Iker Casillas

N

Noventa e Nove

Guest
Nesta questão sou coerente com o que sempre defendi:

Ninguém ganha títulos sem um grande guarda-redes atrás.

Por isso acho que ficaríamos consideravelmente piores se o Iker saísse.

A experiência de um GR é muito maior do que os remates defendidos ou as saídas aos cruzamentos. Um GR experiente, só pelo seu posicionamento (como o movimento para fazer a mancha), já evita muitas situações de perigo, que não contam como defesas (muitas vezes nem chega a tocar na bola), mas que o são na verdade.

E veja-se o exemplo dos vermelhos. Têm muitos padres, mas trocaram o Ederson pelo Varela e aquilo lá atrás treme tudo. Trocar o Iker pelo Sá poderia resultar em algo semelhante.

M

MVB

Guest
Noventa e Nove disse:
Nesta questão sou coerente com o que sempre defendi:

Ninguém ganha títulos sem um grande guarda-redes atrás.

Por isso acho que ficaríamos consideravelmente piores se o Iker saísse.

A experiência de um GR é muito maior do que os remates defendidos ou as saídas aos cruzamentos. Um GR experiente, só pelo seu posicionamento (como o movimento para fazer a mancha), já evita muitas situações de perigo, que não contam como defesas (muitas vezes nem chega a tocar na bola), mas que o são na verdade.

E veja-se o exemplo dos vermelhos. Têm muitos padres, mas trocaram o Ederson pelo Varela e aquilo lá atrás treme tudo. Trocar o Iker pelo Sá poderia resultar em algo semelhante.
A quantidade enorme de estatísticas ao dispor dos clubes já cobre este tipo de coisas. Há serviços comerciais que oferecem 200 ou mais variáveis para cada jogador, nem imagino os que estarão ao dispor do clube + um pouco de intuição de pessoal experiente. Quando falo de estatísticas, não me refiro às superficiais que vêm disponíveis em qualquer site de futebol, esse grau de detalhe reduzido só serve para desportos como basketball ou baseball.

M

MVB

Guest
lpmacedo disse:
Está conversa de desvalorizar o Casillas e dizer que o Sá servia perfeitamente, quem lê isto até ficam com ideia que o GR não faz nada no Porto é podiam poupar ainda mais sorteando um adepto para GR...
Hipérbole e pensamento a preto e branco não são o ideal num momento em que o clube precisa de espremer todo o último cêntimo que consegue.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,233
11,226
MVB disse:
Hipérbole e pensamento a preto e branco não são o ideal num momento em que o clube precisa de espremer todo o último cêntimo que consegue.
Pois, mas num momento em que precisamos ganhar não nos podemos dar ao luxo de fazer poupanças que nos venham sair caras.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
MVB disse:
O que é que isso interessa? Bem, alguém tem que pensar na situação financeira do clube. E metade do GR é simplesmente estatisticamente falso, a este nível a diferença entre o Sá e o Casillas estaria ao nível dos 10% da performance, não 50%. Quanto aos 5 jogos, o Porto deve ser neste momento a equipa na Europa que menos remates enquadrados concedeu, apenas 8. Para isso nem o Sá seria preciso, bastava o Vana.

Já quanto ao valor, bem esse mede-se pela mais valia que dá ao clube, ou seja, quanto seria o custo de mercado por um jogador com as características do Casillas (%defesas a remates enquadrados; %boas saídas à bola; ...; etc.) versus o custo efectivo que temos com ele para isso. Essa é verdadeira forma de medir o valor de um jogador, usando obviamente estatísticas muito mais profundas do que estas um tanto superficiais. Mais uma vez, o clube não lhe está a fazer um favor, remunera a performance dele adequadamente.

Explica-me melhor essa dos 5 milhões pf, genuinamente não tenho andado em cima dos assuntos financeiros do clube tanto quanto no ano passado, mas duvido que fosse tão pouco. E ainda é preciso considerares a depreciação associada ao Casillas e subtraíres a mais valia potencial do Sá, o mercado está muito quente e favorável à venda de jogadores como ele.

Por fim, quanto a poupar no Maxi, isso seria por motivos óbvios muito difícil, dadas as condições que lhe ofereceram cá (ainda outro erro de gestão, ir roubar vedetas ao rival com reformas douradas não corre bem em média).

