KO 2023 1a Fase: Melhor Lateral Direito (KO3) - Fucile vs Conceição

Melhor Lateral Direito na história do FC Porto

  • Jorge Fucile

    Votos: 14 31.1%
  • Sérgio Conceição

    Votos: 31 68.9%

  • Total de eleitores
    45
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a primeira ronda do KO GOAT lateral direito da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem, se possível com justificação.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que não viram (lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,836
5,056
Sergio conceição como defesa direito... bom, fez uns jogos, mas acho que não em número suficiente para entrar nesta votação.

(e o Fucile como defesa direito, foi muito melhor que o Sérgio na posição).

Edit - mas também, no fim ganha o João Pinto, é com a posição de GR a votação com desfecho mais previsível.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Sergio conceição como defesa direito... bom, fez uns jogos, mas acho que não em número suficiente para entrar nesta votação.

(e o Fucile como defesa direito, foi muito melhor que o Sérgio na posição).

Edit - mas também, no fim ganha o João Pinto, é com a posição de GR a votação com desfecho mais previsível.
Certo. Foi mais lateral de ocasião no FC Porto no pós-Secretário, mas realizou o número de minutos suficientes na posição para ser considerado aqui, especialmente tendo em conta que passava para lateral muitas vezes a meio dos jogos quando necessitávamos de maior tração à frente com entradas de Drulo ou Capucho.

É também a forma de homenagear o mister no projeto, porque na vaga de extremo direito há muitos candidatos fortes a votação.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,846
5,162
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
O Sérjão foi o típico extremo direito: excelente a cruzar e fazer assistências, bom nas compensações defensivas e bom no 1x1. O carácter e a paixão com que jogava é o que nos fez idolatrá-lo. Por isso quando chegou como treinador já veio com nome e carinho da massa associativa.

Posto isto votei colocando os dois jogadores nas suas respetivas posições originais.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
O Sérjão foi o típico extremo direito: excelente a cruzar e fazer assistências, bom nas compensações defensivas e bom no 1x1. O carácter e a paixão com que jogava é o que nos fez idolatrá-lo. Por isso quando chegou como treinador já veio com nome e carinho da massa associativa.

Posto isto votei colocando os dois jogadores nas suas respetivas posições originais.
SC jogava tanto de extremo como de médio ala quando jogávamos com 3 atrás, como de lateral. Por cá rodou as três possíveis posições do corredor lateral direito numa proporção quase de 33/33/33.
Poderia entrar na votação de extremo direito, visto que a de médio ala direito não vai ser feita, mas escolhi contabilizar o tempo que passou a ser o nosso médio ala direito numa linha de 5 ou 4 no meio-campo, sobretudo na sua primeira temporada, para a categoria de lateral.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,897
108,936
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O nosso SC fez jogos como LD no FC Porto essencialmente quando o Oliveira fazia o deploiment de 3 centrais na época 96/97, quando era defesa a 4 jogou mais o Paulinho Santos na lateral-direita embora o SC também tenha feito alguns jogos, com o regresso do Secretas no ano seguinte voltou a jogar exclusivamente a extremo.
Aliás nessa época seguinte de 97/98 começa logo com uma exibição monumental contra o Varzim na Póvoa do nosso Serjão, a extremo, num jogo em que o nosso lateral-direito foi o...Neves que acabou até por ser expulso se bem me lembro.
Fui ver o jogo com o meu falecido tio e o Varzim só tinha 2 bancadas disponíveis, estava um estaleiro e os acessos um caos de pó e terra.
 
  • Like
Reações: Di Charis

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,897
108,936
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Sobre os jogadores, pese o Fuci ser o LD (e por vezes LE) de uma fase vitoriosa do FC Porto, na sua melhor fase era um jogador bom, daqueles fiáveis sem ser grande jogador ou excepcional, rápido, agressivo, não cruzava mal, era competente tecnicamente. Mas era também dado umas 2/3 vezes por época a ter dias de maluqueira em que paecia um pardal no campo e ali a pertir de 2010 achou que já tinha ganho muito cá e andava a fazer um bocado de pirraça.
Além disso tinha uma atraçãozita pela noite e pelos copos. E por se vestir da forma mais extravagante possível, era quase meu vizinho, sempre a sorrir, de óculos de ver que usava no dia a dia, camisas havaianas, calças claras, parecia saído de um filme sobre playboys de Malibu.

Serjão era um jogador de uma outra classe e quilate, um extraordinário extremo, que pela sua capacidade tática e agressividade conseguia jogar a ala total ou mesmo a lateral. rápido, tecnicamente muito forte, era exímio a cruzar e nas bolas paradas e tinha um pontapé digno de um howitzer, marcou um bom numero de golos de livre e de fora da área. A sua forma de viver o jogo, a garra a paixão aliada á sua qualidade intrínseca como jogador tornaram-no um ídolo dos portistas.

Algo que continuou no seu trajeto como nosso técnico nos dias de hoje.

O meu voto é para Sércio Conceição, o Dragão de Coimbra.
 
  • Love
Reações: Hakabashy

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,296
15,053
Conquistas
7
62
Porto
Votação encerrada.
Sérgio Conceição segue para a próxima fase.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,634
3,091
Sobre os jogadores, pese o Fuci ser o LD (e por vezes LE) de uma fase vitoriosa do FC Porto, na sua melhor fase era um jogador bom, daqueles fiáveis sem ser grande jogador ou excepcional, rápido, agressivo, não cruzava mal, era competente tecnicamente. Mas era também dado umas 2/3 vezes por época a ter dias de maluqueira em que paecia um pardal no campo e ali a pertir de 2010 achou que já tinha ganho muito cá e andava a fazer um bocado de pirraça.
Além disso tinha uma atraçãozita pela noite e pelos copos. E por se vestir da forma mais extravagante possível, era quase meu vizinho, sempre a sorrir, de óculos de ver que usava no dia a dia, camisas havaianas, calças claras, parecia saído de um filme sobre playboys de Malibu.

Serjão era um jogador de uma outra classe e quilate, um extraordinário extremo, que pela sua capacidade tática e agressividade conseguia jogar a ala total ou mesmo a lateral. rápido, tecnicamente muito forte, era exímio a cruzar e nas bolas paradas e tinha um pontapé digno de um howitzer, marcou um bom numero de golos de livre e de fora da área. A sua forma de viver o jogo, a garra a paixão aliada á sua qualidade intrínseca como jogador tornaram-no um ídolo dos portistas.

Algo que continuou no seu trajeto como nosso técnico nos dias de hoje.

O meu voto é para Sércio Conceição, o Dragão de Coimbra.
Excelente resumo.
Também acho que deveria estar como extremo direito, ainda que fosse um enorme jogador e atualmente uma lenda do nosso clube provavelmente nem a final iria tal a qualidade de extremos direitos que tivemos