KO 2023 FINAL: Melhor dupla de Centrais (VOTO DUPLO)

Os dois melhores Centrais da história do FC Porto (Voto Duplo)

  • Eurico Gomes

    Votos: 0 0.0%
  • Jorge Costa

    Votos: 8 16.7%
  • Aloísio

    Votos: 6 12.5%
  • Fernando Couto

    Votos: 1 2.1%
  • Pepe

    Votos: 42 87.5%
  • Ricardo Carvalho

    Votos: 39 81.3%

  • Total de eleitores
    48
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a final do KO GOAT dupla de centrais da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foram os dois melhores centrais da história do FC Porto?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Como seria de esperar, os dois principais candidatos a cavar uma grande margem.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,660
3,133
Bem pelo menos posso escolher dois.

Sem qualquer dúvida para mim Pepe e Bicho

Ricardo Carvalho completa o meu Top 3
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Gatão1983

Bancada central
14 Março 2023
1,645
4,119
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Fiquei na dúvida entre o "Bicho" e o Pepe.
Votei Pepe. Pena não ter (ainda) um troféu europeu com as nossas cores.

Ricardo Carvalho é, para mim, indiscutível.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Para que se tenha uma ideia, no projeto de 2020, os vencedores desta categoria foram Ricardo Carvalho e Aloísio.

Três anos volvidos, a diferença nos votos em Pepe e nos votos em Aloísio revelam uma mudança dramática de preceção relativamente ao nosso capitão.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,501
11,940
A sério que o bicho vai ficar de fora? Pois, não rendeu mais valias...
 

Flames

#AVB2024
20 Maio 2021
6,374
13,728
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Se fosse para escolher 3 era de caras. Sendo apenas 2, votei em Pepe e Ricardo Carvalho. Menção honrosa para o Bicho.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,488
5,346
Com Pepe e Ricardo Carvalho na lista não me parece nada difícil escolher os melhores dos melhores porque na verdade são/foram nas suas posições o melhor que havia no mundo do futebol.
2° linhas já ficaria um pouco mais difícil de escolher....
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
A sério que o bicho vai ficar de fora? Pois, não rendeu mais valias...
Há quem esteja a olhar para este projeto como "o melhor" e não como "o maior".
Jorge Costa, qualitativamente, está num patamar consideravelmente inferior a outros candidatos, principalmente Carvalho e Pepe.

Jorge Costa é o maior da nossa história, mas argumentá-lo como o melhor é revisionismo. Depende da forma como cada um interpreta o projeto, e respetivos critérios.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,406
13,564
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O curioso disto é ver só a votação depois de votarmos.
Neste caso concreto senti-me digamos reconfortado porque a extrema maioria pensou como eu.
E votei sem ler nenhuma reply anteriormente, assim não fui influenciado.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,501
11,940
Há quem esteja a olhar para este projeto como "o melhor" e não como "o maior".
Jorge Costa, qualitativamente, está num patamar consideravelmente inferior a outros candidatos, principalmente Carvalho e Pepe.

Jorge Costa é o maior da nossa história, mas argumentá-lo como o melhor é revisionismo. Depende da forma como cada um interpreta o projeto, e respetivos critérios.
Não acho que seja revisionismo. É história. Ponto.

Se calhar não percebi a intenção disto... Mas para mim é impensavel escolher um 11 de melhores ou maiores de sempre do FC Porto sem aquele que é, muito provavelmente, o seu maior símbolo enquanto jogador.
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,140
21,897
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Adoro o Bicho e acho que é um símbolo do clube mas pela qualidade individual teve de ser Pepe e R. Carvalho. Também me custou deixar o Aloísio de fora.
 
  • Like
Reações: LimaPereira

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Não acho que seja revisionismo. É história. Ponto.

Se calhar não percebi a intenção disto... Mas para mim é impensavel escolher um 11 de melhores ou maiores de sempre do FC Porto sem aquele que é, muito provavelmente, o seu maior símbolo enquanto jogador.
Claro que é revisionismo, e não é história.
Jorge Costa não era um central de classe mundial. Era muito bom, era um enorme líder e a representação corpórea do clube durante muitos anos.
Contudo, exclusivamente do ponto de vista qualitativo, não era um central do nível de Carvalho ou Pepe. Isto parece-me muito pouco discutível, muito sinceramente.
A intenção disto é a que cada um entender. Pode ser "os maiores" ou "os melhores" ou uma combinação híbrida de ambos. Cada um escolherá os seus critérios.

