Futebol Brasileiro

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
7,076
8,335
Levar o Neymar é o mais fácil

Há uma baixa probabilidade de serem campeões do mundo
Por isso mais vale ser eliminado com o Neymar nos 26 do que sem ele
Continua a ser o jogador mais diferenciado de todos os disponíveis. Isto não é 2002 em que Scolari deixa Romário de fora, tendo Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo.

A Mística Eterna

Arquibancada
24 Abril 2026
118
236
No futebol atual ter um jogador a menos no processo defensivo é um enorme handicap. Sobretudo a este nível onde cada detalhe conta.

Acho que vai estar nos 26, mas não me acredito que vá ser titular. Se fosse um selecionador brasileiro, era Neymar e mais 10. Com Ancelotti é outra música.

Convém também baixar as expetativas em relação a Portugal. Se formos com o Ronaldo no meio a partir dos oitavos, vimos cedinho para casa.

Stringer Bell

Superior
9 Maio 2016
47
249
Indo contra a corrente e puxando a veia Santista:
- em condições normais o Neymar não tem preparação física para ser convocado. Se já tem sido um suplício em muitos jogos aguentar os 90min no Brasileirão, dificilmente conseguiria aguentar uma partida com a intensidade do Mundial, especialmente nas fases a eliminar.
- dito isto, e acho que indo um pouco ao encontro do que o Quaresma disse há umas semanas, por mais fisicamente "coxo" que esteja, tem ainda pormenores geniais, onde consegue ver (e executar) coisas que poucos na seleção veem.
- É um jogador que ainda consegue receber a bola como poucos, e aproveitar algum overlap dos colegas ou alguém a chegar no 2o poste e colocar a bola onde tem que ser colocada.
- ou seja, num leque de 26 convocados, acho que faz mais sentido levar um jogador "diferenciado" como o Neymar, do que mais um extremo para 5a ou 6a opção. Se ele não for competente ou se se mostrar insuficiente, não joga.
- em termos de marketing para a Seleção seria evidentemente positivo, mas até ponho de parte essa vertente para realçar mesmo o plano desportivo.

Dito isto, não faço ideia se será convocado, mas acho que é uma decisão relativamente racional do Ancelotti levá-lo.