Juvenis (Sub 17) - 2023/2024

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,347
4,296
Já gostei mais hoje da resposta dada. Outra atitude sobretudo nos duelos. Agora é evidente que a componente física foi importante porque os jogadores do Sporting são muito mais desenvolvidos. De qualquer forma só foi possível chegarem a vitória após um Peru.

Este tipo de cantos directos acho que já não é a primeira vez que um guarda redes do Porto é surpreendido em jogos das camadas jovens em Alcochete.
 

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,167
7,834
42
Porto
Eu compreendo que nos escalões de formação o mais importante não é ganhar campeonatos, embora que, se conseguirmos fazer um bom trabalho e ainda lhe adicionarmos títulos seja ouro sobre azul.
Ou seja, não me preocupa não sermos campeões na formação.
Mas preocupa-me chegar à fase final e ver os 3 principais escalões com diferenças de 2 dígitos para o 1º classificado.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,995
9,224
O que preocupa-me não é perder o campeonato. O que preocupa é que vi estes miúdos contra o Sporting e Benfica...e não vi talento nenhum. Não há 1 único ao nível dos de 2006. Já são 2 jogos contra rivais, por favor não venham com a da geração de 2008 é que tem talento.
 

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
33,118
23,416
62
Aveiro
Tem sido um ano terrível em termos de competitividade.
5º lugar nos sub-17
7º lugar nos sub-19
Isto não é normal!
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,645
22,021
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Já não se usam jogadores no 1o poste, nos cantos?
Já lá vão uns anos desde que eu joguei, mas na altura isso era básico e elementar.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,794
1,318
24
Barcelos
Isso obviamente que é falso.
Época passada os 2006 mostraram talento o campeonato todo apesar de não terem ganho.
Os 2007 nos iniciados já mostraram debilidades( mesmo com o Mora a jogar)
A geração de 2006 é a mais talentosa desde os 2000 de Vitinha, Fábio Vieira, Baró, João Mário, Afonso Sousa e afins
É falso é... basta ir ver o que se dizia nos anos anteriores.
A geração de 2007 mostrou debilidades nos iniciados. Estavas à espera que miúdos de 14 anos lutassem com jogadores mais fortes fisicamente e não mostrassem debilidades?
Por aqui se vê a falta de conhecimento geral dos adeptos portistas em relação ao processo formativo de jovens atletas.

A geração de 2006 tem jogadores de grande qualidade. A geração de 2008 tem mais jogadores de grande qualidade. A geração de 2008 é de longe a melhor geração da nossa formação.
 

eue

Lugar Anual
12 Maio 2016
1,147
4,326
Tenho muitaaaaaaas dúvidas no golo anulado ao Bernardo

Mas muitaaaaaas dúvidas
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,794
1,318
24
Barcelos
O que preocupa-me não é perder o campeonato. O que preocupa é que vi estes miúdos contra o Sporting e Benfica...e não vi talento nenhum. Não há 1 único ao nível dos de 2006. Já são 2 jogos contra rivais, por favor não venham com a da geração de 2008 é que tem talento.
Eu também não estava à espera que tu visses talento. Tu achas que um jogador só é diferenciado se jogar no escalão acima por isso não tenho grande esperanças que tu avalies um jovem jogador pelo seu talento e não pelo seu rendimento.

Quando são os próprios adeptos a desvalorizar o talento que há na formação como é que os outros vão valorizar?

Sim, a geração de 2008 é a "melhor" geração da nossa formação. Tanto em qualidade como quantidade. E estou à vontade para falar porque já acompanho essa geração de perto há pelo menos 3 anos.
 
  • Like
Reações: Armona

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,546
5,723
Eu também não estava à espera que tu visses talento. Tu achas que um jogador só é diferenciado se jogar no escalão acima por isso não tenho grande esperanças que tu avalies um jovem jogador pelo seu talento e não pelo seu rendimento.

Quando são os próprios adeptos a desvalorizar o talento que há na formação como é que os outros vão valorizar?

