Não foram 40, foram cerca de 10.Miguel Alexandre disse:Somar isto e sai 40 milhões para fechar o pagamento do estádio é para mim absolutamente espantoso.
Não foram 40, foram cerca de 10.Miguel Alexandre disse:Somar isto e sai 40 milhões para fechar o pagamento do estádio é para mim absolutamente espantoso.
40 milhões é a totalidade do empréstimo dado em 2003.Miguel Alexandre disse:Confesso que li a noticia com estupefacção e que contribuiu para a minha noção de que "nao faço puto de ideia de como vivem os clubes Portugueses".
Só sei isto:
. Que apresentámos prejuizos record
. Que nao fizémos mais-valias relevantes nem no Verão nem em Janeiro
. Que nao foram oficializadas mais-valias de transferencias para o final da época
Somar isto e sai 40 milhões para fechar o pagamento do estádio é para mim absolutamente espantoso.
Encaro esta noticia como uma muito boa noticia, é nosso, pago por nós o que só mostra o quanto as benesses gordas nao sao para nós estao reservadas para a capital do regime.
Perante o pouco que conheço da realidade financeira do clube e da quantidade de negocios que nao têm explicação nos ultimos anos questiono seriamente se nao ha angulo que nao saibamos...o naming do estádio seria uma razao?
Nao tenho bases para saber.
Fico-me por ficar muito satisfeito, a eventualidade de amanhã vir a saber que a amortização total da divida com o estadio traz outras intenções, tambem não é para mim igual a ser negativo, no mundo dos negocios é preciso ter agilidade, sabedoria e previsão se estivermos a fazer uma movimentação para tirarmos vantagens, melhor.
A unica coisa que nao quero nem imaginar é isto redundar em algo que prejudique o clube, isso nao pode de forma nenhuma ser.
A dívida era do clube e não da SAD, certo?...juliolopes disse:Esta operação só será contabilizada no relatório do 3ª trimestre (caso tenham coragem de o publicar, algo que não fizeram com o do 1ª trimestre, que pela primeira vez não publicaram) e só ai se poderá entender se foi boa esta amortização e como foi feita.
No RC veremos se o passivo total e financeiro aumentou ou não. Se diminuiu, está de parabéns a SAD, se aumentou então foi apenas uma manobra de propaganda, em que o clube paga um empréstimo recorrendo a outro ou contraindo uma divida ainda maior, o espécie de Rollover da divida.
Eu tenho as minhas suspeitas, até porque dinheiro não nasce em arvores, mas até lá resta aguardar pelo RC.
O empréstimo de 40M contraído em julho de 2003, junto de um sindicato bancário(BPI era o banco lider), com data de vencimento em Setembro de 2018, faz parte das contas da SAD. Por essa razão faz parte do RC da SAD e fazia parte da rubrica "empréstimos bancários" do passivo da SAD.hawkeyes disse:A dívida era do clube e não da SAD, certo?...
Herrera por mais de 20M?? a eterna promessa..rolling disse:Relativamente ao atingir as vendas do orçamento, em tempos fiz este post:
"Um breve exercício
Emprestados:
Martins Indi 10M
Aboubakar 10M
Marega 5M (a continuar ao ritmo que está até pode sair pelo dobro em Janeiro)
Equipa A
Layun 15M
Danilo 35M
Herrera 30M
Adrian Lopez - 1M
Brahimi 20M
Total: 126M
Sendo assim podem tirar 11M onde quiserem e atinge-se os números na mesma (como fui tão criticado pelos valores de danilo e herrera podem tirar aí... acho que os outros valores não há muita margem para baixar)"
Entretanto algumas coisas mudaram. Agora já ninguém acredita em menos de 40M pelo Danilo e nem eu acredito nos 30M pelo Herrera. O Brahimi já se volta a acreditar que os 20M se conseguirão sem grande dificuldade, e há mais alguns novos milhões prováveis (e garantidos) em excedentários e vou rever alguns valores em baixa. Assim:
Já vendidos:
Evandro 2,5M
Varela 0,5M
Emprestados:
Martins Indi 8 M (há quem diga que a clausula é de 8M porque 2M já foram pagos pelo empréstimo)
Aboubakar 10M
Marega 3M (depende do acordo que se tenha feito com o Guimarães,; abrandou no numero de golos o que lhe retira publicidade e valor)
Reyes 5M (julgo que a clausula é mais alta mas o contrato também julgo que acaba na época seguinte; pegou de estaca no Espanhol pelo que se deverá conseguir vender com facilidade o titular do actual 9º classificado da La Liga)
Abdoulaye 3M (fala-se em clausula deste valor obrigatória)
Ricardo 15M (titular do actual 2º classificado da ligue 1 e aparentemente tem sido importante; tinha-o colocado como ficando no plantel mas começa a parecer improvável que regresse se houverem boas propostas)
Adrian Lopez - 1M
Equipa A
Layun 8 M (retiro 7M, não sendo titular fica complicado conseguir um bom valor)
Danilo 40M (aumento 5M mas julgo que se sair é por mais qualquer coisa)
Herrera 20M (retiro 10M)
Brahimi 20M (julgo que sairá por mais)
André Silva 45M (julgo que sairá por mais)
Total: 181M; ou seja, podem tirar 66M onde quiserem e ainda assim atinge-se o orçamento.
