“Queremos transmitir a cultura do FC Porto aos jogadores”
Sérgio Ferreira quer “ver a equipa crescer” e Filipe Sousa está “muito entusiasmado com o início da época”
A pré-época dos sub-19 já está em marcha e Sérgio Ferreira orientou um grupo de 25 atletas “com muito talento, competência, vontade de crescer e humildade” no primeiro dia de trabalhos no Estádio de Pedroso. O principal objetivo do técnico portista é “continuar a criar contextos em que os jogadores se sintam desafiados” e “transmitir-lhes a cultura de vitória do Clube” para que “eles possam continuar a crescer” e mais tarde sejam “capazes de integrar torneios profissionais”.
Em sintonia com o treinador, Filipe Sousa mostra-se “muito entusiasmado com o início da nova temporada” e recorda que “vencer é uma das exigências deste Clube”, por isso o grupo está obrigado a absorver “as ideias de um mister exigente” que “incute uma mentalidade vencedora no dia a dia”.
Sérgio Ferreira
Primeiras sensações
“É um olhar positivo. Estamos a começar a época com muita vontade e com um desejo muito grande de ver a equipa crescer. Os jogadores fizeram um percurso muito positivo e agora a lógica é continuar a criar contextos em que eles se sintam desafiados diariamente para que possam continuar a crescer. Queremos que exista essa lógica de conquista e de vontade de vencer. Estamos perante um grupo com muito talento e nós, enquanto equipa técnica, temos de ir ao detalhe, de ser muito vigorosos e ambiciosos, de cuidar desse talento para o tornar ainda melhor, ainda mais capaz e ainda mais competente.”
Uma equipa à Porto
“Para jogarem no FC Porto, estes jogadores têm obrigatoriamente de ser talentosos e competentes, mas cabe-nos aprimorar as qualidades de cada um deles e torná-los ainda mais capazes. É um grupo muito semelhante ao do ano passado, com muito talento, competência, vontade de crescer e humildade. Noto que eles estão abertos a essa transformação e é a isso que nos propomos esta época. Sempre com ambição e audácia. Estamos todos em sintonia como aconteceu na época passada.”
Cultura de vitória
“O mais importante é o processo. Temos de ser coerentes e os nossos objetivos têm de estar bem claros. Queremos desenvolver os jogadores, sempre numa lógica de os tornar mais competentes e mais capazes para poderem participar em torneios profissionais. É muito importante fazê-lo dentro de uma cultura de vitória e de conquista diária. Enquanto treinadores do FC Porto queremos também transmitir-lhes a cultura do Clube que é tão importante e pode tornar o caminho deles muito mais fácil. Queremos ser muito competitivos e, portanto, o processo tem de ser apaixonante, cativante e entusiasmante.”
Os recém-promovidos à equipa B
“Estou muito orgulhoso deles, porque estão lá por mérito. Cumpriram todos os desafios a que se propuseram e conseguiram alcançar os objetivos. Tiveram um desenvolvimento tremendo na época passada. O campeonato de sub-19 é extremamente competitivo, mas eles deram o corpo às balas e foram humildes. Agora estão precisamente onde têm de estar, num contexto ainda mais propenso e adequado ao perfil deles. Têm todo o mérito e eu sinto-me muito orgulhoso.”
Filipe Sousa
De volta ao relvado
“O grupo está muito entusiasmado com o início da época. É sempre um momento mais difícil para nós, porque estivemos muito tempo parados, mas sinto que o grupo está entusiasmado e preparado para o início da época.”
Processo de adaptação
“Foi um treino muito exigente. Aliás, o primeiro treino é sempre o mais exigente, ainda por cima debaixo deste calor, mas acho que o grupo esteve todo muito bem. Nesta fase inicial, estamos a tentar adaptar-nos às ideias do mister e eu acho que está a correr bem.”
Mentalidade vencedora
“Vencer é sempre o objetivo principal e é uma das exigências deste Clube. No FC Porto temos de querer vencer sempre e a equipa está preparada para isso. O mister é sempre muito exigente e incute-nos essa mentalidade no dia-a-dia. Temos de vencer treino após treino, até porque queremos ser um exemplo para os mais novos. Vamos tentar implementar esta dinâmica desde o início. É a nossa missão fazer com que todos os novos atletas do Clube aprendam pelo exemplo e tentar ao máximo que todos estejam unidos dentro do grupo. Se assim for, vai correr tudo bem.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt