Despedidas do mundo dos vivos

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,287
2,726
Um génio. Uma vida trágica.

O Pet Sounds é uma obra-prima, um dos melhores álbuns de sempre.

God Only Knows é das melhores músicas alguma vez feitas.

Diria que Pet Sounds é um álbum melhor do que qualquer coisa que os Beatles tenham feito, mas eles foram bem mais consistentes em termos de qualidade que os Beach Boys.

Diria também que não existiriam os Beatles que conhecemos após 1966 sem o Brian Wilson.
Adoro o Pet Sounds. Numa feira de vinil há uns anos tive nas mãos o Sgt Peppers uk edition de 68 e o Pet Sounds versão original do ano de lançamento. Como eram caros, optei pelo primeiro que continuo a achar o melhor álbum da história.

Mas sim, o Pet Sounds é top 5 facilmente.
O Brian, como já aqui escreveram, eram um mestre tanto das melodias como das harmonias.
A melhor música é a mais simples. É aquela que todos ficamos com a sensação de "podia ter sido eu a fazer isto!". Não é preciso riffs elaborados, construções melódicas atrofiadas. A beleza está em descomplicar. Em criar o que todos podemos cantarolar ou pegar nas nossas guitarras e replicar.

O Brian era um génio!

Edit: na barraquinha ao lado tinha uma compilação editada em 76, 20 Golden Greats. Trouxe comigo.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Esta canção, da exclusiva autoria do Brian Wilson, não é tão conhecida como outras dos Beach Boys, mas é das mais lindas que há e, sobretudo, muito apropriada a este momento.

I'm a cork on the ocean
Floating over the raging sea
How deep is the ocean?
How deep is the ocean?
I lost my way

I'm a rock in a landslide
Rolling over the mountainside
How deep is the valley?
How deep is the valley?
It kills my soul

I'm a leaf on a windy day
Pretty soon I'll be blown away
How long will the wind blow?
How long will the wind blow?
Until I die
These things I'll be until I die

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
6,123
7,122

Das minhas preferidas. Um fragmento de um verão intenso e feliz, embora fugaz. Leva-me a sítios e tempos que só me resta imaginar.

• Like
Reações: Mike_Walsh

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,744
31,728
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu não gosto de parecer aqueles tipos que dizem que só o que é antigo é que era bom... mas fdx, os anos 70 e 80 foram a época dourada da música...
Eu faço o mesmo exercício mas a verdade é que penso exatamente o mesmo.. Ainda no outro dia ouvia a Janis Joplin e o David Surkamp e só pensava, raios, isto eram tempos onde esta malta sentia realmente o que estava a cantar.. transmitiam uma emoção na voz que eu hoje dificilmente encontro.. Mas ainda assim a década de 90 é que me fascinou ainda mais :)

• Like
Reações: blue_Dragon

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,287
2,726
Eu não gosto de parecer aqueles tipos que dizem que só o que é antigo é que era bom... mas fdx, os anos 70 e 80 foram a época dourada da música...
Há que ver aqui duas coisas:

Uma é que já muita coisa foi criada e inventada o que deixa pouco espaço para estes artistas que agora aparecem consigam criar algo disruptivo e ao mesmo tempo intemporal como os Beach Boys, Beatles, Doors, Pink Floyd, Black Sabbath e por aí fora fizeram.

Contudo, acho que a principal razão prende-se com a indústria da música.
Posso elaborar um pouco mais sobre esta temática mas deixo outro génio da escrita e da melodia falar por mim: