Antes de mais, ainda é difícil digerir esta notícia... A vida é efémera, preciosa e volátil e nestes momentos apreendemos que temos de valorizar cada porção dela e de desfrutar da companhia daqueles que nos amam. Menos guerras e mais amor.
Escrevo estas palavras porque sinto como se uma parte do coração fosse arrancada. Para quem é da geração de 80 e 90, torna-se perceptível que o desaparecimento do Nosso Eterno Capitão representa a perda de um Herói de Infância, do 1° Líder que me lembro a vestir a braçadeira do nosso clube do Coração, de ver aquele jogador que não era o mais rápido nem o mais mágico, mas o que metia mais respeito, o jogador que (na minha humilde opinião) melhor representou e personificou TUDO O QUE É SER PORTO:
Carácter, Espírito Combativo, Disciplina, Força de Vontade, Compromisso, Coragem, Crença, Humildade, Resiliência tudo representado numa pessoa só, todos estes valores que sempre definiram a identidade e alma do nosso Grande Futebol Clube do Porto...
... Porque ser do FC Porto é muito mais que nascer na cidade ou na região, muito mais que representar o clube profissionalmente, muito mais que ser sócio ou que ir ao estádio religiosamente... Ser do FC Porto é transportar e demonstrar todos os dias, seja no que for ou com quem quer que seja, todos os valores que o NGC representa...
E nisso meus caros companheiros Portistas, não houve até hoje alguém melhor que nosso Eterno #2, Jorge Costa, o Bicho.
Fui jogador de Futsal quando era mais novo (hoje sou treinador), e para além de ter começado tarde nunca me destaquei em nada, por isso cedo aprendi a ver e a dar mais importância a jogadores "como eu", que não brilhavam tanto como outros mas que competiam e guerreavam contra estes. Tive inspirações pouco comuns para alguém que cresceu nos anos 90 e inícios de 2000, talvez por isso tenha escolhido o número 2 quando joguei. Podem imaginar quem me inspirou nessa escolha... Um dia disseram-me que era um Bicho a jogar... Não era o mais rápido, o mais forte, nem tinha os melhores "pés", mas não parava de correr, lutava por todas as bolas e nunca dava um lance como perdido. Nesse dia, ouvir esse elogio, deixou-me se sorriso de orelha a orelha. Hoje choro, choro como se de alguém próximo a mim tivesse desaparecido, porque Hoje é que me apercebi que Jorge Costa teve mais influência em mim e na minha forma de ser do que alguma vez tinha julgado, por isso... Obrigado Jorge Costa!! Obrigado por me teres inspirado a ser quem sou e ser um orgulhoso adepto do FC Porto!!
Ontem desapareceu um Herói das nossas vidas... Ganhámos uma Lenda para a Eternidade!!