Eleição do melhor 5 da história do FC Porto

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,118
49,649
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Para vocês, qual o melhor 5 que viram com a camisola do FC Porto?
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Se tem modalidade extremamente difícil de dar um cinco dos sonhos esta em particular considero a mais complicada pois tivemos jogadores de topo nacional e internacional ás bateladas mas vou tentar de acordo com minhas preferências responder a enorme desafio.

Cinco Inicial

1-Edo Bosch
2-Carlos Realista
3-Hérder Nunes
7-Cristiano
4-Vitor Hugo

cinco reserva

10-Franquelim
2-Filipe Santos
6-Reinaldo Ventura
8-Vitor Bruno
9-Pedro Gil

Treinador = Franquelim Pais

Peço desculpa a vários jogadores que não coloquei mas sempre ficaria alguém de fora.Com toda a certeza se fizesse um terceiro cinco seria da mais alta qualidade.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,702
1,075
Morais disse:
Peço desculpa a vários jogadores que não coloquei mas sempre ficaria alguém de fora.Com toda a certeza se fizesse um terceiro cinco seria da mais alta qualidade.
Um terceiro cinco com jogadores como o Grau, Reinaldo Garcia, Paulo Alves, Pedro Alves e Gonçalo seria sempre muito forte.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,488
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Bastou ler o @Morais e copiar;

1-Edo Bosch
2-Carlos Realista
3-Hérder Nunes
7-Cristiano
4-Vitor Hugo
 
  • Like
Reações: JC

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Devenish disse:
Bastou ler o @Morais e copiar;

1-Edo Bosch
2-Carlos Realista
3-Hérder Nunes
7-Cristiano
4-Vitor Hugo
Nem me passou pela cabeça essa intenção ,mas muito obrigado.É tremendamente difícil escolher um cinco padrão nessa modalidade onde na minha opinião 70 a 80% da nata foi nosso país que produziu e o mundo viu ,bem pelo menos os que viram e sabemos que o universo infelizmente é restrito a uns 10 países até sendo optimistas,mas azar de quem não viu e desconhece,nós não temos nada a ver com isso.E,é pena é uma modalidade tão empolgante desde que bem jogada,tem coisas que não dá para entender.

P.S.@Davenish já agora também acrescento que de repente és dessa época que aos Domingos na década de 70 sobretudo nada mais havia para fazer que ver futebol ou ir ao cinema o que muitas vezes fiz pela minha mçae me levar em detrimento do futebol onde meu pai ía com meu irão mais velho,mas nessa altura depois do futebol a segunda sessão era o o Hóqiei no Américo de Sá,era sair das Antas e fazer a perninha do outro lado,bons tempos esse,ainda peguei mas por um ano ou dois que nos intervalos ainda vinha a equipa de ciclismo se apresentar na pista de cinza que depois virou o peão e a arquibancada ainda nem existia pois havia aquela Lei salazarista que os estádios não podiam ser fechado e era para todos,para as novas gerações basta ver o Estádio do Jamor,era tudo assim,pelo menos os estádios relevantes pois muitos ainda eram os pelados,
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Celta7 disse:
Um terceiro cinco com jogadores como o Grau, Reinaldo Garcia, Paulo Alves, Pedro Alves e Gonçalo seria sempre muito forte.
Concordo plenamente.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,488
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
@Morais

Por vezes acontecia, mais aos sábados, que havia futebol júnior no campo treinos pelas 15 h e a seguir havia basquetebol, andebol, hóquei e voleibol (pelo menos duas havia quase semanalmente) no Pavilhão. E quando havia Voleibol era sempre o último por causa de não ter hora para acabar, era aquele tempo em que nas regras para se fazer um ponto tinha que se ganhar duas vezes seguidas! Havia jogos que eram para terminar pelas 8 da noite e acabavam perto das 9,30 ou 10h. E como não havia tlm na época toca a ir a uma cabine telefonar para casa para dizer para não fazer jantar para mim! Curioso que esses tempos parecem-me tão longínquos no tempo, parece que foram há séculos.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Devenish disse:
@Morais

