Iturbe

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
A minha grande esperança para este ano...acabou por não deslanchar!Eu sabia que Iturbe era um jovem com formação quase inexistente( começou a jogar tarde e por os pais andarem continuamente a mudar de residencia entre Paraguai e Argentina por imperativos profissionais nunca teve uma formação continua) mas com um talento do tamanho do mundo_O que tenho visto é um jogador frágil psicologicamente e com erros de formação básicos especialmente na tomada de decisão.Eu apenas não compreendo porque não lhe foram concedidas as mesmas oportunidades que ao Atsu( outra esperança que tem produzido pouco mais que zero).
Não querendo desculpar ou desresponsabilizar o Iturbe pelo que (não) tem feito mas tava a espera de mais paciencia dos treinadores!
A equipa B não me parece a melhor solução para Iturbe nem para jogadores que vieram o ano passado de competição da I liga ( Kelvin e Ba)
 

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,842
509
Ir para a Argentina seria numa perspectiva de futuro negócio e não de melhoramento das capacidades do jogador. Lá o futebol é muito diferente do aqui praticado e por isso não ia evoluir nada.

Tal como os que emprestamos para o Brasil, serviria apenas para ter ainda mais saudades de casa e inviabilizar um regresso triunfante.
 
M

Maicon 2-3

Guest
O iturbe não manda. Vem, deixa de ser mimalho e comece a jogar a bola. Só porque na terra dele tem estatuto não pense que chega e é o rei. Que trabalhe e que acima de tudo jogue, bem...
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
O Iturbe que se entregue totalmente nas mão do F.C.Porto. Está na melhor máquina de futebol do Mundo, só tem de confiar em nós e continuar a preocupar-se apenas em jogar futebol.
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,179
1,861
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
O rapaz deve ter jogado toda a sua formação em equipas em que era ele e mais 10. Agarrava na bola e tentava resolver sozinho.

Aqui, tem de passar a bola. Se demorar a passar, sofre logo pressão ou falta. O problema é que ainda não se apercebeu ou aprendeu isso.

Depois irrita-me que 70% das vezes que arranca com a bola, ou escorrega, ou a bola embrulha-se nos pés e fica para trás.

Espero que continue por cá, porque na Argentina não lhe vão ensinar o essencial para jogar na Europa.
 

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
13,553
4,226
Cheira-me que a aposta fracassou..
Não digo que ele não tenha capacidades, mas parece que lhe falta aquela pontinha de humildade. Talvez por culpa nossa e da imprensa que o apelidamos de "novo Messi". 
Vamos ver no que isto dá. Mas talvez fosse bom para ele e para o nosso clube, um empréstimo pelo menos até o final de época.
 
