Dobradinha 2021/2022 (30º Título Nacional e 18ª Taça de Portugal)

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,697
10,536
Parabéns à equipa técnica.
Parabéns à estrutura do clube.
Parabéns aos Sócios, Adeptos e Claques.

Internamente, quase perfeitos. Faltou a Taça da Liga.

Na Champions cumprimos e na Liga Europa, com um plantel mais equilibrado seria diferente.

Mar Azul 🔵⚪🔵⚪🔵⚪🔵

 

naul7

Bancada central
3 Junho 2019
2,307
2,673
Individual

Sérgio - nota 8 - penalizada pelo erro fatal contra o Lyon, mas também pela falta de capacidade de aprendizagem que denotou nos confrontos com o Liverpool. Manteve teimosamente a ideia de ir de peito aberto e com pressão muito alta, contra a melhor equipe do mundo nas transições. É pouco entendível esta abordagem tendo em conta as experiências anteriores.
De resto, mantenho tratar-se de um enorme lider, embora apenas bom treinador. No deve e haver está já no top 5 dos mais importantes treinadores de sempre do Fcp.

Diogo Costa - 8,5 - absolutamente surrpreendente ter ganho a titularidade, ainda por cima a um monstro. Desempenho globalmente muito bom, perto do excelente com grande margem de progressão

Marchesin - 7 - perdeu o lugar, mas não deixa de ser um dos melhores GRs que vi no Fcp. Quando foi chamado esteve à altura.

Mbemba - 7 - não é exuberante nem espetacular, mas é um bom central. Não é o meu estilo preferido de central, mas foi um jogador à altura do Fcp.

Pepe - 7 - a idade não perdoa, mas foi importante, sobretudo como capitão e em alguns jogos cruciais. Pena aquelas tricas constantes que continuam a manchar um pouco a sua enorme qualidade.

Fábio Cardoso - 6 - quando foi chamado correspondeu, sem brilho, mas também sem comprometer. Gostei. Um bom suplente.

João Mário - 6,5 - foi bem bom para 1a época completa a lateral direito. Grande potencial. Completamente ridiculo ir gastar dinheiro nesta posição. Até aceitaria vir um LD caso o Manafá saisse, mas sempre numa perspectiva de ser uma alternativa ao João Mário.

Zaidu - 7,5 - um excelente defensor, uma autêntica muralha que temos naquele lado, crucial para o equilíbrio da equipe, por causa da super sónica velocidade nas transições defensivas. Em claro crescimento em termos ofensivos, em resultado de mais confiança.

Uribe - 7,5 - um dos esteios da equipe. Já fez épocas melhores, mas continua a ser fundamental.

Vitinha - 8 - não me enganei quando dizia há anos que era, conjuntamente com o Fábio, o grande craque da formação. Também não me enganei quando disse que era grande reforço desta época, o que motivou muitas risadelas por aqui. Quem sabe, sabe. Muito bom, mas pode melhorar e muito, sobretudo a nível defensivo e também no desempenho global nos jogos mais dificeis.

Grujic - 6 - uma das maiores desilusões. Esperava muito mais. Nos últimos jogos, vá lá, já demonstrou slguma coisa, mas ainda não justificando o investimento que vai ser feito. A demora na libertação da bola continua a ser a grande pecha, bem como a dificuldade em conter ímpetos, levando muitos cartões e fazendo muitas faltas desnecessárias. Ainda assim, vejo ali qualidade. Veremos como evolui. Curiosamente fez umas das melhores exibições individuais deste ano, contra o Milan no san ciro.

Otávio - 8,5 - é imprescindível. Muito importante manter pelo menos mais um ano, até porque pode valorizar e muito no mundial. Está cada vez mais jogador, um tratado de combatividade, mas também de talento. Falta-lhe o golo para ser de elite. Também ganhava em ser menos quezilento e provocador. Quando me lembro o que se escreveu por aqui sobre este jogador, oh my.