Sim, a geração de 2008 é a "melhor" geração da nossa formação. Tanto em qualidade como quantidade. E estou à vontade para falar porque já acompanho essa geração de perto há pelo menos 3 anos.
Tem de se avaliar um jogador pelo rendimento e pelo talento. Não interessa ter muito talento mas depois o rendimento não existe.
E depois em termos de talento diferenciado dou te um exemplo o Manuel Miranda eu acho o diferenciado e joga no escalão dele.

Não duvido do talento de alguns jogadores de 2008.O Tomás Peixoto é um caso paradigmatico (voltou logo com 2 golos ao Salgueiros) agora o que se tem visto dos 2008 este ano resume se ao Cardoso Varela.
O Tomás Peixoto voltou agora de lesão de 9 meses, o Mide nos Juvenis A no ano de ganhar andamento tambem depois de uma lesão prolongada tb não se tem conseguido destacar, o João Abreu nesta fase final não consegue agarrar jogo nenhum, o Bernardo ainda que jogue ao lado de um limitadissimo Tiago Silva tambem não parece um talento superlativo.
Tens depois nos sub 16 um Duarte Cunha, Ruben Barbosa e Eduardo Ferreira que tem bons numeros na 2a divisão.
Sei que temos 2 centrais e o lateral esquerdo José Afonso(depois do Varela e do Tomas Peixoto o jogador que mais gosto) na selecção de sub 16 mas nada que se destaque.
Para o ano até pode ser que estes 2008 destruam tudo no seu caminho. Estou cá para dar a mão a palmatoria. E que fantástico seria
Agora o panorama não parece tão fantastico como tu pintas.

Sobre os 2007 nada há a dizer do que já foi dito. Além de Mora e do Anha Candé já na B, tens o Manuel Miranda que de facto tem tecnica e visão para dar e vender, tens o Martim Cunha que defensivamente é muito forte(mesmo quando apanha bons dribladores safa se muito bem) e um central (Filipe Sousa) que tem umas caracteristicas "Pepesque" e não comete erros.
O resto é mesmo resto.
O Pedro Davide é uma avenida, o Tiago Silva é pessimo não ataca por que não sabe, não depende porque não consegue, não consegue dar intensidade ao jogo. Podia ao menos ocupar bem o espaço mas nem isso.
Depois tens o Vasco na frente que é uma desilusão(mexer bem na bola em 1m2 não é jogar futebol)e o André Miranda que tem arranque velocidade e até tem potencia de remate mas não sabe usar nadinha.
 
Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,995
9,224
Tem de se avaliar um jogador pelo rendimento e pelo talento. Não interessa ter muito talento mas depois o rendimento não existe.
E depois em termos de talento diferenciado dou te um exemplo o Manuel Miranda eu acho o diferenciado e joga no escalão dele.

Não duvido do talento de alguns jogadores de 2008.O Tomás Peixoto é um caso paradigmatico (voltou logo com 2 golos ao Salgueiros) agora o que se tem visto dos 2008 este ano resume se ao Cardoso Varela.
O Tomás Peixoto voltou agora de lesão de 9 meses, o Mide nos Juvenis A no ano de ganhar andamento tambem depois de uma lesão prolongada tb não se tem conseguido destacar, o João Abreu nesta fase final não consegue agarrar jogo nenhum, o Bernardo ainda que jogue ao lado de um limitadissimo Tiago Silva tambem não parece um talento superlativo.
Tens depois nos sub 16 um Duarte Cunha, Ruben Barbosa e Eduardo Ferreira que tem bons numeros na 2a divisão.
Sei que temos 2 centrais e o lateral esquerdo José Afonso(depois do Varela e do Tomas Peixoto o jogador que mais gosto) na selecção de sub 16 mas nada que se destaque.
Para o ano até pode ser que estes 2008 destruam tudo no seu caminho. Estou cá para dar a mão a palmatoria. E que fantástico seria
Agora o panorama não parece tão fantastico como tu pintas.

