Estádio do Dragão

String

Arquibancada
3 Junho 2014
213
0
É claro que a questão estética, da capacidade total do estádio ou ainda do vento/frio são questões importantes e também as primeiras que nos vêm à cabeça quando reflectimos sobre possíveis alterações ao estádio.
Mas, na verdade, quando penso nisso acabo sempre por achar mais importante outro aspecto. Ou seja, gostaria de ver (no caso a palavra certa será "ouvir" e vão já perceber porquê) um estádio pensado, se possível de raiz, do ponto de vista acústico e que permitisse uma amplificação natural das bancadas. Um estádio que, mesmo com capacidade para 50k pessoas, soasse a 75k ou 80k. Seria fantástico para o apoio à nossa equipa e borrar os adversários mal entrassem em campo!
 

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
Mary Antas disse:
Investimento em infraestruturas (e futebol dr formação e feminino) não conta como despesa no Fair-play Financeiro.
Falei no FFP no sentido que o dinheiro tem que existir na mesma. Se nós estamos num buraco financeiro não é por um sheik ter contratado o Mbappé e o Neymar com dinheiro dele, é por termos passado uns 5 anos a contratar palha e a renovar com jogadores que não iriam ter grande retorno desportivo nem financeiro e agora andamos mesmo a contar os cobres até ao fim do mês, por assim dizer. Quando a UEFA sair, provavelmente já estaremos com as finanças um pouco mais equilibradas para fazer o que seja.
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Komodo disse:
Se não me engano os topos abertos foram pensados de forma a existir uma corrente de ar que supostamente ajudaria na qualidade do relvado.

A verdade é que no Dragão nunca tivemos a excelência de relvado que tínhamos nas Antas.
Tanto os topos abertos como a própria cobertura de estádio foram concebidos para garantir a qualidade do relvado sim.

O primeiro relvado do Dragão correu bastante mal, se bem se lembram adiamos a sua estreia oficial por esse motivo e a relva teve de ser toda substituida...

... quando veio o Lopetegui trouxe umas máquinas que faziam a fotossintese durante a noite e durante esse periodo a qualidade do nosso relvado era evidente, a própria drenagem à chuva funcionava muito bem...

... hoje parece que estamos num meio termo, o relvado está com pequenos defeitos... tenho ideia de nunca mais ver as supracitadas máquinas a funcionar durante a noite...

Pessoalmente gosto dos topos abertos mas se existissem melhorias acústicas, o seu fechamento seria um bom investimento até desportivo...
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,813
4,372
kal-el disse:
Tanto os topos abertos como a própria cobertura de estádio foram concebidos para garantir a qualidade do relvado sim.

O primeiro relvado do Dragão correu bastante mal, se bem se lembram adiamos a sua estreia oficial por esse motivo e a relva teve de ser toda substituida...

... quando veio o Lopetegui trouxe umas máquinas que faziam a fotossintese durante a noite e durante esse periodo a qualidade do nosso relvado era evidente, a própria drenagem à chuva funcionava muito bem...

... hoje parece que estamos num meio termo, o relvado está com pequenos defeitos... tenho ideia de nunca mais ver as supracitadas máquinas a funcionar durante a noite...

Pessoalmente gosto dos topos abertos mas se existissem melhorias acústicas, o seu fechamente seria um bom investimento até desportivo...
Continuamos a usar essas máquinas ;)

E por falar em acústica, mandamos os visitantes lá para cima e 200 parecem 2000...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,894
74,765
40
Mary Antas disse:
Continuamos a usar essas máquinas ;)

E por falar em acústica, mandamos os visitantes lá para cima e 200 parecem 2000...
Exactamente. Deviam voltar ao local anterior.

E o relvado deveria ser trocado.
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,813
4,372
apocalypto disse:
Exactamente. Deviam voltar ao local anterior.

E o relvado deveria ser trocado.
Sinceramente não sei...tê-los em cima do relvado também não me agrada muito. O ideal era mesmo fora do estádio, já que os topos são abertos :))
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Mary Antas disse:
Continuamos a usar essas máquinas ;)

E por falar em acústica, mandamos os visitantes lá para cima e 200 parecem 2000...
Pois, mas isso porque existiu uma alteração ao inicialmente pensado...

O local para os visitantes no nosso estádio resultou de um estudo sobre a distribuição da incidência de chuva sobre as diferentes zonas do estádio... naturalmente os visitantes ficaram na zona onde era provável cair mais chuva...

(...o nosso Estádio foi mesmo pensado ao milimetro e bem pensado...)

Entretanto usaram outros critérios... a acústica é dos ramos mais dificeis de se estudar...
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,508
17,007
33
Vila Das Aves
kal-el disse:
Tanto os topos abertos como a própria cobertura de estádio foram concebidos para garantir a qualidade do relvado sim.

