Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
kal-el disse:
O poder corrompe na política, nas empresas e no futebol, claro está.

O nível de viciação da nossa SAD até que resistiu bem, outros com 37 anos de presidência seriam bem piores...

... aliás, não é por acaso que o nosso Presidente vai com 37 anos de presidência, é o mais titulado de sempre e estamos na vanguarda em muitas matérias, apesar de tudo.

Agora, o poder corrompe seja quem for e quanto menos ancorados estiverem os gestores de empresas melhores serão as suas decisões... aposto ao que quiserem que daqui a 4 anos a SONAE volta a trocar o CEO, (é uma excelente técnica de gestão)
A SONAE troca o CEO mas sempre entre familiares. Saiu o filho, entre a filha. Cada um para mamar o seu.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,871
52,780
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Não tem problemas em vocalizar os roubos nos programas de televisão. Enquanto Presidente terá que o fazer ao mesmo tempo que tem de tomar acções compatíveis com as palavras. É totalmente diferente.

No entanto, não lhe reconheço qualquer capacidade para gerir o futebol do FC Porto. Não é um homem do mundo do futebol. Aliás, nem dos negocios. É um vocalista de uma banda.
É um vocalista e um excelente vocalista.

Não me parece que o seja necessário teres alguem do mundo do futebol, se calhar o que precisamos é mesmo de alguem que não venha desse mundo para a posição de liderança o Rui Moreira de resto também não é do mundo do futebol.

O PDC quanto mais anos passa no futebol pior está.

Por exemplo tu falas do AVB, eles os dois poderiam ser uma excelente dupla, e libertavas o AVB para tratar de tudo o que tem a ver com o futebol...

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
sirmister disse:
É um vocalista e um excelente vocalista.

Não me parece que o seja necessário teres alguem do mundo do futebol, se calhar o que precisamos é mesmo de alguem que não venha desse mundo para a posição de liderança o Rui Moreira de resto também não é do mundo do futebol.

O PDC quanto mais anos passa no futebol pior está.

Por exemplo tu falas do AVB, eles os dois poderiam ser uma excelente dupla, e libertavas o AVB para tratar de tudo o que tem a ver com o futebol...
Mas se tu metes dois protagonistas (AVB e Rui Moreira) o poder deixar de estar centralizado e dispersa-se pelos corredores do clubes. Tem de haver uma figura que esteja acima de todos os outros tal como aconteceu desde sempre com Pinto da Costa.

Por isso eu sou completamente contra o estilo de delegar o poder, pelo menos nos assuntos essenciais. O futebol é essencial na vida do FC Porto por isso acho que o Presidente deve tomar contra dessa pasta e para isso deve perceber bastante do assunto. E deve ser ele a escolher o treinador e a filosofia que quer para o futebol.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
O "Macaco" é jogador de futebol, comandante da legião SD's, tem grandes amigos em todos os orgãos de comunicação social, é mestre em gestão desportiva e tem uma grande capacidade de liderança.

Encontrem um candidato com melhores qualidades, para liderar o FC Porto!

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Tenho vista para o Dragão.
A saúde do clube está ao sabor da do presidente, enquanto ele não sair estamos bem fodidos.
Andamos a perder timings atrás de timings para uma reestruturação a sério do grupo FCP, e este status quo já não é nada, não passa de um mero estado vegetativo.

Neste momento o presidente é o maior entrave para o regresso de um Porto pujante e vencedor.
Alguém de relevo e credível do universo FCP tem de arranjar tomates para concorrer contra PC, caso contrário o clube corre o risco de ir junto com ele para a cova, tal a mutilação que está a ser alvo.

Seja Oliveira, Rui Moreira, AVB, tem é de aparecer alguém para desafiar esta estrutura que deixou que o clube chegasse a este estado absolutamente calamitoso.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Bruno 99 disse:
O "Macaco" é jogador de futebol, comandante da legião SD's, tem grandes amigos em todos os orgãos de comunicação social, é mestre em gestão desportiva e uma grande capacidade de liderança.

Tudo isso na ralé da sociedade.

É jogador de futebol mas num clube de distrital que é conhecido por amedrontar e espancar árbitros e adversários.

É líder dos SD (tenho de admitir que é a única função que cumpre com distinção) mas ao mesmo tempo usa esse posto para enriquecer, nomeadamente através daquele negocio que todos sabemos qual é.

Tem amigos na CS mas daquela CS rasca como a CM. Ainda por cima que hostiliza diariamente o FC Porto.

