Gabri Veiga

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,324
1,701
Gabri Veiga é Dragão até 2030

Internacional sub-21 espanhol chega ao FC Porto proveniente do Al-Ahli

O primeiro reforço para a temporada 2025/26 chega à cidade Invicta oriundo de Gidá. Gabri Veiga, internacional jovem pela seleção espanhola, troca a Arábia Saudita por Portugal e o Al-Ahli pelo FC Porto, comprometendo-se com o Clube para as próximas cinco épocas. Na bagagem traz a Liga dos Campeões Asiática.

O FC Porto adquiriu 90% dos direitos económicos do atleta pelo valor fixo de 15 milhões de euros acrescido de uma remuneração variável máxima de 4 milhões de euros em função do cumprimento de certos objetivos. O contrato válido até 30 de junho de 2030 inclui uma cláusula de rescisão de 65 milhões de euros. O Al-Ahli assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 1,25 milhões de euros.

Nascido há 23 anos na área metropolitana de Vigo - mais precisamente no concelho do Porriño, a escassos 15 quilómetros da fronteira portuguesa com a Galiza -, Gabriel Veiga Novas começou a jogar futebol nas escolinhas do Celta e debutou pela equipa B com apenas 17 anos. A estreia na equipa principal só tardou três meses e surgiu logo em setembro de 2020.

As temporadas seguintes foram passadas entre as seleções jovens - juntamente com Samu - e o plantel sénior do clube que o formou, ao serviço do qual assinou onze golos e quatro assistências numa só edição da Liga Espanhola.

Figura de proa do Celta de Vigo e da seleção finalista do Campeonato da Europa de sub-21, o centrocampista de 1,85 metros rapidamente se transformou num dos jovens mais cobiçados da sua geração e acabou por rumar ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Habitante de Gidá desde agosto de 2023, marcou doze golos e fez dez assistências nos 64 jogos realizados às ordens do alemão Matthias Jaissle. Num dos últimos, já com Galeno ao lado, venceu os japoneses do Kawasaki Frontale (2-0) e sagrou-se Campeão Asiático. Gabri Veiga vai vestir a camisola número 17 já a partir do Mundial de Clubes.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,324
1,701
“Esta foi a melhor decisão para a minha carreira”

Gabri Veiga mostrou-se “muito contente” nas primeiras declarações de azul e branco

Acabado de assinar com o FC Porto até 2030, Gabri Veiga apresentou-se “muito contente” no Estádio do Dragão e agradecido aos dirigentes do clube que o fizeram “ganhar esta vontade enorme de jogar no FC Porto”, um “grande clube” em que o médio espera “trabalhar todos os dias, acrescentar o contributo à equipa e ajudar nos minutos que tiver” para “conseguir grandes feitos”.

Após conversas com o antigo companheiro Galeno e com o velho conhecido Samu, que “diariamente demonstrou vontade” de ter o compatriota vestido de azul e branco, o novo 17 portista quer ainda “falar com o Nico [González]”, com quem tem “uma grande relação”, mas sublinha: “Estou perto de casa e conheço bem este contexto”.

De Gidá para o Dragão
“Estou muito contente por esta transferência. Acho que é o melhor para esta fase da minha carreira. O FC Porto desde sempre me fez ter grande confiança neste projeto e, por isso, quero agradecer ao presidente - por fazer todos os possíveis para chegarmos a bom porto e dar-me essa confiança -, ao treinador e ao Andoni Zubizarreta. Todos são incríveis, é com grandes pessoas como eles que este grande clube cresceu e estou muito motivado para representar o FC Porto.”

A confiança transmitida pelo clube
“Foi graças aos dirigentes do clube que ganhei esta vontade enorme de jogar no FC Porto. Já falávamos há quase um ano e desde o primeiro momento demonstraram uma grande confiança em mim e eu dou muito valor a isso e ao grande clube que é o FC Porto, por isso estou aqui.”

Os objetivos
“Agora só penso em trabalhar todos os dias, a começar já amanhã. Estou ansioso por integrar e acrescentar o meu contributo a esta grande equipa. Quero ajudar nos minutos que tiver e conseguir grandes feitos aqui.”

