Os primeiros suspeitos são sempre aqueles que teriam algo a ganhar com o crime.Eu não sei quem sabotou o gasoduto.
O gasoduto é (era) uma grande fonte de receitas para a Rússia..
A própria Rússia já tinha fechado as torneiras digamos assim mas podia ainda ter esperança de se entender de alguma forma com os alemães e retomar o fluxo de gás.. Agora não pode, ou só com um grande investimento da parte deles ou dos alemães. Sinceramente não vejo o que a Rússia beneficia com isso - sabotaram para dizer que foram os americanos?
Tb acho estranho estarem sempre a dizer que o exército/serviços secretos russos são uns bêbados incompetentes e suicidas e depois dizerem que afinal são capazes de acções sofisticadas de sabotagem em águas que devem ser vigiadas pela NATO...
A Rússia não ganha nada com a eliminação definitiva destes gasodutos.
A Alemanha também não, porque sem o gás barato da Rússia a sua economia vai sofrer um rombo e entrar em contracção.
Sobram a Ucrânia, que não sei se tem meios para este tipo de operações, e os EUA, que têm gás para vender e são os primeiros interessados em asfixiar financeiramente a Rússia e (grande surpresa!) a UE.
Última edição: