Estádio das Antas

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
Crio este tópico para que vocês contem histórias que já tiveram no estádio das antas:
Sejam elas de treinos, jogos ou outra coisa qualquer que tenha o estádio das antas em comum.
Sempre tive curiosidade em saber como era o estádio das antas, pois nunca lá fui, e sendo eu de 1994, tenho poucas memórias e é sempre delicioso saber dessas histórias do nosso velhinho estádio.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,796
3,226
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Sendo eu de 93 as primeiras memórias que tenho do nosso clube é de ir ver os treinos com o meu pai no campo de treinos ao lado...

Saudades desses tempos!!!
 
S

Simplício

Guest
Nunca esquecerei o dia em que vi o Porto ao vivo pela primeira vez, nas Antas, claro.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,247
1,672
Porto
Nas Antas vi jogos desde o peão até ao camarote
Lembro de ver a maioria dos jogos na parte de cima da arquibancada
Era engracado antes dos jogos ver os jogadores a aquecerem no campo de treinos anexo
Quando acabavam os jogos de futebol ainda iamos encher o pavilhão Americo de Sá para ver o hóquei,  o basquetebol,  o voleibol ou o andebol
Lembro bem a polemica que houve quando foi decidido aumentar a lotação do estádio e o rebaixamento do relvado
Nessa altura, nas Antas ia 2 horas antes de começarem os jogos para ficar no lugar habitual
Muitos anos mais tarde e quando ja trabalhava comprei então o cativo na bancada central
Bons tempos os vividos nas Antas
 
V

vitorbaia99

Guest
O Estádio das Antas, assim como o pavilhão Américo de Sá, têm lugar de destaque nas minhas memórias de infância.
Nasci a meio da década de 80 e por isso não assisti a muitas aventuras ali vividas, mas foram mais que suficientes para poder dizer que se vivia muito mais activamente o clube do que nos últimos 10/12 anos, ou seja, desde que mudamos para o Dragão e principalmente desde que o futebol se tornou sobretudo um negócio.
Comecei a ir às Antas muito cedo, com o meu pai que ia religiosamente a todos os jogos para a mítica Superior Sul, com o afamado "Tribunal das Antas". Tão jovem era que não faço ideia qual foi o primeiro jogo que ali vi. Talvez um jogo de festa do título, em que chegamos umas duas ou três horas antes do início, como a grande maioria dos adeptos faziam.
Recordo o final de carreira do João Pinto e a "passagem de testemunho" ao Jorge Costa, a despedida do Baía quando foi para Barcelona, a raça do André e do Paulinho, a classe do Aloísio, a máquina goleadora que era o Jardel, o pé esquerdo telecomandado do Drulovic, os primeiros passos do mágico Deco.
A classe do Bobby Robson, a forma meia louca como o Oliveira arriscava nas substituições, o bater no fundo com o octávio, os primeiros passos da mítica caminhada com o Mourinho.
A possibilidade de espreitar os treinos entrando pela porta 10, passar no parque de estacionamento exterior para ver as máquinas dos craques e ainda cumprimentar esses ídolos quando passavam para o treino.
Entretanto o meu pai decidiu mudar-se para os cativos, e eu pela Superior Sul fiquei, com breves passagens pela Arquibancada quando queria ir com alguns amigos.
Sentados no cimento com os lugares pintados mas que dava sempre para apertar e meter mais alguns, e depois nas cadeiras que entretanto colocaram nas restantes bancadas, pois antes era privilégio apenas dos cativos. Bilhetes pagavam os adultos, até aos 12/13 anos pedíamos aos pais ou a um qualquer velhote simpático que pedissem para nos deixar entrar com eles alegando que éramos filhos ou netos deles.
Toda a gente levava cachecol e muitas vezes bandeiras do FCPorto, dando um colorido muito maior ao jogo.

Não podemos criticar a mudança para o novo estádio. Era necessário acompanhar os novos tempos, novas experiências, novas mentalidades. Mas numa altura em que tantas queixas há de falta de mística no plantel, é mais que certo que esta falta tanto ou mais nas bancadas, nos adeptos e sócios do nosso clube. Saudades das Antas!
 

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
3
30
Porto
Tal como o Drago93 também sou da colheita desse ano e as minhas primeiras idas ao futebol foram ás Antas na antiga bancada coberta. Ia com uns vizinhos e não pagava nada eheh. Adorava o estádio, não tinha as condições do Dragão, em jogos grandes para ir ao wc e para entrar era um martírio, mas o ambiente era muito melhor. Lembro-me das balizas com as redes azuis e brancas e do insuflável na entrada do túnel com os lança chamas que eram incríveis para mim na altura.

E depois algo muito bom que as Antas tinham, não haviam os pipoqueiros e as pipocas à venda na bancada.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Pedro R. disse:
Lembro-me das balizas com as redes azuis e brancas e do insuflável na entrada do túnel com os lança chamas que eram incríveis para mim na altura.

