Despedidas do mundo dos vivos

M

Mokiev

Guest
> Drago Comentou:

> Também sou daqueles que acha que um minuto de silêncio devia ser um minuto de silêncio.

Ou então chamem-lhe um minuto de homenagem!

----

Eu tb sou que fique claro.

Junto-me na homenagem a Vaclav Havel DEP

D

Dragão do Sul

Guest
Morreu o líder da única dinastia comunista da História

Funeral realiza-se para a semana. Kim Jong-Un, filho mais novo, sucede na liderança da única dinastia comunista da História, num dos países mais isolados do mundo.

Morreu o líder da Coreia do Norte, um dos mais isolados líderes mundiais, anunciou hoje de madrugada a televisão estatal de Pyongyang. Kim Jong-Il, de 69 anos, terá sofrido um ataque de coração numa viagem de comboio, no sábado.

Kim Jong-il sofreria de problemas cardíacos e de diabetes.

Conhecido como \"Querido Líder\", Kim Jong-Il chefiou o regime de Pyongyang durante 17 anos, durante os quais se empenhou em transformar o país numa potência nuclear.

Após a sua morte, o regime norte-coreano deu início à transferência de poder para o filho mais novo do ditador, Kim Jong-Un.

Na comunidade internacional, as primeiras reacções foram de cautela. As tropas da Coreia do Sul entraram de imediato em estado de alerta máximo e as autoridades de Tóquio convocaram uma reunião do gabinete de crise, dado que há mísseis de Pyongyang apontados ao Japão.

“Querido líder” não permitia dissidências
Kim Jong-il assumiu o poder em 1994, após a morte do seu pai, Kim-il-Sun. Seria designado Presidente eterno e, tal como o seu pai, prosseguiu a política do isolamento com o exterior, reprimindo de maneira dura e, muitas vezes, violenta qualquer tentativa de dissidência interna.

O “Querido Líder”, como era chamado, foi responsável por centenas de detenções de cidadãos estrangeiros, planeou atentados terroristas e reforçou um sistema de vigilância apertada que tornou os cerca de 22 milhões de cidadãos em prisioneiros no seu próprio país.

A Coreia do Norte continua na lista negra dos países que alegadamente promovem actos terroristas e na lista dos que prosseguem o fabrico de armamento nuclear.

Tecnicamente, o regime comunista norte-coreano está ainda em guerra com a vizinha Coreia do Sul e permanece distante do mundo.

O culto da imagem de Kim Jong-il está em todo o lado e em toda a gente. Cidades e populações eram obrigadas a usar a imagem de Kim-Jong-il, bem como do seu filho, que sucede agora ao pai.

Kim Jong-il estava afastado da vida pública desde 2008, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Morreu no fim-de-semana, aos 69 anos, durante uma viagem de comboio. O funeral está marcado para o dia 28.

in rr.pt

D

Dragão do Sul

Guest
Kadafi - Check
Kim Jong-il - Check

Foi um bom final de 2011. Um mundo mais limpo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,809
52,686
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
> Dragão do Sul Comentou:

> Kadafi - Check
Kim Jong-il - Check

----------------------------------------

só de pensar que o primeiro ministro de PT convidou o fdp do kadafi para vir a PT da-me vómitos.

F

Flems

Guest
> sirmister Comentou:

> > Dragão do Sul Comentou:

> Kadafi - Check
Kim Jong-il - Check

----------------------------------------

só de pensar que o primeiro ministro de PT convidou o fdp do kadafi para vir a PT da-me vómitos.

ele tinha boas relações com meio mundo ocidental. não vás por aí.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,809
52,686
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
claro que vou por ai, tenho vergonha que tenhamos convidado um terrorista para vir ao nosso país.

F

Flems

Guest
Fosse essa a raiz dos nossos problemas...

Como te disse, ele mantinha boas relações com meio ocidente. Não temos que nos envergonhar de nada. Quem tem que se envergonhar foi quem assumiu esse compromisso com ele. A minha consciência está tranquila.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,250
3,593
Lisboa, 1979
> Mokiev Comentou:

> > Junto-me na homenagem a Vaclav Havel DEP

Grande perda para o mundo democrático.

F

Flems

Guest
> mac Comentou:

> Um ser humano é um se humano mas...
Esse da Coreia do Norte já vai é tarde.

A ver se a emenda não será pior que o soneto.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,926
18,369
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vai suceder-lhe o filho mais novo que deve ter a \" escola\" do pai e do avô.
Eu dinastias só as aceitei até hoje em monarquias (e mesmo essas são ractificadas ou não pelas Cortes o indigitado) e tivemos com elas períodos trágicos algumas vezes. Agora em Repúblicas dinastias...mas o próprio Napoleão que rebentou com a realeza europeia criou a dele com a desgraça que se sabe,
Não gosto de sucessores com os genes do antecessor, entrando na bola espero que isso nunca suceda no nosso Clube senão saio de casa e vou à luta! Isto é para criar polémica ou rirmos mas não estou a trair o meu sentir.

F

Flems

Guest
É por aí Dev.

E no caso particular da Coreia do Norte há 2 cenários possíveis:

- um sucessor tendencialmente \"fraco\" e promotor da abertura do país para o exterior
- um sucessor que quererá desde cedo impor-se como seguidor fiel da doutrina e modus operandi do pai

O que confunde tudo isto é a dificuldade do mundo ocidental em compreender a agenda política da Coreia do Norte. É uma incógnita. Não sabemos como é que eles irão agir agora sob o dominio de um novo lider.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,601
58,593
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
E depois assistimos casos como este:

\"Governo cubano decreta 72 horas de luto pela morte de Kim Jong-il\"

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,328
323
Porto
Ri-me com a máquina propagandística do regime Norte Coreano, a mostrar actores a chorarem muito pelo \"querido líder\". Por entre o povo deve ter havido gritos de alegria pelas ruas de todas as cidades, vila e aldeias...

F

Flems

Guest
> mmmkk Comentou:

> Ri-me com a máquina propagandística do regime Norte Coreano, a mostrar actores a chorarem muito pelo \"querido líder\". Por entre o povo deve ter havido gritos de alegria pelas ruas de todas as cidades, vila e aldeias...

_________

Duvido. Acho que o medo é tal que as pessoas n se atrevem a fazer isso. Conhecemos pouco da Coreia do Norte e não a podemos comparar com as ditaduras que conhecemos. É um regime muito fechado ao exterior. As pessoas só sabem aquilo que o regime quer. O acesso à internet é restrito (acho que só alguns têm acesso) e os media são do estado.

Só para que conste. Estima-se que existam pelo menos 6 gulags (campos de concentração) na Coreia do Norte onde estão colocados para cima de 400 mil norte-coreanos. Uma boa parte deles não sai de lá viva.