Edit: admitidamente, não entendo tanto do jogo em si como muita gente que está aqui neste forum, mas fazer este tipo de análises financeiras mais matematizadas a problemas e mais desligadas de considerações emocionais é provavelmente a única coisa que sei fazer bem nesta vida, será esse o meu ganha pão quando concluir os estudos de vez, e para alem da mensalidade de sócio que já pago é a única coisa que posso dar no apoio ao clube
Desculpa-me dizer-te isto, mas passo-me quando tentam fazer de tudo uma quantidade de números. É como na política. Pensa-se que é tudo matemático, que é uma ciência... não é.
Se calhar é a tua área, tudo bem, mas meu amigo isto não são tudo números. Nem a economia é só números, quanto mais...

Suponho que vejas futebol há décadas... ainda não aprendeste que o mundo é feito de imensas variáveis? Queres comparar o prestígio, a força mental e a estaleca do Casillas e que o Casillas dá à equipa com outro gajo qualquer? O que é a defesa pensar que tem um jogador que já passou por todos os palcos do mundo e que esteve nas maiores conquistas de sempre atrás de si a guardar a baliza, a ter um gajo novo qualquer? Queres comparar a força de balneário?
Isso não é forma de medir o que quer que seja, isso são dados puros e duros que não dizem quase nada, porque não falam em contexto, não são previsiveis, não são certos, são altamente variáveis e dependentes de diversas situações. É como o Herrera ter uma média melhor de percentagem de passes do que o Oliver há 3 anos...

Se gostas tanto de números porque não vamos aos do ano passado?

José Sá - 6 jogos / 5 golos sofridos
Iker Casillas - 43 jogos / 23 golos sofridos.

E há dois anos onde os números do Iker foram muito maus sabes quais foram os números do Sá a jogar na Liga, Taça e Taça da Liga? 9 jogos / 17 golos sofridos

Parece-te bom o suficiente? Isto para quem tem um número x de chances de perigo como tu dizes... Concebemos 8 remates? E se vários desses 8 remates entrassem? E se entrassem todos? E se um deles tivesse posto o Porto a perder no ínicio do jogo e nunca mais recuperava? E se um desses remates tivesse dado um empate?

Ainda por cima temos só um dos melhores GR do mundo em situações de 1x1 que são muitas das chances que o Porto pode vir a sofrer a jogar como joga.
Já foi várias vezes chamado nestes 5 jogos e resolveu sempre com qualidade. Podes mesmo dizer que com o Sá estavamos com a baliza inviolada? Não podes, são suposições, e suposições de quem está bem habituado... como está tudo bem é fácil especular se com jogadores inferiores não estaríamos igual.

Eu não consigo compreender como é que ainda há portistas com este tipo de lógica e narrativa depois das exibições do Casillas contra os rivais nestes últimos dois anos... será que andam mesmo a ver os mesmo jogos que eu? O Casillas segurou imensos resultados importantíssimos nestes 3 anos, mesmo com um primeiro ano muito mau. Em todas as competições. Vão-me dizer que o Sá fazia aquelas exibições contra o Benfica?
Tem de fazer história aqui porque merece, merece a segunda vida e o Porto precisa dele porque todas as grandes equipas precisam de um grande GR.

Os 5M é o que toda a gente sabe, que apareceu em todos os jornais... se duvidas é só procurares informar-te melhor. Há até fontes a dizerem que ele baixou o seu salário de forma a ficar no Porto. Certo é que o Porto nunca pagou um tostão da parte do Real Madrid.

Eu até acho o Vaná mais interessante que o Sá, mas a questão aqui nem sequer é essa, é que a mais valia desportiva é a prioridade absoluta, porque se não estamos sempre em gestão, e isso interessa zero para o crescimento do clube. É preciso saber equilibrar as coisas. Não gastar ao desbarato, mas também não vamos vender ao desbarato tudo porque o clube precisa... o clube precisa sempre de dinheiro, vai sempre precisar, vai sempre ter de correr riscos. O Casillas foi um risco. Mas já mostrou mais do que uma vez que vale esse risco, vale um ordenado alto por tudo o que é, e neste momento tem estado numa forma monstruosa, voltou a encontrar o melhor de si, por isso deixem o homem brilhar num clube que está num estado tão mau que só mesmo com ajuda de lendas conseguirá voltar à ribalta...

