Ensino superior

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,435
1,009
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
 

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,215
1,223
Braga
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
Na UMinho existem cursos, em regime pós-laboral, em que frequentas aulas de Português e da específica, que é Matemática no teu caso.
Tens aulas, és avaliado e se fores aprovado, ficas dispensado das provas finais. A média final com que te candidatas inclui ainda uma avaliação curricular, onde a experiência profissional pode ser contabilizada e uma entrevista.
Cada Universidade tem a suas regras próprias para os maiores de 23, mas na UP deve existir algo semelhante.
Pesquisa "maiores de 23 Universidade do Porto".

Olha, encontrei este link: https://www.estg.ipp.pt/noticias/cursos-de-preparacao-provas-maiores-23-da-edicao-2021-2022
Mas parece que este curso é só de preparação. No final tens que fazer as provas de Português e de Matemática.
Também podes fazer tu a preparação e inscrever-te apenas para as provas finais.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Moreira

AjpAlmeida

Bancada central
22 Janeiro 2022
2,070
2,973
Conquistas
5
40
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Fernando "Bibota" Gomes
Provavelmente vais ter de fazer um exame Matemática A dizem que é muito a base de matéria do 12 ano... és da zona do Porto?
 
  • Like
Reações: Soares

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,435
1,009
Na UMinho existem cursos, em regime pós-laboral, em que frequentas aulas de Português e da específica, que é Matemática no teu caso.
Tens aulas, és avaliado e se fores aprovado, ficas dispensado das provas finais. A média final com que te candidatas inclui ainda uma avaliação curricular, onde a experiência profissional pode ser contabilizada e uma entrevista.
Cada Universidade tem a suas regras próprias para os maiores de 23, mas na UP deve existir algo semelhante.
Pesquisa "maiores de 23 Universidade do Porto".

Olha, encontrei este link: https://www.estg.ipp.pt/noticias/cursos-de-preparacao-provas-maiores-23-da-edicao-2021-2022
Mas parece que este curso é só de preparação. No final tens que fazer as provas de Português e de Matemática.
Também podes fazer tu a preparação e inscrever-te apenas para as provas finais.
Muito obrigado pela ajuda, infelizmente a UMinho fica demasiado longe para mim.

Acho que vou ter mesmo que fazer a minha própria preparação, estou a navegar 1 pouco é com o grau de dificuldade das mesmas, é que não encontro exemplo de nenhuma.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,992
5,458
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
Dou-te os parabéns pela iniciativa
Não desistas, vai as universidades perto de onde moras e de certeza encontras soluções
Boa sorte ;) (y)
 
  • Love
Reações: Soares

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,215
1,223
Braga
Muito obrigado pela ajuda, infelizmente a UMinho fica demasiado longe para mim.

Acho que vou ter mesmo que fazer a minha própria preparação, estou a navegar 1 pouco é com o grau de dificuldade das mesmas, é que não encontro exemplo de nenhuma.
No link que te enviei tens referências a um curso de preparação para as provas a funcionar na UP.
Não sei até que ponto estás mesmo interessado em concorrer.
Se estás de facto interessado em concorrer em 2023 é altura de pensares nisso. Uma licenciatura em Eng. Informática, já é um curso duro,
mas fazê-la em regime pós-laboral e a trabalhar ao mesmo tempo é mesmo muito duro.
Se estiveres mesmo interessado podemos trocar mais mensagens pois eu estou familiarizado com o processo na UMinho.
 
  • Like
Reações: Soares

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,215
1,223
Braga
@Soares se preferires discutir este assunto fora do Portal, podes enviar-me MP, com um endereço de e-mail teu.

Entretanto, vou colocar aqui alguma informação sobre o acesso ao ensino superior para maiores de 23, que poderá ser útil a outros foristas.

O acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos destina-se a pessoas com 23 ou mais anos de idade, que não possuam condições de acesso ao ensino superior pelo regime geral, seja por não terem o 12º ano, seja por não terem exames nacionais realizados ainda válidos.