O primeiro relvado do Dragão correu bastante mal, se bem se lembram adiamos a sua estreia oficial por esse motivo e a relva teve de ser toda substituida...

... quando veio o Lopetegui trouxe umas máquinas que faziam a fotossintese durante a noite e durante esse periodo a qualidade do nosso relvado era evidente, a própria drenagem à chuva funcionava muito bem...

... hoje parece que estamos num meio termo, o relvado está com pequenos defeitos... tenho ideia de nunca mais ver as supracitadas máquinas a funcionar durante a noite...

Pessoalmente gosto dos topos abertos mas se existissem melhorias acústicas, o seu fechamente seria um bom investimento até desportivo...
As ditas machines continuam a funcionar durante a noite, passo algumas vezes na vci durante a noite e temos o interior do estádio amarelo.

A imagem abaixo é da noite de apresentação do Paulinho:

 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Tiagotg999 disse:
As ditas machines continuam a funcionar durante a noite, passo algumas vezes na vci durante a noite e temos o interior do estádio amarelo.

A imagem abaixo é da noite de apresentação do Paulinho:

Passo pelo Estádio quase todos os dias e não tenho dado pelas ditas máquinas há tempos...

Poderei estar muito equivocado, mas talvez exista algum motivo para essa sensação do tipo as máquinas emitem menos luz, são menos máquinas, trabalham menos horas, etc...
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,508
17,007
33
Vila Das Aves
kal-el disse:
Passo pelo Estádio quase todos os dias e não tenho dado pelas ditas máquinas há tempos...

Poderei estar muito equivocado, mas talvez exista algum motivo para essa sensação do tipo as máquinas emitem menos luz, são menos máquinas, trabalham menos horas, etc...
Ja reparei foi que antes tínhamos as ditas maquinas quase por todo o relvado, nos últimos tempos só temos em frente a uma das balizas.
 

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
kal-el disse:
Tanto os topos abertos como a própria cobertura de estádio foram concebidos para garantir a qualidade do relvado sim.

O primeiro relvado do Dragão correu bastante mal, se bem se lembram adiamos a sua estreia oficial por esse motivo e a relva teve de ser toda substituida...

... quando veio o Lopetegui trouxe umas máquinas que faziam a fotossintese durante a noite e durante esse periodo a qualidade do nosso relvado era evidente, a própria drenagem à chuva funcionava muito bem...

... hoje parece que estamos num meio termo, o relvado está com pequenos defeitos... tenho ideia de nunca mais ver as supracitadas máquinas a funcionar durante a noite...

Pessoalmente gosto dos topos abertos mas se existissem melhorias acústicas, o seu fechamente seria um bom investimento até desportivo...
Ainda as vês no fundo do Pós-Match no Porto Canal caso não haja treino para os não utilizados, onde parece que anda o pessoal da manutenção a ver que zonas precisam de atenção mais urgente com as luzes.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Pela TV não vejo nada de errado com nosso relvado,aliás muito elogiado nas transmissões a nível das TVs brasileiras.Para mim é um tapete.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,894
74,765
40
Morais disse:
Pela TV não vejo nada de errado com nosso relvado,aliás muito elogiado nas transmissões a nível das TVs brasileiras.Para mim é um tapete.
Esta época esteve muito longe do nível de outras.
 

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
Tirando problemas estéticos (aquelas manchas) nota-se que há problemas quando chove muito. O relvado fica logo pesadão e em algumas partes a levantar. Vá que acabou por não ter grande impacto (só perdemos dois pontos em casa, e sabemos bem como), mas lembro-me de um ou outro jogo onde jogadores como o Brahimi tentavam cortar, mas não conseguiam ter tracção para deixar o defesa no chão.
 

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,037
13,680
apocalypto disse:
Esta época esteve muito longe do nível de outras.
Completamente, e então o das Antas era um tapete de veludo!
Quando me lembro daquela tromba de água de meia hora antes do jogo do Boavista em que em quase nada afetou o relvado a não ser aquele maldito sitio ao meio que prendeu a bola quando ia isolar nosso jogador, quase tenho a certeza se hoje acontecer era logo poças em muitos sítios do relvado.
 

fcp1893

Tribuna
19 Junho 2013
3,357
990
Drago93 disse:
Nunca percebi o facto do estádio ter os topos abertos, além de no Inverno criar uma corrente de ar do crl, impede que se crie um ambiente ainda mais incrivel....

Algo dentro disto, era o que eu gostava

PS: Que boas recordações tenho deste estádio e desta cidade

acho que o nosso Dragão com os topos envidraçados ficaria muito melhor quer esteticamente quer me termos de acústica e protecção para intempéries 
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,894
74,765
40
fcp1893 disse:
acho que o nosso Dragão com os topos envidraçados ficaria muito melhor quer esteticamente quer me termos de acústica e protecção para intempéries 
Seria algo que deveria estar nas prioridades do presidente.