Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

D

DaniMontana

Guest
ryback disse:
Nao interessa jogar bem durante 26 ou 27 jornadas e cair a pique nas restantes
Para se ser campeão é preciso ser regular a época inteira

Ano passado deitamos ao lixo 5 ptos de vantagem salvos ao minuto 90 na luz naquela que foi a nossa única vitória nas últimas 3 épocas diante deles , nao fosse isso e 90% desta malta ja tinha pedido a cabeça do Sérgio por ter perdido esse título

Este ano foram 7 ptos novamente deitados ao lixo mas desta vez não houve golo e o titulo fica praticamente fora de alcance.
Verdade seja dita são poucos clubes que conseguem ganhar os jogos todos durante uma época, ou fazer o campeonato inteiro sendo regular em todas as provas.

Juventus PSG e Bayern talvez!

O benfica teve 5 jogos em que não jogou um crlh perdeu 3, empatou 1 e ganhou em Tondela com a equipa da casa a ter 2 jogadores expulso.

Nos na nossa pior fase empatamos com Guimarães e Moreirense fora e perdemos contra Roma e Benfica por resultados idênticos.

Contra o Benfica perdemos porque oferecemos 2 golos, contra a Roma saiu Brahimi a equipa perdeu-se, contra o Guimarães com outro ponta de lança tínhamos trazido os 3 pontos para casa!

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,119
49,290
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Já veio dar a cara?...

Só aparece nas vitorias... quando se perde a culpa é do Lopetegui e do NES:..

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,115
26,632
Gaia

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
3,883
5,532
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Primeiro comentário, tem que ser mesmo aqui.

Nem eu, nem nenhum portista pode colocar em palavras aquilo que em que tornou o Porto.
Por sua causa, lutamos por tudo, ganhamos tudo.
Eternamente gratos.
Nada mais a dizer.

Agora, não estava na altura de formar o próximo NGP?
Todos percebem o seu peso, todos os portistas o respeitam mas e o resto? E mostrar que estamos vivos? E rebentar com a CS e os nossos rivais quando assim tem que ser?
Compreendo que não falte amor ao clube mas, e principalmente numa altura destas, precisamos de alguém a dar a cara, vitorias ou derrotas. Alguém capaz de fazer tremer Portugal quando fala.

Eu acredito que a sucessão terá que ser com calma e, provavelmente, não fosse o Benfica ter encaminhado para uma senda de títulos, já estaria a ser tratada ou efetivada.

Eu nunca, em qualquer altura, diria que tem que sair da presidência do nosso clube, não ha melhor. Teria sim que fazer algo como Vito fez com Michael Corleone. Deixar de ser o numero 1, afastar-se e ensinar-lhe tudo o que tem a ensinar no mundo do futebol, rodea-lo das melhores pessoas para o NGC. Ensinar-lhe as manhas todas para não ser outro Bruno de Carvalho. Nomear alguém da sua confiança, do consenso dos adeptos e trazer sangue novo para o clube.

Ja vi pessoas a falar em Antonio Oliveira, Rui Moreira e AVB.
Na minha opinião, Antonio Oliveira parece-me macio, não vai ter a vivacidade que precisamos neste momento e ainda fazer parte de uma geração old-school.
Rui Moreira, também não. Por muito que goste da forma como luta pelo Porto (cidade), nao precisamos de mais gente a enriquecer a custa do NGC.
AVB tem tudo. Tem discurso, inteligencia, novo, percebe de futebol e acima de tudo, pelo que eu acho, ama o FC Porto.

Vamos acrescentar vivacidade no nosso clube, que bem precisamos e começar a preparar o futuro. 80 anos são 80 anos e vai sempre saber mais de futebol a dormir do que os outros todos de olhos fechados mas no futuro, precisaremos dessa sagacidade e inteligencia.