O concurso M23 não é nacional mas sim local. Isto é, o interessado concorre na Universidade onde funciona o curso em que pretende ingressar.
O concurso M23 obriga à realização, na Universidade a que vai concorrer, de uma prova (exame) de Português e a uma prova (exame) específica (cada curso exige a sua prova específica).
Cada Universidade realiza as suas provas localmente. Todos os alunos que concorrem a uma mesma Universidade fazem a mesma prova, no mesmo local, independentemente do curso ou da Faculdade a que pretendem concorrer.
As provas obrigam a inscrição atempada (e paga) e decorrem habitualmente em Junho.
(No teu caso terias que fazer a prova de Matemática. Aparentemente a prova não é no ISEP. Parece que fazem todos as provas na ESTG.
Por isso se pretendes obter informação sobre o concurso na UP, deves contactar a ESTG).

Para ajudar os candidatos com mais dificuldades, cada Universidade promove cursos de preparação para as provas, no ano letivo anterior à candidatura. Os cursos são pagos e funcionam em regime pós-laboral.
Informações sobre estes cursos na UP, pode ser encontrada neste link: (já pus acima mas volto a repetir):
https://www.estg.ipp.pt/noticias/cursos-de-preparacao-provas-maiores-23-da-edicao-2021-2022

( A prova de Matemática é menos exigente do que o exame nacional de Matemática A. Incide mais sobre o programa do 10º e 11º, do que do 12º. Os principais tópicos são: geometria analítica, trigonometria, sucessões e limites, funções: esboço do gráfico, 1º e 2ª derivada, etc.
no entanto cada Universidade é obrigada a publicitar atempadamente os tópicos programáticos de cada prova, em cada ano.)

Ainda alguma informação sobre o número de vagas M23.
Em cada ano, cada Universidade afixa o número de vagas M23 para cada um dos seus cursos.
Esse número varia habitualmente entre 0 (caso da Medicina!) e 5 % do numerus clausus.
Por exemplo, Engenharia Informática na UMinho, que tem 170 vagas no regime geral, teve 9 vagas reservadas para os M23, para 2022/23.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Soares

azulPorto

Bancada central
23 Junho 2022
1,390
1,011
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
Curso de Preparação em Matemática para Maiores de 23 - ISEP: https://isep.ipp.pt/New/ViewNew/6686
 
  • Like
Reações: Soares

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,435
1,009
Boa noite malta, por acaso ninguém sabe onde posso encontrar as provas de M23 de Matemática dos últimos anos? Eu vou me candidatar ao ISEP.

No P. Porto só aparece a do ano passado, também já andei a pesquisar e só encontrei as provas da FEUP...

 

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,705
30,707
51
Moimenta do Douro
Boa noite malta, por acaso ninguém sabe onde posso encontrar as provas de M23 de Matemática dos últimos anos? Eu vou me candidatar ao ISEP.

No P. Porto só aparece a do ano passado, também já andei a pesquisar e só encontrei as provas da FEUP...

Enunciados?

 
  • Like
Reações: Soares

azulPorto

Bancada central
23 Junho 2022
1,390
1,011
Boa noite malta, por acaso ninguém sabe onde posso encontrar as provas de M23 de Matemática dos últimos anos? Eu vou me candidatar ao ISEP.

No P. Porto só aparece a do ano passado, também já andei a pesquisar e só encontrei as provas da FEUP...

a prova da FEUP e do ISEP é a mesma

P.S. não é a mesma...pensei que te estavas a referir à prova para os alunos dos cursos profissionais e não para os maiores de 23
 
  • Like
Reações: Soares

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
8,971
4,525
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
nao é força nem o caralho..ou és bom naquilo que queres ser ou vais para lá fazer o que??? a nossa sociedade tende a perder essa cena de premiar o esforçadinho...e tende a premiar os bons (além das cunhas mas isso é outro assunto)

aquela historia..filho vais ..pa seres alguem na vida...vais se engenheiro..e ..e só se fores bom...pq senao nem chegas a acabar...e andas lá anos a foder miolos e a gastar dinheiro e num curso que ainda por cima nem gajas há

e se terminares ..a noite com 26 anos ...e deves estar a traalhar demoras 7 ou 8 anos aacabar..


hipoteses de essa ideia te trazer sucesso na vida em quer q seja ..proximo de 0
mas claro esta vai ser uma opiniao impopular...
 