No final do ano estará Casillas a inscrever o seu nome na história do Porto como mais um dos mitos deste clube, um dos homens que passou pelo inferno de derrotas do Porto, coisa quase nunca vista, e ajudou a reerguer este clube ao seu lugar merecido... contra todos os números e variáveis.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Nirvanes disse:
Desculpa-me dizer-te isto, mas passo-me quando tentam fazer de tudo uma quantidade de números. É como na política. Pensa-se que é tudo matemático, que é uma ciência... não é.
Se calhar é a tua área, tudo bem, mas meu amigo isto não é tudo números. Nem a economia é só números, quanto mais...

Suponho que vejas futebol há décadas... ainda não aprendeste que o mundo é feito de imensas variáveis? Queres comparar o prestígio, a força mental e a estaleca do Casillas e que o Casillas dá à equipa com outro gajo qualquer? O que é a defesa pensar que tem um jogador que já passou por todos os palcos do mundo e que esteve nas maiores conquistas de sempre atrás de si a guardar a baliza, a ter um gajo novo qualquer? Queres comparar a força de balneário?
Isso não é forma de medir o que quer que seja, isso são dados puros e duros que não dizem quase nada, porque não falam em contexto, não são previsiveis, não são certos, são altamente variáveis e dependentes de diversas situações. É como o Herrera ter uma média melhor de percentagem de passes do que o Oliver há 3 anos...

E há dois anos onde os números do Iker foram muito maus sabes quais foram os números do Sá a jogar na Liga, Taça e Taça da Liga? 9 jogos / 17 golos sofridos

Parece-te bom o suficiente? Isto para quem tem um número x de chances de perigo como tu dizes... Concebemos 8 remates? E se vários desses 8 remates entrassem? E se entrassem todos? E se um deles tivesse posto o Porto a perder no ínicio do jogo e nunca mais recuperava? E se um desses remates tivesse dado um empate?

Ainda por cima temos só um dos melhores GR do mundo em situações de 1x1 que são muitas das chances que o Porto pode vir a sofrer a jogar como joga.
Já foi várias vezes chamado nestes 5 jogos e resolveu sempre com qualidade. Podes mesmo dizer que com o Sá estavamos com a baliza inviolada? Não podes, são suposições, e suposições de quem está bem habituado... como está tudo bem é fácil especular se com jogadores inferiores não estaríamos igual.

Eu não consigo compreender como é que ainda há portistas com este tipo de lógica e narrativa depois das exibições do Casillas contra os rivais nestes últimos dois anos... será que andam mesmo a ver os mesmo jogos que eu? O Casillas segurou imensos resultados importantíssimos nestes 3 anos, mesmo com um primeiro ano muito mau. Em todas as competições. Vão-me dizer que o Sá fazia aquelas exibições contra o Benfica?
Tem de fazer história aqui porque merece, merece a segunda vida e o Porto precisa dele porque todas as grandes equipas precisam de um grande GR.

Os 5M é o que toda a gente sabe, que apareceu em todos os jornais... se duvidas é só procurares informar-te melhor. Há até fontes a dizerem que ele baixou o seu salário de forma a ficar no Porto. Certo é que o Porto nunca pagou um tostão da parte do Real Madrid.

Eu até acho o Vaná mais interessante que o Sá, mas a questão aqui nem sequer é essa, é que a mais valia desportiva é a prioridade absoluta, porque se não estamos sempre em gestão, e isso interessa zero para o crescimento do clube. É preciso saber equilibrar as coisas. Não gastar ao desbarato, mas também não vamos vender ao desbarato tudo porque o clube precisa... o clube precisa sempre de dinheiro, vai sempre precisar, vai sempre ter de correr riscos. O Casillas foi um risco. Mas já mostrou mais do que uma vez que vale esse risco, vale um ordenado alto por tudo o que é, e neste momento tem estado numa forma monstruosa, voltou a encontrar o melhor de si, por isso deixem o homem brilhar num clube que está num estado tão mau que só mesmo com ajuda de lendas conseguirá voltar à ribalta...

No final do ano estará Casillas a inscrever o seu nome na história do Porto como mais um dos mitos deste clube, um dos homens que passou pelo inferno de derrotas do Porto, coisa quase nunca vista, e ajudou a reerguer este clube ao seu lugar merecido... contra todos os números e variáveis.
muito bem. subscrevo.

mais: a sad com um pouco mais de habilidade na promoção e marketing até poderia ter o Casillas quase de borla.

e por falar nisso, parece-me óbvio que o Casillas está, até aí, ajudar a revolucionar a forma como nos apresentamos e promovemos a nossa imagem no exterior.

