Julen Lopetegui

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Ganhou com a selecção Espanhola, uma selecção humilde... com um conjunto de jogadores novos que tratou de entrosar... agora com Lopetegui já são candidatos a vencer o campeonato da europa e quem sabe o mundial...


Longe do FCPorto!!!!
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
83,203
75,882
40
Mike_Walsh disse:
Se o Lopetegui é assim tão bom, por que é que tem 55 anos e mesmo assim, tirando o Porto, nenhum clube o quis?
O Porto e o Rayo Vallecano, do qual, aliás, também foi despedido ao fim de poucos meses.
Não são opiniões. São factos.
Óbvio.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
Treinador de Bancada disse:
Chamar "médio do Marítimo" ao Danilo é um pouco sofista. O rendimento do Danilo nada ficou atrás do Casimiro. O Layun não é o Alex Sandro mas fez uma época notável que inflaccionou e muito a percepção do seu real valor.
Maxi não é Danilo, mas só veio Maxi porque o sr Lopetegui queimou o Ricardo Pereira no final da época, um pouco à imagem do Quaresma que tendo um perfil de enfant terrible, é o melhor jogador a cruzar que tivemos no Porto desde Drulovic.
Relembro também que foi Lopetegui que desprezou o rendimento do André Silva na pré época, apostando num pré reformado Osvaldo. Quanto ao Imbula não o responsabilizo pois foi notório que foi uma compra da Doyen e não do clube.
Era o médio do Maritimo e é sempre uma incognita.

Se os clubes adivinhassem que ele se ia transformar neste Danilo não o teríamos conseguido comprar.

Uma grande confusão que costumamos fazer é analisar planteis passados com base em rendimentos mais próximos do presente.

Um plantel avalia-se conforme a percepção geral do rendimento de um jogador no inicio da época em análise.

Se em Agosto pensamos que o Marega e o Sérgio Oliveira são cepos não podemos ser capazes de criticar o SC porque perdeu um campeonato com o melhor jogador africano de 2018 e um médio que foi transferido por 20M para o Schalke.

O SC fez ou ajudou a fazer jogadores que não contavam para o totobola. Isso joga a seu favor e não contra.

No que toca a rendimentos de Danilo vs Casemiro dir-te-ia o seguinte:

O Casemiro da 1ª metade da época era superado por qualquer Danilo.
O Casemiro da 2ª metade da época foi o melhor jogador do campeonato e acima de qualquer Danilo.

Não há comparação entre Danilo e Alex Sandro e quaisquer laterais do Porto desde então.
O Telles é o que mais se aproxima mas ainda fica longe.
O Ricardo Pereira ainda revela lacunas defensivas preocupantes em Março de 2018 e tu culpas Lopetegui por o ter queimado em 2015?
Alguma vez aquele Ricardo estava preparado para responder de forma cabal às exigências Porto?

Eu destestei a contratação do Osvaldo mas se me dessem a escolher - em Junho de 2015 - entre fazer uma época com Osvaldo ou André Silva também preferia o 1.º.

Cabe na cabeça de alguém susbtituir o PDL titular da A pelo PDL da B?
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
83,203
75,882
40
E não esqueço o porco que foi ao criticar o FC Porto pelo facto do Casillas não ser titular, quando antes, mesmo com ele a ser titularíssimo, nunca o levou à seleção.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,173
6,921
Eu fui um dos maiores defensores da qualidade do Lopetegui enquanto treinador e ainda hoje acho isso, aliás, ele revitalizou a Roja, tem posto jogadores a render que não estão a fazer grandes épocas como o Isco, já lançou vários jogadores.. Mas claro ele está no ambiente ideal, foi campeão Europeu sub-19 e sub-21, se fizer o pleno neste Mundial prova que é o homem ideal para o lugar..

Agora, diferenciar o trabalho dele como treinador, é inevitável, eu já dei muitas e várias razões para o que acho que correu mal, desde lhe ser imputado tudo o que correu mal, mas nunca falar do que fez bem..

