Estádio do Dragão

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,338
4,461
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Certo.

Mas será que o investimento numa obra tão dispendiosa compensa ganhar mais 10 mil lugares?
Não faz sentido, se tivermos o estádio cheio anos consecutivos com filas de espera para lugares anuais intermináveis, então mais vale fazer outro estádio. A alteração a este, para além de destruir a estética ficaria num preço incomportável, porque o estádio não foi pensado para isso.

njmsantos

Superior
6 Maio 2024
70
237
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Neste momento, não faz sentido investir já numa ampliação. Iria custar dezenas de milhões de euros (engenharia, acessos, segurança, logística) e se depois não houver retorno imediato, vai pesar muito financeiramente.
O mais inteligente é consolidar o modelo atual (encher 100% com marketing, experiências no estádio, captação de sócios)
Melhor ter um estádio cheio e vibrante do que maior mas com falhas de ocupação.

Para manter o estádio cheio no Inverno e sem gastar em grandes obras, o FC Porto poderia investir em aquecimento localizado, mais zonas cobertas, experiências de conforto e alimentação quente, que tornaria ir ao Dragão no Inverno algo muito mais agradável e atrativo para o adepto comum.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,146
777
Neste momento, não faz sentido investir já numa ampliação. Iria custar dezenas de milhões de euros (engenharia, acessos, segurança, logística) e se depois não houver retorno imediato, vai pesar muito financeiramente.
O mais inteligente é consolidar o modelo atual (encher 100% com marketing, experiências no estádio, captação de sócios)

Para manter o estádio cheio no Inverno e sem gastar em grandes obras, o FC Porto poderia investir em aquecimento localizado, mais zonas cobertas, experiências de conforto e alimentação quente, que tornaria ir ao Dragão no Inverno algo muito mais agradável e atrativo para o adepto comum.
100%

Falar numa ampliação significativa do Dragão é sinceramente um excesso de idealismo desalinhado com a realidade atual.

Há tanto por onde melhorar, vamos tentar tornar a experiência melhor para 50.000 em vez de tentar transpor a actual experiência para 65.000.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: onurB e Jaburú

DIP1893

Superior
22 Maio 2025
11
113
Concordo que nao vejo a necessidade para investir milhoes em aumentar capacidade do estadio, so partilhei uma imagem de uma idea do que talvez poderia ser feito se tal fosse mesmo preciso.

Pessoalmente acho que a capacidade de 50.000 esta perfeita para o nosso clube. Prefio um estadio mais intimo, e com estetica/abiente espetacular em vez de mais uma sanita desportiva tipo Alvalades, galinheiros/emirates A estetica interior do Dragao e espetacular e unica no mundo do futebol. Eu "fechava" os topos do estadio com uma estrutura externa de vidro/ETFE que incorporaria o estadio todo por fora e renovava toda a praca e zonas externas ao mesmo tempo. Algo parecido com o exterior do estadio do Tottenham. Isto resolvia muito do problema do vento, frio e chuva... e acustica tambem. Ficavam os "topos" por traz das balizas "abertos" com vista para fora/dentro na mesma mas os adeptos protegidos dos elementos.

1755720010646.png

exterior sample.jpg

Claro que nada de isto vai acontecer porque seria um investimento igualmente pesado e neste caso, sem o potencial retorno financeiro de capacidade aumentada. Isto sao coisas para clubes com bastante folgo financeiro, nao esta na nossa realidade e duvido que algum dia estara.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,768
Certo.

Mas será que o investimento numa obra tão dispendiosa compensa ganhar mais 10 mil lugares?
É assim tão dispendioso tapar as superiores?
Mais do que rebaixar o relvado?

10mil lugares anuais mais uns quantos camarotes, não sei não ...

Tudo também dependerá do que a Ithaka pretende para o nosso estádio em termos de espectáculos ... Rentabilização do espaço ... etc ...

Já sabemos que espectáculos todo o ano necessitávamos de um investimento surreal na mesma ordem de escala do Bernabeu o que não é possível ...

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
22,811
37,355
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Chega novembro, dezembro, janeiro vêm os temporais e fica tudo em casa ao domingo às 20:30 ou à segunda às 20:15 a ver a bola no sofá com a lareira acesa

Ir à bola é muito bonito com o calor. Com chuva e frio é preciso uma boa dose de loucura
Com esses horários ate podes ter cobertura.
Mas a cobertura em dias de temporal nao ajuda nada,estar ali a levar com água durante +120 minutos é tortura.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,768

Eu sou um adepto comum e já fui várias vezes ver jgos do Porto no inverno, com chuva e frio, fazendo 120kms e o que menos me incomodava era o frio e a chuva ...
Era a qualidade de merd@ do futebol que practicávamos ... Com frio e chuva e ver um jogo de merd@ é isso que fode os adeptos ...

Nos 5-0 no Dragão estávamos em Novembro e nem me lembro se estava frio ... sei é que espetámos 5 nos lampiões ...

Agora ver jogos de merd@ numa segunda-feira a noite com chuva e frio ... é ser masoquista ...

Em primeiro lugar temos que voltar ao nosso lugar que é na Champions e assim deixar de jogar as 2ªs feiras ...

E depois quem vem tem que perceber que futebol é mesmo um espectáculo (não é só no Coliseu) e a estrutura tem que fazer com que o espectáculo seja aprazível para ter mais gente no estádio ...

O aumento da lotação é um conversa inútil neste momento ... Nós nem centro de estágios temos e queremos aumentar a lotação ...

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
22,811
37,355
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Antes do aumento de lotação, pensem em renovar o estádio e melhorar as condições gerais.
Depois a prioridade tinha de ser a cobertura.

Qualquer coisa mais que isso, teria de ser bem equacionado se vale o investimento quando pode ser melhor fazer outro estádio.
Mas até essa conversa não tem lógica tão cedo.