E depois algo muito bom que as Antas tinham, não haviam os pipoqueiros e as pipocas à venda na bancada.
Hmmm, confesso que nao me lembro das redes das balizas serem azuis e brancas....
Mas uma coisa tenho a certeza, nao havia pipocas, mas havia vendedores ambulantes dentro do Estadio das Antas, 'as vezes irritava-me com eles porque continuavam a fazer negocio e j'a o jogo tinha comecado...

Nao tenho saudades nenhumas das Antas, tenho como 'e obvio dos tempos e do futebol que vi l'a.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
Nas minhas memórias o acesso complicado à superior-norte, com empurrões, apertos e enchentes incríveis!

Muitos jogos lá vi, mas o "melhor" jogo de todos, apesar de já quase no final da história deste mítico estádio: Porto 4 Lazio 1 onde choveu copiosamente antes e durante uma grande parte do jogo!
 
V

vitorbaia99

Guest
ixnay disse:
Nas minhas memórias o acesso complicado à superior-norte, com empurrões, apertos e enchentes incríveis!

Muitos jogos lá vi, mas o "melhor" jogo de todos, apesar de já quase no final da história deste mítico estádio: Porto 4 Lazio 1 onde choveu copiosamente antes e durante uma grande parte do jogo!
Quando fiz o meu "recuerdo" das Antas não referi jogos específicos mas sem dúvida este estará sempre guardado na memória. Provavelmente a melhor exibição que vi do nosso FCPorto, estádio à pinha e chovia tanto!! Fui ver o jogo sozinho (o meu pai seguiu para outra bancada) mas os golos foram festejados com todos os estranhos que estavam nos lugares em volta, tudo em êxtase, que jogo incrível...
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
vitorbaia99 disse:
Quando fiz o meu "recuerdo" das Antas não referi jogos específicos mas sem dúvida este estará sempre guardado na memória.
Podem referir :)
Dá sempre gosto ler as vossas histórias :)
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,107
1,096
Em miudo sempre vivi em Lisboa mas como os meus avós eram do Porto felizmente tive bastantes oportunidades de ir ver jogos às Antas. Tenho desse estádio três memórias, nenhuma delas com data certa porque teria no máximo uns 15 anos.

1 - A primeira é talvez a melhor memória de futebol que tenho para além das nossas vitórias internacionais e os últimos bailes aos lampiões. Foi o jogo de celebração do penta (ou terá sido do tetra?) e foi o único jogo de futebol a que fui com o meu pai e com o meu avô, pouco antes deste morrer. Foi uma celebração muito bonita: o meu avô que tinha era presença frequente nos jogos da Constituição, o meu pai que esteve lá no dia da inauguração das Antas e eu, que fui à inauguração do Dragão e estive em Gelsenkirchen, a celebrar sem eles mas com eles no coração

2 - A segunda não é de um jogo em si, mas sim dos 4 ou 5 jogos da Champions que lá vi. Parece pouco mas era uma loucura: saíamos de Lisboa quando o meu pai se despachava do trabalho, iamos a acelerar na autoestrada para chegar a tempo de ouvir o hino, viamos o nosso Porto jogar (até contra o Real Madrid ganhámos. em 1999 julgo eu) e na viagem de volta eu vinha a dormir e o meu pai a conduzir, todo contente por saber que apesar de lisboeta o filho era dragão

3 - A terceira foi de um jogo contra os lampiões. Ganhámos e foi o primeiro jogo que vi junto das claques (para aí com 14 anos) mas o que me lembro foi da chuvada que apanhei. Ainda agora quando vou à bola e está a chover/nevar (agora vivo em Berlim) me dou graças dos estádios serem totalmente cobertos e não abertos como eram as laterais na altura.

Belas memórias. Pergunto-me se um dia o meu filho estará na inauguração de uma nova casa nossa, daqui a muitos anos :)

EDIT: também gostava muito de termos os treinos mesmo ao lado do estádio. Ás vezes pedia ao meu pai para me levar lá e ficava a ver os treinos e os carros a subirem/descerem aquela rampa que eu achava super inclinada. Ficava lá horas, em vez de ir visitar os meus avós...
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
1a vez fui ver a famosa apresentação do Chippo.. esse craque que toda a gente ficou a olhar uns para os outros sem saber quem ele era.. ah e na peladinha, quem marcou o golo foi o DaSilva, que o meu tio dizia que seria o novo maradona:)

2a vez fui ver um FCP - Campomaiorense.. Ganhamos 3.1 julgo eu e lembro-me de o Aloísio faz um corte em cima da linha que me fez dar um abraço a uma velhinha que estava ao meu lado para não ver o lance e ainda nos rimos os 2 disso:)

3 vez - Porto Anderlecht e uma enorme roubalheira e um penalti gamado..

Porto Benfica nunca fui ver porque infelizmente a minha saúde não me permite..
 

Mielcarski81

Bancada central
25 Maio 2012
1,427
470
Conquistas
5
43
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Taça de Portugal 19/20
Boas e belas recordações que tenho das Antas, quase todas elas referentes ao NGC.

Lembro que era eu pequenito, ainda antes do rebaixamento ver jogos com o meu pai no Peão, lembro-me de lá estar mas já não consigo recordar que jogos eram.