no plano desportivo parece-me que Casillas além de já ser um enorme guarda redes, parece-me que evoluiu também imenso desde que aqui chegou; posso estar enganado, mas tenho a sensação que o seu ponto mais debil, saida aos cruzamentos, o Casillas assimilou esse seu defeito e agora tem outros cuidados e é mais eficiente.

sei que não será fácil, mas seria mesmo uma enorme mais valia, em diversos planos, a manutenção do Casillas na nossa estrutura directiva após o final da sua carreira.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,925
12,125
Blashyrkh disse:
mais: a sad com um pouco mais de habilidade na promoção e marketing até poderia ter o Casillas quase de borla.
Diria antes, com muito, muito mais competência e trabalho da área de marketing, o Casillas podia ser quase de borla.

M

MVB

Guest
Nirvanes disse:
Se calhar é a tua área, tudo bem, mas meu amigo isto não são tudo números. Nem a economia é só números, quanto mais...

É um post grande portanto vamos por partes. O mais importante é que o meu post original mantem-se, para defender menos de 2 remates enquadrados por jogo não precisamos do Casillas na baliza, para fazer brilharetes frente aos rivais dá jeito, mas 3 pontos são 3 pontos no final da época.

Eu também me passo quando existem dados estatísticos e as pessoas tentam menosprezar a importância que têm, ainda por cima hoje onde há cada vez mais poder computacional. Dizes que é como na política, andas desatualizado pois só te vem dar menos razão, é só perceber o trabalho de grupos como a Cambridge Analytica na eleição do Trump e no Brexit para perceberes que até mesmo na política os números vencem, aliás cada vez mais é quase apenas e só números e quem rejeita isso fica para trás. Na economia, cada vez se leva menos a sério escolas austríacas e pessoas que são basicamente engenheiros informáticos aplicados à economia são cada vez mais procuadas para ocupar cargos que exigem análises a seja o que for.

Como já disse, não vejo futebol há décadas, não existo sequer há décadas e claramente há aqui muita gente que percebe muito mais da bola do que eu. O que não te apercebes é que essas imensas variáveis são cada vez mais quantificáveis, só que as pessoas só vêem o típico breakdown de passes certos e assistências portanto julgam que fica por aí. Não fica. Quanto a coisas como força de balneário, nunca me viste a chegar ao extremo de dizer que não é preciso treinador ou experiência ou intuição nestas coisas. É preciso, pelo menos para já, no futuro quem sabe.

Quanto aos números, são tremendamente injustos. Faz lá um breakdown de percentagem de defesas a remates bem enquadrados dentro de área sem pressão de defesas adversários e depois vem aqui dizer, e depois o breakdown das outras 199 estatísticas associadas ao GR. Controla para situações extremamente anormais como o Moreirense - Porto em que o campeonato já tinha acabado para o Porto ou outras do género. Depois volta cá. Esses "e ses" pouco interessam para estas considerações, estás a falar de percentagens de acerto e de médias. Olha, e se tivessem entrado? Não alteraria esta discussão que estamos a ter agora.

Para este tipo de considerações não interessa a concretização factual da baliza inviolada, apenas as hipóteses da baliza estar inviolada, que são distribuições teóricas com importância verdadeira no mundo real. Olha, se calhar, se repetíssemos estes jogos todos outra vez com o Casillas, exactamente nas mesmas situações, lançássemos os dados outra vez por assim dizer pergunto: "E se vários desses 8 remates entrassem? E se entrassem todos? E se um deles tivesse posto o Porto a perder no ínicio do jogo e nunca mais recuperava? E se um desses remates tivesse dado um empate?".

Não alteraria quase nada para além de um micro ajuste Bayesiano nos números do atleta, a lógica é a mesma.

Continuas o post sendo injusto para o Sá esperando que tenha prestações excelentes sem estar entrosado com a equipa. Provavelmente se tivesse feito a pré-época a titular mais estes cinco jogos já estaria noutras condições. E quem diz Sá diz Vana ou aproveitar para ir buscar um outro redes ligeiramente melhor e um preço óptimo, não sei, não sou olheiro, há soluções melhores no sentido de análises custo-benefício para o lugar.

Quanto a isso, eu sou Portista, não sou anti-lampião nem anti-lagarto, quero ver o Porto campeão. Trocava um campeonato na mão e 4 derrotas frente aos rivais por esta situação de incerteza. Não me interessam exibições individuais e em jogos específicos. São boas para esfregar na cara dos outros e postar uns gifs engraçados a picar o adversário, de resto pouco importam.

