#FutebolFeminino Jassie Vasconcelos

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,901
2,401

Jassie Vasconcelos reforça o futebol feminino

Internacional portuguesa já jogou em França, no País de Gales e na Áustria

Jassie Vasconcelos tem um percurso desportivo que atravessa quatro países europeus e é a mais recente contratação para a equipa de futebol feminino do FC Porto, que em 2025/26 vai disputar o segundo escalão nacional.

Com experiência no andebol e no futsal, a extrema esquerda iniciou a carreira como futebolista no País de Gales, onde representou o PILCS (2015/16), o Cardiff Metropolitan (2016/17) e o Cardiff City (2017/18).

Em 2018/19 mudou-se para o Benfica, marcou 36 golos em apenas 20 jogos, conquistou a Taça de Portugal e despertou o interesse do Metz, clube que representou na temporada seguinte.

Em 2020 regressou a Portugal e à Luz, tendo passado pelo Länk Vilaverdense, pelo Racing Power e pelo Torreense antes de embarcar numa nova experiência internacional, desta feita no Altach/Vorderland.

Aos 31 anos troca o futebol austríaco pelo português e prepara-se para representar o FC Porto. No currículo já ostenta um troféu da Segunda Divisão feminina - que conquistou em Setúbal - e uma internacionalização por Portugal, ao lado da capitã portista Cláudia Lima.

• Like
Reações: 2005dragon

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,901
2,401
“O meu sangue é azul e branco”

Jassie Vasconcelos deixou o futebol austríaco para assinar pelo clube do coração

Quando o coração chama, temos de ir. Com “o sentimento de uma criança que sempre olhou para este clube com amor e carinho, como o melhor clube do mundo”, Jassie Vasconcelos tornou-se jogadora do FC Porto e é mais uma arma ao dispor de Daniel Chaves para atacar a temporada 2025/26. A internacional portuguesa, de 31 anos, está pronta para acrescentar “experiência” e “criatividade” ao plantel azul e branco, mas também quer continuar a crescer “na realização deste sonho”. “Sempre disse a toda a gente que um dia gostava de jogar no FC Porto. Estava mortinha que criassem a equipa para vir para cá. Era o meu sonho”, acrescentou a avançada.

Em casa
“O sentimento é o de uma criança que sempre olhou para este clube com amor e carinho, como o melhor clube do mundo. Assinar pelo FC Porto é um sonho tornado realidade.”

Pronta para espalhar magia
“Não jogo a 10 e também não sou avançada, gosto acima de tudo de ajudar a equipa em qualquer circunstância, à frente ou atrás. Sou uma jogadora versátil e não tenho um lugar específico onde diga que gosto de jogar. Gosto de ajudar a equipa com a minha criatividade, de preferência em posições mais avançadas.”

De goleadora a altruísta
“Sinto que já fui essa jogadora de fazer muitos golos, mas agora sou mais uma jogadora de equipa. Também gosto de marcar golos de longe, diria que é uma especialidade minha. Acho que o meu jogo é simples e eficaz.”

Muita experiência acumulada
“Acho que posso acrescentar a experiência de uma jogadora que já esteve na Liga BPI, na Liga francesa e na Liga austríaca. Acho que posso ajudar as jogadoras mais jovens a olhar para o futebol de uma forma mais bonita. Acho que posso ajudar e acredito que também me podem ajudar a crescer na realização deste sonho.”

Uma Segunda Divisão competitiva
“A Segunda Divisão que venci era uma Segunda Divisão com poucos recursos. Neste momento há mais recursos em Portugal, mais equipas com mais condições e com mais jogadoras de qualidade. É uma Liga competitiva, mas temos o objetivo de subir à Liga BPI. Quero também que o FC Porto esteja na final da Taça de Portugal, tem equipa e estrutura para isso. Seria a cereja no topo do bolo.”

O Estádio do Dragão
“Cresci aqui perto, no bairro de São Tomé, em Paranhos. O FC Porto tem uma importância muito especial na minha vida, sei o que é ser Porto. Quem não sente isso, não sabe o que é ser Porto, crescer e viver no Porto. Sempre vivi o FC Porto intensamente e o meu sangue é azul e branco.”

Finalmente o FC Porto
“Sempre disse a toda a gente que um dia gostava de jogar no FC Porto. Estava mortinha que criassem a equipa para vir para cá. Era o meu sonho. Estou aqui de coração cheio e é a recompensa de todo o meu trabalho nos últimos anos. Não consigo explicar aquilo que sinto.”

A chegada à seleção nacional
“Foi um marco muito importante na minha vida. Sou portuguesa e sinto Portugal como o meu país. Foi algo muito importante para mim no meu desenvolvimento como jogadora profissional, teve esse impacto em mim e foi muito especial.”