Sobre os 2007 nada há a dizer do que já foi dito. Além de Mora e do Anha Candé já na B, tens o Manuel Miranda que de facto tem tecnica e visão para dar e vender, tens o Martim Cunha que defensivamente é muito forte(mesmo quando apanha bons dribladores safa se muito bem) e um central (Filipe Sousa) que tem umas caracteristicas "Pepesque" e não comete erros.
O resto é mesmo resto.
O Pedro Davide é uma avenida, o Tiago Silva é pessimo não ataca por que não sabe, não depende porque não consegue, não consegue dar intensidade ao jogo. Podia ao menos ocupar bem o espaço mas nem isso.
Depois tens o Vasco na frente que é uma desilusão(mexer bem na bola em 1m2 não é jogar futebol)e o André Miranda que tem arranque velocidade e até tem potencia de remate mas não sabe usar nadinha.
Esse Manuel Miranda do que vi parece dos melhorzinhos, mas não achei nada de superlativo. O Martim Cunha é bom a defender, o problema é quando é necessário no ataque, é um lateral certinho. Mas lembram-se do craque Marco Cruz?

Tou curioso é pra ver esse Tomás Peixoto. Sabes quando volta?
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,546
5,723
Esse Manuel Miranda do que vi parece dos melhorzinhos, mas não achei nada de superlativo. O Martim Cunha é bom a defender, o problema é quando é necessário no ataque, é um lateral certinho. Mas lembram-se do craque Marco Cruz?

Tou curioso é pra ver esse Tomás Peixoto. Sabes quando volta?
O Manuel Miranda teve fora por lesão mais de um mês não estava com aquela dinamica.
O Martim Cunha dá 10 a zero ao Marco Cruz a defender: muito mais agil e agressivo no 1x1.O Marco Cruz atacava melhor por isso hoje é medio ofensivo.

Sobre o Tomás Peixoto já voltou contra o Nacional nos sub 16, foi a um torneio em Espanha e este fds contra o Salgueiros empatamos 2-2 e fez os 2 golos.
E deu um pulo em termos de crescimento está uns bons cms mais alto.
Sigo o no Instagram
 
  • Like
Reações: TennantWho

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,995
9,224
O Manuel Miranda teve fora por lesão mais de um mês não estava com aquela dinamica.
O Martim Cunha dá 10 a zero ao Marco Cruz a defender: muito mais agil e agressivo no 1x1.O Marco Cruz atacava melhor por isso hoje é medio ofensivo.

Sobre o Tomás Peixoto já voltou contra o Nacional nos sub 16, foi a um torneio em Espanha e este fds contra o Salgueiros empatamos 2-2 e fez os 2 golos.
E deu um pulo em termos de crescimento está uns bons cms mais alto.
Sigo o no Instagram
Os 2 são lentos que nem uma tartaruga. O Marco Cruz já era médio na seleção.

Próximo jogo de sub-17 verei só por causa do Tomás Peixoto. Se Tomás Peixoto e Cardoso Varela derem jogadores pra A, eu já considero 2008 como boa geração. Mas a de 2006 realmente é especial, são 5 jogadores com potencial pra A.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,794
1,318
24
Barcelos
Tem de se avaliar um jogador pelo rendimento e pelo talento. Não interessa ter muito talento mas depois o rendimento não existe.
E depois em termos de talento diferenciado dou te um exemplo o Manuel Miranda eu acho o diferenciado e joga no escalão dele.

