está a ser menosprezado.

Isto é: são criadas situações de rutura na estrutura defensiva adversária, não apenas pelas posições que estes dois ocupam, mas pela dinâmica ofensiva que os outros elementos da equipa proporcionam, funcionando enquanto equipa, enquanto sistema organizado. O tiki-taka que se fala, necessita de trocas constantes de posições, exige versatilidade dos jogadores para ocuparem vários lugares e treinarem soluções ao nível de decisão em cada um desses lugares.

Embora não concorde que deva ser uma movimentação referência para o ataque da nossa equipa, reconheço valor enquanto opção de movimentação, integrada num conjunto de movimentações semelhantes em objetivo: criar ruturas.

É de um conjunto vasto de movimentações treinadas e mecanizadas como esta que, em associação com a capacidade de decisão dos intérpretes (jogadores), nasce o tiki-taka e o espaço de finalização.

Naturalmente que estes movimentos exigem tempo, treino e competência para terem resultado, tendo de ser introduzidos aos poucos, uns de cada vez, de forma a ser criada uma dinâmica coletiva que, na perfeição, estará enraizada na mente de cada jogador, e fluirá como um "bailado" imprevisivel e muito dificil de combater pelos adversários.

Adicione-se a componente estética e toda a ação de desmoralização para um adversário, motivada pela posse de bola elevada que está associada a este conceito de movimentos e, portanto, de sistema de jogo.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Onun disse:
Ao contrário de ti, não acho grande "piada" a esta movimentação.
Tu merecias uma resposta “de jeito” mas de facto não te a consigo dar. Isto também só “começou” por eu dar o MEU entendimento para o facto do Danilo não subir tanto à linha como anteveríamos/gostaríamos e na MINHA opinião estavam-se fora de tempo a exercitar alguns dedos indicadores para um jogador que está envolvido tacticamente noutros propósitos.

Contudo, o que posso dizer/escrever quando resulta?
Eu também preferia que o moço fizesse o corredor todo e só esporadicamente interiorizasse mas é aqui que chegamos à tua citação que escolhi para início do post:
1. Não sendo de facto a movimentação que eu augurava, tenho de me vergar às evidências porquanto…
2. … o ataque está a jogar um futebol atraente que, não sendo por vezes eficaz, tem-se revelado eficiente;
3. A beleza dos golos do FC Porto estão intimamente ligado a este posicionamento do Danilo em virtude de…
4. … promover a aglomeração de um quase indescritível e desconcertante talento frente às defesas que…
5. … se por vezes poderia ser uma mera aglomeração de jogadores em frente à área (estilo andebol), os movimentos de ruptura e o jogo ao 1º toque adicionam-lhe uma evidente excelência estética aliada a uma relevante eficiência, culminando assim em belíssimos golos e principalmente em vitórias, mesmo quando sentimos que a equipa está “a baixa rotação”;

Se, a par, considerares que se mantém uma assinalável consistência defensiva através da manutenção do Danilo a 8, com a capacidade adicional de usar a sua meia-distância e de explorar os espaços entre defesas, concluímos que estamos perante uma riqueza táctica que, mesmo não sendo a (nossa?) favorita, não nos pode deixar indiferentes.

Contudo, tenho um “mas”. Este envolvimento táctico é com Mangala na esquerda, o que tem permitido ao Abdoulaye “dar um olhinho” à direita. Veremos como fica com a entrada do Alex Sandro.

VP já explicou esta tese quando se referiu ao James e que passa por deixar os jogadores posicionarem-se nas suas zonas de conforto, sem que esse desvio provoque um qualquer caos táctico ou desequilíbrios fatais na equipa.

O certo é que, se olharmos para o campo, vemos os jogadores a jogar com alegria, nas suas posições favoritas e com a equipa equilibrada… e “fluida”. E o FC Porto a ganhar, com pinceladas de bailado. Sendo assim, porquê mudar o que funciona?

Bem, talvez as características de cada adversário que defrontamos?
Ora, há quem defenda (e com alguma razão) que nem as características dos adversários nos devem descaracterizar nem nós podemos ser alheios às ameaças de cada um dos nossos adversários pelo que nos resta assim confiar em quem treina e dirige, para continuarmos a usufruir “destas boas sensações”. Quem sabe se, de acordo com determinado plano de jogo, não seja determinado ao Danilo que suba à linha ou, pelo contrário, se mantenha na linha de meio-campo?
Vamos vendo, “analisando”, vibrando e, preferencialmente, vencendo.
Abraço.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Devia "ter-te lido" antes de publicar o post porque apresentas a questão de uma forma bastante "integrada" e porque, no fundo reflectes, o que penso acerca da própria opinião do Onun, com a qual (nada contraditoriamente) também concordo.

Contudo, em termos desta argumentação, penso que a diferença poderá estar mesmo entre "o que é" e "o que poderia ser ou ter sido".

(Ainda) Não sei o que "poderia ser" mas estou muito agradado com "o que é".