Mesmo que o titulo este ano nos fuja, com SC no leme, estamos sempre mais perto da vitoria devido aquilo que ele traz ao clube. Vamos la começar a trazer mais SC para o clube, mais concretamente, para a parte administrativa.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,953
12,187
mmmkk disse:
A verdade absoluta é que esta geração de Portistas não sabe o que é ser um underdog, pois foi mesmo isso o que sempre fomos ao longo das décadas de 50, 60 e 70. Ganhávamos de vez em quando. Havia um "1" clube em Portugal. Havia o Benfica. E depois havia outro clube de lisboa com quem o clube poderoso mantinha rivalidade e alternava títulos, que era o Sporting.

O 25 de Abril revolucionou o país e também o futebol. Clubes amparados pelo estado durante anos , perderam esse conforto descarado e nunca mais foram ninguém. Neste caso o Sporting, o irmão fanhoso do clube do regime. E mesmo o clube expoente máximo do imperialismo centralista abalou por todos os lados com a data. Já outros clubes, até então ostracizados e amarrados a um cheiro a bafio que sustentava tudo o que fosse anexado à capital, aproveitaram o momento para finalmente se soltarem dessas amarras e crescerem, tal era a sede e a fome de sucesso, alimentada por um ódio e de um sentimento de injustiça perante décadas a fio de favorecimento vomitoso aos clubes da "capital do império".

Facilmente o Porto se emancipou e cresceu, enquanto os clubes do regime foram definhando. Mas o Benfica apesar de ter passado pelas suas décadas de deserto, nunca deixou de ser quem é, O clube do regime, o clube do amparo, do 4º poder, nem o nacional-benfiquismo deixou de existir. A desigualdade de tratamento nunca deixou de existir. O favorecimento nunca deixou de existir. Acontece que desde que o clube do regime começou a perder fulgor, passadas 3 décadas e pouco, finalmente começou a restruturar-se e a crescer de novo e a ocupar o seu lugar do passado.
Não vamos fazer confusões, o Benfica é maior que nós. Tem uma força bruta, tem os adeptos, tem a imprensa, tem as influências, tem a primazia de ser o clube da capital, e por tudo isso todos os favorecimentos e ajudas associados, e nós lutamos com armas desiguais. para lhes fazermos frente sempre tivemos que correr o dobro, não há hipótese.

Esta recuperação paulatina de hegemonia que o Benfica tem reclamado nos últimos anos não é contra natura, bem pelo contrário, é a ordem natural do funcionamento das coisas neste país ultra centralista. Nós sempre fomos o underdog que uma vez liderados por uma personalidade superiora como Pinto da Costa, soubemos durante 3 décadas fazer frente e suplantar o poderio do rival da capital. Isso sim, é contra natura. Mas nós fizémo-lo durante 30 anos. É algo inacreditável o que a liderança de Pinto da Costa conseguiu fazer, sabendo que nunca jogámos com as mesmas armas que eles, mesmo sabendo que nunca tivemos a força dos adeptos, da imprensa ou dos poderes do nosso lado.

Esta geração de Portistas não viveu esse tempo, nasceu nos anos dourados do Porto, de quando finalmente começou a ganhar com regularidade, e não consegue aceitar ver o Porto perder uma hegemonia que conseguiu conquistar durante um bom período da sua história mais recente. Mas a verdade é que o Benfica começar a ganhar cada vez com mais regularidade é de facto a ordem natural dos que têm mais meios ao seu dispor. E este país que ainda tresanda a centralismo por todos os lados jamais permitirá -nem nunca perdoou- o sucesso ao Porto.