Perdemos com o Bayern, mas ganhamos com um onze que digam o que quiserem, mas na altura era tudo menos, consagrado, Oli, Miro, Brahimi que veio do Granada, Fabiano, Indi, Maicon, suplentes foram Hernâni, Rúben com 18 anos e Evandro..

Segunda época, limparam o plantel, deram-lhe o Imbula como se tivesse sido pedido expresso que sabemos, não foi e o descalabro também foi ajudado porque estava tudo contra ele, desde jogadores a adeptos..

Perdeu o primeiro campeonato por causa do colinho, todos sabemos, na segunda época, não foi aos 8avos da Champions, mas, 2-2 em Kiev com um golo sofrido no fim em offside, que só isso daria o apuramento e um jogão a nível táctico contra o Chelsea no Dragão onde até o Imbula foi formidável..

Se não fosse o colinho e o roubo de Kiev, talvez o desfecho tivesse sido outro, eu como não guardo qualquer rancor da sua passagem porque defendeu o meu clube quando muitos se esconderam, prefiro lembrar-me das 2 grandes noites europeias que falei acima, do grande futebol que conseguiu por Miro, Rúben, Hector e Óliver a fazer no primeiro ano e que tenha sucesso na carreira, porque cá não irá voltar..

Portugal que seja campeão do Mundo, mas que a Espanha faça boa figura, porque fora alguns elementos do plantel, não tenho nada contra eles, apenas que percam sempre connosco..
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
Mike_Walsh disse:
Ou seja, quem concorda contigo... é uma opinião válida.
Quem não concorda, é um ser sem vontade própria, sem opinião, sem espinha, e que apenas se guia por uma cartilha.
Também podia dizer que a tua opinião é digna de um cartilheiro lopeteguiano. Mas não digo. Ao contrário de ti, respeito as opiniões contrárias e  valorizo-as tanto quanto as minhas próprias opiniões.
É o que eu penso.

Quantas pessoas intoxicadas comunicacionalmente reconhecem que a estruturação do seu pensamento está ligada a essas injecções?

Quantas?

E não falo só do Porto. Trump, Brexit, Chavez, Russia, PS, PSD, BdC, etc.

Quantos adeptos do Sporting votaram na Assembleia Geral desligados da chantagem do BdC e conhecedores em concreto da lei que estava a ser votada?

Um das coisas mais básicas das intoxicações é a incapacidade que os intoxicados têm de reconhecer que são alvos.

Todos dizemos alegremente: "Eu penso pela minha cabeça."

Nenhum de nós o faz. Todos pensamos em função do que nos é transmitido seja porque veículo for.

Tive o cuidado de me englobar nos intoxicados usando a 1ª pessoa do plural e não a 2ª.

Nós.

Nós pensamos e agimos de forma diferente com um treinador e com um jogador em função do que nos é transmitido.
Será que o Sérgio Oliveira merece o Eskada?
Será que o Brahimi só joga na Champions?

Eu não sei quando sou intoxicado. Tento estar alerta mas como sou consumidor de informação de varios quadrantes não consigo jurar imunidade.

É dificil que tenha sido influenciado por uma cartilha Lopeteguiana.
Para isso era preciso que a nossa comunicação tivesse tentado algo do género.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,173
6,921
apocalypto disse:
E não esqueço o porco que foi ao criticar o FC Porto pelo facto do Casillas não ser titular, quando antes, mesmo com ele a ser titularíssimo, nunca o levou à seleção.
Compreendo perfeitamente que os portistas lhe tenham asco por essas declarações, mas pelo que sabemos, ele aqui foi o bode expiatório de tudo, quando saiu o Presidente sacudiu a água do capote e foi buscar o Peseiro que é muito pior que ele.. Tudo o que ele diga pode ser sempre com acidez, ainda assim, pelos vistos, os espanhóis estão sempre pré-convocados, talvez por isso, 2 não renovem e o outro não jogue..