Os 5 milhões, não sei, vamos a ver. Agora conta com todas as outras considerações financeiras que são o salário muito mais baixo do nosso segundo redes, a desvalorização do Casillas, e a mais valia potencial de um jogador que tem um mercado quente, e mesmo só esses 5 milhões, que vamos a ver se são só 5, passam a muito mais, numa altura em que o clube tem que gerir as contas ao cêntimo. Ao cêntimo mesmo.

Quanto ao resto, são exactamente o tipo de considerações emocionais que a mim pouco me dizem mas compreendo o significado para os adeptos.

Reitero então o que disse no início deste post.

Blashyrkh disse:
muito bem. subscrevo.

e por falar nisso, parece-me óbvio que o Casillas está, até aí, ajudar a revolucionar a forma como nos apresentamos e promovemos a nossa imagem no exterior.

no plano desportivo parece-me que Casillas além de já ser um enorme guarda redes, parece-me que evoluiu também imenso desde que aqui chegou; posso estar enganado, mas tenho a sensação que o seu ponto mais debil, saida aos cruzamentos, o Casillas assimilou esse seu defeito e agora tem outros cuidados e é mais eficiente.

sei que não será fácil, mas seria mesmo uma enorme mais valia, em diversos planos, a manutenção do Casillas na nossa estrutura directiva após o final da sua carreira.
Filipe01 disse:
Diria antes, com muito, muito mais competência e trabalho da área de marketing, o Casillas podia ser quase de borla.
Isso é um outro erro de gestão. As coisas não têm valor intrínseco dessa maneira que se pensa normalmente, é sempre na comparação entre a prestação do jogador, o custo do jogador, e o quanto custariam esses números ao preço de mercado.

Pode haver esse exacto erro de gestão visto por outro prisma; o Casillas com bom marketing poderia ter custos menores ao clube aumentando as receitas associadas ao atleta, diminuindo os custos imputáveis e aumentando o rácio prestação/custo efectivo e melhorando a comparação com uma prestação semelhante/custo de mercado. Isso é só ver o exacto erro de gestão que mencionei por outro prisma.

E quais seriam as vantagens concretas da manutenção do Casillas na estrutura do clube?

N

Noventa e Nove

Guest
Blashyrkh disse:
Correndo o risco de pecar por excesso, diria que o Casillas podia ter saído literalmente de borla. O estatuto que ele tem no futebol em todo o mundo é impressionante.

VAMOS PORTO

Bancada lateral
26 Maio 2014
604
64
Messi, Cristiano, Casillas y Ramos, entre los nominados al Golden Foot

Este martes se ha dado a conocer la lista de 10 nominados al Golden Foot, premio que se da al jugador más exitoso de al menos 28 años y que el año pasado ganó el portero de la Juventus Gianluigi Buffon.
Este premio fue creado por la prestigiosa compañía World Champions Club, ubicada en Mónaco. El galardón se entrega desde 2003 y tiene en su palmarés a futbolistas de la talla de Ronaldinho, Iniesta, Drogba o Ronaldo. El premio será entregado el 7 de noviembre en una gala que se celebrará en el principado monegasco.

Lista completa de nominados:

Messi Barcelona
Cristiano Ronaldo Real Madrid
Iker Casillas Oporto
Sergio Ramos Real Madrid
Neuer Bayern Munich
Robben Bayern Munich
Thiago Silva PSG
Luis Suárez Barcelona
Yaya Touré Manchester City

http://www.marca.com/futbol/futbol-internacional/2017/09/12/59b7f7b946163f6c258b45d5.html

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,421
19,215
Nirvanes disse:

Análise perfeita. Confesso que também a mim já me mete impressão esse choro pelo salário do Casillas. Chorem antes com o salário do Bueno.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,627
10,359
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Frangou. x2.

Acontece aos melhores. É certo. Mas quando se é o Casillas e isso acontece num jogo da CL... tem sempre mais impacto.

Que seja um caso isolado na época e que isso não o desanime!

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
A Liga dos Campeões e os nossos guarda-redes… uma história conturbada. Recompor-se-á rapidamente de um desempenho menos conseguido, bem sabemos de que fibra é feito. Deve continuar a trabalhar os cruzamentos, apesar da veterania. Pode sempre melhorar, mesmo sendo um guarda-redes de qualidade.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,601
4,103
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Jogo muito mau e com interferência directa no resultado. Quando até ele treme...
Que seja uma vez sem exemplo.