Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,948
83,781
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Antas, Pinto da Costa, Jorge Costa, Vitor Baía, Deco e Lucho.

os 6 que foram os grandes responsáveis pela doença incurável e galopante que tenho.

3 já não existem.

que os restantes continuem a honrar o legado dos anteriores.

2025, é provavelmente o pior ano da vida de um Portista.

podíamos ter ganho o campeonato, a taça e a liga europa, para qualquer Portista decente e orgulhoso será o ano de chumbo de toda uma geração.

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
671
1,233
Estou de férias e em hora de sesta adormeci a ler a entrevista dele, a pensar de novo como estava contente por o AVB ter confiado nele depois do murro na mesa e lhe ter dado ainda mais protagonismo (já o referenciei aqui no passado) e acordo com notícia destas? Quase não tenho memória do que é o FCP antes do Bicho a capitão…

Que nuvem negra esta que nos está a atacar numa pre época de esperança e alegria… Bicho, onde quer que estejas sei que estás conosco…

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,125
3,035
Que dor tão grande. Meu Deus.

Jorge Costa foi um ídolo de todos os portistas. Tantas vitórias e momentos inesquecíveis deram-lhe uma estátua no museu. Mas dizer presente num dos momentos mais difíceis da nossa história dá-lhe um lugar ainda mais especial: o dos que vivem para servir o Futebol Clube do Porto. Não há maior honra que essa.

Até sempre.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,098
1,994
Porto
Menino portuense que conseguiu jogar pelo clube do seu coração.
Chega a capitão.
Ganha um inédito e inigualável penta.
Ganha a Taça UEFA como capitão.
É campeão europeu.
O último dia no estádio foi numa das melhores tardes de Portismo dos últimos anos.

Foste feliz, Jorge.
E nós também.
Lindo! Foi e sempre será o melhor capitao, desde que eu vejo futebol em todo caso! Pura reencarnacao de portismo! Como nenhum outro.
Facada no coracao ter sido ele..

Tony_Gomes9

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
373
1,132
Escrevo estas palavras com a perfeita noção de que poucos as lerão; mas, fruto da minha profissão, sei bem que o luto é a experiência individual mais colectiva de todas, e que a partilha é o melhor instrumento para o apaziguamento singular.

Hoje parte um dos maiores de todos nós, portistas. Será impossível às gerações futuras definir os valores do portismo — da cidade e do clube — sem mencionar as qualidades inegáveis de Jorge Costa. A sua garra, a sua seriedade, o seu compromisso e o seu profissionalismo são icónicos. Jorge Costa não foi apenas um jogador que venceu tudo pelo clube do coração; foi alguém que nos fez acreditar que nós também podíamos vencer. Nunca me senti um adepto submisso a uma estrela; Jorge era um de nós, teve o privilégio de vencer connosco.
Ele personificou o meu portismo de infância. Não é exagero dizer que construí a minha postura como adepto — como portuense — à volta do simbolismo inerente à figura do “Bicho”. Duro, mas sério. Imparável, mas responsável. Um mito que tive o privilégio de testemunhar em vida
Penta. UEFA. Champions. Mas o egado de Jorge Costa ultrapassa os títulos.

Hoje, o FCP ergue-se gigante sobre os ombros de Homens como tu.
Hoje, eu sou portista graças ao teu exemplo.
Amanhã, os meus filhos serão portistas, apoiados na história de Homens como tu.

Estou desolado.
Obrigado, Jorge Costa.
Imortal.
2.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,422
64,463
Aquela página do Facebook "Porto Sempre" gerida pelo atrasado mental Pedro Jorge Fonseca não tem mesmo vergonha na cara.

Depois de tudo o que disse, dos insultos e mentiras sobre o nosso eterno capitão ainda tem a lata de fazer um post hipócrita e mais uma vez mentiroso e alguns dos comentários são repugnantes.

Esta gente não pode ser do Porto, é mau demais.
Deixemos isso de parte.

Não tragam isso para aqui.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,948
83,781
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Aquela página do Facebook "Porto Sempre" gerida pelo atrasado mental Pedro Jorge Fonseca não tem mesmo vergonha na cara.

Depois de tudo o que disse, dos insultos e mentiras sobre o nosso eterno capitão ainda tem a lata de fazer um post hipócrita e mais uma vez mentiroso e alguns dos comentários são repugnantes.

Esta gente não pode ser do Porto, é mau demais.
não se mencione o excremento

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,594
7,512
Porra. Que puta de soco no estômago.

Que todo o clube se una em torno deste trágico evento para prestar a devida homenagem a um símbolo do clube e possamos festejar em Maio aquilo que o Bicho queria tanto como nós.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,775
29,953
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Bicho representou os adeptos.

Conseguiu chegar à 1a equipa sem nenhum talento especial, exceto uma mentalidade filha da puta.

Chegou a Capitão por isso e esteve até onde pôde, com um intervalozinho por causa de um cabraozito agricultor.

Conseguiu ganhar tudo com a sua camisola de sempre, como todos nós queríamos ganhar. O que não lhe deve ter passado pela alma quando levantou a orelhuda com a nossa camisola....

Afastou se enquanto treinador, talvez acalentando um dia ser o nosso treinador.

Voltou quando tinha mesmo de ser.

Como ele disse, sem ser contra nada nem ninguém, mas para ajudar quem se propunha a repor o clube onde ele estava quando o deixou.

Ajudou, conseguiu.

Que tenha sido o último ato Portista dele de onde brote um novo período de sucesso, como ele tantas vezes viveu connosco.

Seguimos juntos, Bicho.
Carreira a pulso, sempre com carácter e a sua personalidade vincanda, prejudicando se, sempre em Prol do clube e do que achava que era melhor.

Deixa imensa saudades.

Que descanse em paz.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,233
11,226
Estou de férias e em hora de sesta adormeci a ler a entrevista dele, a pensar de novo como estava contente por o AVB ter confiado nele depois do murro na mesa e lhe ter dado ainda mais protagonismo (já o referenciei aqui no passado) e acordo com notícia destas? Quase não tenho memória do que é o FCP antes do Bicho a capitão…

Que nuvem negra esta que nos está a atacar numa pre época de esperança e alegria… Bicho, onde quer que estejas sei que estás conosco…
Queria ver a entrevista, agora não sei se consigo..

• Like
Reações: arichard

Astolfo

Bancada lateral
27 Maio 2024
794
1,206
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
  • Deco
Ainda o vi há pouco tempo no jogo dos Bs em Mafra. É daqueles cuja presença impōe respeito e autoridade, com adoraçāo, nem o quis incomodar, mas sou um admirador desde cedo. Tem a idade do meu pai que o tanto preza. Quando aqui falamos que nāo queremos só miúdos a jogar, é precisamente por nos lembrarmos do Bicho. Obrigado por tudo!

• Like
Reações: Regod