Fernando Pavão (1947 - 1973)

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,995
Gaia
Eu vi esse jogo, vi o seu ultimo passe em direçao ao Oliveira, vi a sua ultima cabeçada quase do meio campo para a frente. Lembr me de tudo como se fosse hoje.

A entrada do Viera Nunes, que marcou um golo, dos 2-0 ao setubal que tinha a jogar o Octavio e a treinar o Pedroto.

Regressei no 78, ia muita gente a chorar e uma tristeza de morte embora nao houvesse a certeza ainda e foi muita gente ao hospital
 
H

hast

Guest
Pavão disputou 229 jogos e marcou 25 golos, em oito épocas e meia, ao serviço do FC Porto.

Estreou-se com o Sp. Braga, nas Antas (0-0), a 3 de Outubro de 1965, à 4ª jornada. No que toca a golos, uma pequena curiosidade, tendo o Beira Mar como factor comum: foi aos aveirenses que Pavão marcou o 1º golo enquanto jogador portista (1965/66 - 26ª Jorn.), e seria também ao Beira Mar que marcaria o seu derradeiro golo (1973/74 - 6ª Jorn.).
 
M

Mike_Walsh

Guest
Diz o meu pai que eu estive nesse jogo com ele. Não faço a mínima ideia, era demasiado novo para lembrar-me.
Foi trágico!
Curioso o destaque no Faro de Vigo.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,260
13,248
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Nunca é demais relembrar, vem hoje nos Dragões Diário. Eu estive lá e ainda sei o local exato onde ele caiu para sempre e tinha 20 anos e já passaram 42 anos...

Minuto 13 da jornada 13 e Pavão cai inanimado no chão. Estávamos a 16 de Dezembro de 1973 e o maior ídolo de então ainda é transportado para o Hospital de São João, mas o óbito é declarado ainda antes do final do jogo com o Vitória de Setúbal. Com apenas 26 anos Fernando Pascoal das Neves morre com a camisola do FC Porto vestida e está sepultado no mausoléu do FC Porto no cemitério de Agramonte.
 
  • Like
Reações: COTADRAGÃO

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Ainda há pouco tempo estive com o seu irmão e com o Zé Mário (nosso fisioterapeuta), num congresso sobre cancro.

Aquando do discurso, o seu irmão não perdeu tempo a fazer-lhe referência e ao dia da sua fatídica morte. Até lhe vieram as lágrimas aos olhos. Ouviu-se um grande aplauso na sala.

Foram palavras que me emocionaram, apesar de ainda ser novo e não o ter visto jogar, mas já tive oportunidade de ler sobre ele.

Tenho sempre muito orgulho nestes jogadores mais antigos, porque foi com o seu suor, sangue e lágrimas que se ergueu o hegemónico Futebol Clube do Porto. Muito devemos a estes homens que sempre deram tudo pelo nosso clube, numa altura em que os prémios de jogo eram latas de tinta.

Descansa em paz grande Pavão.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,995
Gaia
Devenish disse:
Nunca é demais relembrar, vem hoje nos Dragões Diário. Eu estive lá e ainda sei o local exato onde ele caiu para sempre e tinha 20 anos e já passaram 42 anos...

Minuto 13 da jornada 13 e Pavão cai inanimado no chão. Estávamos a 16 de Dezembro de 1973 e o maior ídolo de então ainda é transportado para o Hospital de São João, mas o óbito é declarado ainda antes do final do jogo com o Vitória de Setúbal. Com apenas 26 anos Fernando Pascoal das Neves morre com a camisola do FC Porto vestida e está sepultado no mausoléu do FC Porto no cemitério de Agramonte.
----------------------------

Também estive lá tinha 11 anos e vi o ultimo passe para o Oliveira. Lembro que foi substituído pelo Vieira Nunes e do outro lado o Setubal era treinado pelo Pedroto e o Otávio era o medio sadino que no ano a seguir veio para o Porto. Apesar de ser muito miudo, não haver redes sociais nem net, o ambiente no Estadio passou da incerteza para o funebre. Vi muito adulto a chorar no autocarro 78.
 

jga82

Superior
28 Março 2019
44
16
Dos melhores da sua época, foi difícil ser jogador FCP, onde os jogadores na sua maioria eram razoáveis.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,995
Gaia
Eu vi esse jogo, vi o seu ultimo passe em direçao ao Oliveira, vi a sua ultima cabeçada quase do meio campo para a frente. Lembr me de tudo como se fosse hoje.

A entrada do Viera Nunes, que marcou um golo, dos 2-0 ao setubal que tinha a jogar o Octavio e a treinar o Pedroto.

Regressei no 78, ia muita gente a chorar e uma tristeza de morte embora nao houvesse a certeza ainda e foi muita gente ao hospital
Recordo este post que fiz há 12 anos a recordar Pavão no dia mais triste nas Antas, tinha 12 anos, fui e vim sozinho de Gaia para as Antas e fazia isso desde os 9 anos. Como não amar o FC do Porto.

 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,630
3,470
Invicta
Faz hoje 50 anos que esta lenda faleceu em campo, nas Antas frente ao Vitória FC.

Fernando Pascoal Neves, natural de Chaves e júnior pelo GD Chaves chegou também a jogar pela formação do Porto. Como profissional jogou 9 épocas, todas pelo Porto.

Tenho 34 anos logo nunca o vi jogar, obviamente. O meu avô materno chorou a morte dele há 50 anos atrás. Jogou numa altura difícil para o Porto e infelizmente só venceu uma Taça de Portugal.
 
Última edição:
grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,995
Gaia
A falar sobre Pavão ainda me correm as lágrimas. O primeiro poster que tive no meu quarto, antes dos Pink Floyd, Stones, Genesis ou Beatles, antes de Gomes, Oliveira e Cubillas, esse poster dizia, Fernando Pascoal Neves (Pavão). Pavão era apelido por ser bonitão e vaidoso e deslizar no relvado com os braços armados.
Com 20 anos foi internacional, o que nos anos 60 quebrar a hegemonia lisboeta era obra da sua personaliade forte.
Quando vinha no 78 que apanhei na Praça Velasquez no regresso a casa o silencio era de morte e muita gente já chorava.
O seu funeral na cidade só foi comparavel ao de Pedroto.
Sabia e voltaram a falar hoje que contribui com o seu dinheiro para a vinda do Cubillas ( o meu pai também deu forte contributo porque só assim o Cubillas chegou com os sócios a pagar), o que mostra como ele queria que o Porto ganhasse o campeonato. Morreu no mês anterior à chegada do Cubillas.

Já viram que sonho era termos Rodolfo, Pavão, Gomes, Cubillas, Oliveira e Gomes.
 
Última edição: