Guerra Rússia - Ucrânia

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,029
84,259
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
1- Desde a guerra fria que há submarinos com bombas nucleares prontas a lançar.

2- Ninguém vai intervir diretamente. O que está a ser feito é o possível sem uma declaração formal de guerra.

3- Representa um perigo igual para todos, atitude de rambo não benefícia ninguém, isto não é um joguinho de guerra.

LOL, o Putin disse que era equivalente mas obviamente não declarou guerra a ninguém, não passa de retórica.
Que receio amigo!
O bem (aviso de humor negro!) do holocausto nuclear é que nem vamos sentir e nem sequer lembrar que exisistimos!

Se a NATO não mostra agora os dentes ao urso russo, quando é que vai mostrar?

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,375
6,693
Alguém aqui conhece pessoas que vivam na Rússia? Gostava de saber como estão as coisas por lá, a nível económico, com as sanções...

Conheço pessoas em vários dos países da situação, Rússia, Bielorrussia, Ucrânia, Polónia ou Moldávia que tem recebido os refugiados.

Tenho uma amiga de São Petersburgo com dois filhos que para sair do Pais, de São petersburgo para a Georgia - que aceita passaporte Russo sem visto - isto a 3 de março, já lhe estavam a pedir perto de 5000 euros por cada bilhete.

IMG-20220303-WA0047.jpg

Esta pessoa trabalhava na organização de eventos que foram todos entretanto cancelados.

Ainda não se sente uma quebra drástica nos stocks de prateleiras vazias tipo Venezuela, ainda não chegou a esse ponto, não houve uma corrida aos bancos tipo Argentina umas décadas atrás, mas tiveste corrida aos multibancos e quem pode levantar o dinheiro, levantou.
Tens relatos de empresas com trabalhadores não russos a ter problemas em pagar salários com a descida do Rublo, tens já a falta de algumas coisas - por exemplo, uma comida especifica para animais de estimação, pequenas coisas que já foram mas ainda não é o essencial ou uma pessoa que conheço que está subitamente sem dinheiro para comprar um certo medicamento (ou porque acabaram ou porque a importação dos mesmos está incomportável).

A percepção que tenho por quem conheço em Moscovo, São Petersburgo ou Kaliningrado é de uma profunda incerteza do que ai vem e a certeza que o pior está adiante.

Conheço duas pessoas que ficaram sem trabalho desde o começo da invasão, conheço outra pessoa que ontem foi beber um copo com os amigos.
Há que antecipe o que ai vem e já tenha organizado a vida - voltando para casa dos Pais, saindo das cidades, etc.

As duas principais cidades Russas são cidades internacionais (europeias, são petersburgo então), obviamente que o boicote e as sanções de empresas não Russas se faz sentir, mas ainda não é o real e duro impacto.

Se repetires a pergunta daqui a uma semana, quase de certeza que te dou uma resposta pior.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Vamos aguardar a finalidade desta guerra. Só vejo duas opções possíveis:

1. A ameaça nucelar não era credível e a Rússia poderá manter o seu “arsenal” nuclear “extenso”.

2. A Rússia não terá outra opção que desnuclearizar, após perder a guerra, em troca do levantamento das sanções. Ameaçaram todos por tudo e por nada, simplesmente é impossível eles ficaram com essa arma. Têm de ser tratados como o Irão e a Coreia do Norte.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,597
99,036
Conheço pessoas em vários dos países da situação, Rússia, Bielorrussia, Ucrânia, Polónia ou Moldávia que tem recebido os refugiados.

Tenho uma amiga de São Petersburgo com dois filhos que para sair do Pais, de São petersburgo para a Georgia - que aceita passaporte Russo sem visto - isto a 3 de março, já lhe estavam a pedir perto de 5000 euros por cada bilhete.

Visualizar anexo 7801

Esta pessoa trabalhava na organização de eventos que foram todos entretanto cancelados.

Ainda não se sente uma quebra drástica nos stocks de prateleiras vazias tipo Venezuela, ainda não chegou a esse ponto, não houve uma corrida aos bancos tipo Argentina umas décadas atrás, mas tiveste corrida aos multibancos e quem pode levantar o dinheiro, levantou.
Tens relatos de empresas com trabalhadores não russos a ter problemas em pagar salários com a descida do Rublo, tens já a falta de algumas coisas - por exemplo, uma comida especifica para animais de estimação, pequenas coisas que já foram mas ainda não é o essencial ou uma pessoa que conheço que está subitamente sem dinheiro para comprar um certo medicamento (ou porque acabaram ou porque a importação dos mesmos está incomportável).

A percepção que tenho por quem conheço em Moscovo, São Petersburgo ou Kaliningrado é de uma profunda incerteza do que ai vem e a certeza que o pior está adiante.

