Józef Mlynarczyk

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
E o Gomes falhou um Penalti...

Curioso que numa epoca tao atribulada, entre traumatismos, pernas e bracos partidos, conseguindo o titulo in extremis 'a ultima jornada, na epoca seguinte fomos Campeoes Europeus! :-D

Ainda no outro dia vi uma entrevista do Dr. Domingos Gomes em que ele falava de 20 casos graves ao longo da epoca, 20!!! Reportando a este ano seria caso para um plantel inteiro estar KO, obviamente foram em alturas diferentes mas mesmo assim... Comecou logo com o Eurico na primeira jornada, perna partida e  ficou logo arrumado para o resto da epoca e para nao dizer que acabou ali a sua carreira no FC Porto! 
Plantel que viu chegar entre outros Mlynarczyk, Madjer ao longo da temporada para colmatar as lesoes... e neste investimento brutal acaba por resultar no primeiro triunfo europeu na epoca seguinte, h'a coisas.... Outros tempos.
 
J

jam

Guest
Dos guarda redes que vi ao vivo o Mly é o que considero melhor.

Era diferente a cultura do guarda redes não comparável à actualidade.

Em minha opinião o melhor guarda redes que jogou em Portugal no meu tempo.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

O HOMEM DE MÁRMORE

Mlynarczyk, guarda-redes do primeiro título europeu em futebol, faz esta terça-feira 63 anos. O polaco deixou saudades

Texto por: Víctor Queiroz

Mlynarczyk - nascido a 20 de setembro de 1953, em Nowa Sól - vestiu pela primeira vez a camisola do FC Porto a 4 de Janeiro de 1986, nas circunstâncias mais exigentes: num Benfica-FC Porto (0-0) que marca a corrida ao título. O FC Porto tinha acabado de ceder o primeiro lugar na Covilhã, fora eliminado pelo Barcelona da Taça dos Campeões e perdera a Supertaça em casa. Artur Jorge não estava completamente satisfeito com os desempenhos de Zé Beto e Matos, e descobre o homem de mármore, há dois anos e meio incógnito em Bastia, França. Mly entra no FC Porto com 32 anos, três meses e 16 dias. Teoricamente, a caminho da reforma.

Com quatro treinos, salta para a baliza, enche a Luz com a sua frieza e parte para uma fantástica série de 528 minutos sem sofrer golos: 12 vitórias, três empates e apenas seis golos sofridos em 15 jogos. O FC Porto sagra-se campeão na última jornada e a média de golos sofridos pelo polaco é surreal: 0,4 por jogo. A problemática das redes passa à história, o avozinho amordaça os mestres atiradores da Liga, silencia as desconfianças e devolve serenidade e à equipa. Um golpe de mestre do Rei Artur.

A supressão de todos os medos está garantida com o veterano polaco, mas Zé Beto não se dá por vencido. A época de 1986/87 é um hino à concorrência feroz: Mly e Zé Beto trocam cinco vezes de posição. Zé Beto faz 28 jogos, contra 20 de Mly. Mas quando o ambiente aquece, o polaco sobe ao palco para as decisões. Faz o percurso até Viena, ganha o bilhete de avião para Tóquio, torna-se num imortal do FC Porto: campeão nacional, europeu e mundial, tudo o que nunca imaginou para final de carreira, no espaço temporal de um ano, 11 meses e nove dias.

Em 1987/88, a baliza já é toda dele: 50 jogos, apenas 24 golos sofridos, Taça Intercontinental, Supertaça Europeia, Campeonato e Taça de Portugal. Ao segundo ano completo no FC Porto, preencheu totalmente a caderneta de todos os troféus possíveis. Na última época, a retirada foi discreta, própria de quem sabe estar.

Ninguém pensava na sua resignação. Começou titularíssimo com Quinito, mas lesiona-se entre a terceira e a quarta jornadas. Zé Beto também estava lesionado e, a 11 de Setembro de 1988, o seu destino cruza-se com Vítor Baía, que aos 18 anos é chamado de urgência a Guimarães. Quinito não pestanejou ao apostar em Baía e Baía não falhou. O resto da época é o sonho tranquilo dos portistas: Baía, Mly e Zé Beto para as redes, que nunca estiveram tão bem guardadas. A lesão de Mlynarczyk foi a mais grave e demorada, e a época de 1988/89 acaba por ser demasiado serena para o gosto de qualquer guarda-redes. Despede-se do activo a 7 de setembro de 1988, a vencer por 3-0 o HJK Helsinki, para a Liga dos Campeões. Fica como treinador dos guarda-redes.

Duas fases finais do Campeonato do Mundo, a segunda já como jogador do FC Porto, são a marca universal de Mlynarczyk a nível de selecções, da qual sobressai o terceiro lugar, em 1982, da Polónia de Szarmach, Lato e Boniek. Na terra natal, venceu dois Campeonatos e uma Taça com o Widzew Lodz. Em França, o destaque são os 76 jogos consecutivos na baliza do Bastia.

B.I.

NOME: Josef Mlynarczyk
DATA DE NASCIMENTO: 20 de Setembro de 1953
NATURALIDADE: Nowa Sól, Polónia
ÉPOCAS NO FC PORTO: 4
JOGOS NO FC PORTO: 91
INTERNACIONALIZAÇÕES: 42
TÍTULOS: Taça Intercontinental (1987), Taça dos Campeões Europeus (1987), Supertaça Europeia (1987), Campeonato Nacional (1985/86, 1987/88) e uma Taça de Portugal (1987/88)

Texto publicado na edição de março de 2014 da Dragões, revista oficial do FC Porto
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
18,976
18,721
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Mlynarczyck, Vítor Baía e Casillas para mim os melhores GR que vi jogar no FCPorto.

Mly era elástico. Grande GR e um dos melhores da Europa na sua altura, nem ele nem Madjer foram contratações caras mas atempadas e atentas. Há quem diga que hoje em dia já não se consegue fazer destas contratações, pois Eu acredito que sim, é necessário é que haja um scouting a trabalhar para o clube e não ao que se assiste hoje em dia.

Um scouting de categoria não serve so para monitorizar jovens e talentos desconhecidos, serve também para saber exactamente quais os talentos que andam esquecidos, desaparecidos e em baixo e quando se consegue ir atacar esses talentos.

Mly faz parte do meu imaginario FCPorto.
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Também esteve o Mielcarski....

Miguel Castro  como lhe chamavam carinhosamente nas antas.

Ainda domina bem o português.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,178
9,304
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
grandeporto disse:
Os tres maiores guarda redes que já vi nas nossas balizas.
tinha um gesto típico de aconselhar calma lá na frente... eu era miúdo e nunca me esquecerei desta lenda das nossas balizas
 

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
7,159
4,770
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Vi este tremendo guarda redes em 87 na célebre final de Viena. A calma e segurança que passava era contagiante para a equipa. Pelo ar era tudo dele.

Tremendo guarda redes.
 

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
661
250
Não é o Mly.
Sem bigode, não é.
Pode ser parecido, mas todos os cromos que tenho lá em casa, ele tem bigode.
Não me lixem.
Era a imagem de marca....
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Vocês vejam bem a foto porque o homem tem bigode. É louro mas têm.

Não vai mais vinho para essa mesa.