Fábio Vieira - 6,5 - números impressionantes de golos e assistèncias, mas ainda com muito para pedalar para ser um titular do Fcp. Falta sobretudo consistência. Melhorou na atitude, mas ainda não chega (ai aquela abordagem contra o Vizela...). Tem um super talento, pelo que me custa dizer mas seria a minha aposta de venda, para termos recursos para melhorar a equipe em algumas posições. Isto, claro, desde que por valores aceitáveis.

Pepê - 7,5 - não o conhecia, confesso. Mas vi as primeiras aparições e disse logo que deixava muito boa impressão. Por aqui já lhe faziam a folha, o costume, mas a mim bastou-me ver o jogo da taça contra o benfica para tirar dúvidas. Só que na verdade saiu melhor que a encomenda. Um autêntico craque, futebol dos pés à cabeça. Grande reforço, agora a tempo inteiro, para o ano.

Francisco Conceição - 5,5 - já o disse algumas vezes e mantenho que ainda não me conveceu. Talvez dê em algo, talvez não. Tem talento, inegável, sem ser nada de espantoso, mas é muito sôfrego. Ainda assim acabou ter algumas aparições importantes, como no Estoril.

Galeno - 5 - não teria sido a minha escolha de janeiro. Em portugal só me interessava mesmo o Horta. Mas foi a possível. Tem qualidade mais que suficiente para integrar o plantel e até ser importante, mas a minha principal questão com o Galeno é a sua aparente fragilidade mental. Ainda assim e depois de uns primeiros jogos mauzinhos, notei uma clara evolução nas últimas aparições, mais solto e confiante. Ainda merece benefício da dúvida.

Evanilson - 7 - primeira épocacde adaptação e nesta segunda de afirmação. Falta agora a explosão. Tem muita qualidade, técnica e física. O maior defeito é aparecer pouco e haver jogos que desaparece mesmo, em parte vítima do sistema de jogo, mas também por ainda deficit na movimentação. Muito expectante quanto à 3a época.

Taremi - 8 - nota penalizada pelos inúmeros falhanços ao longo da época, mas sendo uns dos mais importantes da época. Muita classe e uma capacidade de entrega ímpar, que atenuam uma fraca capacidade de remate, tanto de pés como cabeça. Será, juntamente com o Fábio, umas das melhores opções para realizar verbas para melhorar a equipe. Mas no caso do Taremi com muito cuidado, só sendo de vender com um reforço superior já assegurado, o que não é nada fácil e não o será certamente com um Morelos desta vida.

Toni Martinez - 5,5 - nunca esperei muito deste jogador, mas até fez uma 1a época interessante. Nesta 2a época teve essencialmente 2 aparições, com a Lazio em casa e com o sporting para a taça. Depois do jogo com a Lazio, parece-me que não foi devidamente capitalizado esse momento. Devia, por ex, ter jogado de início no dragão com o Lyon.

Luis Diaz - 9 - o melhor jogador do ano. Só jogou meia época, é certo, mas foi determinante, exibindo uma forma incrível. Fez um 1o ano normal, mas foi muito mal aproveitado no 2o. Um jogador fenomenal.
 
Última edição:

incrivelhulk

Tribuna Presidencial
2 Março 2020
19,984
42,852
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Individual

Sérgio - nota 8 - penalizada pelo erto fatal contra o Lyon, mas também pela falta de capacidade de aprendizagem que denotou nos confrontos com o Liverpool. Manteve teimosamente a ideia de ir de peito aberto e com pressão muito alta, contra a melhor equipe do mundo nas transições. É pouco entendível esta abordagem tendo em conta as experiências anteriores.
De resto, mantenho trata-se de um enorme lider, embora apenas bom treinador. No deve e haver está já no top 5 dos mais importantes treinadores de sempre do Fcp.