E o curso de gestão desportiva tirado no ISMAI foi das maiores anedotas saídas do mundo universitário.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
kal-el disse:
Ya, até porque a malta da SAD deve ser mesmo pobrezinha e por isso é que embarca em comissões...
Tu sabes bem o que quis dizer. Não te faças de parvo.

Todos sabemos que há homens de negócios pouco afortunados e quando chegam ao futebol tornam-se milionários e gestores de renome. Isto para não falar nos excrementos que orbitam em redor de alguns.

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
23,143
12,060
Bruno 99 disse:
O "Macaco" é jogador de futebol, comandante da legião SD's, tem grandes amigos em todos os orgãos de comunicação social, é mestre em gestão desportiva e tem uma grande capacidade de liderança.

Só falta mesmo dizeres que o presidente tá a preparar tudo para o macaco ser o próximo presidente.
Era o cumulo

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,871
52,780
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Mas se tu metes dois protagonistas (AVB e Rui Moreira) o poder deixar de estar centralizado e dispersa-se pelos corredores do clubes. Tem de haver uma figura que esteja acima de todos os outros tal como aconteceu desde sempre com Pinto da Costa.

Por isso eu sou completamente contra o estilo de delegar o poder, pelo menos nos assuntos essenciais. O futebol é essencial na vida do FC Porto por isso acho que o Presidente deve tomar contra dessa pasta e para isso deve perceber bastante do assunto. E deve ser ele a escolher o treinador e a filosofia que quer para o futebol.
Eu falava do Guedes e o AVB, porque acho que o Guedes era capaz de entregar essa pasta ao AVB.

E o que aconteceu com PDC é que estamos na falencia..  o futebol mudou muito, é dificil 1 pessoa só ter tantas valências, mas se fosse assim o AVB era quem teria esse perfil, a questão é porque é que vais dispersar as capacidades dele a nivel de conhecimento do futebol em outras coisas como representação do clube e outros problemas laterais ao futebol?..

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Tenho vista para o Dragão.
ReleasePT disse:
A família Azevedo podia era injetar uns milhões no clube. Parece que as finanças do clube continuam más, mas eles não são burros.
Se assim funcionasse então teríamos o FCP como o clube mais rico de Portugal, ou perto disso.
Dois dos maiores grupos deste país têm ligações clubísticas ao Porto, Sonae, Amorim...

Obviamente que eles não são mecenas para torrar dinheiro no clube a fundo perdido.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
sirmister disse:
Eu falava do Guedes e o AVB, porque acho que o Guedes era capaz de entregar essa pasta ao AVB.

E o que aconteceu com PDC é que estamos na falencia..  o futebol mudou muito, é dificil 1 pessoa só ter tantas valências, mas se fosse assim o AVB era quem teria esse perfil, a questão é porque é que vais dispersar as capacidades dele a nivel de conhecimento do futebol em outras coisas como representação do clube e outros problemas laterais ao futebol?..
Mas falando do Guedes e do AVB as coisas seriam semelhantes. Seriam quase uma presidência mista. O presidente de um clube de futebol deve ter o poder centralizado em si. Tomar para si as decisões realmente importantes e apenas delegar o que é menos importante.

Com Pinto da Costa sempre foi assim. O futebol sempre pertenceu a ele. Sempre teve braços direito para implementar as suas ideias e vontades mas todo o futebol passava por ele.

Nas modalidades colocou à frente pessoas que realmente percebiam daquilo e nas finanças iguais. Mesmo nas modalidades quando haviam assuntos maiores que exigiam que ele entrasse em cena ele fazia-o. Lembro-me que foi ele pessoalmente que se encarregou de fazer regressar o Pedro Gil ao clube. E também é ele que dá apoio total ao Moncho Lopez.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Absolution disse:
Tu sabes bem o que quis dizer. Não te faças de parvo.

Todos sabemos que há homens de negócios pouco afortunados e quando chegam ao futebol tornam-se milionários e gestores de renome. Isto para não falar nos excrementos que orbitam em redor de alguns.
Não disseste que o AVB pelo facto de ser rico e de não precisar de dinheiro não é um potencial comissionista?

Foi isso que entendi e para mim não faz puto sentido.

As comissões acontecem pela gula de crescer fortunas. Quanto mais têm, mais querem.

É assim com a SAD e não é o facto do AVB ser sangue azul e de uma família abastada o garante de uma ética negocial superior...