Lopetegui e Porto não ligam mais, o VP também foi praticamente escorraçado pelos adeptos, só que ser portista ou ser espanhol diferencia os 2..

Acho que o assunto dele no clube está fechado, eu pelo menos aqui comentarei o seleccionador espanhol e não o ex-treinador do Porto, da mesma forma que elogio o PF pelo trabalho na Ucrânia e critiquei quando cá esteve..
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,258
24,103
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
DrGero disse:
Era o médio do Maritimo e é sempre uma incognita.

Se os clubes adivinhassem que ele se ia transformar neste Danilo não o teríamos conseguido comprar.

Uma grande confusão que costumamos fazer é analisar planteis passados com base em rendimentos mais próximos do presente.

Um plantel avalia-se conforme a percepção geral do rendimento de um jogador no inicio da época em análise.

Se em Agosto pensamos que o Marega e o Sérgio Oliveira são cepos não podemos ser capazes de criticar o SC porque perdeu um campeonato com o melhor jogador africano de 2018 e um médio que foi transferido por 20M para o Schalke.

O SC fez ou ajudou a fazer jogadores que não contavam para o totobola. Isso joga a seu favor e não contra.

No que toca a rendimentos de Danilo vs Casemiro dir-te-ia o seguinte:

O Casemiro da 1ª metade da época era superado por qualquer Danilo.
O Casemiro da 2ª metade da época foi o melhor jogador do campeonato e acima de qualquer Danilo.

Não há comparação entre Danilo e Alex Sandro e quaisquer laterais do Porto desde então.
O Telles é o que mais se aproxima mas ainda fica longe.
O Ricardo Pereira ainda revela lacunas defensivas preocupantes em Março de 2018 e tu culpas Lopetegui por o ter queimado em 2015?
Alguma vez aquele Ricardo estava preparado para responder de forma cabal às exigências Porto?

Eu destestei a contratação do Osvaldo mas se me dessem a escolher - em Junho de 2015 - entre fazer uma época com Osvaldo ou André Silva também preferia o 1.º.

Cabe na cabeça de alguém susbtituir o PDL titular da A pelo PDL da B?
Quantas assistências tem o Teles e quantas teve o Alex Sandro?  Sem falar nos intangíveis,  como a liderança,  o espírito guerreiro etc. Atenção eu gosto muito do A. Sandro,  defensivamente é intratável,  e em posse a bola é sempre bem tratada. Quanto ao Ricardo não tendo a potência do Danilo mas  foi só melhor lateral em França e está referenciado por grandes clubes. Foi negligenciado por um Reyes que nunca na vida tinha jogado na posição. Imagina irmos à Luz sem RP e Máxi e o Reyes jogar a lateral. Em Junho também preferias fazer uma época com o Ivo Rodrigues do que com o Marega, mas as oportunidades devem ser dadas consoante o rendimento e não a idade ou estatuto do jogador. Lopetegui quis sempre os seus brinquedos,  que para o nosso mal foram quase sempre caros e sem rendimento desportivo. Com Isco, Thiago,  Silva,  Saul,  Asensio e companhia numa estrutura Guardioliana, é bem mais fácil ser treinador. Quando o contexto e a realidade muda é que são elas..
 

qxp

Bancada central
16 Junho 2015
1,833
16
27
Que fique claro que um seleccionador e um treinador não fazem a mesma coisa, e que fique ainda mais claro que há quem tenha perfil para treinador e não o tenha para seleccionador e vice-versa.
O futebol praticado pelo FC Porto nas épocas do Lopetegui embora dominante em termos de ideias ofensivas era 0. Eramos brilhantes em todos os aspectos do jogo, excepto no principal para uma equipa que quer ser campeã, marcar golos.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
juliolopes disse:
Não tenhas em tão pouca consideração os portistas. Não sei com que portistas lidas, mas os que eu conheço por norma pensam pela sua cabeça e não são influenciados por cartilhas, aliás maioria nem programas vê ou lê jornais afectos aos rivais.

Talvez te possa parecer estranho, mas não é preciso cartilha para um portista achar que um treinador que está aqui 2 anos e nada vence, não fez um grande trabalho.

Eu vejo portistas quase todas as semanas a criticar o Sérgio, seja porque jogamos mal, ou porque não põe o jogador x a jogar, ou mandou uma boca ao FJM, ou isto ou aquilo. Isto é normal num clube de futebol, haver adeptos que criticam.

Não é por isso que são influenciados por cartilheiros.

Ao Lopetegui aconteceu o mesmo que a todos os treinadores do Porto que não foram campeões neste século. Ele nem foi mais nem menos que os outros. E mais, ele ainda teve o priviliégio de ter uma 2ª epoca no nosso clube, nem todos a tiveram.
Já respondi acima.

Todos somos intoxicados seja porque lado for.

Se só ouvirmos o Porto Canal és intoxicado porque vais sempre ouvir apenas uma versão da história.
Se consumirmos indiferentemente o resto da CS somos intoxicados com tendência para a outra versão da história que acaba por controlar directa ou indirectamente 85% do que nos é transmitido.

No caso do Lopetegui essa repulsa foi no final do 1.º ano. Esquece os 2 anos.

De qualquer modo estou de acordo contigo. Nós estamos de tal forma que não me parece excêntrico imaginar que daqui a 1 mês o tópico do Sérgio Conceição possa estar a ferro e fogo.

De qualquer modo não consigo antever algo que tome as proporções de Lopetegui a nível de desprezo e antipatia.
Aí conjugaram-se 2 efeitos: o imediato e que vale para todos (resultados recentes) e o estrutural e que é trabalho à distância (por via das cartilhas comunicacionais).

Haver adeptos que criticam é normal. O que se passou na altura não. Não se barrica uma equipa de futebol até às 4 da matina porque se perde um jogo grande que a faz perder a liderança do campeonato.
Não se faz uma espera no aeroporto para insultos exclusivamente dirigidos quando se perde 2-0 com um Chelsea.
Não se mostra lenços brancos a um treinador que está em 1.º no campeonato porque se perde em casa com os suplentes para a Taça da Liga.

Aquele ambiente e aquela tensão não eram naturais.

O ano passado jogamos bolha em vários jogos, empates a 0 sucessivos e estava tudo muito mais tranquilo.


 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
Eu não faço essa diferença toda entre selecionador e treinador.

Admito que o balanceamento entre o relações públicas e o conhecimento tactico tenha que ser diferente.

Um Guardiola e um Mourinho terão menos possibilidades de fazer a diferença numa selecção onde o que é mais importante é a perspicácia com que se colam rotinas de clube (O Scolari e o Aragonês fizeram isso) e a capacidade de manter as estrelas satisfeitas (não dá para trocar) e o balneário sadio.

As selecções estarão mais adaptadas para gente com rodagem para gerir recursos humanos, com sabedoria e quilómetros de bola. Tipos como o Ancelotti ou um Zidane que consigam ter e promover bom ambiente sem ranger dentes.

Engraçado que eu colo o Lopetegui mais facilmente aos maníacos da tactica (não estou a dizer que é muito bom ou muito mau) do que a essa linha de levar o grupo com jeitinho, com um sorriso, com a sabedoria de quem percebe um balneário e valoriza essa gestão.

 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,995
12,386
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Dar 6 a uma equipa medíocre sem o seu melhor jogador num amigável de seleções e a jogar em casa, já dá para tentar rever a História.

Lembro que não há memória de selecionadores que tenham feito toda a carreira em seleções, passarem com sucesso para clubes. O contrário, já é mais comum, nem que seja porque há mais hipóteses (há muitos mais treinadores de clubes do que selecionadores nacionais).

Um treinador que falava forte na sala de imprensa, sim, mas punha a equipa a jogar como uns sonsinhos.