Conheço duas pessoas que ficaram sem trabalho desde o começo da invasão, conheço outra pessoa que ontem foi beber um copo com os amigos.
Há que antecipe o que ai vem e já tenha organizado a vida - voltando para casa dos Pais, saindo das cidades, etc.

As duas principais cidades Russas são cidades internacionais (europeias, são petersburgo então), obviamente que o boicote e as sanções de empresas não Russas se faz sentir, mas ainda não é o real e duro impacto.

Se repetires a pergunta daqui a uma semana, quase de certeza que te dou uma resposta pior.
Obrigado pelo feedback. Se puderes ir atualizando, agradeço 😉

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,375
6,693
Obrigado pelo feedback. Se puderes ir atualizando, agradeço 😉
Actualizo sim.
Há uma tendência a normalizar situações por parte do ser humano e um certo Estoicismo por aqueles lados no que toca a situações difíceis*.

Por exemplo, a pessoa que mencionei que me enviou a imagem que publiquei com o preço das viagens, é filha de um comandante de navio que nunca trabalhou para empresas Russas e foi dispensado da empresa Grega para onde trabalhava.

*A Avó dela... Sobreviveu ao cerco de Leningrado, o que achas que respondeu à neta quando lhe perguntou se estava preocupada com a situação?.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,008
19,261
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Que receio amigo!
O bem (aviso de humor negro!) do holocausto nuclear é que nem vamos sentir e nem sequer lembrar que exisistimos!

Se a NATO não mostra agora os dentes ao urso russo, quando é que vai mostrar?
A NATO tem tanto receio como eu!
E sempre teve os dentes de fora. O objetivo de uma aliança militar é meter os dentes de fora, e a prova disso é que o Putin nunca se atreviria a invadir o seu território.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
27,998
Gaia
Actualizo sim.
Há uma tendência a normalizar situações por parte do ser humano e um certo Estoicismo por aqueles lados no que toca a situações difíceis*.

Por exemplo, a pessoa que mencionei que me enviou a imagem que publiquei com o preço das viagens, é filha de um comandante de navio que nunca trabalhou para empresas Russas e foi dispensado da empresa Grega para onde trabalhava.

*A Avó dela... Sobreviveu ao cerco de Leningrado, o que achas que respondeu à neta quando lhe perguntou se estava preocupada com a situação?.
-------------------------------

Aliás é muito importante ver e saber o ponto de vista do Povo Russo e interpretar.
Tenho a ideia que S. Petersburgo é terra muito ocidentalizada que é das primeiras a levantar-se contra os regime.

O povo russo é essencial ter acesso à informação porque será a maneira mais pratica de arredar esta gente do poder.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,008
19,261
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Em relação ao primeiro ponto, acho que se os submarinos forem mesmo do tempo da guerra fria eu duvido muito que estejam operacionais para um ataque nuclear.

Eu também estou cada vez mais inclinado para bluff do Putin.
Olha que eu acho que estão operacionais neste momento.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
27,998
Gaia
A NATO tem tanto receio como eu!
E sempre teve os dentes de fora. O objetivo de uma aliança militar é meter os dentes de fora, e a prova disso é que o Putin nunca se atreviria a invadir o seu território.
---------------------------------

O receio é geral e o Hemisferio Norte ficaria destruido em 3 dias ao que dizem, e o Sul pouco mais tempo.

No entanto há quem diga que o nuclear não é todo igual e que saber onde estao os arsenais, a precisão e rapidez ou surpresa no ataque pode ditar o desaprecimento de um país em poucos minutos. Por isso é que um protocolo e varios niveis.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,008
19,261
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Em relação ao primeiro ponto, acho que se os submarinos forem mesmo do tempo da guerra fria eu duvido muito que estejam operacionais para um ataque nuclear.

Eu também estou cada vez mais inclinado para bluff do Putin.

Há milhares deles prontos a voar.

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,375
6,693
-------------------------------

Aliás é muito importante ver e saber o ponto de vista do Povo Russo e interpretar.
Tenho a ideia que S. Petersburgo é terra muito ocidentalizada que é das primeiras a levantar-se contra os regime.

O povo russo é essencial ter acesso à informação porque será a maneira mais pratica de arredar esta gente do poder.
São petersburgo a Helsinquia é um tirinho de Carro para um Russo - 300km (para um tuga 80km é um esticão), tinhas um imenso fluxo de pessoas para os Paises europeus em redor ( uma enormidade de russos em Tallinn quando lá estive e já é um pouco mais longe).

