Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Orgulhoazulebranco

Bancada lateral
12 Maio 2016
770
630
França
Apesar de não ser altura para discutir o assunto, vejo muita gente a pedir a retirada da camisola 2. Respeito mas, não concordo.

A camisola 2 é um símbolo do clube, representa o que é ser FC Porto, a mística, a liderança e os valores do clube.
Foi imortalizada pelo grande capitão João Pinto, o jogador que mais jogos fez com a nossa camisola e com a braçadeira. Quando pendurou as chuteiras, o João Pinto passou a camisola e abraçadeira ao Jorge Costa por tudo o que ela representa.
Quando o Jorge saiu passou para o Bruno Alves, outro grande capitão.
Foi com ela que foram levantadas as taças das nossas maiores conquistas.

Há um ano foi o próprio Jorge Costa a oferecer a 2 ao Castro por ver nele tudo o que um jogador à Porto

A camisola 2 não deve ser retirada mas apenas atribuída a quem provar merecer usá-la e ter a honra de carregar a camisola que pertenceu a grandes lendas como o João e o Jorge.
Exatamente por isso não foi dada ao Martim, não estava na hora. Concordo contigo.

Dragão 1978

Arquibancada
17 Novembro 2019
463
942
Ultimamente têm partido grandes lendas do nosso clube: Quintana, Bibota, Pinto da Costa e agora Jorge Costa.
O Bicho representava toda a mística do nosso Porto, ou seja, garra, humildade, carisma, liderança, resiliência e espírito ganhador.
Não merecia ter partido desta forma e tão prematuramente.
Descansa em paz, Jorge!
Até sempre, grande capitão!!

Última edição:

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
3,256
3,595
Conquistas
4
Valadares
  • Jorge Costa
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Volto aqui porque não estou a conseguir superar tudo isto, o meu coração está inconsolável, este era quem eu via como inspiração, alguém que me mostrava que somos diferentes, que aqui nng fica para traz. O meu filho mais velho, jogador de futebol, e depois de sempre lhe "chatear" a cabeça para escolher o n-2, hoje percebeu que este era o meu ídolo ( um dos) e me disse que se for possível na próxima época irá tentar ser o número 2, por mim, pelo NGC e principalmente pelo Jorge. Está muito complicado superar. Desculpem o desabafo

Última edição:

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,499
71,381
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
O meu dia já acabou funcionalmente
Não consigo fazer nada de jeito.
Só me atrapalho.

Entendo-te e a todos os colegas se o vosso dia parecer assim vazio.
Há pessoas que nos dizem muito mais do que certos familiares. Para mim, nunca o tendo conhecido pessoalmente, é como um familiar que parte. Uma parte do Porto morreu hoje.

Que os jogadores que representam a nossa camisola, que os adeptos que amam o clube como ele amou, que os dirigentes e empregados honrem o seu legado com todas as forças possíveis.

Última edição:

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
3,667
11,723
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Sabes mesmo que nao viu??

Isso seria uma pequena bondade deve ser algo horrivel de acontecer..

Obrigado
Sei alguns pormenores mas acho que nem é assunto passivel de “insidismo”

É altura de nos unirmos e prestarmos homenagem ao E2erno. Os pormenores, de certeza que a CM vai arranjar forma de os saber e escamoteá-los

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
1,988
1,964
Ponderei antes de escrever isto, mas aqui vai.

Está a bater mais forte a morte do meu capitão do que a do Pinto da Costa.

Foi a minha referência de ser Porto. Mesmo calçado por muitos merdas que vinham a gamela comer, sempre manteve a postura e dignidade. Nunca procurou protagonismo nem se aproveitou do nosso clube.

Sinto-me realmente de rastos. Parece que morreu algum familiar próximo e nunca falei com ele.

Vitor40

Vitor40

Bancada central
30 Março 2012
1,984
3,294
Conquistas
1
  • Pinto da Costa
Se é para ser atribuída a quem tiver esse nível vai ficar vaga muito tempo.
Acho que, caso regresse para o ano como se falou, o Ruben Neves ficava muito bem com a camisola 2. Foi o mais jovem a usar a nossa braçadeira, é um líder nato e grande portista.

Dacastroman

Bancada central
4 Agosto 2016
1,293
1,392
Conquistas
1
  • Deco
Descansa em Paz meu grande eterno Capitão,! Meu grande #2... A grande referência de portismo na minha vida e o grande portador da mística e o verdadeiro exemplo do "jogador à Porto!" Tenho intenção séria de te poder prestar uma última homenagem, porque o mereces.
O teu legado será eterno e mereces como ninguém, assim como o nosso eterno Presente, que em Maio possamos comemorar e dedicar-vos o título.
Ano de 2025, ano de merda

Moradona

Bancada central
18 Maio 2025
1,205
4,460
O Jorge viveu o sonho de qualquer um de nós, levantou as taças mais importantes do futebol pelo clube do coração. Acho que dava uns anos da minha vida só para viver a sensação de levantar uma Liga dos Campeões pelo FC Porto. São momentos que valem a eternidade, o Jorge viveu vários. Que lenda!