Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Ainda ontem se viu o Fábio e o Otávio a combinar muito bem e já querem sentar um deles.

Do meio campo para a frente ontem jogámos com os melhores, na minha opinião. Ter o Taremi a saltar do banco é grande arma para mexer com os jogos.
Eu acho que entre Evanilson e Taremi tem que ir sentando aquele que falhar mais golos/estiver a jogar pior (pelo menos enquanto Fabio Vieira estiver assim).

Contra os lagartos metia os dois para formar o nosso (antigo) 11 de gala. Esses patetas sao agressivos e mais fortes fisicamente. Guardava o Fabio como joker para a segunda parte e tentava amassa-los na primeira com Taremi-Evanilson e o resto da trupe (espero que com Uribe...).

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,632
29,349
Conquistas
1
Também não temos ninguém que nos dê o que o marega dá...a questão é, haverá melhor? Se calhar se jogares com um Gruijc nem te faça tanta falta um uribe, se jogares com um taremi talvez um jogador como o Fábio não faça tanta falta...

Quero com isto dizer que, se não tens jogadores iguais, não jogues da mesma forma, se tirares o melhor dos que tens só precisas de jogar consoante eles se encaixam melhor.

Se o problema é o uribe, aconselho a ir ver o jogo em Milão onde o Gruijc foi o melhor em campo.
Com Grujic não podes perder bolas estupidas quando estás em ataque organizado e subido no terreno

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,908
12,066
Tal como os lovers só vêem mérito exclusivo dele e são acriticos relativamente a qualquer decisão tomada pelo treinador.

Não havia alternativa ao Diaz ter sido o 12 jogador nas duas primeiras épocas, na sombra dos imprescindíveis Corona e Otávio.

Não havia alternativa ao Evanilson ser o quarto avançado na última época, atrás do Marega em final de contrato e do Toni Martinez, acumulando pouco mais de 400 minutos no campeonato.

Não havia alternativa à parca utilização do Fábio Vieira que acumulou uns extraordinários 390 minutos no último campeonato ou do Felipe Anderson com 126 minutos, ele que já leva mais se 2000 com 4 golos e 6 assistências na Lazio.

Como não havia alternativa ao 4222 assente quase exclusivamente nos duelos e no ataque a profundidade.

Como não havia alternativa a jogar com jogadores a acabar o contrato.

Como não havia alternativa a rodar pouco o plantel e insistir nos mesmos até rebentarem, porque o plantel não tinha qualidade.

Tudo isto foram críticas feitas a dado momento e que, na generalidade, ao dia de hoje, se encontram resolvidas.

Os lovers dirão que não havia alternativa quando as críticas foram feitas e que só agora existiram condições para isso pelo que o treinador, como sempre, estava certo e quem criticou era um hater ou um troll...

Eu acho que falta muito sentido crítico a esses lovers. É possível apontar qualidades reconhecendo defeitos. É possível identificar méritos sem esconder os erros. É possível ser-se bom mas não perfeito ou inatacável.

Termino aconselhando-te a revisitar uma discussão que houve no último defeso no tópico do Al Musrati. No último defeso, não foi há dois ou três anos atrás. Sobre o plantel e as necessidades para esta época.

Discutia-se o que, segundo os jornais, eram as exigências do SC para elevar a qualidade do plantel, visando sobretudo melhorar as segundas linhas para poder fazer uma gestão mais efetiva após um ano em que tinha havido uma enorme sobrecarga dos principais jogadores.

Numa altura em que muita gente alinhava na tese que o plantel não prestava e não tinha alternativas aos titulares, alguns defendiam era um melhor aproveitamento dessas segundas linhas em vez da contratação de jogadores para os substituir. Nessa segunda linha (jogadores que não faziam parte do 11 mais utilizado e que, em muitos casos, tinham tido uma utilização quase residual) eu identifiquei na altura:

Evanilson, Grujic, Diogo Leite, Diaz, Toni Martinez, Fábio Vieira, Xico Conceição, Diogo Costa, João Mário...

Eu sou muitíssimo menos crítico este ano porque nos vejo, finalmente, a seguir no bom caminho. Não só temos apresentado resultados, como praticamos um futebol muito mais agradável e, last but not least, com um modelo muito mais sustentável financeiramente (mais aposta na qualidade e na juventude, mais ativos valorizaveis, menos contratos a acabar, menos salários desproporcionados no banco ou na bancada, mais utilização dos recursos disponíveis).