Somos um clube que cresceu muito nesta liderança de Pinto da Costa. Já não somos tão frágeis como o éramos noutras eras. Temos que aproveitar o legado e as condições fabulosas que esta Presidência nos deixou. Temos condições para nos mantermos competitivos e vencedores no futuro pós Pinto da Costa. Mas temos também que talvez pôr em hipótese que historicamente não somos a força número 1 do futebol nacional por tudo aquilo atrás mencionado. O nosso caminho é mantermos a nossa autenticidade, o nosso carácter, a nossa fome de vencer, a nossa forma de ser e estar. E estou certo que ao mantermos a nossa identidade nunca nos teremos de preocupar.
Concordo com quase tudo neste post....
Menos numa coisa... " O Benfica é maior do que nós"
Ou melhor, talvez até seja, mas não acho que a diferença seja assim tão grande como tu próprio fazes crer no teu post.... talvez a diferença fosse muito maior há 30 anos atrás...
E eu acho que o sucesso do clube nos últimos 30 anos diminuiu essas diferenças - quando falas na geração de portistas que tem 30 e poucos anos, eu faço parte dessa geração! Os meus pais não são portistas, e eu sou maluco pelo Porto... neste momento sou sócio com lugar anual! Sei que não sou caso único...
O problema é que a CS continua muito centralizada em Lisboa e dominada por "velhos" que continuam a difundir a propaganda dos 6 M, ou 14 M, ou 150 M, ou lá o que é....
Eu acho que nos próximos anos, a não ser que tenhamos uma quebra muito grande, ainda vamos ver que a diferença não é assim tão grande... à medida que alguma velhada vai desaparecendo...
Se houvesse um estudo sério da demografia dos clubes se calhar muitos ficavam surpreendidos..

19 Maio 2008
3,119
16
JPA84 disse:
Concordo com quase tudo neste post....
Menos numa coisa... " O Benfica é maior do que nós"
Ou melhor, talvez até seja, mas não acho que a diferença seja assim tão grande como tu próprio fazes crer no teu post.... talvez a diferença fosse muito maior há 30 anos atrás...
E eu acho que o sucesso do clube nos últimos 30 anos diminuiu essas diferenças - quando falas na geração de portistas que tem 30 e poucos anos, eu faço parte dessa geração! Os meus pais não são portistas, e eu sou maluco pelo Porto... neste momento sou sócio com lugar anual! Sei que não sou caso único...
O problema é que a CS continua muito centralizada em Lisboa e dominada por "velhos" que continuam a difundir a propaganda dos 6 M, ou 14 M, ou 150 M, ou lá o que é....
Eu acho que nos próximos anos, a não ser que tenhamos uma quebra muito grande, ainda vamos ver que a diferença não é assim tão grande... à medida que alguma velhada vai desaparecendo...
Se houvesse um estudo sério da demografia dos clubes se calhar muitos ficavam surpreendidos..

Também concordo contigo.
Os únicos estudos que existem tem 10 anos e referem uma diferença de 4 milhões para eles para a 2;2M para nós.
Mas por ex olhando ao número de sócios, assistências, e seguidores nas redes sociais a diferença ja deve ser muito pequena. A questão é a amplificação pela CS que é 99% Lisboeta...pois caso ela fosse 99% portuense seria ao contrário.

devil may cry

Tribuna
18 Julho 2006
4,555
662
Genebra
mmmkk disse:
A verdade absoluta é que esta geração de Portistas não sabe o que é ser um underdog, pois foi mesmo isso o que sempre fomos ao longo das décadas de 50, 60 e 70. Ganhávamos de vez em quando. Havia um "1" clube em Portugal. Havia o Benfica. E depois havia outro clube de lisboa com quem o clube poderoso mantinha rivalidade e alternava títulos, que era o Sporting.

O 25 de Abril revolucionou o país e também o futebol. Clubes amparados pelo estado durante anos , perderam esse conforto descarado e nunca mais foram ninguém. Neste caso o Sporting, o irmão fanhoso do clube do regime. E mesmo o clube expoente máximo do imperialismo centralista abalou por todos os lados com a data. Já outros clubes, até então ostracizados e amarrados a um cheiro a bafio que sustentava tudo o que fosse anexado à capital, aproveitaram o momento para finalmente se soltarem dessas amarras e crescerem, tal era a sede e a fome de sucesso, alimentada por um ódio e de um sentimento de injustiça perante décadas a fio de favorecimento vomitoso aos clubes da "capital do império".

