Em Goa preferem Pinto da Costa a Cavaco Silva

A

Antilamp

Guest
www.ojogo.pt (noticias na hora)

18h19
Futebol/FC Porto: Responsável pela Casa em Goa diz que goenses preferiam a visita de Pinto da Costa a Cavaco Silva
O principal responsável pela Casa do FC Porto em Goa, a primeira de um clube português na Índia, disse hoje à Agência Lusa que os goeses preferiam ser visitados por Pinto da Costa do que pelo Presidente da República, Cavaco Silva. De acordo com Jorge Fialho, portista convicto e principal impulsionador da criação de uma casa dos dragões na Índia, os habitantes da antiga colónia portuguesa “vibram e sofrem” com os jogos de Portugal e da Liga portuguesa, principalmente com o FC Porto, numa altura em que Cavaco Silva iniciou uma visita de Estado de oito dias ao país asiático. “Lêem nos jornais que o Cavaco Silva vai lá e perguntam o que vem cá fazer, comprar, vender. Não querem palestras. O que eles querem mesmo e perguntam é pelo Pinto da Costa e querem fazer uma grande festa se isso vier a acontecer”, disse o realizador e encenador de peças de teatro à Lusa. A nova delegação do FC Porto, situada numa casa do século XVI pintada de azul e branco, foi inaugurada a 29 de Dezembro do ano passado e tem como núcleo responsável o antigo capitão da selecção da Índia, Bruno Coutinho, o empresário Paulo Mendes e Lavino Rebelo, presidente do clube goês FC de Anjuna, equipa que, curiosamente, alinha de azul e branco. “Eles lá falam do Mourinho e do Cristiano Ronaldo como nós falamos aqui. Conversam diariamente sobre isso e assistem aos jogos pela Internet”, revelou Jorge Fialho, adiantando que existe em Goa um “saudosismo pelos portugueses enorme e fora de vulgar”. O grande ídolo dos adeptos de futebol é mesmo Ricardo Quaresma, jogador que os goeses anseiam por ver ao vivo e até já prepararam um sítio próprio para ficar hospedado caso o número 7 decida um dia visitar a Índia. “Querem também ter lá o Quaresma no melhor hotel que existe na Índia, onde já estiveram actores de Hollywood como Nicole Kidman e Richard Gere, mas o que eles falam mais é no Pinto da Costa e seria bonito o presidente visitar Goa no seu último mandato”, referiu. Segundo Jorge Fialho, o aumento do número de adeptos do FC Porto em Goa cresceu devido às vitórias recentes dos dragões no futebol europeu e ao período dos anos 90, em que o FC Porto ganhou cinco campeonatos consecutivos. “Os indianos novos, que não se lembram do Benfica e do Sporting ganhar grandes competições. Têm memória do FC Porto ganhar aqueles campeonatos, a Taça UEFA e a Liga dos Campeões”, disse. Cavaco Silva iniciou hoje uma visita de Estado à Índia para “construir uma relação de futuro” com aquele país e que “não será nem um passeio turístico nem uma peregrinação histórica”.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,077
15,700
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
E existem Casas do FCP na Indonésia, Tóquio, Argel que não estão institucionalizadas. Casas que foram abertas por naturais desses Países que nada têm de ligação à lusofonia.
O FCP ignora esses locais de culto como Portugal ignora os milhões de Silvas,Souzas,Pintos que existem no Sri Lanka e na Malásia e que quando recebem algum português nesses lugares longínquos falam logo das suas raízes lusitanas (e nem conhecem a lingua) - já me apareceram naturais de Malaca a olhar para mim no aeroporto desse País a dizerem em inglês \"olhe que eu sou descendente de portugueses, não me pode mandar uns postais de Portugal?\".
Infelizmente neste País, ao contrário dos franceses e espanhóis, ignoramos aqueles que nos apreciam.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
26
Cascais, 1966
Realmente dá pena. Mas será que essa situação se vai manter? Casas na Indonésia? em tóquio? mesmo que não passem de bares/restaurantes, acho que deveriam ser minimamente apoiados. Mesmo se na zona onde se inserem, não existam assim tantos adeptos...