Já estou cansado disto.
Ganha a B, aparecem uns a dizer que agora os outros não falam do Brandão.
Perde a B, aparecem os outros (eu próprio) a zancar o Brandão de cima a baixo, para escândalo dos primeiros.
Quanto ao Brandão, o diagnóstico já está feito. Confirmado e reconfirmado. Não é o treinador que julga ser. Não é solução para o estado actual da equipa B (zero culpa dele nesse aspecto), como até acho ser um factor agravante.
Pode ter um CV teórico muito bom, no aspecto prático, sempre que liderou em patamares superiores da formação e no profissional, ficou aquém. Facto.
Escrevi quando chegou e volto a afirmar que a posição de treinador da B exige alguém com um percurso sólido na formação, onde os resultados falem por si e que já tenha um ou outro trabalho como treinador principal no nível sénior.
É claro que se a B tiver 3/4 jogadores da A fica mais próximo de ganhar a qualquer adversário, se não os tiver, aproxima-se da derrota. Seja o Brandão o treinador ou fosse o Rinus Michel ou o rato Mickey.
A B tem um problema grave de concepção e construção. Algo que foi herdado e que ainda não foi resolvido. Porque a primeira prioridade foi a estabilização financeira do clube (e bem!) e depois a potenciação da equipa A (e bem!).
Não sei se se irá fazer o mesmo em Janeiro que se fez na época passada: ir buscar 1/2 jogadores para dar solidez aos sectores mais fracos da equipa; ou se vai dar via verde aos campeões sub17 e aos melhores sub19.
Seja como for, olho para o Brandão e não vejo solidez para fazer acontecer. Não me refiro a manter a B na 2ª liga. Isso acho que será atingido, com maior ou menor facilidade. Fazer acontecer é meter alguns meninos a jogar mais do que jogam hoje e a colocar uma equipa em campo, com processos simples, básicos até, mas eficientes. Uma equipa B tem sempre a sua instabilidade, entre dar jogadores à A, receber da A, fornecer ao sub19 se preciso, mais YL (que já fomos, ou quase) e selecções...não é um espaço para muita elaboração, mas processos básicos e eficientes. E isso, este conjunto de jogadores não tem.
Quanto à falta de qualidade transversal e haver mesmo jogadores que nem no S. Pedro da Cova (respect!) jogariam, disso o Brandão é vítima e não réu. O seu papel é manter essa gente o mais afastada do 11 inicial que lhe for possível. E até nisso, já falhou.