Jogos Olímpicos (Tóquio'2020)

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Sem duvida.

Mas ha ali alguma coisa que nao clica, percebes?

Nao consigo sentir o orgulho que sinto pelos restantes medalhados. Mas e algo meu, naturalmente.

Intuo alguns factores de desconfiança. A incomum celeridade do processo, o estatuto de estrela de Pichardo, a guerra clubística... os diferentes entendimentos de nacionalidade e tal.

... julgo que se deveria interrogar o sistema e não o atleta. Porquê a hospitalidade fácil para uns, nem que seja formal, e agressões mortais para outros, quando todos poderão ser cidadãos úteis ao país? Uns trarão know-how em determinada área, outros noutras, ou eventualmente poderão adquiri-lo cá... Nuns casos produzimos talento, noutros acolhemos... Pichardo, ainda assim, debandou de um país onde as liberdades individuais se encontram limitadas. Parece-me debatível falar-se a este respeito em marcantilização ou contratação de um atleta, que teria necessariamente de ser acolhido por alguém. Ah, mas Pichardo poderia escolher... pois ainda bem para ele. Pena que não possa ser assim com outras pessoas. Que malefícios trouxe Pichardo para o país e para o atletismo português?

O feito desportivo de Pichardo nestes JO ultrapassa os dos restantes atletas da comitiva portuguesa. O espírito olímpico será o da façanha desportiva, da comunhão supra e transnacional, de algo que excede fronteiras e congrega nações... haverá algum neste caso.

Claro que se compreende esse sentimento pessoal do colega.
 
  • Like
Reações: Calabote

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
Epá, estar a equiparar o Pichardo a um refugiado é só ridículo. É tão refugiado como os caralhotes que nasceram com um faqueiro de prata no cu e outro na uretra e depois vão naturalizar-se para as Bahamas ou outro paraíso fiscal sem tratado de extradição qualquer porque "boohoo tenho que pagar impostos, isso e as acusações de fraude e abuso sexual é perseguição". Tal como eles, tem algo que interessa a outros países, e esteve disposto a oferecer a nacionalidade dele mediante outras condições. Haja noção.
 

aaveloso

Bancada central
22 Novembro 2016
1,222
1,244
Braga
Em rigor, nos Jogos Olímpicos nem devia haver competição entre países, mas sim apenas competição entre atletas.
Claro que as modalidades colectivas baralham tudo isto...
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,173
23,903
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Chega é um grupo de acéfalos e racistas.
Mas meteres o Pichardo no meio dos outros não é de bom tom. A cancel culture não nos permite discutir um assunto importante.
O Pichardo nao tinha ligação nenhum a Portugal e foi um atleta contratado para ganhar medalhas. Sou a favor da maior facilidade de naturalização d refugiados politicos, mas não te parece que isso, neste caso, foi um mero expediente? O homem tinha vários países atrás dele e só nos escolheu porque, provavelmente, pagamos mais dinheiro...
Para mim tinha mais condições de ser português caso o quisesse, o activista Bielorruso que foi encontrado enforcado em Kiev que o Pichardo.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tinham que vir os politiqueiros tomarem conta do tópico, a onda assim o permite. Isto só vem intoxicar mais o tópico.
Eu já falei o que tinha a falar sobre a lei da nacionalidade, e eu não falei do caso concreto de Pichardo, apenas limitei-me a criticar o sistema, nunca quis que o assunto chegasse assim tão longe, agora fazer disto um assunto político, principalmente usar isso como arma de arremesso político é que não me parece nada equilibrado. Já bastou o Nélson Évora também politizar o assunto.

Agora é que digo "CHEGUEM-SE" para lá, vamos falar do que interessa. Já agora porque não falar da reestruturação do desporto em Portugal talvez seja um assunto mais interessante que propriamente falar da identidade/nacionalidade dos atletas. A própria Patrícia Mamona já veio mandar indirectas por causa da falta de desporto escolar e denunciou falta de igualdade de oportunidades.
 
Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,653
22,029
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Cada vez que regressa, vem mais agressivo, mais violento. Contra tudo, contra todos, até contra as nossas antigas glórias e sempre com o claro intuito de provocar os colegas.
Quanto ao que interessa, parabéns ao Pedro Pichardo. Português é quem quer fazer parte de Portugal.
Ignorem o troll.
Se o Pichardo tivesse vindo para aqui em fuga a um regime político de direita, o troll já o carregava em ombros.

O Pichardo é tuga de Cuba, ali no Baixo Alentejo.
Grande Pedro, a elevar a nossa bandeira, a fazer tocar o nosso hino.

Os próximos jogos são já daqui a 3 anos, é apontar ao recorde olímpico.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
São as coerências do nosso pilipe.
A cartilha muda consoante o lado que lhe dá jeito.
As "CUerências" de Philipp.
Graças a ele descobriu-se que o Ché Guevara ainda está vivo, deve ter concebido um filho à Cátia Aveiro, daí o nascimento do Retarded One.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Bitaites
15 Março 2012
4,446
3,471
...da-se... Não sei como é que o Jorge Lopes (comentador de atletismo na RTP2) arranja assunto para acompanhar a transmissão dos 50 km marcha... Incrível o homem não se cala um segundo... Ele vai acabar mais cansado que os marchistas...
O Jorge Lopes já faleceu. Quem actualmente comenta o atletismo na RTP é o Luís Lopes.
Ele conhece bastante da modalidade mas confesso que não sou muito apreciador dele porque fala tão rápido que muitas é difícil de acompanhar e perceber o que ele diz.

Já agora na eurosport convidaram a Susana Feitor para comentar a prova.
 

romanonkvd

Bancada central
26 Maio 2015
1,387
960
Conquistas
5
36
Mirandela
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Artur Jorge
Acho que esta é a última vez que a marcha vai ter representação olímpica.
Se assim for é pena. Não é uma prova que aprecie particularmente, mas é uma prova duríssima e que no meu entender representa na plenitude o espírito olímpico e a capacidade de sofrimento e de superação.
Mas agora o que está a dar é o breakdance...modernices!
 
  • Like
Reações: T-Dragon

karalinda

Arquibancada
24 Maio 2017
401
325
O Jorge Lopes já faleceu. Quem actualmente comenta o atletismo na RTP é o Luís Lopes.
Ele conhece bastante da modalidade mas confesso que não sou muito apreciador dele porque fala tão rápido que muitas é difícil de acompanhar e perceber o que ele diz.

Já agora na eurosport convidaram a Susana Feitor para comentar a prova.
ah ... luis lopes... sempre troquei os nomes deles... ainda me lembro quando os 2 partilhavam os comentários em tempos idos....