Até o jogo no Dragão com o Bayern é uma exceção que confirma a regra: ganhámos esse jogo pq abordámo-lo de forma completamente diferente do habitual: fomos agressivos e procurámos a bola logo para atacar direito à baliza e não para brincar à posse de bola.

Foi pq ele mudou a sua abordagem preferida que ganhámos. E depois na alemanha voltámos ao seu estilo e fodemo-nos como patos.

Esteve sozinho a falar, é verdade, faço-lhe justiça nisso, mas tem que se mostrar mais.

E não foi apenas o Mendes que trouxe o Adrian. Nunca na vida ele teria vindo se o Lopes não estivesse cá. Que treinador se lembraria de ir buscá-lo se não um espanhol com experiência de seleções espanholas?
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,610
4,400
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Lembrem-se que este senhor rubricou um contrato  a ganhar 25k com a Espanha para o nosso clube ter que continuar a pagar a diferenca

Sent from my WAS-TL10 using Tapatalk

 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Treinador de Bancada disse:
Chamar "médio do Marítimo" ao Danilo é um pouco sofista. O rendimento do Danilo nada ficou atrás do Casimiro. O Layun não é o Alex Sandro mas fez uma época notável que inflaccionou e muito a percepção do seu real valor.
Maxi não é Danilo, mas só veio Maxi porque o sr Lopetegui queimou o Ricardo Pereira no final da época, um pouco à imagem do Quaresma que tendo um perfil de enfant terrible, é o melhor jogador a cruzar que tivemos no Porto desde Drulovic.
Relembro também que foi Lopetegui que desprezou o rendimento do André Silva na pré época, apostando num pré reformado Osvaldo. Quanto ao Imbula não o responsabilizo pois foi notório que foi uma compra da Doyen e não do clube.
Uma coisa que nunca percebi foi o facto do Layun ter feito tanto sucesso entre as hostes portistas nesse seu primeiro ano. Eu andei uma época inteira a malhar contra quem dizia que o Danilo Pereira é muito fraco no posicionamento e que o Brahimsi era uma miséria argumentando que o Layun defensivamente era uma nulidade e provocava constantemente desposicionamentos em catadupa na equipa, incluindo o do Danilo que era o pronto socorro do Layun. O Brahimi fez a sua pior época no FC Porto porque o Layun a nível ofensivo ocupava sempre os mesmos espaços que o Brahimi e obrigava o Argelino a jogar muito aberto tirando-lhe toda a capacidade para desequilibrar. Depois no verão era eu e mais meia dúzia a dizer que o Alex Telles era uma grande contratação contra o resto do fórum que dizia que era gastar dinheiro de forma desnecessária porque tínhamos o Layun que era um fantástico lateral.

O Ricardo Pereira foi emprestado pelo Lopetegui e aí errou claramente, mas convém lembrar, mais uma vez, que a esmagadora maioria dos portistas via no Ricardo um extremo banal e 90% do fórum dizia que nunca iria dar lateral e que o empréstimo tinha sido uma boa opção.
 