D

Dexter

Guest
Flop. Infelizmente. É daqueles casos mais raros em que tudo apontava para que fosse dar um grande jogador mas vai ficar-se pelo FLOP. Ainda é cedo, sim, mas, pelas variadas demonstrações de imaturidade e pelo pai que lhe deve fazer a cabeça, penso que o futuro dele no FC Porto já está traçado.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Um empréstimo com um treinador bem escolhido era o indicado... ele aqui já se viu-se que não vai evoluir como deve.
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
O empresário já veio desmentir as declarações do dirigente da seleção argentina. O problema é não lhe darem oportunidades. Quantas vezes jogou mais de 20 minutos com a equipa principal? Assim, é impossível mostrar o que quer que seja. E não podemos esquecer-nos que tem 19 anos, tem mais 15 anos de carreira ao mais alto nível pela frente.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,366
4,964
Conquistas
1
  • Junho/18
... o problema é nas oportunidades que tem na B não mostrar o suficiente, e nem é por falta de empenho porque é um jogador aguerrido, falta de noção colectiva, não sabe o que fazer com uma bola para alem de correr com ela, driblar e chutar, nesse particular é excepcional, o problema é o resto ...
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
548
tsubasa disse:
O empresário já veio desmentir as declarações do dirigente da seleção argentina. O problema é não lhe darem oportunidades. Quantas vezes jogou mais de 20 minutos com a equipa principal? Assim, é impossível mostrar o que quer que seja. E não podemos esquecer-nos que tem 19 anos, tem mais 15 anos de carreira ao mais alto nível pela frente.
E quantos minutos jogou na B? Os minutos não sou desculpa, nestas circunstâncias.
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
Parece-me, nunca tendo sido jogador, nem de perto nem de longe, que jogar na A e na B é muito diferente, em termos da qualidade geral da equipa e motivação. O meu medo é perdermos um jogador tão cedo, em termos da idade dele, um jogador que me parece ter grandes qualidades tecnicas, por estarmos há um ano e meio a "encostá-lo".
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
548
tsubasa disse:
Parece-me, nunca tendo sido jogador, nem de perto nem de longe, que jogar na A e na B é muito diferente, em termos da qualidade geral da equipa e motivação. O meu medo é perdermos um jogador tão cedo, em termos da idade dele, um jogador que me parece ter grandes qualidades tecnicas, por estarmos há um ano e meio a "encostá-lo".
A diferença é brutal, sem dúvidas. Mas quem tem qualidade mostra-a em qualquer lado, e até agora Iturbe não mostrou estar preparado para ter mais minutos na equipa A, na minha opinião. Se assim fosse já podia estar Tozé na A e Tiago Ferreira também.
Vamos confiar na estrutura que o vê a treinar todos os dias e conhece-lo melhor que ninguém, e se até agora não jogou mais é porque ainda não o mereceu.
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
paulo21 disse:
A diferença é brutal, sem dúvidas. Mas quem tem qualidade mostra-a em qualquer lado, e até agora Iturbe não mostrou estar preparado para ter mais minutos na equipa A, na minha opinião. Se assim fosse já podia estar Tozé na A e Tiago Ferreira também.
Vamos confiar na estrutura que o vê a treinar todos os dias e conhece-lo melhor que ninguém, e se até agora não jogou mais é porque ainda não o mereceu.
Concordo, sem dúvida. O treinador avalia-o todos os dias e, goste-se ou não, ele é que manda. Mas o miúdo está cá há um ano e meio, se não estou em erro, e talvez seja preciso avaliar (quem sabe já não estará a ser feito, não faço ideia), quem de direito, se um empréstimo não seria uma melhor opção para ele não perder a cabeça e desaparecer para o país dele, como aconteceu ainda há pouco tempo com o tevez, por exemplo.
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
Branco disse:
... o problema é nas oportunidades que tem na B não mostrar o suficiente, e nem é por falta de empenho porque é um jogador aguerrido, falta de noção colectiva, não sabe o que fazer com uma bola para alem de correr com ela, driblar e chutar, nesse particular é excepcional, o problema é o resto ...
Mas não há na estrutura técnica quem o ensine a passar a bola e a cruzar? Tomara a muitos correrem muito e saberem driblar e chutar. Em jeito de piada, vá buscar-se o drulovic para lhe ensinar umas coisas, ou peçam umas horas extra ao capucho.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Os argentinos devem olhar para a situação do Iturbe com o mesmo espanto que eu olhava para o que se passava com o Postiga nos Spurs.

Na altura passava algumas temporadas em Londres e aquando da sua contratação penso que o elogio mais suave que lhe concedi junto dos meus compadres britânicos foi algo como "o protótipo de ponta-de-lança do futuro".

E atenção que o Postiga já era um pouco mais velho do que o Iturbe, tinha uma excelente formação futebolística e já uma relevante experiência de competições profissionais, inclusivamente ao nível continental com a Liga dos Campeões e Liga Europa.

Não se pode dizer que o Postiga tenha sido vendido depois de ter batido recordes de golos marcados mas penso que era mais ou menos evidente que o Postiga tinha tudo para ser o tal "o protótipo de ponta-de-lança do futuro".

O pior veio depois e é lendo alguns comentários aqui postados que me recordo que são mais ou menos as mesmas palavras que na altura me arremessavam em Londres: "tropeça na bola", "não consegue fazer um passe", "Flop!", "imaturidade", "quando é que faz um golo?" (penso que os dedos de uma mão devem chegar para contar os golos que o Postiga marcou durante a sua estadia com os Spurs...) etc, etc... isto é, os mesmíssimos comentários agora produzidos em relação ao iTurbo e daí que me tenha lembrado do Postiga.

Apesar de (muito) esporadicamente evidenciar rasgos de outro mundo, poderemos em consciência dizer que o Postiga que veio dos Spurs era o mesmo que para lá mandámos?
Tiveram os Spurs o necessário talento (e tempo? e "paciência"?) para concluir o processo de formação do Postiga e fazer dele um fenómeno?