Esperemos que seja para continuar!
Totalmente de acordo.

E os jovens têm grande fatia do sucesso desta época.

Nem todos pegam mas a verdade é que a reviravolta no nosso futebol, mudança drástica face aos últimos anos, se deve da aposta na formação.

E relativamente a Fábio Vieira, finalmente SC o colocou a jogar no seu lugar. Coisa que nao acontecia na época passada.

Última edição:

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,561
5,764
O Fábio, em condições normais, só pode jogar atrás do avançado
Se o adversário estiver na toca com 10, até a 8 joga se for preciso mas isso raramente acontece

Entre Liga Europa(espero uma participação de qualidade) e campeonato há espaço para rodar Taremi e Fábio
Vamos ter semanas de jogo quinta, domingo e quinta; vai ser preciso rodar a equipa seja no 11 inicial, seja com as 5 substituições
Muitos jogos para ir rodando e é preciso olhar também para o momento.

O Taremi estava a atravessar uma fase menos boa, acho que o Fábio apareceu no 11 com naturalidade (pois além de ter qualidade, estava a mexer com o jogo sempre que entrava). Neste momento é um crime tirar o Fábio do onze, não só pelo que tem jogado, como pelo que tem criado, mas não quer dizer que daqui a um mês não baixe de forma. Ou até o próprio Evanilson e joga o Taremi no lugar dele.

Fossem todos os nossos problemas como este.

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Eu acho que falta muito sentido crítico a esses lovers. É possível apontar qualidades reconhecendo defeitos. É possível identificar méritos sem esconder os erros. É possível ser-se bom mas não perfeito ou inatacável.
Nao podia concordar mais com esta frase..

E regra geral é o que tenho visto até.

Como diria o Serrao... DIGA-ME UM "lover" que nao seja capaz de lhe apontar algum defeito ou que nunca lhe tenha feito criticas. DIGA UM.

Mas ha outra frase que tambem se pode usar e que tambem é bonita..

"é possivel apontar defeitos reconhecendo qualidades... é possivel identificar erros sem esconder méritos..."

Independentemente das opinioes de cada um, ha algo que salta à vista... os "lovers" conseguem bem mais facilmente apontar algo ao Conceiçao do que os "haters" conseguem elogia-lo.

Mas acho que no teu caso é mesmo defeito... alias das a entender isso no penultimo paragrafo... "este ano tenho criticado menos...".
Nao pode ser criticar/elogiar. Tem que ser criticar/criticar menos. Sendo que criticar menos é uma especie de timido elogio I guess.

marx

Arquibancada
20 Julho 2021
142
205
Essas pessoas continuam aqui. Os jogadores evoluem, melhoram....nao me digas que tens a opiniao da sofia oliveira, o fabio ja nasceu ensinado e devia entrar no onze do porto com um dia de vida.
A minha opinião é a de que o Fábio já tinha qualidade para ser indiscutível há muito, provando-o nos poucos minutos que ia tendo, nomeadamente na Champions da época passada não sei se te lembras ou se viste sequer.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,034
21,041
Vila Nova de Gaia, 1975
Nao podia concordar mais com esta frase..

E regra geral é o que tenho visto até.

Como diria o Serrao... DIGA-ME UM "lover" que nao seja capaz de lhe apontar algum defeito ou que nunca lhe tenha feito criticas. DIGA UM.

Mas ha outra frase que tambem se pode usar e que tambem é bonita..

"é possivel apontar defeitos reconhecendo qualidades... é possivel identificar erros sem esconder méritos..."

Independentemente das opinioes de cada um, ha algo que salta à vista... os "lovers" conseguem bem mais facilmente apontar algo ao Conceiçao do que os "haters" conseguem elogia-lo.

Mas acho que no teu caso é mesmo defeito... alias das a entender isso no penultimo paragrafo... "este ano tenho criticado menos...".
Nao pode ser criticar/elogiar. Tem que ser criticar/criticar menos. Sendo que criticar menos é uma especie de timido elogio I guess.
Depois da tua primeira resposta ter tido fraca recetividade na comunidade, lá tentaste vir outra vez à carga.