Muitos da atual SAD chegaram com uma "mala de cartão" ao Clube e hoje estão podres de ricos, é verdade, eram pobres e viraram ricos, mas continuam em esquemas mesmo depois de podres ricos, caso do Antero... ou seja, ser rico é garantia de nada!

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Ripas disse:
Se assim funcionasse então teríamos o FCP como o clube mais rico de Portugal, ou perto disso.
Dois dos maiores grupos deste país têm ligações clubísticas ao Porto, Sonae, Amorim...

Obviamente que eles não são mecenas para torrar dinheiro no clube a fundo perdido.
Bem pelo contrario. Só vêm lucro à frente. Não deve haver no mundo empresas que pagam tão mal aos seus funcionários como eles. Por isso também é que as empresas portuguesas se restringem a este rectângulo.

19 Maio 2008
3,129
70
Philipp disse:
Também acho complicado ele voltar, apenas mediante certos condicionalismos. No entanto, e à partida, diria que mil vezes o Antero ao Alexandre.
O antero é mais competente...mas naoé menos oportunista que o xande. Os dois longe.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,840
11,398
Italia
Philipp disse:
Bem pelo contrario. Só vêm lucro à frente. Não deve haver no mundo empresas que pagam tão mal aos seus funcionários como eles. Por isso também é que as empresas portuguesas se restringem a este rectângulo.
Nenhum desses dois grupos se restringe ao território nacional

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Bitaites disse:
Nenhum desses dois grupos se restringe ao território nacional
Mas a expressão que têm lá fora é diminuta. Tu conheces bastantes empresas dos EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Espanha, etc...

Conheces algum estrangeiro que conheça a Sonae e a Corticeira Amorim? E que saiba quem é o Belmiro e o Amorim?

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,591
1,816
Conquistas
7
  • José Maria Pedroto
  • Deco
  • Jorge Costa
  • Hulk
O Presidente de há uns anos atrás não deixava esta roubalheira passar impune.
Agora vê a casa a arder e nada faz... Vem o FJM ao Porto Canal na terça apresentar esta vergonha e a coisa passa.

Assim não dá, na próxima época acontece igual. E na outra a seguir. E na outra depois dessa...

Se já não tem condições para nos defender, então agradeço MUITO tudo o que fez, mas está na hora de dar a vaga. E digo isto com a maior das tristezas, custa-me muito ver a figura incontornável do NGP se estar a degradar desta forma...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,871
52,780
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Mas falando do Guedes e do AVB as coisas seriam semelhantes. Seriam quase uma presidência mista. O presidente de um clube de futebol deve ter o poder centralizado em si. Tomar para si as decisões realmente importantes e apenas delegar o que é menos importante.

Com Pinto da Costa sempre foi assim. O futebol sempre pertenceu a ele. Sempre teve braços direito para implementar as suas ideias e vontades mas todo o futebol passava por ele.

Nas modalidades colocou à frente pessoas que realmente percebiam daquilo e nas finanças iguais. Mesmo nas modalidades quando haviam assuntos maiores que exigiam que ele entrasse em cena ele fazia-o. Lembro-me que foi ele pessoalmente que se encarregou de fazer regressar o Pedro Gil ao clube. E também é ele que dá apoio total ao Moncho Lopez.
Sim e depois chega o Mendes ao pe dele com o Adrian e diz-lhe que são 11M mas se ele nao render ele o leva e PDC aceita.

Quer sejam duas figuras de relevo ou não o futebol devia ser liderado por alguem com poder real e que se dedicasse só a isso.

O Rui Moreia que falas percebe de futebol para conseguir tomar o tipo de decisões que achas que um presidente deve tomar?

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
sirmister disse:
Sim e depois chega o Mendes ao pe dele com o Adrian e diz-lhe que são 11M mas se ele nao render ele o leva e PDC aceita.

Quer sejam duas figuras de relevo ou não o futebol devia ser liderado por alguem com poder real e que se dedicasse só a isso.

O Rui Moreia que falas percebe de futebol para conseguir tomar o tipo de decisões que achas que um presidente deve tomar?
Acho que não por isso já disse que em principio não votaria no Rui Moreira. Não acho que ele tenha capacidade para liderar o futebol do FC Porto. Nem ele nem muito menos o Guedes.

Vejo nisso o AVB mas lá está, para ser Presidente também precisa de lutar contra o polvo encarnado, mexer-se bem nos bastidores do desporto e da politica, ser um orador competente. Será que o AVB, até com esta idade, tem isso? Ainda é uma incógnita para mim.