O iTurbo tem uma vantagem em relação ao Postiga: "está a chegar" ao clube mais ou menos com a mesma idade com que saiu o Postiga, ou seja, tem ainda tudo a ganhar. Provavelmente tudo aquilo que Postiga acabou por não ter.

Não pretendo obviamente ser moralista mas tenho a intenção de retirar uma moral disto, ou seja, podemos ser o FC Porto que sempre temos sido ou podemos apenas ser mais "uns Spurs" para o iturbe, para um Danilo, para um Alex Sandro (agora caido em graça mas que natural e compreensivelmente terá os seus momentos menos bons), Atsu, Sérgio Oliveira, David Bruno, Kelvin, Tó-Zé, Vion e tantos e tantos (e peço deculpa a todos os atletas que não mencionei mas estão na mesma situação)...

Isto são tudo jovens em processo de formação, processo este que incorpora a necessidade de também ser incluido tempo de jogo. Tempo de jogo para evolução, não para assobiadelas e bota-baixismos.

Em caso de necessidade, alguns têm o talento mas também a fortuna de agarrar a sua oportunidade (ex: Baía). Outros "vão entrando aos poucos". Outros acabam emperrados e enredados em rótulos (e literalmente na bola, na relva, nas botas, numa espiral descendente em que por vezes até os tintins atrapalham) e cabe também aos adeptos tomarem um partido:
- Ajudar, apoiar, integrar, CRITICAR, compreender, contextualizar; ou
- Renovar-lhe o rótulo, criticar por criticar, acabando por... destruir. Desistir.

Os argentinos são um povo que sabe muito de futebol. Muito. Se a sua opinião generalizada é amplamente positiva em relação ao iTurbe, não seria de, ao menos, dar o benefício da dúvida?

As nossas mães não estavam todas à frente da fila quando se distribuiram gratuitamente conhecimentos avançados de scouting....

Nestes casos como o do iTurbe (e outros), lembro-me sempre do NOSSO jovem Postiga.
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,363
548
tsubasa disse:
Mas não há na estrutura técnica quem o ensine a passar a bola e a cruzar? Tomara a muitos correrem muito e saberem driblar e chutar. Em jeito de piada, vá buscar-se o drulovic para lhe ensinar umas coisas, ou peçam umas horas extra ao capucho.
Era tudo tão fácil se assim fosse.
Fizeste-me lembrar de uma entrevista do Jesualdo Ferreira, em que ele disse "não se pode dizer a um jogador, não é assim que se faz, é desta maneira".
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
A Lenda continua disse:
(Cito-te apenas para enquadramento da minha intervenção)
Os argentinos devem olhar para a situação do Iturbe com o mesmo espanto que eu olhava para o que se passava com o Postiga nos Spurs.

(...)

As nossas mães não estavam todas à frente da fila quando se distribuiram gratuitamente conhecimentos avançados de scouting....

Nestes casos como o do iTurbe (e outros), lembro-me sempre do NOSSO jovem Postiga.
Gostei imenso do teu comentário. Quero esclarecer que não vejo o iturbe com um messi, nada do género, mas gosto de pensar nele como um jogador com um potencial tremendo, que, espero, possa explodir no nosso clube um destes dias. Curiosamente, sempre gostei do postiga, o problema é que ele é avançado e é a esses que compete marcar golos. O desejo de ver o iturbe explodir estende-se a todos os outros miúdos, da B, dos juniores ou das escolas, para que possamos ter um futebol cada vez melhor. Lembrei-me agora do Diego, um grande talento que saiu pela porta pequena porque o treinador não tinha espaço para ele na equipa.
 
N

Nathan Muir

Guest
Mantenho a mesma opinião, ou seja acho que um possível empréstimo ao River poderia ser benéfico para o Iturbe que precisa de jogar com regularidade, ter outra atitude, nomeadamente apanhar no bom sentido algumas cacetadas e esquecer-se das comparações com Messi, ou seja levar um banho de humildade e ter mais oportunidades para demonstrar que realmente é, na sua plenitude. 
 

tsubasa

Superior
28 Abril 2012
22
0
paulo21 disse:
Era tudo tão fácil se assim fosse.
Fizeste-me lembrar de uma entrevista do Jesualdo Ferreira, em que ele disse "não se pode dizer a um jogador, não é assim que se faz, é desta maneira".
Certo, mas o miúdo tem 19 anos, deve saber que ainda está em fase crescimento. Se assim não for, é um caso perdido.