  • Like
Reações: Juary
Soares

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,435
1,009
nao é força nem o caralho..ou és bom naquilo que queres ser ou vais para lá fazer o que??? a nossa sociedade tende a perder essa cena de premiar o esforçadinho...e tende a premiar os bons (além das cunhas mas isso é outro assunto)

aquela historia..filho vais ..pa seres alguem na vida...vais se engenheiro..e ..e só se fores bom...pq senao nem chegas a acabar...e andas lá anos a foder miolos e a gastar dinheiro e num curso que ainda por cima nem gajas há

e se terminares ..a noite com 26 anos ...e deves estar a traalhar demoras 7 ou 8 anos aacabar..


hipoteses de essa ideia te trazer sucesso na vida em quer q seja ..proximo de 0
mas claro esta vai ser uma opiniao impopular...
Primeiro posso nem sequer conseguir entrar, depois posso não conseguir acabar e até posso descobrir que afinal estava enganado e não gostar nada daquilo. O que eu sei por experiencia própria nestes últimos 7 anos a trabalhar, é que na produção nem o esforçadinho nem o bom se safam. O meu objetivo de ir estudar especificamente à noite são os 3 primeiros pontos que falei, se alguma coisa correr mal nos primeiros tempos, posso continuar a minha vida que tive até agora. Mas também já tenho planeado se correr bem, a partir do 2/3º ano arranjar um part-time e despedir-me para me focar o máximo possível onde é importante.
 
Última edição:
  • Like
Reações: quintero

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
8,971
4,525
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Primeiro posso nem sequer conseguir entrar, depois posso não conseguir acabar e até posso descobrir que afinal estava enganado e não gostar nada daquilo. O que eu sei por experiencia própria nestes últimos 7 anos a trabalhar, é que na produção nem o esforçadinho nem o bom se safam. O meu objetivo de ir estudar especificamente à noite são os 3 primeiros pontos que falei, se alguma coisa correr mal nos primeiros tempos, posso continuar a minha vida que tive até agora. Mas também já tenho planeado se correr bem, a partir do 2/3º ano arranjar um part-time e despedir-me para me focar o máximo possível onde é importante.
só com uma catastrofe nao entras...a ideia da aquilo é entrar toda a gente..
gostares daquilo...vais levar com tanta matematica..
e se estas numa fabrica há 7 anos..fou o que percebi..opá esse sitio é ser carne para canhao..é normalmnet o ordenado minimo a vida toda
..

sendo assim vais fazer bem...vais cinhecer pessoal diferente com expericnias noutras areas ..pq a noite td a gente normalmente trabalha e ,,vai ser bom socialemnte...

em termos futuros nessa area DUVIDO.

mas se quiseires posso te dar um conselho..
 

azulPorto

Bancada central
23 Junho 2022
1,390
1,011
só com uma catastrofe nao entras...a ideia da aquilo é entrar toda a gente..
gostares daquilo...vais levar com tanta matematica..
e se estas numa fabrica há 7 anos..fou o que percebi..opá esse sitio é ser carne para canhao..é normalmnet o ordenado minimo a vida toda
..

sendo assim vais fazer bem...vais cinhecer pessoal diferente com expericnias noutras areas ..pq a noite td a gente normalmente trabalha e ,,vai ser bom socialemnte...

em termos futuros nessa area DUVIDO.

mas se quiseires posso te dar um conselho..
entrar toda a gente no ISEP, em Eng. Informática?'??? 😂 ... o curso de Eng. Informática mais conceituado para trabalhar nas empresas de SW