Facilmente o Porto se emancipou e cresceu, enquanto os clubes do regime foram definhando. Mas o Benfica apesar de ter passado pelas suas décadas de deserto, nunca deixou de ser quem é, O clube do regime, o clube do amparo, do 4º poder, nem o nacional-benfiquismo deixou de existir. A desigualdade de tratamento nunca deixou de existir. O favorecimento nunca deixou de existir. Acontece que desde que o clube do regime começou a perder fulgor, passadas 3 décadas e pouco, finalmente começou a restruturar-se e a crescer de novo e a ocupar o seu lugar do passado.
Não vamos fazer confusões, o Benfica é maior que nós. Tem uma força bruta, tem os adeptos, tem a imprensa, tem as influências, tem a primazia de ser o clube da capital, e por tudo isso todos os favorecimentos e ajudas associados, e nós lutamos com armas desiguais. para lhes fazermos frente sempre tivemos que correr o dobro, não há hipótese.

Esta recuperação paulatina de hegemonia que o Benfica tem reclamado nos últimos anos não é contra natura, bem pelo contrário, é a ordem natural do funcionamento das coisas neste país ultra centralista. Nós sempre fomos o underdog que uma vez liderados por uma personalidade superiora como Pinto da Costa, soubemos durante 3 décadas fazer frente e suplantar o poderio do rival da capital. Isso sim, é contra natura. Mas nós fizémo-lo durante 30 anos. É algo inacreditável o que a liderança de Pinto da Costa conseguiu fazer, sabendo que nunca jogámos com as mesmas armas que eles, mesmo sabendo que nunca tivemos a força dos adeptos, da imprensa ou dos poderes do nosso lado.

Esta geração de Portistas não viveu esse tempo, nasceu nos anos dourados do Porto, de quando finalmente começou a ganhar com regularidade, e não consegue aceitar ver o Porto perder uma hegemonia que conseguiu conquistar durante um bom período da sua história mais recente. Mas a verdade é que o Benfica começar a ganhar cada vez com mais regularidade é de facto a ordem natural dos que têm mais meios ao seu dispor. E este país que ainda tresanda a centralismo por todos os lados jamais permitirá -nem nunca perdoou- o sucesso ao Porto.

Somos um clube que cresceu muito nesta liderança de Pinto da Costa. Já não somos tão frágeis como o éramos noutras eras. Temos que aproveitar o legado e as condições fabulosas que esta Presidência nos deixou. Temos condições para nos mantermos competitivos e vencedores no futuro pós Pinto da Costa. Mas temos também que talvez pôr em hipótese que historicamente não somos a força número 1 do futebol nacional por tudo aquilo atrás mencionado. O nosso caminho é mantermos a nossa autenticidade, o nosso carácter, a nossa fome de vencer, a nossa forma de ser e estar. E estou certo que ao mantermos a nossa identidade nunca nos teremos de preocupar.
desculpa colega, mas por muito bem escrita que seja a tua mensagem não concordo em nada com o discurso fatalista ... o porto foi o que foi mas tornou se em algo diferente... cabe a que deve continuar a lutar por essa condição... o mundo hoje não gira a volta de Lisboa. basta ver quem realmente tem influência no nosso clube (agentes bancos etc) há muito que os poderes econômicos são mais fortes que os poderes políticos ... e estes não se encontram na capital unicamente

RicardinhoO

Tribuna
17 Novembro 2013
3,060
1,387
www.youtube.com
Miguel Barbosa disse:
Nomear alguém da sua confiança, do consenso dos adeptos e trazer sangue novo para o clube.
O próximo Presidente do Porto será escolha a 1000% dos sócios e adeptos.

Nós não somos o Milan para servir de brinquedo para dar aos filhos ou seja a quem for.

Pinto da Costa quando sair só tem de se afastar totalmente do clube e ser um adepto normal.

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
3,883
5,532
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Entendo esse desejo mas se nos não somos um Milan para umas coisas, também não vamos ser o Milan para outras e andar a cair aos bocados só porque faltou uma boa transição no cargo mais importante de um clube e agora estão entregues aos bichos.

As mudanças de presidente nunca são fáceis e quanto mais se facilitar esse processo, melhor.

Depois, teres como mentor e guia um dos mais conceituados presidentes de futebol só te pode facilitar a vida.

