Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679
Contas da FC Porto, Sad Consolidada

Final época 2024/25

30 Junho 2025

Ativo: 508,745 M

Plantel: 118,873 M

Clientes: 89,869 M

Passivo: 519,203 M

EO: 229,505 M
Factoring: 42,997 M

Fornecedores: 139,812 M

Capital Próprio: - 10,458 M

Fundo de Maneio: - 31,216 M

Ativo Corrente: 153,014 M
Passivo Corrente: 184,23 M

Final época 2023/24

30 Junho 2024

Ativo: 407,113 M

Plantel: 102,765 M

Clientes: 49,831 M

Passivo: 520,875 M

EO: 104,402 M
Factoring: 126,638 M
Papel Comercial: 11,227 M
E. Bancários: 1,629 M

Fornecedores: 140,861 M

Capital Próprio: - 113,761 M

Fundo de Maneio: - 243,268 M

Ativo Corrente: 58,537 M
Passivo Corrente: 301,805 M
Temos balanços previsionais por período e evolução do FM, e se sim, quais os pressupostos utilizados para tal?

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679
Quem herdou aquelas ações que PdC andava a comprar semanalmente é que esfrega agora as mãos.
Creio que entre herdeiros de PdC ou de Joaquim Oliveira, algum deles estará a inflacionar deliberadamente para movimentar algo.

Esta subida tem demasiada especulação associada.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,442
1,382
Lucros de 39M, mas inclui o negócio da ithaka (65M por 30% da exploração do estádio). Recebemos agora esse dinheiro, mas todos os anos abdicamos de 30% das receitas da exploração do estádio. Ou seja, não é mais do que uma antecipação de receitas. Isto é algo que nos deve manter bastante cautelosos com o estado das nossa finanças. Sem esse dinheiro, que repito, é uma antecipação excecional de receita, teríamos prejuízo de 26M. Por aqui depreende-se que, mesmo com o lucro brutal no mercado de transferências (100M), sem a Ithaka (65M), precisamos de 26M extra - provavelmente vindos da Champions League. No último ano em que estivemos na Champions recebemos 65M por isso, o ano passado com Europa League e Mundial de Clubes ~33M. 32M de diferença portanto. Ou seja, para termos um lucro de 6M precisamos de receitas de 65M na champions + um lucro de 100M no mercado de transferências?

Devo estar certamente a esquecer-me de alguma coisa, porque parecem-me valores insustentáveis.
Estás a esquecer-te que não vamos investir mais de 90M no plantel todos os anos. E estás a esquecer-te que desses mais de 90M investidos ninguém detém 50% do passe à la Brahimi e que quando vendermos um Froholdt (espero que seja num futuro distante) vamos receber mais lucro e "sem osso", isto é, sem comissões a chulos. Gostava de ser mais educado mas é o que esses agentes do futebol são.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,652
19,726
Deve ter sido quando a SAD foi criada ou perto disso
Eu tinha muitas que comprei entre 0.8 e 1.2 e infelizmente meus amigos "tou fora"
sou portista mas ha limites. guardo 100 accoes simbolicamente
O lucro já te dava para comprar um lugar anual e com o resto ainda pagavas um ano de quotas.

Última edição:

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,858
8,935
Temos balanços previsionais por período e evolução do FM, e se sim, quais os pressupostos utilizados para tal?

O Fundo de Maneio é a diferença entre o Ativo Corrente e o Passivo Corrente, ou seja, a diferença entre o que tens para pagar as tuas despesas e o que tens a receber no curto prazo, até 1 ano.

Os - 31, 216M a 30 de Junho de 2025 são de longe o melhor valor desde 2015.

Representam um Ativo Corrente a cobrir 83,1% do Passivo Corrente.

De 2019 em diante o FM tem estado sempre acima dos 100M negativos, com os 243,3M de máximo em 2023/24.

Como disse atrás, saímos do afogamento em alto mar, para terra à vista e sabendo nadar.

Mas para nos mantermos nesta estabilidade e ainda melhorá-la um pouco mais, é preciso continuar com uma gestão séria, competente, de boa fé, não entrar em delírios, trabalhar desportivamente para participarmos regularmente na Champions, formar jogadores, etc.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,540
9,679

O Fundo de Maneio é a diferença entre o Ativo Corrente e o Passivo Corrente, ou seja, a diferença entre o que tens para pagar as tuas despesas e o que tens a receber no curto prazo, até 1 ano.

Os - 31, 216M a 30 de Junho de 2025 são de longe o melhor valor desde 2015.

Representam um Ativo Corrente a cobrir 83,1% do Passivo Corrente.

De 2019 em diante o FM tem estado sempre acima dos 100M negativos, com os 243,3M de máximo em 2023/24.

Como disse atrás, saímos do afogamento em alto mar, para terra à vista e sabendo nadar.