Sinceramente o que acho que irá acontecer é que alguns destes jogadores não saem antes de Julho (embora provavelmente saiam antes de Setembro). Nomeadamente Danilo, Layun, Brahimi, Herrera, Ricardo e Marega sairão quase todos mas alguns deles entram no exercício seguinte.
ps: as vendas de emprestados com cláusula é quase certo que entram neste orçamento já que habitualmente as clausulas têm uma data algures em Maio ou Junho
A frase do fim da lista diz tudo: há folga para tirar valor a qualquer dos jogadores da lista (e para tirar jogadores da lista) e mesmo assim cumprir o orçamentado.. De qualquer modo não está na lista mais de 20M mas sim 20M. A verdade é que só nas vendas já efectuadas e nos emprestados incluídos na lista é possível fazer próximo de 50M (48M na lista). Ficando a faltar 65M do plantel. Entre Layun, Brahimi e Herrera é possível aproximar de mais 50 (48M na lista).Filipe01 disse:Herrera por mais de 20M?? a eterna promessa..
Os valores que coloquei foi por 100%, que é o que está orçamentado (os tais 115,7M). Claro que depois há as percentagens. O Quintero não me parece vendável, é dinheiro morto. Não só não oferecem 3M por ele, como ele provavelmente recusaria ir para lá jogar por um qualquer motivo.MISTICAPORTISTA disse:Vou falar de numeros mais realistas...
Aboubakar 4 milhoes(só temos 40%)
Reyes 2 milhoes(só temos 47,5%)
Layun 7 milhoes
Herrera 14 milhoes(temos 80%)
Indi 10 milhoes
Ricardo Pereira 16 milhoes
Marega 4 milhoes(Temos 75%)
Quintero 3 milhoes de eur
Adrian 2,5 milhoes(60%)
Há depois outra fila interminavel de emprestados que podem ou não render algum dinheiro sendo os mais famosos:
Lichnovsky
Andrés Fernandez
Bueno
Não tinha percebido que era sobre 100%.rolling disse:Os valores que coloquei foi por 100%, que é o que está orçamentado (os tais 115,7M). Claro que depois há as percentagens. O Quintero não me parece vendável, é dinheiro morto. Não só não oferecem 3M por ele, como ele provavelmente recusaria ir para lá jogar por um qualquer motivo.
Lichnovski, Fernandez e Bueno a menos que mude muita coisa também dificilmente serão vendáveis.
Se formos bem a ver no global puseste valores superiores aos que eu coloquei (aumentaste 1M no Ricardo, 2,3M no Marega, 3M no Adrian e 3M no Quintero e retiraste apenas 1M no Layun e 2,5M no Herrera)![]()
Mais caro ou mais barato, as vendas serão sempre possíveis.rolling disse:A frase do fim da lista diz tudo: há folga para tirar valor a qualquer dos jogadores da lista (e para tirar jogadores da lista) e mesmo assim cumprir o orçamentado.. De qualquer modo não está na lista mais de 20M mas sim 20M. A verdade é que só nas vendas já efectuadas e nos emprestados incluídos na lista é possível fazer próximo de 50M (48M na lista). Ficando a faltar 65M do plantel. Entre Layun, Brahimi e Herrera é possível aproximar de mais 50 (48M na lista).
Depois é provável que se venda André Silva ou Danilo. A minha aposta ia para André Silva. Calhando ao Atletico o André sairia por valores acima dos 45M a que o coloquei na lista (42M dos quais seriam milhões da treta que permitiriam ajudar a contornar o fair play financeiro no curto prazo, ao incluir-se Oliver e Jota por pseudo 42M, pelo que se teria que inflacionar o preço acima dos pseudo 50M para dar os tais 45M reais).
Na prática é possível ultrapassar de longe o orçamentado e apenas vender 1 titular indiscutível (embora o Brahimi se continuar como tem jogado também será titular indiscutível, mas se ele continuar bem também acaba por sair por mais do que os 20M).