Nao querendo ser fatalista, mas o Benfica, alem de todos os seus tentáculos, tem tudo para no futuro começar a limpar a área financeira deles e ficar com um poder ainda maior em Portugal. Vamos all-in e arriscar num presidente sem experiencia nenhuma contra um polvo deste tamanho? Nem o NGP esta a conseguir tomar conta disto, quanto mais um novato sem experiencia e sem guias. Nao me parece a melhor opção.

Portodevolta

Tribuna
24 Abril 2017
4,502
0
Declarações de Rui Pinto acerca do Porto:
Revelações do FC Porto

"O Football Leaks revelou pormenores bem interessantes do FC Porto, por exemplo a colaboração com a Doyen, também comportamentos que considero estranhos em relação à participação do filho de Pinto da Costa, Alexandre Pinto da Costa. Também outro fundo registado na Áustria, em Viena, chamado Danubio, existem algumas coisas que me fazem acreditar que possa talvez haver desvio de fundos no FC Porto, o que me entristece. Pinto da Costa para mim é um dos melhores presidentes que o futebol europeu já teve, mas também comete erros. E entristece-me algumas coisas que soube sobre o FC Porto. Parte delas já são públicas. Se mais vão ser reveladas? Há essa possibilidade. Ainda recentemente há um escândalo que atinge o Manchester City por causa do fair play financeiro. É claro que isto não visa nenhum clube em específico, isto é internacional. Acho de muito mau gosto algumas acusações em Portugal de que sou movido pelos interesses do FC Porto. Sou portista mas não tenho nenhuma agenda escondida."

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,521
27,422
Conquistas
1
O benfica sempre foi forte. Nós é que temos um plantel vergonhoso, principalmente no meio e frente de ataque.

Isto é bola...

Se não têm dinheiro para mandar cantar um cego, parem com os negócios e apostem na formação...

J

JAEP

Guest
Portodevolta disse:
Revelações do FC Porto

"O Football Leaks revelou pormenores bem interessantes do FC Porto, por exemplo a colaboração com a Doyen, também comportamentos que considero estranhos em relação à participação do filho de Pinto da Costa, Alexandre Pinto da Costa. Também outro fundo registado na Áustria, em Viena, chamado Danubio, existem algumas coisas que me fazem acreditar que possa talvez haver desvio de fundos no FC Porto, o que me entristece. Pinto da Costa para mim é um dos melhores presidentes que o futebol europeu já teve, mas também comete erros. E entristece-me algumas coisas que soube sobre o FC Porto. Parte delas já são públicas. Se mais vão ser reveladas? Há essa possibilidade. Ainda recentemente há um escândalo que atinge o Manchester City por causa do fair play financeiro. É claro que isto não visa nenhum clube em específico, isto é internacional. Acho de muito mau gosto algumas acusações em Portugal de que sou movido pelos interesses do FC Porto. Sou portista mas não tenho nenhuma agenda escondida."
Nada que uma pessoa não desconfiasse.
Não há nimguém neste momento na SAD do FC Porto que ame realmente este clube ao ponto de não permitir por exemplo os salarios absurdos que os orgão sociais tiveram neste primeiro simestre de 2018/2019?

Aquilo é muito grave, aumentarem-se em 150%, é demais isto. O FC Porto está a saque neste momento.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,521
27,422
Conquistas
1
JAEP disse:
Nada que uma pessoa não desconfiasse.
Não há nimguém neste momento na SAD do FC Porto que ame realmente este clube ao ponto de não permitir por exemplo os salarios absurdos que os orgão sociais tiveram neste primeiro simestre de 2018/2019?