Mas para nos mantermos nesta estabilidade e ainda melhorá-la um pouco mais, é preciso continuar com uma gestão séria, competente, de boa fé, não entrar em delírios, trabalhar desportivamente para participarmos regularmente na Champions, formar jogadores, etc.
Perguntei no sentido de perceber como está a médio prazo, por período. Ou seja, qual é défice operacional estimado por período e quais os pressupostos utilizados para esse cálculo. Não abri o R&C, não sei se divulgamos alguma informação útil para isso.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,858
8,935
Qual foi a ultima vez acima dos 3 euros?

De memória, no período da Taça UEFA e da Champions estavam na casa dos 2€/3€...

Por volta de 2008, nos 1,50€...

Por volta de 2011, abaixo de 1€...

Por volta de 2012, abaixo de 0,50€...

Por volta de meados de 2021 em diante, voltou a atingir o 1€...

Abril 2024, 1,25/1,50€...

• Like
Reações: Jaburú

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,858
8,935
Perguntei no sentido de perceber como está a médio prazo, por período. Ou seja, qual é défice operacional estimado por período e quais os pressupostos utilizados para esse cálculo. Não abri o R&C, não sei se divulgamos alguma informação útil para isso.

As estimativas estão sempre condicionadas ao retorno financeiro via provas da UEFA e via mais-valias.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,858
8,935
Creio que entre herdeiros de PdC ou de Joaquim Oliveira, algum deles estará a inflacionar deliberadamente para movimentar algo.

Esta subida tem demasiada especulação associada.

A cotação das ações das Sad de futebol são facilmente influenciáveis por uma qualquer pessoa...

Eu próprio, no primeiro minuto da manhã do dia seguinte à vitória em Gelsenkirchen (acabado de chegar), descarreguei o que tinha fazendo de imediato cair a cotação em larga escala.

De qualquer maneira, a cotação das ações do FC Porto estava tão baixa comparativamente a dos rivais que, com a melhoria evidente da nossa situação financeira, a subida é justificada.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,129
12,425

A cotação das ações das Sad de futebol são facilmente influenciáveis por uma qualquer pessoa...

Eu próprio, no primeiro minuto da manhã do dia seguinte à vitória em Gelsenkirchen (acabado de chegar), descarreguei o que tinha fazendo de imediato cair a cotação em larga escala.

De qualquer maneira, a cotação das ações do FC Porto estava tão baixa comparativamente a dos rivais que, com a melhoria evidente da nossa situação financeira, a subida é justificada.
Concordo.

E continua a valer menos e metade dos vermelhos e 1/3 dos verdes.

Tem espaço, com o mercado otimista, para subir até aos 3,5/4.

Se retomarmos a entrar na LC e neste caminho sustentado de recuperação financeira tem uma alta percentagem de duplicar face ao valor atual.

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,783
1,430

Mas atenção que não é com accoes do FCP que se vai ganhar dinheiro...o volume medio neste ulimo mÊs não chega a 8000 accoes transacionadas diariamente...ou seja 24k euros diarios...se alguem quiser vender uma posição de 100 mil euros...vai ter qu esperar 5 ou 6 dias e se vender ao desbarato a cotação ainda desse para os 2...ou menos.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,858
8,935
Mas atenção que não é com accoes do FCP que se vai ganhar dinheiro...o volume medio neste ulimo mÊs não chega a 8000 accoes transacionadas diariamente...ou seja 24k euros diarios...se alguem quiser vender uma posição de 100 mil euros...vai ter qu esperar 5 ou 6 dias e se vender ao desbarato a cotação ainda desse para os 2...ou menos.

Claro, quem tem bastante ações (ou nem tantas assim) e quer vender no imediato vai acabar por provocar uma queda significativa na cotação devido ao fraco movimento.

Quem quer comprar bastante ações ou por algum motivo tem urgência em comprar (mesmo que não tantas assim) vai provocar uma subida na cotação.

Quanto ao que significa ganhar ou não muito dinheiro, isso depende da perspetiva e do patamar de cada investidor e do seu investimento.

Se investes 5.000€ e ganhas 1.000€, pode significar ganhar um bom dinheiro, compensando largamente o risco.

Se investes 50.000€ e ganhas 2.500€, pode significar ganhar pouco dinheiro, não compensando o risco.

• Like
Reações: Yggyfcp

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
4,250
5,238
Por ai

Passivo?

Da FC Porto, Sad Consolidada?

Está no post.

De qualquer forma, a dimensão do Passivo por si só pouco diz. O que importa é a sua comparação com o Ativo, ou seja, o Capital Próprio.

Como exemplo, podes ter um Passivo de 200M e Ativo de 100M e noutro caso ter um Passivo de 500M e um Ativo também de 500M.

Quem está mal/quem está pior?

Quem tem Passivo de 500M ou o de 200M?

O de 200M.

sim isso eu percebo, mas queria dizer do grupo FCPorto - clube + sad

o Passivo total do universo FCPorto e o activo ? sabes os numeros ?

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,712
5,052
40
Porto, Portugal
eu tinha 3000 accoes e fui vendendo a partir do 1.7
ganhei o suficiente para pagar uns anos de lugares anuais. nao me da gosto nenhum ganhar dinheiro com o clube, mas eu sei que esse dinheiro vai acabar por ser gasto de novo no clube