Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Jaburú

Lugar Anual
21 Março 2025
1,146
3,072
Na minha opinião, a camisola 2 deve estar guardada para quem a merecer e quem a vestir tem de saber o peso que carrega.

Não é para jogadores que, no próximo ano, já estarão de saída ou que não conhecem nada do clube.

Não sou a favor de a retirar em homenagem ao Jorge Costa, porque antes dele houve outro grande número 2: João Pinto, que até pedras levou em nome do FC Porto, e foi ele quem, em gesto simbólico e com sentido de testemunho, passou esse número ao Bicho. Colocar o seu nome ao novo centro de estágio, acho que assenta melhor.

Gostava que este número se tornasse um marco na vida de um jogador do Porto - dos poucos, ser o eleito para a vestir, com tudo o que isso exige em responsabilidade e identidade com o clube.
Mas quem é esse jogador? Essa análise vai ser extremamente subjetiva. Já não há jogadores do mesmo género. Esses tempos, infelizmente, já lá vão. Nos dias de hoje, a camisola 2 é só a que vem a seguir à 1 e antes da 3.

É um número que tem simbolismo acima de qualquer outro, apesar de outros jogadores terem sido iconicos com outros números. Não acho que haja o risco de no futuro se retirarem outros números. Era o tal número especial. Por mim, retirava-se.

• Love
Reações: pauloans

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
89,388
216,534
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mas quem é esse jogador? Essa análise vai ser extremamente subjetiva. Já não há jogadores do mesmo género. Esses tempos, infelizmente, já lá vão. Nos dias de hoje, a camisola 2 é só a que vem a seguir à 1 e antes da 3.

É um número que tem simbolismo acima de qualquer outro, apesar de outros jogadores terem sido iconicos com outros números. Não acho que haja o risco de no futuro se retirarem outros números. Era o tal número especial. Por mim, retirava-se.
O próximo dono da 2 é alguém que nunca devia ter saído e tarda em voltar

De seu nome, Rúben Neves

paulomad80

Arquibancada
9 Novembro 2017
261
357
Nojento, fdp, asqueroso, escroque ...

Grande corno Saul....

Nao tomba este gfdp?

Enviado do meu CPH2529 através do Tapatalk
Epa..
Tive quase para comentar a mera que ele pos no face..

Desculpem a minha ignorância, mas como sempre vivi longe do clube, tenho de questionar.

Este gajo nao era o das vozes e que saiu a meia dúzia de dias das eleições cheio de dinheiro??

Quem é ele??

hugo mocc

Bancada lateral
24 Maio 2017
593
941
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Vou na página 58 e tenho pelo menos mais trinta e tal páginas de mensagens para ler, uma por uma. Estava no tópico da Silly Season quando soube que se tinha sentido mal. Pensei que fosse só um susto mas fomos-nos apercebendo que era mais grave. Quando se confirmou a morte ficou o choque. Perdi a vontade de tudo.

Vou ser sincero, sou daqueles adeptos que privilegia muito os aspetos estéticos, por exemplo, em vez das mecânicas do jogo. Por isso venho aqui ler acerca do Porto, dos nossos jogos e jogadores, e tento aprender com todos os que por aqui vão contribuindo.

Cresci na era João Pinto e o Jorge Costa nunca foi dos meus jogadores favoritos. Não jogava bonito. Não galgava kilometros com a bola controlada a fintar adversários. Era prático e refilão. Não fazia cerimónias a defender. Marcou uns poucos golos de cabeça na raça mas não era um Geraldão com "pontapé canhão", nem sequer entre os nossos defesas do seu tempo era dos mais vistosos. Mas estava lá sempre e percebe-se porquê.

O Jorge Costa é um ícone portista, um do top 5 dos maiores símbolos vivos do FC Porto. E digo vivos porque o era ontem de manhã, anteontem e por aí fora. O que ele ganhou enquanto jogador de futebol é surreal para alguém que fazia da raça e da auto-superação as suas maiores qualidades.

Só tinha mais dois anos do que eu. Não sei que família deixa mas a família portista, na qual me incluio, fica de facto muitíssimo mais pobre. Como já alguns disseram nos seus comentários, parece que perdemos um irmão.

Agradeço-lhe do fundo da alma o que fez pelo "meu" Porto, sem nunca se ter servido do clube. Sempre disponível sem nunca se vergar a outros interesses que não fossem os do clube que amava.

Tal como a maioria dos portistas apenas gostaria de lhe dizer o seguinte:

Capitão, foste, és e hás de ser sempre a nossa muralha, a nossa força, um pilar central do Porto mais forte. Onde quer que estiveres, sabemos que estás connosco e nós estamos contigo.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,744
24,028
34
Vila Das Aves
Acho que não se devia retirar o nr.2 das camisolas, da mesma forma devíamos retirar o nr.9 pelo nosso Bibota.

Ambos os números devem manter-se para que sirva de exemplo, inspiração e responsabilidade para quem a usar.

Em relação a dar nomes ao Olival ou ao novo centro de estágio, isso dependerá sempre da vontade da família dos falecidos..

FCP_Blue_Dragon

Bancada central
30 Abril 2024
1,063
2,119

Bonitas as palavras ontem do Rui Costa. Foi preciso alguma coragem para as dizer naquele universo de grunhos e neste período específico. Gostei imenso da atitude dele e via-se que eram bons amigos.

E de salientar que o Benfica não colocou (e bem…) a nota de pesar nas redes sociais, contrariamente ao Sporting, simplesmente por saber que muitos dos comentários seriam de baixo nível.