Aquilo é muito grave, aumentarem-se em 150%, é demais isto. O FC Porto está a saque neste momento.
Claramente estão a esconder as jóias para dar o fora pro Brasil... O Sérgio e o próximo que se amanhe com os talentos todos que não vão vir

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Portodevolta disse:
Revelações do FC Porto

O alexandre é uma sanguessuga do clube, nunca terá o amor que o pai teve pelo clube, só usa a sua ligação familiar para mamar comissões... infelizmente o JNPdC já não tem discernimento para perceber isso, está numa fase da vida que quer estar ao lado da familia, mesmo que isso prejudique o clube. Tenho receio de que mesmo quando o Jorge Nuno sair do cargo o alex continue lá a mamar...é o cancro principal deste clube. Um homem com ligações ao veiga nunca será de confiança

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,397
2,953
Villas disse:
O benfica sempre foi forte. Nós é que temos um plantel vergonhoso, principalmente no meio e frente de ataque.

Isto é bola...

Se não têm dinheiro para mandar cantar um cego, parem com os negócios e apostem na formação...
A curto prazo até podemos não sentir os efeitos positivos que tal acarreta mas no futuro seria muito benéfico para nós.. actualmente se eu fosse um miudo com potencial e tivesse que escolher entre nós e algum de lisboa,  a nível de uma potencial hipótese de ser aposta seríamos a ultima escolha ( esquecendo o coração). Apostando , no futuro seríamos escolha de muitos jovens com potencial pois acreditavam que teriam uma hipótese.

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,953
12,187
JMPedroto disse:
O alexandre é uma sanguessuga do clube, nunca terá o amor que o pai teve pelo clube, só usa a sua ligação familiar para mamar comissões... infelizmente o JNPdC já não tem discernimento para perceber isso, está numa fase da vida que quer estar ao lado da familia, mesmo que isso prejudique o clube. Tenho receio de que mesmo quando o Jorge Nuno sair do cargo o alex continue lá a mamar...é o cancro principal deste clube. Um homem com ligações ao veiga nunca será de confiança
O Pinto da Costa fez grandes coisas pelo clube... mas devido ao poder absoluto e incontestável que conseguiu (com mérito), provavelmente não resistiu a tirar um bocadinho do bolo para si e para os seus...
Penso que ele até resistiu muito tempo a deixar o filho ter ligações ao clube, mas infelizmente talvez por fraqueza e pelos problemas de saúde que teve isso acabou por acontecer...

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
JPA84 disse:
O Pinto da Costa fez grandes coisas pelo clube... mas devido ao poder absoluto e incontestável que conseguiu (com mérito), provavelmente não resistiu a tirar um bocadinho do bolo para si e para os seus...
Penso que ele até resistiu muito tempo a deixar o filho ter ligações ao clube, mas infelizmente talvez por fraqueza e pelos problemas de saúde que teve isso acabou por acontecer...
O Pinto da Costa não é um santo já se sabe, e se fosse teria o mesmo destino do bruno de carvalho, no mundo de futebol quem é santo é comido. Mas a diferença do pai para o filho é que o pai era competente no que fazia e tinha amor pelo clube...o filho se não tivesse o apelido que tem estava a servir à mesa, tanto o filho como a filha

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,235
2,000
Conquistas
3
37
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
Quem desvia fundos do clube que amo desde puto e do qual sou sócio logo que adquiri independência financeira devia ser preso!
Seja ele quem for!

Tanta gente a sofrer pelo clube... É quotas, é bilhetes, é deslocações!
Há pessoas que prejudicam a família para seguir o Porto a todo o lado...

J

JAEP

Guest
Komodo disse:
Quem desvia fundos do clube que amo desde puto e do qual sou sócio logo que adquiri independência financeira devia ser preso!
Seja ele quem for!

Tanta gente a sofrer pelo clube... É quotas, é bilhetes, é deslocações!
Há pessoas que prejudicam a família para seguir o Porto a todo o lado...
Quem compra Ewerton por 2M e apenas 50% do passe e faz o mesmo com Osório, nos mesmos termos está a fazer o quê? Há várias formas de desviar fundos e esta é uma delas. Não tenho a menor duvida disso.

Se fizerem o rastreamento deste dinheiro ainda terão uma surpresa.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,840
11,939
JMPedroto disse:
Reduzir tudo ao filhinho, é não querer ver a realidade.

Fosse o filhinho o único problema e o FCP estaria incrivelmente melhor.