Guerra Rússia - Ucrânia

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Sim ainda bem... ainda cometia uma doidera qualquer de invadir um país soberano, destruir, violar e matar os seus habitantes por causa de um poder qualquer imaginário que me ameaçava a " esfera de influência ".
Como se as esferas de influencia fossem uma invencao do Xi Jinping e nao um facto natural das grandes potencias. Nao e' por os EUA terem tido o Kennedy, que os Americanos bloquearam Cuba e ameacaram invadir a ilha. Se tivesse sido o Nixon tinham feito a mesma coisa. De igual maneira a China nao ira' tolerar a independencia de Taiwan ou tropas estrangeiras la', seja o Xi Jinping no poder ou qualquer outro e voltando ao tema do titulo o mesmo tambem e' valido para a Ucrania, esteja Putin no poder ou qualquer outro.
 
4 Maio 2018
2,255
2,502
Conquistas
2
37
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Independentemente da evolucao tecnologica da guerra, ha factores de geografia e logistica que sao permanentes. Basta perguntar aos alemaes quao uteis as suas wunderweapons foram para ganharem a guerra a URSS.
Os Nazis perderam devido ao inverno, tal como Napoleão.

Os Nazis estavam em vantagem contra os comunas até chegar o frio rigoroso.
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Exato.

Até dezembro de 41 a geografia e a logística funcionaram.

Depois chegaram as portas de Moscovo a logística e a geografia mudaram.

O chamado fenômeno Stalin.
Nao estou a perceber. Tu disseste que os EUA tinham uma grande vantagem na arte da guerra pelo seu avanco tecnologico e eu concordei, mas disse que ha' outros factores importantes para ganhar uma guerra como a logistica e a geografia e dei como exemplo como a Alemanha perdeu a guerra, mesmo tendo feito enormes progressos tecnologicos, principalmente do ponto de visto de misseis.
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
----------------------

Esquece, os EUA deram um grande passo em frente, a partir do momento em entregaram o espaço a várias empresas americanas.
Aliviaram o orçamento e a pressao na NASA e no EStado Americano, diversificaram a industria de ponta, criaram competição empresarial na industria espacial, estao a desenvolveram modelos de defesa aero espacial que no futuro vao tornar obsoletas a tecnologia atual.

A URSS foi derrotada pela emergencia tecnologica nos anos 60 a 80. Depois da derrota levantaram a cabeça e quiseram modernizar-se, mas voltaram a entregar monopolios a oligarcas, nunca desenvolveram um modelo de mercado competitivo devido aos tics ditatotiais e à corrupção. Consequentemente ao fim de quase meio ano de guerra com um filhote mais novo têm perdas materiais e humanas horriveis e só possiveis de aceitar num País sem massa critica, AMORDAÇADO e controlado por um Ditador sanguinario.
E depois de tudo isso dito qual vai ser o final da Guerra Russia- Ucrania?
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,647
64,863
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Como se as esferas de influencia fossem uma invencao do Xi Jinping e nao um facto natural das grandes potencias. Nao e' por os EUA terem tido o Kennedy, que os Americanos bloquearam Cuba e ameacaram invadir a ilha. Se tivesse sido o Nixon tinham feito a mesma coisa. De igual maneira a China nao ira' tolerar a independencia de Taiwan ou tropas estrangeiras la', seja o Xi Jinping no poder ou qualquer outro e voltando ao tema do titulo o mesmo tambem e' valido para a Ucrania, esteja Putin no poder ou qualquer outro.
Quem é a China ou a Rússia para tolerar ou deixar de tolerar o que quer que seja? Oi?

Taiwan é território chinês? Não.
Ucrânia é território russo? Não. Aliás é mais a Rússia território ucraniano que o contrário mas isso fica para outras núpcias.

Não estamos no séc 19 apesar de tu e muitos como tu quererem muito que estejamos.

A Pelosi visita quem ela quiser. Os EUA vendem armas a quem eles quiserem.

Houve terceira guerra mundial pela URSS armar e treinar os vietcongs? Não consta.

Não tentes transformar isto num dos teus joguinhos de tabuleiro virtual.

Taiwan está sossegada. Os EUA não querem guerras com a China porque ia ser dramático para a economia americana e para o mundo e como bons capitalistas eles movem-se por dinheiro.

Só vejo um país interessado na guerra e esse é a China. Não sei porque razão mas não vão ter muita sorte.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,647
64,863
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Nao estou a perceber. Tu disseste que os EUA tinham uma grande vantagem na arte da guerra pelo seu avanco tecnologico e eu concordei, mas disse que ha' outros factores importantes para ganhar uma guerra como a logistica e a geografia e dei como exemplo como a Alemanha perdeu a guerra, mesmo tendo feito enormes progressos tecnologicos, principalmente do ponto de visto de misseis.
Eu não disse isso. Avanço tecnológico a China também tem. Homens em armas tem mais penso eu.

