KO 2023 FINAL: Melhor dupla de Centrais (VOTO DUPLO)

Os dois melhores Centrais da história do FC Porto (Voto Duplo)

  • Eurico Gomes

    Votos: 0 0.0%
  • Jorge Costa

    Votos: 8 16.7%
  • Aloísio

    Votos: 6 12.5%
  • Fernando Couto

    Votos: 1 2.1%
  • Pepe

    Votos: 42 87.5%
  • Ricardo Carvalho

    Votos: 39 81.3%

  • Total de eleitores
    48
  • Votação fechada .

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,520
11,956
O que importa aqui são apenas as versões dos jogadores no FC Porto. O que fizeram extra FC Porto não importa.
O Iker do FC Porto não era superior ao Baía. Nem Danilo superior a João Pinto, do meu ponto de vista, pelo menos.

O ideal é haver um critério híbrido que pese a qualidade do jogador, importância no clube, títulos, etc. Contudo, há casos em que a diferença qualitativa é inegável e demasiado grande. Gostaria de saber como seriam as votações na final do KO Lateral Esquerdo se tivéssemos tido ali um Jorge Costa. Venceria contra Branco? Um dos melhores laterais esquerdos da história mas que apenas fez duas temporadas por cá? São estas coisas que os utilizadores devem pesar e decidir os seus próprios critérios.

Eu pessoalmente decidi dar primazia ao pico de qualidade do jogador no FC Porto até ao fim do projeto. Quando aparecem casos em que a diferença não é muito grande, aí entram os restantes critérios. Foi a forma que arranjei de objetivar a minha análise. Porque um critério híbrido é o ideal, mas é extraordinariamente difícil de manter a coerência sem que os critérios não flutuem de caso para caso.
Mas esta foi a forma que escolhi para manter a coerência até ao fim. Não há formas certas nem erradas.
Não vejo qualquer sentido nisso de um Jorge Costa à esquerda mas ok...

Mas eu tambem posso ir por essa questão do critério hibrido. É porque, para alem de simbolo, o Jorge Costa era realmente MUITO bom. A titularidade e os 400 jogos com o clube não lhe foram oferecidos. Tambem teve oportunidade de sair e não o fez... Foi titular e capitão no penta. Foi-no na conquista da UEFA. Foi na conquista da Champions, quase uma decada depois de iniciar o penta, e ainda estava por lá na segunda intercontinental. Foi o unico central a ganhar a bola de ouro portuguesa.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Não vejo qualquer sentido nisso de um Jorge Costa à esquerda mas ok...

Mas eu tambem posso ir por essa questão do critério hibrido. É porque, para alem de simbolo, o Jorge Costa era realmente MUITO bom. A titularidade e os 400 jogos com o clube não lhe foram oferecidos. Tambem teve oportunidade de sair e não o fez... Foi titular e capitão no penta. Foi-no na conquista da UEFA. Foi na conquista da Champions, quase uma decada depois de iniciar o penta, e ainda estava por lá na segunda intercontinental. Foi o unico central a ganhar a bola de ouro portuguesa.
Um Jorge Costa à esquerda = lateral esquerdo do mesmo nível a lateral esquerdo que o Jorge Costa foi a central. Uma cópia da carreira do Jorge Costa no clube, mas um lateral esquerdo.

Claro que podes, e deves. Se achas que é o que é mais adequado para o que pretendes tirar da votação, força!
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,520
11,956
Um Jorge Costa à esquerda = lateral esquerdo do mesmo nível a lateral esquerdo que o Jorge Costa foi a central. Uma cópia da carreira do Jorge Costa no clube, mas um lateral esquerdo.

Claro que podes, e deves. Se achas que é o que é mais adequado para o que pretendes tirar da votação, força!
Mas se nao tens a lateral esquerdo esse exemplo.... De que serve?
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Mas se nao tens a lateral esquerdo esse exemplo.... De que serve?
Estou a dizer que gostaria de ver como seria a final desse jogador fictício contra o Branco. Os critérios. Os pesos e as medidas de quem vota.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,660
3,133
Há quem esteja a olhar para este projeto como "o melhor" e não como "o maior".
Jorge Costa, qualitativamente, está num patamar consideravelmente inferior a outros candidatos, principalmente Carvalho e Pepe.

Jorge Costa é o maior da nossa história, mas argumentá-lo como o melhor é revisionismo. Depende da forma como cada um interpreta o projeto, e respetivos critérios.
@Cherife eu apenas estou a avaliar pelo que fizeram e jogaram no NGC e não fora.
O Pepe foi e continua a ser dos melhores centrais do mundo e é-lo com o nosso símbolo ao peito.

O Ricardo Carvalho teve 2 épocas grandiosas no NGC (melhor na época da champions que na da taça Uefa na realidade) e o seu auge foi no chelsea e Real Madrid.

O Jorge Costa teve mais momentos bons que o Ricardo Carvalho no NGC. Alias na época que ganhamos a UEFA e mesmo a Champions o Bicho esteve insuperável. Não tens praticamente erros.
 
  • Like
Reações: Daikan e Cherife

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Se é ficticio não sabes o quão bom poderá ter sido.
Nesse exemplo estou a assumir um jogador do mesmo nível do Jorge (relativo aos melhores da sua posição), mas lateral esquerdo. Não é complicado.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Votação encerrada.

Pepe e Ricardo Carvalho eleitos a melhor dupla de centrais da história do FC Porto pós-65.