Os “agentes” Galeno e Samu
“Fiquei a saber mais sobre o clube com o Galeno, com quem joguei no Al Ahli, mas o Samu demonstrou-me diariamente a sua vontade de me ter aqui. Com o Nico [González] ainda vou falar, temos uma grande relação, desencontramo-nos um pouco nas convocatórias da seleção, mas nos próximos dias vou falar com ele com calma e com outras pessoas. Estou perto de casa e conheço bem este contexto.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,324
1,701
“É com jogadores destes que podemos dar o salto”

André Villas-Boas descreve Gabri Veiga como “um grande jogador” que “a maior parte dos clubes europeus ambicionava ter nos seus plantéis”

Gabri Veiga é “um jogador que a maior parte dos clubes europeus ambicionava ter nos seus plantéis” e que o FC Porto “já seguia há muito tempo”. Lado a lado com o primeiro reforço para a temporada 2025/26, André Villas-Boas falou de “uma grande contratação, um grande nome e também alguém com um altruísmo difícil de encontrar na sociedade atual”, dado que o médio de 23 anos “aceitou uma redução mássica do salário para poder representar o FC Porto”.

“É parte da renovação que queremos fazer, reforçando o plantel para podermos lutar pelo ambicionado título que nos tem escapado nos últimos três anos. É com jogadores desta dimensão que podemos dar o salto de qualidade que precisamos e o Gabri traz tudo isso”, explicou o presidente portista na apresentação de Gabri Veiga, que assinou um contrato válido até 2030.

Reforço de peso
“É um jogador que a maior parte dos clubes europeus ambicionava ter nos seus plantéis, não só agora mas também quando saiu do Celta de Vigo. É um médio ofensivo de características criativas, um jogador capaz de encontrar o último passe e de romper linhas, que já seguíamos há muito tempo, que ambicionávamos ter aqui e que nos vai ajudar muito já a partir do Mundial de Clubes. É um grande jogador que chega ao FC Porto, uma grande contratação, um grande nome e também alguém com um altruísmo difícil de encontrar na sociedade atual.”

Nova casa perto de casa
“O jogador abdicou de uma grande parte do seu salário para se juntar ao FC Porto e agora começa a sua história de azul e branco. É um jogador espanhol nascido aqui ao lado, em Porriño, muito identificado com Portugal, Espanha e Galiza, e essa proximidade com os amigos e a família vai ajudá-lo a adaptar-se melhor num meio que já conhece bem. O futebol europeu é outro ritmo, outra intensidade, mas estamos seguros de que ele se vai ambientar rapidamente.”

Salário reduzido
“O desejo do Gabri Veiga contou muito e também contou o facto de termos falado muito com ele no sentido de o tentar convencer a abraçar este projeto. É parte da renovação que queremos fazer, reforçando o plantel para podermos lutar pelo ambicionado título que nos tem escapado nos últimos três anos. É com jogadores desta dimensão que podemos dar o salto de qualidade que precisamos e o Gabri traz tudo isso. Normalmente não é este o sentido dos jogadores que vão para a Arábia Saudita, por isso esta é uma escolha muito arrojada por parte do Gabri, que aceita esta redução massiva do seu salário para poder representar o FC Porto. Ficamos muito orgulhosos pelo futebolista e pelo ser humano que temos aqui, seguros de que nos vai entregar muito sucesso no futuro.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
28,324
1,701
“Sempre nos disse que queria estar aqui”

Andoni Zubizarreta acredita que o FC Porto tem em Gabri Veiga um jogador “com muito talento”

Está oficializado o primeiro reforço do FC Porto para 2025/26: Gabri Veiga é Dragão e assinou um contrato válido até 2030. Olhando para o médio espanhol como “um jogador com muito talento”, espírito coletivo e “capacidade para desequilibrar”, Andoni Zubizarreta não escondeu que os responsáveis portistas estão “muito contentes” com esta contratação. “Tem muita vontade de estar connosco para competir”, acrescentou o diretor desportivo dos Dragões.

Uma vontade que sempre foi recíproca
“É um jogador com muito talento, muita capacidade de jogo de equipa e capacidade para desequilibrar. Tem muita vontade de estar connosco para competir e a verdade é que também está muito perto de casa. Sempre nos disse que queria estar aqui para competir ao mais alto nível. Estamos muito contentes com a vinda do Gabri Veiga.”

Azulprofundo

Arquibancada
25 Novembro 2015
254
188
Demonstra ter uma personalidade especial ao ter aceitado uma redução tão significativa de salário.

Que venha ajudar a construir uma equipa forte e altamente competitiva, pois é o principal objetivo do Clube, e não apenas fazer contratações sonantes.