Em termos de logística e dar ao soldado o que ele precisa para combater motivado ( comida, remédios, munições, descanso, um propósito ) nada chega perto dos americanos. Além da experiência militar da cúpula americana que é bem mais elevada. E dos homens.

A China que combates travou nos últimos 50 anos? Que desembarques fez? Que situações urbanas de combate teve? Qual é a doutrina militar que usam? Já foi testada em combate?
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Quem é a China ou a Rússia para tolerar ou deixar de tolerar o que quer que seja? Oi?

Taiwan é território chinês? Não.
Ucrânia é território russo? Não. Aliás é mais a Rússia território ucraniano que o contrário mas isso fica para outras núpcias.

Não estamos no séc 19 apesar de tu e muitos como tu quererem muito que estejamos.

A Pelosi visita quem ela quiser. Os EUA vendem armas a quem eles quiserem.

Houve terceira guerra mundial pela URSS armar e treinar os vietcongs? Não consta.

Não tentes transformar isto num dos teus joguinhos de tabuleiro virtual.

Taiwan está sossegada. Os EUA não querem guerras com a China porque ia ser dramático para a economia americana e para o mundo e como bons capitalistas eles movem-se por dinheiro.

Só vejo um país interessado na guerra e esse é a China. Não sei porque razão mas não vão ter muita sorte.
Taiwan e' territorio Chines, porque o governo Chines di-lo e esta' disposto a usar forca para o conseguir e porque ninguem para alem de algumas ilhas no Pacifico e na America central dizem que e' um pais. A posicao deles nao mudou desde o inicio. A Ucrania so' pode permanencer independente com garantias de seguranca que a Russia considere aceitaveis, da mesma forma que Cuba so pode permanecer independente se nao tiver armas nucleares russas ou chinesas. E' a vida, mas pelos vistos nao querer reconhecer factos basicas de geopolitica vale milhares de vidas ucranianas destruidas.
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Eu não disse isso. Avanço tecnológico a China também tem. Homens em armas tem mais penso eu.

Em termos de logística e dar ao soldado o que ele precisa para combater motivado ( comida, remédios, munições, descanso, um propósito ) nada chega perto dos americanos. Além da experiência militar da cúpula americana que é bem mais elevada. E dos homens.

A China que combates travou nos últimos 50 anos? Que desembarques fez? Que situações urbanas de combate teve? Qual é a doutrina militar que usam? Já foi testada em combate?
OK e como e' que isso faz com que os EUA possam ganhar uma guerra no quintal da China? Como e' que os Americanos teriam uma vantagem logistica sobre a China? Ha' algum cenario de uma guerra em Taiwan onde a China nao teria total superioridade aerea e a marinha de guerra americana nao estivesse fora do alcance do A2/AD da China a patrulhar os estreitos de Malaca e o second island chain?

Ja' para nao falar em proposito, porque e' que o soldado Chines nao estaria motivado para conquistar Taiwan? Ha' algum periodo na Historia em que a China tenha tido uma linha de propaganda diferente de que Taiwan lhes pertence?
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,411
21,052
Gaia
E depois de tudo isso dito qual vai ser o final da Guerra Russia- Ucrania?
---------------------------------------------------

É uma guerra absurda, entre povos irmaos, só possivel pela enorme falta de respeito que a cupula russa tem pelas vidas humanas. Vai durar até à miseria russa ser insuportavel. Que se pode esperar de um lider como Putin que nem sequer respeita o seu Povo, e o amordaça, reprime e subjuga a população. Ele próprio se gaba de poder vencer esta e outras guerras porque sabe que na Rússia não há opinião publica e conta com a dita resiliencia, que não é mais do que a capacidade dos russos comerem o pão que o diabo amassou em função de um sonho inatingivel de serem a nação mais forte do mundo, não se importando de viver miseravelmente.

A Ucrania está a ser atacada porque Putin não suportava o salto evolutivo dos ucranianos ao fim de poucos anos de de desenvolvimento sem a pata russa por cima. Os proprios soldados russos ficaram surpreendidos com a qualidade de vida na Ucrania, daí os roubos e a estupefação.
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Como se as esferas de influencia fossem uma invencao do Xi Jinping e nao um facto natural das grandes potencias. Nao e' por os EUA terem tido o Kennedy, que os Americanos bloquearam Cuba e ameacaram invadir a ilha. Se tivesse sido o Nixon tinham feito a mesma coisa. De igual maneira a China nao ira' tolerar a independencia de Taiwan ou tropas estrangeiras la', seja o Xi Jinping no poder ou qualquer outro e voltando ao tema do titulo o mesmo tambem e' valido para a Ucrania, esteja Putin no poder ou qualquer outro.
Já mamaram com a NATO, através dos bálticos e agora com a Suécia e com a Finlândia à janela.....