Não me parece fazer sentido que no orçamento prevejam o valor das vendas para 100% dos passes em vez da percentagem que detemos...rolling disse:Os valores que coloquei foi por 100%, que é o que está orçamentado (os tais 115,7M). Claro que depois há as percentagens. O Quintero não me parece vendável, é dinheiro morto. Não só não oferecem 3M por ele, como ele provavelmente recusaria ir para lá jogar por um qualquer motivo.
Lichnovski, Fernandez e Bueno a menos que mude muita coisa também dificilmente serão vendáveis.
Se formos bem a ver no global puseste valores superiores aos que eu coloquei (aumentaste 1M no Ricardo, 2,3M no Marega, 3M no Adrian e 3M no Quintero e retiraste apenas 1M no Layun e 2,5M no Herrera)![]()
Como é que o estádio era do clube e o empréstimo da SAD? Só se estivermos a falar da metade que passou para a SAD. Ainda assim, nao me parece que tenham passado também metade das obrigações.juliolopes disse:O empréstimo de 40M contraído em julho de 2003, junto de um sindicato bancário(BPI era o banco lider), com data de vencimento em Setembro de 2018, faz parte das contas da SAD. Por essa razão faz parte do RC da SAD e fazia parte da rubrica "empréstimos bancários" do passivo da SAD.
É consultável no RC, pagina 83.
O estádio e o empréstimo eram da Euroantas, que era detida 100% pelo clube, há cerca de 2 anos 47% da euroantas passou a ser detida pela SAD, logo obviamente todos os activos e passivos(onde se encontra o empréstimo de 40M obtido em 2003 e que foi agora totalmente amortizado) passaram para o perimetro de consolidação da SAD e a ser contabilizados no RC de Contas consolidado da SAD.hawkeyes disse:Como é que o estádio era do clube e o empréstimo da SAD? Só se estivermos a falar da metade que passou para a SAD. Ainda assim, nao me parece que tenham passado também metade das obrigações.
Não estarás a pensar no RC consolidado?...
faz sentido se também orçamentares os custos com as vendas (leia-se custos com comissões e percentagens de terceiros), o que é o casohawkeyes disse:Não me parece fazer sentido que no orçamento prevejam o valor das vendas para 100% dos passes em vez da percentagem que detemos...
Se venderes da equipa A, o Layun, o Herrera e o Brahimi neste momento não vendes nenhum titular absoluto. Vender apenas 1 verdadeiro titular até é pouco para o nosso habitual.. Na primeira parte da época o Brahimi não calçou, o Herrera esteve também uns tempos de fora na nossa melhor fase (e poucos acham que ele mereça ser titular), e o Layun perdeu o lugar para o Maxi (e mesmo vendendo-se o Ricardo, sobram o Victor Garcia e mais tarde o Dalot)... Dificilmente se podem considerar titulares difíceis de substituir. Infelizmente será preciso vender um titular, mas o habitual todos os anos até tem sido 2 a 3 titulares..Filipe01 disse:Mais caro ou mais barato, as vendas serão sempre possíveis.
A pergunta que importa é: com que equipa ficamos?
Tens a certeza que é assim que está no orçamento?rolling disse:faz sentido se também orçamentares os custos com as vendas (leia-se custos com comissões e percentagens de terceiros), o que é o caso
Se estás a falar em termos consolidados, tudo bem. Agora, isso não é perceptível ou mesmo inteligível pela generalidade dos foristas...juliolopes disse:O estádio e o empréstimo eram da Euroantas, que era detida 100% pelo clube, há cerca de 2 anos 47% da euroantas passou a ser detida pela SAD, logo obviamente todos os activos e passivos(onde se encontra o empréstimo de 40M obtido em 2003 e que foi agora totalmente amortizado) passaram para o perimetro de consolidação da SAD e a ser contabilizados no RC de Contas consolidado da SAD.
Quando referi RC, é obviamente o Consolidado, esse é que é importante e onde está registado a Euroantas que é proprietária do estádio. RC Consolidado juntamente com o do clube representam o "universo" Porto.
O RC contas da SAD é publico, está no site do clube.
Penso que mais importante do que eu acho é o que o presidente acha e sente.amarques disse:Meu Caro,
Como já sabes, nunca peço para dizeres mais do que aquilo que podes.
Neste caso do Presidente e quanto a essa sua intenção de ficar, achas que ele ainda poderá voltar a ser parte da solução, ou já será tarde e devido a problemas de saúde (ou outros), pode ser um travão à nossa recuperação?
Achas que ainda está com força, motivação, capacidade para saber reunir bons colaboradores e mexer-se nos novos meandros do futebol (onde tudo é diferente dos 80's e 90's?
Abraço