M

Mike_Walsh

Guest
O José Saramago precisou de passar dos 50 anos para escrever o primeiro romance.  E, goste-se ou não do estilo ou da ideologia, ganhou o Prémio Nobel.
Quem sabe se o Lopetegui já escreveu o romance da sua vida e ninguém o percebeu. No Rayo e no Porto.
eja como for, desistiu de o tentar e mudou-se para o mundo dos plágios. Aí, até pode ser campeão do mundo. Valerá tanto como um Tony Carreira.
Ok, sou um ser influenciável pelas cartilhas. Peço desculpa.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,901
4,235
qxp disse:
Que fique claro que um seleccionador e um treinador não fazem a mesma coisa, e que fique ainda mais claro que há quem tenha perfil para treinador e não o tenha para seleccionador e vice-versa.
O futebol praticado pelo FC Porto nas épocas do Lopetegui embora dominante em termos de ideias ofensivas era 0. Eramos brilhantes em todos os aspectos do jogo, excepto no principal para uma equipa que quer ser campeã, marcar golos.
pesquisa por lopetegui e recorde de golos e talvez tenhas uma surpresa...
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Mike_Walsh disse:
O José Saramago precisou de passar dos 50 anos para escrever o primeiro romance.  E, goste-se ou não do estilo ou da ideologia, ganhou o Prémio Nobel.
Quem sabe se o Lopetegui já escreveu o romance da sua vida e ninguém o percebeu. No Rayo e no Porto.
eja como for, desistiu de o tentar e mudou-se para o mundo dos plágios. Aí, até pode ser campeão do mundo. Valerá tanto como um Tony Carreira.
Ok, sou um ser influenciável pelas cartilhas. Peço desculpa.
Por acaso também ouvi isso há muitos anos e como sou fã do Saramago fui confirmar e não é verdade, ele escreveu Terra do Pecado quando tinha 25 anos...

Mas olha que o Del Bosque ganhou o seu primeiro título como treinador depois dos 50 anos...

...e depois disso ganhou tudo o que havia para ganhar tanto ao nível do Real Madrid, como da Seleção Nacional...

Antecipo o contra-argumento dos que tentarão minimizar o trabalho do espanhol: vejam a "football heritage" dele em ambos os trabalhos brilhantes que fez...

Certo que na selecção espanhola coincidiu com uma equipa mecanizada pelo Guardiola, mas não deixa de ser brilhante o que ele fez sem Messi e com uma gestão igualmente muito inteligentes, como o Fabregas, o Xavi Alonso, etc...

Por exemplo, ganhou a Itália na final do Euro 4 a 0 sem avançados e com 5 médios...
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Treinador de Bancada disse:
Não tínhamos? Então e o Ricardo Pereira? Jogou com ele no jogo em casa contra a Académica e acagaçado meteu-o no banco na Alemanha. No ano seguinte foi somente o melhor lateral em França. Jogou com Reyes -Maicon-Indi-Marcano e Casimiro na mesma equipa, numa táctica medrosa e acagaçada. O público nunca foi com a cara dele, porque ele nunca entendeu o clube, nem o campeonato onde estava inserido. Nunca criou empatia por esse motivo. Foi o treinador a quem lhe foi dado mais, com uma massa salarial irrealista para o clube. Certamente não foi por culpa dele, mas que gozou do estatuto de ter mais é puramente factual.
O totobola à segunda-feira é muito fácil e falta aí um pequeno detalhe:

- antes de Munique, Ricardo Pereira jogou a titular no lugar do Danilo e enterrou feio nos Barreiros...
- na ressaca desse jogo, 90% de nós pediu o Reyes em Munique e em teoria parecia uma decisão pacífica e consensual...
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,901
4,235
90% dos que falam aqui contra lopetegui nao sabem sequer se a saida de bola era feita a 3 com laterais projectados, se era pelos laterais, se jogava com medios interiores ou com os extremos bem abertos, se a ideia era pressionar alto, se montava armadilhas de pressao etc etc etc mas criticam.... criticam sem apontar o que realmente podia ser um erro, eu nao quero saber se nao gostavam do penteado dele ou se gaguejava, quero que me falem do trabalho dele...
 
N

Noventa e Nove

Guest
kal-el disse:
O totobola à segunda-feira é muito fácil e falta aí um pequeno detalhe:

- antes de Munique, Ricardo Pereira jogou a titular no lugar do Danilo e enterrou feio nos Barreiros...
- na ressaca desse jogo, 90% de nós pediu o Reyes em Munique e em teoria parecia uma decisão pacífica e consensual...
O problema é pensar-se que o Ricardo Pereira nessa altura tinha alguma coisa a ver com o atual. Não tinha. Como extremo era mediano e como lateral era simplesmente fraco. O Ricardo lateral, quer queiramos quer não, fez-se no Nice, não no Porto.