Vão agora levar no focinho da Ucrânia e levar com a Nato lá também.....

O teu Putin desta vez andou mal....

Levou com um "fraco" Biden pela frente......

A vida às vezes corre mal.....
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
---------------------------------------------------

É uma guerra absurda, entre povos irmaos, só possivel pela enorme falta de respeito que a cupula russa tem pelas vidas humanas. Vai durar até à miseria russa ser insuportavel. Que se pode esperar de um lider como Putin que nem sequer respeita o seu Povo, e o amordaça, reprime e subjuga a população. Ele próprio se gaba de poder vencer esta e outras guerras porque sabe que na Rússia não há opinião publica e conta com a dita resiliencia, que não é mais do que a capacidade dos russos comerem o pão que o diabo amassou em função de um sonho inatingivel de serem a nação mais forte do mundo, não se importando de viver miseravelmente.

A Ucrania está a ser atacada porque Putin não suportava o salto evolutivo dos ucranianos ao fim de poucos anos de de desenvolvimento sem a pata russa por cima. Os proprios soldados russos ficaram surpreendidos com a qualidade de vida na Ucrania, daí os roubos e a estupefação.
Que qualidade de vida existe na Ucrania comparada com a Russia? Ambos sao paises corruptos, mas que eu saiba sao milhares os Ucranianos que trabalham na Russia nao o inverso. Falar de desenvolvimento num pais com batalhoes e milicias neo- nazis e' para rir. Repito a minha tese deste conflito, a guerra teria sido evitada se as potencias europeias tivessem forcado o governo Ucraniano a cumprir com os acordos de Minsk.
 
  • Haha
Reações: Ripas

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,440
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Já mamaram com a NATO, através dos bálticos e agora com a Suécia e com a Finlândia à janela.....

Vão agora levar no focinho da Ucrânia e levar com a Nato lá também.....

O teu Putin desta vez andou mal....

Levou com um "fraco" Biden pela frente......

A vida às vezes corre mal.....
Muita confianca que a guerra vai correr bem aos Ucranianos... E ja' agora e se nao correr bem?
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Que qualidade de vida existe na Ucrania comparada com a Russia? Ambos sao paises corruptos, mas que eu saiba sao milhares os Ucranianos que trabalham na Russia nao o inverso. Falar de desenvolvimento num pais com batalhoes e milicias neo- nazis e' para rir. Repito a minha tese deste conflito, a guerra teria sido evitada se as potencias europeias tivessem forcado o governo Ucraniano a cumprir com os acordos de Minsk.
Os gajos pagam bem?
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,688
Tenho vista para o Dragão.
20220523_221559.jpg
Que qualidade de vida existe na Ucrania comparada com a Russia? Ambos sao paises corruptos, mas que eu saiba sao milhares os Ucranianos que trabalham na Russia nao o inverso. Falar de desenvolvimento num pais com batalhoes e milicias neo- nazis e' para rir. Repito a minha tese deste conflito, a guerra teria sido evitada se as potencias europeias tivessem forcado o governo Ucraniano a cumprir com os acordos de Minsk.
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Muita confianca que a guerra vai correr bem aos Ucranianos... E ja' agora e se nao correr bem?
Mas como é que pode correr mal?

Têm os Américas e o mundo livre atrás, e tu achas que uma Russia que tem um PIB igual ao da Espanha vai aguentar a embalagem da guerra e o tempo que ela tiver que durar.....

É que não sei se leste, os ocidentais disseram que iam apoiar a Ucrânia o tempo que fosse preciso....

Dá-lhe mais uns mesitos, e vais ver os russos a pedir de joelhos para negociações de paz!
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,411
21,052
Gaia
Que qualidade de vida existe na Ucrania comparada com a Russia? Ambos sao paises corruptos, mas que eu saiba sao milhares os Ucranianos que trabalham na Russia nao o inverso. Falar de desenvolvimento num pais com batalhoes e milicias neo- nazis e' para rir. Repito a minha tese deste conflito, a guerra teria sido evitada se as potencias europeias tivessem forcado o governo Ucraniano a cumprir com os acordos de Minsk.
-------------------------

Fica com a tua tese e os acordos que quiseres, mas mete uma coisa na cabeça, tirando uma elite de Moscovo e S. Petersburgo, grande percentagem da populaçao russa vive mal. Os melhores pensadores, artistas, cientistas, desportistas, bailarinos, xadrezistas, fogem da Rússia porque no Ocidente têm melhor remuneração vive em Liberdade. Não é por falta de Amor à Rússia, é devido ao sistema repressivo vigente que impera a corrupção e a estagnação.
 
  • Like
Reações: simao977 e FCP1000