KO 2023 1a Fase: Melhor Médio Defensivo (KO6) - Assunção vs Paredes

Melhor Médio Defensivo da história do FC Porto

  • Paulo Assunção

    Votos: 31 60.8%
  • Carlos Paredes

    Votos: 20 39.2%

  • Total de eleitores
    51
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a primeira ronda do KO GOAT médio defensivo da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem, se possível com justificação.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que não viram (lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,370
107,812
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Difícil, o Assunção parece "redimido" da sua saída a zero, mas na altura foi uma sacanagem.

O Assunção era o trico fiável 100%, o fiel da balança e estabilizador da estratégia, quer da vaga atacante de Co Adriaanse, até 2008 do 4-3-3 de Jesualdo, que permitia liberdade de chegada dos outros dois médios à fente, bem como a subida aos laterais.
Óptimo das dobras, nos desarmes, fácil e assertivo na libertação da bola, com uma resistência invejável. No entanto não tinha dimensão no jogo para a frente.
Ainda assim um médio defensivo de grande qualidade claro.

Paredes tinha a dimensão defensiva e mais, era exímio no jogo de cabeça na área adversária, era um jogador que conseguia aparecer mais à frente e ter mais preponderância. Enquanto Assunção era mais low profile, Paredes era mais combativo.
No geral para mim paredes era um jogador mais completo, que no entanto passou num FC Porto não tão bem orientado, mas onde foi uma figura de destaque claro, superiorizando-se inclusive a futuros campeões europeus como Costinha nessa passagem.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,405
13,562
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Aqui não voto mas se houver próximas rondas com melhores nomes prometo votar.
Estes 2 aqui não acho que tenham perfil para tal mas é apenas a minha opinião.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Aqui não voto mas se houver próximas rondas com melhores nomes prometo votar.
Estes 2 aqui não acho que tenham perfil para tal mas é apenas a minha opinião.
É uma categoria restrita. Tivemos nomes que ocuparam a posição muitos anos. Rodolfo, André e Paulinho são apenas 3 e foram donos da posição no clube durante 25 anos. Com Kulkov e Doriva e Paredes pelo meio, depois veio Costinha, Assunção e Fernando. Depois um ano de Casemiro e Danilo Pereira na ponte até Uribe. Não são muitas as opções, até porque historicamente é uma posição que tem tido "ocupantes" que duram muitos anos.
Assunção qualitativamente foi do melhor que passou por cá, na minha opinião. Paredes também era bom jogador. Não vejo porque os haveria de omitir do projeto. Principalmente o primeiro.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
@Cherife não consideraste o Emerson médio defensivo?

De todos os que vi era o meu favorito.
Podia ter sido, mas vai entrar na categoria médio centro. Era um segundo médio híbrido, e chegou a fazer de 6 no FC Porto, mas tinha um papel demasiado abrangente no terreno com bola para entrar aqui. Era um box-to-box em todo o seu esplendor. Mas também defendia um meio-campo sozinho, se fosse necessário.
Para o projeto de 2020, se não me falha a memória, entrou nesta categoria, mas no de 2023 achei melhor colocá-lo noutra.

Contudo, se o fórum assim o entender, posso incluí-lo aqui.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,370
107,812
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Podia ter sido, mas vai entrar na categoria médio centro. Era um segundo médio híbrido, e chegou a fazer de 6 no FC Porto, mas tinha um papel demasiado abrangente no terreno com bola para entrar aqui. Era um box-to-box em todo o seu esplendor. Mas também defendia um meio-campo sozinho, se fosse necessário.
Para o projeto de 2020, se não me falha a memória, entrou nesta categoria, mas no de 2023 achei melhor colocá-lo noutra.

Contudo, se o fórum assim o entender, posso incluí-lo aqui.
Acho bem incluido como médio centro. Era um box to box cuja incrível estampa permitia se necessário fosse defender o meio campo. Completo.
 
  • Like
Reações: grandeFCP

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,215
23,988
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Podia ter sido, mas vai entrar na categoria médio centro. Era um segundo médio híbrido, e chegou a fazer de 6 no FC Porto, mas tinha um papel demasiado abrangente no terreno com bola para entrar aqui. Era um box-to-box em todo o seu esplendor. Mas também defendia um meio-campo sozinho, se fosse necessário.
Para o projeto de 2020, se não me falha a memória, entrou nesta categoria, mas no de 2023 achei melhor colocá-lo noutra.

Contudo, se o fórum assim o entender, posso incluí-lo aqui.
A 6 era o meu favorito.

Neste duplo pivot do SC era o perfect fit. A médio centro tem concorrencia feroz. Lucho, Moutinho, Maniche, Sousa e companhia.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,934
26,026
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Difícil, o Assunção parece "redimido" da sua saída a zero, mas na altura foi uma sacanagem.

O Assunção era o trico fiável 100%, o fiel da balança e estabilizador da estratégia, quer da vaga atacante de Co Adriaanse, até 2008 do 4-3-3 de Jesualdo, que permitia liberdade de chegada dos outros dois médios à fente, bem como a subida aos laterais.
Óptimo das dobras, nos desarmes, fácil e assertivo na libertação da bola, com uma resistência invejável. No entanto não tinha dimensão no jogo para a frente.
Ainda assim um médio defensivo de grande qualidade claro.

Paredes tinha a dimensão defensiva e mais, era exímio no jogo de cabeça na área adversária, era um jogador que conseguia aparecer mais à frente e ter mais preponderância. Enquanto Assunção era mais low profile, Paredes era mais combativo.
No geral para mim paredes era um jogador mais completo, que no entanto passou num FC Porto não tão bem orientado, mas onde foi uma figura de destaque claro, superiorizando-se inclusive a futuros campeões europeus como Costinha nessa passagem.
Mal sabíamos nós que ele estava a abrir a porta para algo que se tornaria banal nos dias de hoje..
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,660
3,133
O Paredes era classe pura.
O Assunção foi superior ao Costinha, mas não consigo gostar da sua personagem

Paredes