Diogo Costa - 8,5 - absolutamente surrpreendente ter ganho a titularidade, ainda por cima a um monstro. Desempenho globalmente muito bom, perto do excelente com grande margem de progressão

Marchesin - 7 - perdeu o lugar, mas não deixa de ser um dos melhores GRs que vi no Fcp. Quando foi chamado esteve à altura.

Mbemba - 7 - não é exuberante nem espetacular, mas é um bom central. Não é o meu estilo preferido de central, mas foi um jogador à altura do Fcp.

Pepe - 7 - a idade não perdoa, mas foi importante, sobretudo como capitão e em alguns jogos cruciais. Pena aquelas tricas constantes que continuam a manchar um pouco a sua enorme qualidade.

Fábio Cardoso - 6 - quando foi chamado correspondeu, sem brilho, mas também sem comprometer. Gostei. Um bom suplente.

João Mário - 6,5 - foi bem bom para 1a época completa a lateral direito. Grande potencial. Completamente ridiculo ir gastar dinheiro nesta posição. Até aceitaria vir um LD caso o Manafá saisse, mas sempre numa perspectiva de ser uma alternativa ao João Mário.

Zaidu - 7,5 - um excelente defensor, uma autêntica muralha que temos naquele lado, crucial para o equilíbrio da equipe, por causa super sónica velocidade nas transições defensivas. Em claro crescimento em termos ofensivos, em resultado de mais confiança.

Uribe - 7,5 - um dos esteios da equipe. Já fez épocas melhores, mas continua a ser fundamental.

Vitinha - 8 - não me enganei quando dizia há anos que era, conjuntamente com o Fábio, o grande craque da formação. Também não me enganei quando disse que era grande reforço desta época, o que motivou muitas risadelas por aqui. Quem sabe, sabe. Muito bom, mas pode melhorar e muito, sobretudo a nível defensivo e também no desempenho global nos jogos mais dificeis.

Grujic - 6 - uma das maiores desilusões. Esperava muito mais. Nos últimos jogos, vá lá, já demonstrou slguma coisa, mas ainda não justificando o investimento que vai ser feito. A demora na libertação da bola continua a ser a grande pecha, bem como a dificuldade em conter ímpetos, levando muitos cartões e fazendo muitas faltas desnecessárias. Ainda assim, vejo ali qualidade. Veremos como evolui. Curiosamente fez umas das melhores exibições individuais deste ano, contra o Milan no san ciro.

Otávio - 8,5 - é imprescindível. Muito importante manter pelo menos mais um ano, até porque valorizar e muito no mundial. Está cada vez mais jogador, um tratado de combatividade, mas também de talento. Falta-lhe o golo para ser de elite. Também ganhava em ser menos quezilento e provocador. Quando me lembro o que se escreveu por aqui sobre este jogador, oh my.
Consegues meter o Zaidu à frente dos 2 esteios da equipa e empata lo com o Uribe? É para dares seguimento à tua tese sobre o Zaidu?
 
  • Like
Reações: Flames e ASCD

naul7

Bancada central
3 Junho 2019
2,307
2,673
Jogos

Muito boa qualidade de jogo no geral, tendo por momentos altos:
- a colossal exibição contra o Milan em san ciro, que os miserabilistas do costume andaram por aqui a menosprezar, mas que foi só campeão de itália. Exibição sem correspondência no resultado
- jogo com o benfica para o campeonato. Podia ter sido muito mais que o 3-0 final.

Momentos baixos:
- jogos com o Liverpool, por notória culpa do Sérgio que insistiu numa fórmula que já tinha dado maus resultados. Absolutamente absurda a abordagem de pressão alta contra esta equipe, que à menor falha não perdoa
- não gostei no global das exibições contra o Sporting, tendo sido as alturas da época em que podemos agradecer à sorte, mas que, diga-se, bem merecida depois das injustiças tremendas em jogos passados contra esta equipe.
 
Última edição: