Impacto económico do Covid-19

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
ixnay disse:
Qual é a melhor alternativa neste momento Miguel? Permitir a infeção descontrolada? Arriscar a sobrecarga do SNS? Não vejo como seriamos capazes de isolar completamente os mais vulneráveis de uma população completamente infetada.
Não existe nada sem economia. Também não tenho soluções mágicas. Mas este total desligar da economia vai acabar mal. Pode é acabar muito mal ou apenas mal. Mas uma nova crise ninguém nos tira.
Mas uma coisa eu sei, quando isto afundar, veremos no que isto dará. Veremos as consequência na saúde das pessoas que irão resultar do desemprego, da crise, da fome.
 

ChamaDoDragao

Bancada central
13 Maio 2016
1,947
1,647
MiguelDeco disse:
Não existe nada sem economia. Também não tenho soluções mágicas. Mas este total desligar da economia vai acabar mal. Pode é acabar muito mal ou apenas mal. Mas uma nova crise ninguém nos tira.
Mas uma coisa eu sei, quando isto afundar, veremos no que isto dará. Veremos as consequência na saúde das pessoas que irão resultar do desemprego, da crise, da fome.
É um pau de dois bicos. Neste momento a contenção, o distanciamento social, é a melhor arma. Porque, é um facto, salva pessoas. A economia vai estar um desastre...mas neste momento há a salvaguardar a saúde das pessoas. O resto é um tiro no escuro, neste momento!
Ou fazemos como em Inglaterra, em que o Boris não valorizou esta merda de vírus, incentivou o contágio para haver imunidade de grupo (algo impensável neste momento!), e agora estão como estão! Na merda...e o Karma respondeu da melhor forma ao Sr. Boris!
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
MiguelDeco disse:
Não existe nada sem economia. Também não tenho soluções mágicas. Mas este total desligar da economia vai acabar mal. Pode é acabar muito mal ou apenas mal. Mas uma nova crise ninguém nos tira.
Mas uma coisa eu sei, quando isto afundar, veremos no que isto dará. Veremos as consequência na saúde das pessoas que irão resultar do desemprego, da crise, da fome.
Não existe nada sem vida!

O argumento da economia só existe até ao ponto que nos atinge diretamente. Quando nos atinge, na família...

A economia virá depois da saúde, de existirem condições para não morrer!

Em Portugal, felizmente, existe apoio social!
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,266
19,416
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
MiguelDeco disse:
Eu já estou de layoff num dos meus empregos. E estão a ponderar, como sou part time, se tenho direito a receber por ter um outro emprego.. Esta gente não sabe o que anda a fazer. Vão acabar por destruir todo o tecido económico. E depois, vai ficar tudo saudável mas sem nada para comer e sem emprego, sem futuro. E veremos quando chegarmos a esse ponto aquilo que será dito..
Fdx! Inacreditável! Segura-te q isto passa.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
ChamaDoDragao disse:
É um pau de dois bicos. Neste momento a contenção, o distanciamento social, é a melhor arma. Porque, é um facto, salva pessoas. A economia vai estar um desastre...mas neste momento há a salvaguardar a saúde das pessoas. O resto é um tiro no escuro, neste momento!
Ou fazemos como em Inglaterra, em que o Boris não valorizou esta merda de vírus, incentivou o contágio para haver imunidade de grupo (algo impensável neste momento!), e agora estão como estão! Na merda...e o Karma respondeu da melhor forma ao Sr. Boris!
Pois é, e eu sei que é uma fronteira complicada de delinear.. Mas mais cedo ou mais tarde acabaremos por discutir se o remédio para a doença não terá tido efeitos mais nefastos do que a própria doença em si. Eu espero estar enganado e que isto se ultrapasse em 1/2 meses. Mas os indícios estão aí para toda a gente ver.
Quanto ao boris e afins, convém não esquecer o que colocou essas pessoas no poder (possibilidade de melhoramento na economia). Portanto essas decisões deles aceitarem um cuidado maior não tem tanto a ver com os n.ºs de mortes ou dos C.I mas sim com aquilo que realmente lhes importa como seres populistas que são. Num caso poderá ser uma reeleição num outro será assegurar um futuro político a médio prazo. Convém não esquecer que numa economia capitalista as pessoas são apenas n.ºs. E isso está mais que provado em tudo que seja situação relacionado com ambiente e saúde pública.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Miguel Alexandre disse:
Fdx! Inacreditável! Segura-te q isto passa.
A minha sorte é que não tenho empréstimos bancários sobre a cabeça.. Porque se tivesse a coisa piava de uma outra forma. Ainda assim tenho faturas para pagar. faturas e despesa que não podem aguentar que eu esteja em casa sem uma das minhas fontes de rendimento. E isto começa a pesar na cabeça das pessoas também.. E se eu estou assim fará quem não tem nenhuma fonte de rendimento..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Jules Winnfield disse:
Não existe nada sem vida!

O argumento da economia só existe até ao ponto que nos atinge diretamente. Quando nos atinge, na família...

A economia virá depois da saúde, de existirem condições para não morrer!

Em Portugal, felizmente, existe apoio social!
Eu entendo o que dizes. E seria coerente e idílico se pudesse ser replicado em tudo que rodeia a nossa sociedade. Mas não é possível. Já disse isto mil vezes e começo a ser cansativo, mas se isto começar a ser recorrente(já se fala em possíveis 2.ªs vagas desta pandemia) e falo na solução que consiste em fechar a economia, então pura e simplesmente o caminho que acabaremos por percorrer será o de assistir a revoltas e distúrbios por tudo que é sítio.. Do surgimento de movimentos populistas que já aí andam a espreitar as convulsões sociais que se antevêem até ao possível cenário de um congelamento total de alguns meio de produção. E se não tens formas de assegurar, por exemplo, uma necessidade vital como é a alimentação então de nada te adianta ter saúde. E isto não é apenas válido para a alimentação pois como é óbvio tudo acaba por estar interligado em termos económicos.. 
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,266
19,416
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
MiguelDeco disse:
A minha sorte é que não tenho empréstimos bancários sobre a cabeça.. Porque se tivesse a coisa piava de uma outra forma. Ainda assim tenho faturas para pagar. faturas e despesa que não podem aguentar que eu esteja em casa sem uma das minhas fontes de rendimento. E isto começa a pesar na cabeça das pessoas também.. E se eu estou assim fará quem não tem nenhuma fonte de rendimento..
Porra isto é tudo uma merda...ainda ontem estava a ver os números de empresas q já não estão a pagar salários e impostos mais as q aderiram ao lay-off...é de doidos.

Abraço companheiro.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
MiguelDeco disse:
Eu entendo o que dizes. E seria coerente e idílico se pudesse ser replicado em tudo que rodeia a nossa sociedade. Mas não é possível. Já disse isto mil vezes e começo a ser cansativo, mas se isto começar a ser recorrente(já se fala em possíveis 2.ªs vagas desta pandemia) e falo na solução que consiste em fechar a economia, então pura e simplesmente o caminho que acabaremos por percorrer será o de assistir a revoltas e distúrbios por tudo que é sítio.. Do surgimento de movimentos populistas que já aí andam a espreitar as convulsões sociais que se antevêem até ao possível cenário de um congelamento total de alguns meio de produção. E se não tens formas de assegurar, por exemplo, uma necessidade vital como é a alimentação então de nada te adianta ter saúde. E isto não é apenas válido para a alimentação pois como é óbvio tudo acaba por estar interligado em termos económicos..
Tens de comunicar com quem vive por dentro a pandemia.... parece que só vives a realidade e a incerteza do fator económico... que neste momento, digo-te com sinceridade é o menor dos problemas! Ninguém vai morrer á fome.

Agora muita gente boa vai morrer sem cuidados devidos e por causa da propagação da doença, e da irresponsabilidade de muitos que não se retêm ao isolamento.

Qualquer pessoa que fale com médicos e enfermeiros, sabe o pânico e o medo que vivem.... e olha que são os profissionais mais preparados para lidar com doenças ou mortes...por vezes no limite da insensibilidade dada a normalidade que enfrentam no dia a dia.... é inimaginável o sentimento do pessoal da saúde e coragem não lhes falta!
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
A história diz que houve civilizações que viveram sem economia, mas nunca sem saúde.

Tudo bem que a escala populacional hoje em dia é diferente, mas por muito que nos custe é a realidade, a humanidade pode sobreviver sem a economia ( como a conhecemos hoje) mas nunca sem saúde.

E não esquecer, se os serviços de saúde colapsarem, também há a grande probabilidade de haver tumultos e distúrbios.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Esteja o SNS a responder bem ou não, aquilo que se vê atualmente são pulmões num estado como nunca se viu e a única profilaxia que existe é injetar oxigénio!

O nosso conselho de saúde pública é pior que o conselho de finanças nacional. Retrógrado, ultrapassado, com conhecimentos arcaicos!!!

É incrível as atitudes que tiveram quando o vírus já era conhecido desde janeiro.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
nuno queiros disse:
A história diz que houve civilizações que viveram sem economia, mas nunca sem saúde.

Tudo bem que a escala populacional hoje em dia é diferente, mas por muito que nos custe é a realidade, a humanidade pode sobreviver sem a economia ( como a conhecemos hoje) mas nunca sem saúde.

E não esquecer, se os serviços de saúde colapsarem, também há a grande probabilidade de haver tumultos e distúrbios.
Diz-me um exemplo de uma civilização que tenha prosperado sem economia. Uma.
Segundo, a ser verdade o que afirmas, porque raio os níveis de saúde são melhores nas economias mais ricas do mundo?
Terceiro, como se paga a saúde sem economia? Consegues explicar-me?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,546
13,795
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
MiguelDeco disse:
Diz-me um exemplo de uma civilização que tenha prosperado sem economia. Uma.
Segundo, a ser verdade o que afirmas, porque raio os níveis de saúde são melhores nas economias mais ricas do mundo?
Terceiro, como se paga a saúde sem economia? Consegues explicar-me?
Devias ter citado tudo;
a humanidade pode sobreviver sem a economia ( como a conhecemos hoje) - a parte entre comas não citaste e faz toda a diferença.
Claro que a economia é a base de tudo (da saúde etc.) mas todos sabemos que quando isto voltar ao normal nunca será como era pelo menos nos próximos tempos. Quanto tempo? ninguém sabe, depende de muitos fatores.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,017
26,139
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Devenish disse:
Devias ter citado tudo;
a humanidade pode sobreviver sem a economia ( como a conhecemos hoje) - a parte entre comas não citaste e faz toda a diferença.
Claro que a economia é a base de tudo (da saúde etc.) mas todos sabemos que quando isto voltar ao normal nunca será como era pelo menos nos próximos tempos. Quanto tempo? ninguém sabe, depende de muitos fatores.
Acreditas portanto num back to basics em termos de economia? O fim do capitalismo selvagem?
Gabo-vos a capacidade de sonhar.. Eu não consigo..
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
https://zap.aeiou.pt/governo-reabrir-ensino-secundario-4-maio-telescola-317437

De acordo com o Expresso, o Governo pretende começar a aliviar algumas restrições durante o mês de maio para, em junho, se poder regressar à normalidade.

Pelo lado da economia, há ainda a esperança que o turismo regresse nos meses de julho, agosto e setembro, para que a economia volte a funcionar normalmente.
Escolas em Maio/Junho e turismo de volta em julho, agosto e setembro. Com papas e bolos se enganam os tolos...
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,546
13,795
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
MiguelDeco disse:
Acreditas portanto num back to basics em termos de economia? O fim do capitalismo selvagem?
Gabo-vos a capacidade de sonhar.. Eu não consigo..
Eu não disse nada disso. Não será o que disseste para os nossos tempos.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
ixnay disse:
https://zap.aeiou.pt/governo-reabrir-ensino-secundario-4-maio-telescola-317437

Escolas em Maio/Junho e turismo de volta em julho, agosto e setembro. Com papas e bolos se enganam os tolos...
Se conseguirem um fármaco que consiga tratar os doentes e a mortalidade seja zero acredito que possa ser possível. Em Maio não. Caso tenhamos um mês sem mortalidade e fármaco eficaz no tratamento, acredito que no mês seguinte regresse a normalidade gradualmente, tendo em conta o lado emocional das pessoas.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,836
5,056
Vou citar a publicação do André Silva do Pan:

“Se a banca apresentar em 2020 e em 2021 lucros avultados, esses lucros avultados serão uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses!”
- Rui Rio, hoje a meio da manhã

Duas horas depois:

No mesmo dia em que Rui Rio faz a afirmação acima referida, o PSD votou contra, juntamente com o PS e CDS-PP, e chumbou as propostas do PAN que impediam os Bancos de cobrarem e capitalizarem juros às pessoas e empresas que pedissem a suspensão dos seus créditos à Banca e de cobrarem juros no âmbito das linhas especiais de crédito para o financiamento às empresas afectadas pelos impactos da Covid-19.

Sublinhe-se, também, que com o voto contra do PS, PSD, CDS e IL e a Abstenção do CH, PCP e PEV foi chumbada a proposta do PAN que propunha que o financiamento dos apoios dados aos inquilinos que não vão poder pagar a renda durante o estado de emergência se fizesse por conta dos 850 milhões de euros que o Orçamento do Estado para 2020 destinava para tapar os buracos do BES, o que significa que estes apoios vão ser financiados por programas de promoção da habitação acessível que procuram assegurar o direito à habitação de milhares de pessoas.

Rui Rio e PSD contribuíram hoje para que os lucros da Banca continuem de vento em popa graças à Covid-19 e mostraram que, mais uma vez, este partido cumpre a máxima do “olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz”.

E pronto.