A questão da informação é um problema, confesso que tirar twitters e canais de informação da Rússia é um tiro no pé, se só existe uma fonte, qualquer pessoa acaba a ter uma só opinião, a autorizada pelo regime.

(por exemplo, recebi uma mensagem a dizer: after the advent of the law on fake news, the amount of news has decreased.)

isto só pode piorar a situação - facilita quando as sanções se fizerem sentir em pleno o regime apontar o dedo ao Ocidente como os culpados de tudo sem que haja informação do outro lado.

• Like
Reações: Pavão

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
27,998
Gaia
São petersburgo a Helsinquia é um tirinho de Carro para um Russo - 300km (para um tuga 80km é um esticão), tinhas um imenso fluxo de pessoas para os Paises europeus em redor ( uma enormidade de russos em Tallinn quando lá estive e já é um pouco mais longe).

A questão da informação é um problema, confesso que tirar twitters e canais de informação da Rússia é um tiro no pé, se só existe uma fonte, qualquer pessoa acaba a ter uma só opinião, a autorizada pelo regime.

(por exemplo, recebi uma mensagem a dizer: after the advent of the law on fake news, the amount of news has decreased.)

isto só pode piorar a situação - facilita quando as sanções se fizerem sentir em pleno o regime apontar o dedo ao Ocidente como os culpados de tudo sem que haja informação do outro lado.
--------------------------------------

A Russia não devia ficar isolada de informação.
No entanto é diferente a situação em relação ao pós guerra e guerra fria entre 45 e 89, porque agora o povo Russo (tal como o ucraniano) provou o cheiro e o gosto da liberdade e o modo de vida ocidental.

O Putin não lhes vai conseguir vender o Paraíso na Terra como fizeram Lenine, Estaline e Brejnev. Se eles voltam ao monolitismo de pensamente à regressao tecnologico e isso paga se caro.

Última edição:

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,347
9,876
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa

Há milhares deles prontos a voar.
Ninguém duvida de que o arsenal existe. Agora a operacionalidade dele só mesmo os russos saberão.

O poderio militar deles também era temido e considerado do melhor mas o que tenho visto são carrinhas do Scooby Doo com um Z pintado e tanques a ser rebocados por tratores. Nem combustível dão às tropas no terreno e vão lançar ogivas nucleares do meio do oceano ? Dúvido.

• Like
Reações: Stone e madjer1987
dragão flaviense
9 Março 2012
3,801
4,394
Conquistas
1
45
chaves
  • Alfredo Quintana
A quantidade de insultos que recebo aqui são qualquer coisa de fantástico, chamam-me de tudo...

Mas não acuso as provocações pois acredito que estou do lado certo, do lado da paz e quando toco nos maus instintos de alguns que aqui andam..... defendem-se com insultos. Mas tudo bem, continuem.
Mas não chamaram “palhaço“ ao Jaco?

Não percebi o assumir da dor...

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Ninguém duvida de que o arsenal existe. Agora a operacionalidade dele só mesmo os russos saberão.

O poderio militar deles também era temido e considerado do melhor mas o que tenho visto são carrinhas do Scooby Doo com um Z pintado e tanques a ser rebocados por tratores. Nem combustível dão às tropas no terreno e vão lançar ogivas nucleares do meio do oceano ? Dúvido.
Têm um orçamento igual ao Reino Unido mas com um território gigantesco a defender.

Os números deles estão todos inflacionados.
2M de tropas dizem eles, são quase todos conscritos com 1ano de tropa e sem vontade.

As bombas nucleares requerem cuidado e manutenção, algo que custa muito caro.

É pà, se tiveram umas centenas de ogivas funcionais já é muito.

- E se a bomba falhar?
- E se inimigo tiver medidas anti nucleares (algo muito provável haver um sistema de intercessão que não seja público)?

Esses questões inevitáveis fazem com que muito difícil irão começar uma guerra nuclear. Quem atira a primeira bomba tem de assumir um risco enorme.

Por isso, as ameaças de Putin nunca passarão de um bluff.

• Like
Reações: Almadedragao

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,826
7,086
Acho que estes tempos que vivemos( pandemia e esta guerra) pôs a nu todas as fragilidades da globalização.
A dependência que se criou de alguns países ao nível energético e de bens de consumo porque nesses países é muito mais barato produzir criou um espartilho econômico que demorará anos a desapertar.
Espero que sirva de.licão.aos " fazedores de dinheiro"

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Eu sei que estás chateado por causa daquilo do apito anti-violação, peço desculpa mas acredito fortemente que não sais de casa sem um :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:
Vá #MAMAalmeida vai lá ver os teletubies que já deve estar a dar. Não te esqueças de tomar o nesquik tb.
Aposto que já sei qual o teletubie que tu mais gostas...🤣