Jogos Internos. Porto Benfica(96-97-98 por aí) que o Zé Carlos marcou de livre, que no entusiasmo no golo, deram me uma sarda nos óculos e estes ficaram todos partidos e não vi mais jogo...Os vermelhos empatam e nós a jogar com 10 fomos ganhar (escusado sera dizer que só na Tv vi o golo, lol).

Jogos Europeus: Porto - Ferencvaros 6-0, adeptos Hungaros estavam na Bancada por cima do Túnel, mas sempre ruidosos, o jogo com o Alborg em que se lesionou o Mielcarski, um Porto Real em 99 que ganhamos com 2 golos do Jardel e claro o fantástico 4-1 ao Lázio. Fui ver contra o Partizan, salvo erro o ultimo jogo europeu nas Antas...

Outro jogo que me ficou marcado foi do Mundial Sub20, jogo inaugural, Portugal - Irlanda, ficou 2-0.

 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Recordo-me das Antas pela primeira vez num dia em que não houve jogo. O senhor deixou o meu pai levar-me até às bancadas para ver o relvado :) Nesse dia(acho eu, era muito novo), fui ainda ver as taças à Torre das Antas(?). Foi espectacular.

Acabei por ver apenas 2/3 jogos no Estádio das Antas. O primeiro foi contra o boavista, ganhamos 4-1 e nunca mais esqueci o frango do Ricardo e o festejo do Postiga mesmo a acabar o jogo. Espectacular.
O segundo jogo foi contra o Belenenses, empatamos 2-2 na primeira jornada do Campeonato. A minha maior memória desse jogo foi o pessoal quase rebentar com os portões para poder entrar no Estádio :) Depois quase a acabar o jogo, o Belenenses fez o 1-2 e o meu pai queria vir embora, levantou-se e eu disse-lhe algo do género:"então vai tu que eu fico". Eu tinha uns 12 anos, obviamente que o meu pai lá ficou e o Porto empatou :)

O primeiro jogo de sempre(casa ou fora), jamais esquecerei o barulho ensurdecedor que me encantava... Tirsense-F.C.Porto tinha eu 5/6 anos :)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
João Lucho \"2\" disse:
. A minha maior memória desse jogo foi o pessoal quase rebentar com os portões para poder entrar no Estádio :) Depois quase a acabar o jogo, o Belenenses fez o 1-2 e o meu pai queria vir embora, levantou-se e eu disse-lhe algo do género:"então vai tu que eu fico". Eu tinha uns 12 anos, obviamente que o meu pai lá ficou e o Porto empatou :)
muitas vezes via-se pessoas a festejarem golos do nosso clube já fora do estádio, alguns porque queria fugir ao trânsito, mas muitos por mera superstição.. eu ainda hoje quando o porto joga mal desligo o jogo ou a rádio porque na minha cabeça sou eu que impeço que o meu clube marque golos:)
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
MiguelDeco disse:
muitas vezes via-se pessoas a festejarem golos do nosso clube já fora do estádio, alguns porque queria fugir ao trânsito, mas muitos por mera superstição.. eu ainda hoje quando o porto joga mal desligo o jogo ou a rádio porque na minha cabeça sou eu que impeço que o meu clube marque golos:)
Se começamos a falar de superstições, deixo já a minha:
De todas as vezes que fui ao estádio (7), ganhamos 6 e só empatamos uma.
Parece que dou sorte :D
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
ruifcpsempre disse:
Se começamos a falar de superstições, deixo já a minha:
De todas as vezes que fui ao estádio (7), ganhamos 6 e só empatamos uma.
Parece que dou sorte :D
já eu consegui que fossemos arrumados pelo anderlecht:(
 

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,210
716
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Tenho lugar anual desde 1999... raramente perdi um jogo, mas já ia para a Superior bem antes de 99.... e que raiva me metiam as pessoas que ficavam debaixo da pala na bancada central poente.....

Depois de 99, com o lugar cativo.... comecei a ficar na bancada central nascente, debaixo da arquibancada.

Nas antas era especial... então quando chovia, era maravilhoso.... só mesmo para apaixonados.

Jamais esquecerei os jogos que chovia do início ao fim, sem guarda chuva ou impermeável. Quando chegava a casa até dava para torcer os boxer's..

Jogos especiais vivi muitos.... mas nunca esquecerei a meia final da taça uefa.... com a Lazio.
Com medo de me dar um treco e cair para o lado.... Jurei aos meus amigos que se o Porto marcasse mais algum golo não festejaria....

Os jogos nas Antas eram mais intensos... um estádio mítico.

Hoje o dragão é muito confortável... talvez por isso menos intenso ou mítico.
Por mim, por exemplo.... acabavam as pipocas no Dragão.

Alguém esquecerá a aventura que era ir ao bar ou à casa de banho ao intervalo?!!!
Na fila do bar estavas o intervalo todo e podias dar-te por felizardo se conseguisses ser atendido a tempo do início da 2ª parte....

Para ires confortável à casa de banho tinhas que ir de galochas... aquilo mais parecia uma piscina...

Desconfortável... Mas emotivo... Um estádio mítico.