Não duvido do talento de alguns jogadores de 2008.O Tomás Peixoto é um caso paradigmatico (voltou logo com 2 golos ao Salgueiros) agora o que se tem visto dos 2008 este ano resume se ao Cardoso Varela.
O Tomás Peixoto voltou agora de lesão de 9 meses, o Mide nos Juvenis A no ano de ganhar andamento tambem depois de uma lesão prolongada tb não se tem conseguido destacar, o João Abreu nesta fase final não consegue agarrar jogo nenhum, o Bernardo ainda que jogue ao lado de um limitadissimo Tiago Silva tambem não parece um talento superlativo.
Tens depois nos sub 16 um Duarte Cunha, Ruben Barbosa e Eduardo Ferreira que tem bons numeros na 2a divisão.
Sei que temos 2 centrais e o lateral esquerdo José Afonso(depois do Varela e do Tomas Peixoto o jogador que mais gosto) na selecção de sub 16 mas nada que se destaque.
Para o ano até pode ser que estes 2008 destruam tudo no seu caminho. Estou cá para dar a mão a palmatoria. E que fantástico seria
Agora o panorama não parece tão fantastico como tu pintas.

Sobre os 2007 nada há a dizer do que já foi dito. Além de Mora e do Anha Candé já na B, tens o Manuel Miranda que de facto tem tecnica e visão para dar e vender, tens o Martim Cunha que defensivamente é muito forte(mesmo quando apanha bons dribladores safa se muito bem) e um central (Filipe Sousa) que tem umas caracteristicas "Pepesque" e não comete erros.
O resto é mesmo resto.
O Pedro Davide é uma avenida, o Tiago Silva é pessimo não ataca por que não sabe, não depende porque não consegue, não consegue dar intensidade ao jogo. Podia ao menos ocupar bem o espaço mas nem isso.
Depois tens o Vasco na frente que é uma desilusão(mexer bem na bola em 1m2 não é jogar futebol)e o André Miranda que tem arranque velocidade e até tem potencia de remate mas não sabe usar nadinha.
Não podes avaliar um jogador na formação pelo rendimento num clube como o FCP. Essa avaliação terá que ser sempre feita pelo que o jogador poderá vir a render no futuro (potencial). E é isso que a esmagadora maioria dos portistas não percebe ou não quer perceber.

Não vou estar aqui a mencionar os atletas de 2007 que eu acho que têm potencial para um dia chegarem à equipa A porque simplesmente não vale a pena visto que diga o que disser vocês irão sempre falar do rendimento atual.
Apenas dou o exemplo do Duarte Oliveira. Nos sub17 tinha muitas dificuldades devido à sua capacidade fisica. Acabou dispensado e na época seguinte, os mesmos que não acreditavam nele estavam aqui a chorar porque razão o dispensaram.

Quanto à geração de 2008, voltamos ao mesmo. Só estás a avaliar números (rendimento).
E com muitas incorreções no meio do discurso. Primeiro, avaliar um jogador da formação do FCP pelo que faz nas seleções é estapafúrdio por uma simples razão. As seleções jovens nacionais servem para dar palco aos jogadores do Seixal e Alcochete. Mesmo assim, o Martim Schelmik nos jogos que acompanhei da seleção foi o pronto socorro daquela defesa. Então contra a Alemanha teve que limpar muita da porcaria que o catanado do LD do Seixal fez.
Para além de não reconheceres valor a jogadores como o João Abreu, não mencionares pelo menos os nomes do Gonçalo Oliveira e do Francisco Fernandes diz tudo sobre a falta de conhecimento que tens sobre esta geração.
Mais, achar o Cardoso Varela o jogador com mais potencial desta geração indica precisamente isso. Uma total falta de conhecimento sobre esta geração.

Esta geração de 2008 não precisa de partir tudo no próximo ano para ter potencial. Ou por acaso as gerações de 2005 e 2006 que são a base da equipa da YL partiram tudo nos juvenis? Ou as gerações de 99 e 00? E, no entanto, hoje toda a gente lhes reconhece grande potencial. Pelo menos agora porque na altura era o mesmo chorrilho de críticas que se vê agora com outras gerações.

Afirmei-o antes e volto a afirmar agora também. A geração de 2008 do FCP é de longe a geração com mais qualidade e quantidade da formação do clube. Mais, não me lembro em Portugal de ver uma geração assim em nenhum clube.