HugoReb disse:
Concordo, claro, principalmente na parte referente à numeração.

(pode-se escrever ao correr da pena mas também se deve reler antes de publicar...)
Contudo, não tenho como certo este excerto:
HugoReb disse:
Outro problema penso ser mesmo a condição física, ele parece incapaz de fazer o corredor durante o jogo todo, como é pedido a um lateral que jogue num esquema em que tem muito espaço à sua frente.
Apesar da sobrecarga de jogos dos últimos 3 anos e das lesões que sofreu, a sua postura corporal pode mais indiciar traços de personalidade perfeitamente confundíveis com a sua condição física (se no Santos isto não se verificava, no FC Porto começa a estar muito relacionada com a necessidade de... não errar por nada deste mundo).
Outros jogadores aparentam estar alheados do jogo sem que de facto o estejam... personalidades.... No caso do Danilo não tenho observado recato no que respeita à sua disponibilidade física ou de atitude (como referes) mas também posso estar a ter uma apreciação "enBIASada"...
Contudo, este jovem vai ter de cultivar uma enorme capacidade mental pois a situação tenderá a tornar-se cada vez mais exigente e não me parece nada reprovável desde que não se entre no campo da destruição pura e dura do atleta, com prejuízos desportivos e financeiros para o FC Porto.
Um dia destes, um user fez uma pergunta interessante (lamento não me recordar quem foi): o Danilo sente-se feliz no Porto e no FC Porto?
Penso que sim. Talvez lhe falte uma fenomenal cavalgada pelo flanco, culminada com um espectacular centro para golo.... ou um míssil de fora da área ou de livre directo... ou uma simples salva de palmas....
Todavia, se quem não o conhecia antes considera as suas exibições desapontantes, quem já o conhecia do Brasil chega a níveis de desespero com algumas das suas exibições mas mantém a esperança de o ver a singrar pois também sabe o jogador que está por dentro desta máscara que por vezes entra em campo com o #2.
Sem embrago, chegar-se ao ponto da crítica mecânica e algumas das vezes desligada da realidade do jogo e apenas "porque sim" parece-me mau princípio (que não é o teu caso, já agora...). Para além do mais, são poucos os que tentam compreender onde pára "o" Danilo e os motivos dalgumas destas exibições.
Claro que o argumento do "custou muito dinheiro, tem de render já" aparenta ser imbatível e tem a sua sustentabilidade enquanto argumento mas parece-me curto para um fórum de discussão do clube.
Já haviamos ambos trocado impressões a este respeito e de facto (e honestamente), enquanto analiso o desempenho dos jogadores, não ligo tanto ao preço que cada jogador custou ao FC Porto pois muitas das vezes esse custo encontra-se inflaccionado por factores desligados das directas capacidades (e potencialidades desportivas e financeiras) dos jogadores.
No caso do Danilo, só o facto de o desviar do Boifica custou 3M. Será que esses 3M se justificaram ou justificam no sentido de privar o nosso principal adversário de um interior direito que iria render directamente o Ramirez, com todas as consequências desportivas e financeiras dai decorrentes? Quem sabe...
Quem na altura decidiu (repito, na altura, ou seja, não agora) considerou que privar o nosso principal rival interno desse activo desportivo e financeiro valia perfeitamente os 3M adicionais. Não posso é imputar esse valor numa avaliação que faça ao desempenho do jogador mas sim nos custo-benefício da gestão de uma SAD em directa concorrência com outra.
Estando um pouco na moda, esses 3M assemelham-se mais a uma aquisição de direitos de transmissão de uma liga estrangeira do que propriamente à aquisição de um ou do jogador em concreto.
HugoReb disse:
Nota-se que ele está cada vêz mais tímido quando recebe a bola junto à linha, e opta sempre pelo passe interior (lateralizado ou de ruptura), e raramente tenta ir à linha de fundo cruzar. Penso que já percebeu que as coisas não lhe estão a correr bem nesse capítulo. Agora têm é de trabalhar, e não acanhar-se e perder rotinas de jogo essenciais a um lateral de topo.
Cá está.
Abraço