O criticar menos é apenas isso, uma referência quantitativa às críticas. Não mete os elogios na equação. Mas assim, pelo menos, ficas satisfeito. Conseguiste responder fugindo ao assunto em discussão. 👍

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O que os adeptos devem compreender é que um profissional competente não ganha sempre. Um treinador com qualidade não vence todos os campeonatos e troféus, não acerta em todas as decisões que toma, não apresenta sempre desempenhos de alto nível. O mesmo vale para qualquer outro profissional. Ou será que nós, nos nossos trabalhos, apresentamos sempre o mesmo tipo de desempenho? Os bons treinadores acertam mais do que falham e tendem a aproximar as equipas que treinam dos objectivos estabelecidos, mesmo que nem sempre os atinjam. Mas para alcançá-los, é necessário estar-se perto. No caso do futebol, ser-se competitivo e disputar campeonatos até às últimas jornadas, taças até às últimas eliminatórias. Não é pouco, nem significa pouca ambição, pois os tempos em que o Porto ganhava sempre pertencem ao passado. Conceição mostrou-se o treinador certo para este período e, considerando o momento actual, mantém em aberto a possibilidade de ser o treinador certo para o futuro próximo. É isto o que os adeptos devem ter em mente, de forma realista e desapaixonada.

E por muito avessos às opções do técnico, por mais críticos que sejam e erros que apontem, devem igualmente compreender que o sucesso que se obteve até ao ponto presente foi conseguido com os Maregas e companhia. SC ganhou e perdeu com as suas ideias. Portanto não se diga que o treinador estava errado ao contemplarmos o passado. Errou e acertou, conseguindo mais que os antecessores. Conseguindo, de modo geral, um trabalho positivo. Pois mesmo quando se perdeu, esteve-se perto em alguns momentos. Veremos como termina esta época. Por agora, podemos admirar o futebol mais atractivo e observar a capacidade do treinador em montar e gerir a equipa. E se Fábio Vieira está a jogar, foi porque o próprio jogador compreendeu que tinha de introduzir qualquer coisa nova no seu jogo. Caso contrário, se o seu comportamento em campo não fosse do agrado de SC, julgo que ninguém duvida por um instante que Fábio Vieira regressaria de imediato ao banco (independentemente do lugar ocupado em campo). E bem. O futebol que se joga hoje em dia é este, o da intensidade, pressão constante, com uma fortíssima dimensão física, em que todos têm de contribuir. Um treinador não pode montar onze equipas distintas em função de cada um dos onze jogadores titulares. Arma uma equipa funcional, em os jogadores têm de desempenhar as funções atribuídas. A uns será mais fácil interpretar o modelo, outros terão mais dificuldades, alguns terão de fazer algumas alterações à sua forma de jogar... mas é a vida, é assim que funciona. Quanto mais depressa os jogadores se aperceberem disso, melhor. Fábio Vieira tem talento suficiente para ter uma boa carreira, uma óptima carreira até, está nas suas mãos fazer acompanhar o talento de muito trabalho. Está muito bem, que continue a jogar assim.

Última edição:

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,512
18,676
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
E não é isso que irá acontecer? O Fábio volta a ser titular este fim de semana. E com isso vão 3 jogos consecutivos a titular. E acredito que a reentrada do João Mário só irá ajudar à sua fixação.

Não sei. Provavelmente, estando o Vieira a jogar como está, mantinha o Taremi no banco. Mas é uma boa dor de cabeça. Gostava era que houvesse esta dor de cabeça mas na defesa.

jabbcv

Tribuna Presidencial
21 Abril 2015
6,860
4,212
55
Marco de Canaveses
Tal como o Baró não é muito corpulento, mas tem qualidade e classe de sobra em relação à
concorrência.
Só precisa de jogar com regularidade para ganhar consistência.

• Like
Reações: Porto

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,190
11,140
Correção: esta época está a ter a oportunidade de mostrar (que se calhar até tinha).
Ou se calhar tem oportunidade de mostrar porque ganhou a capacidade. Acho que já não dá para duvidar da capacidade do SC aproveitar estes jogadores.

• Like
Reações: Dias_21

Diego_FCP

Tribuna
13 Junho 2018
2,546
2,700
A maneira requintada, esquerdino, de estatura baixa com capacidade de decidir ao milímetro no último terço do campo, faz me lembrar o Bernardo Silva.

Qualidade