Por vezes acontecia, mais aos sábados, que havia futebol júnior no campo treinos pelas 15 h e a seguir havia basquetebol, andebol, hóquei e voleibol (pelo menos duas havia quase semanalmente) no Pavilhão. E quando havia Voleibol era sempre o último por causa de não ter hora para acabar, era aquele tempo em que nas regras para se fazer um ponto tinha que se ganhar duas vezes seguidas! Havia jogos que eram para terminar pelas 8 da noite e acabavam perto das 9,30 ou 10h. E como não havia tlm na época toca a ir a uma cabine telefonar para casa para dizer para não fazer jantar para mim! Curioso que esses tempos parecem-me tão longínquos no tempo, parece que foram há séculos.
Dim tens razão.É que meu pai era um aficionado de hóquei em patins raro e nessa altura a minha família aliás um mês em antes de eu nascer mudou-se das Antas para entre a Prais da Granja e Praia da Aguda no concelho de Gaia e o hóquei começava logo após o futebol e minha mãe não ía ver futebol porque não ligava a minima e seu clube em Portugal até era a Académica onde curiosamente eu até fui com ela ver uns jogos mas não ligava nada,mas após o hóquei meu pai e meu irmão mais velho nos apanhavam no centro da cidade e regressávamos a casa,era esse o contexto.
Por exemplo eu vi o mítico Dale Dover ,por uma simples razão meu avô materno em 1973 tinha eu uns 7 amos finalmente me veio conhecer,um turco que vivia no Brasil e era um doente pelo Besiktas e por basquetebol e contava essas façanhas para o meu pai ,aí um dia ele falou que ele teria de ver tal jogador e que nosso clube também possuía tal modalidade e eu lá fui de contra-peso e nunca tinha visto,confesso que a modalidade não me fascinou mas ver meu pai e avô junto levarei para a cova e realmente o Dover sobrava ,o homem era um showman e assim vi alguns jogos de basquetebol e quando meu avô foi embora também impressionado no fundo era mais um portista por simpatia que foi,Ele era doente por basquetebol pena que não me passou e o Cubillas mesmo ele não gostando particularmente de futebol o encantou.Talvez e por certo me estendi em factos que nada tem a ver mas a mim me dizem muito até porque infelizmente após isso nunca mais o vi,lei da vida.


 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,488
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Fazendo as contas se viste o Dale Dover em 1973 com 7 anos  nasceste em 1966 - eu tinha 20 anos em 73 logo sou mais velho que tu 13 anos, agora não se nota (ou nota-se! mas já passaste dos 50) mas é uma diferença grande para certos acontecimentos marcantes da década de 60 e principalmente 70 - maio de 68, guerra vietname, guerra colonial, 25 de Abril, o futebol do Ajax no tempo do Cruijff - aí já estavas quase na adolescência quando ele em 78 se mudou do Barcelona para os los angeles aztecs. Mas aquele futebol do Ajax na altura de 71 a 73 my god....foi do melhor que ví até hoje e revolucionou o futebol.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Devenish disse:
Fazendo as contas se viste o Dale Dover em 1973 com 7 anos  nasceste em 1966 - eu tinha 20 anos em 73 logo sou mais velho que tu 13 anos, agora não se nota (ou nota-se! mas já passaste dos 50) mas é uma diferença grande para certos acontecimentos marcantes da década de 60 e principalmente 70 - maio de 68, guerra vietname, guerra colonial, 25 de Abril, o futebol do Ajax no tempo do Cruijff - aí já estavas quase na adolescência quando ele em 78 se mudou do Barcelona para os los angeles aztecs. Mas aquele futebol do Ajax na altura de 71 a 73 my god....foi do melhor que ví até hoje e revolucionou o futebol.
Exatamente spu de 1966 e realmente 13 anos a mais ainda por cima na fase de desenvolvimento de uma pessoa é muita diferença eu até via isso pelo meu irmão que era mais velho que eu quase 10 anos.Certamente vistes coisas que eu não teria como ver e o célebre Ajax não me lembro particularmente.Por exemplo o primeiro mundial que tenho lembranças é o de 1974,do 25 de Abril lembro-me que meu pai disse que eu não ia na escola ,para não sair de casa e não teve emissão da RTP,do resto nada me apercebi.Do mundial de 1970 como é evidente nada me lembro e nessa altura até estava no Brasil com minha mãe pois tinha vindo conhecer meu avô paterno que por aqui morava e até faleceu nessa altura e eu não lembro,minha mãe disse-me que me levaram no Galeão para ver a seleção do Brasil de 1970 que foi campeã do mundo e sinceramente eu de nada lembro ainda ía fazer 4 anos.É já passo o meio século,apenas tenho uns cabelos brancos o resto está tudo normal felizmente.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Este sim, o mais difícil de fazer. De longe!!! Muito longe!!!

Edo Bosch / Ventura / Nunes / Cristiano / Vítor Hugo

Tão bom olhar para este cinco e ver tantos outros que podiam lá estar: Franklim, Realista, Paulo Alves, Pedro Alves, Filipe Santos ou Reinaldo Garcia por exemplo, fora os que me estou a esquecer...

Treinados por António Livramento!
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,678
3,134
Acho impossível fazer um 5 sinceramente, mesmo um 10 é quase impossível. A minha sugestão nada consensual na minha cabeça o_O

Edo / Reinaldo Ventura / Helder Nunes / Tó Neves / Pedro Gil
ou
Edo / Filipe Santos / Reinaldo / Nalo / Gonçalo Alves
 
  • Like
Reações: Moreira