Lima Pereira não está aqui e é um dos nossos grandes símbolos. Nem à segunda fase de Centrais chegou.
Diogo Costa com apenas duas épocas de titularidade tirou 20% dos votos a Baía na segunda fase do KO Guarda-Redes.

Cada user escolherá as suas prioridades, mas o projeto não tem uma definição pré-concebida, caso contrário seria apenas uma disputa de estatuto. Este projeto é suposto ser uma disputa de várias variáveis, as quais cada um pesará e atribuirá mais ou menos valor como melhor entender.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,501
11,940
Claro que é revisionismo, e não é história.
Jorge Costa não era um central de classe mundial. Era muito bom, era um enorme líder e a representação corpórea do clube durante muitos anos.
Contudo, exclusivamente do ponto de vista qualitativo, não era um central do nível de Carvalho ou Pepe. Isto parece-me muito pouco discutível, muito sinceramente.
A intenção disto é a que cada um entender. Pode ser "os maiores" ou "os melhores" ou uma combinação híbrida de ambos. Cada um escolherá os seus critérios.

Lima Pereira não está aqui e é um dos nossos grandes símbolos. Nem à segunda fase de Centrais chegou.
Diogo Costa com apenas duas épocas de titularidade tirou 20% dos votos a Baía na segunda fase do KO Guarda-Redes.

Cada user escolherá as suas prioridades, mas o projeto não tem uma definição pré-concebida, caso contrário seria apenas uma disputa de estatuto. Este projeto é suposto ser uma disputa de várias variáveis, as quais cada um pesará e atribuirá mais ou menos valor como melhor entender.
Até acho "giro" tirar as conclusões disto. Acho que se percebe bem a ponto de vista geracional...

Eu nunca argumentei que o Jorge Costa era melhor que o Pepe e o Ric Carvalho como jogador. Mas a partir do momento em que a escolha é com base no FC Porto, eu escolho quem mais deu ao FC Porto. Mais importante, mais dedicação, etc... É a minha forma pessoal de ver as coisas. Pronto.

Estritamente pela qualidade e carreira dos jogadores, o Iker tambem foi melhor que Baia; o Danilo melhor que o João Pinto, etc...

Mas ok ok....
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Estritamente pela qualidade e carreira dos jogadores, o Iker tambem foi melhor que Baia; o Danilo melhor que o João Pinto, etc...

Mas ok ok....
O que importa aqui são apenas as versões dos jogadores no FC Porto. O que fizeram extra FC Porto não importa.
O Iker do FC Porto não era superior ao Baía. Nem Danilo superior a João Pinto, do meu ponto de vista, pelo menos.

O ideal é haver um critério híbrido que pese a qualidade do jogador, importância no clube, títulos, etc. Contudo, há casos em que a diferença qualitativa é inegável e demasiado grande. Gostaria de saber como seriam as votações na final do KO Lateral Esquerdo se tivéssemos tido ali um Jorge Costa. Venceria contra Branco? Um dos melhores laterais esquerdos da história mas que apenas fez duas temporadas por cá? São estas coisas que os utilizadores devem pesar e decidir os seus próprios critérios.

Eu pessoalmente decidi dar primazia ao pico de qualidade do jogador no FC Porto até ao fim do projeto. Quando aparecem casos em que a diferença não é muito grande, aí entram os restantes critérios. Foi a forma que arranjei de objetivar a minha análise. Porque um critério híbrido é o ideal, mas é extraordinariamente difícil de manter a coerência sem que os critérios não flutuem de caso para caso.
Mas esta foi a forma que escolhi para manter a coerência até ao fim. Não há formas certas nem erradas.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Edgar Siska

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,756
22,268
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Para mim, Carvalho e Aloisio.
O Pepe é enorme, mas o Aloisio também foi incrível.