KO 2023 FINAL: Melhor Guarda-Redes - Baía vs Américo

Melhor Guarda-Redes da história do FC Porto

  • Vítor Baía

    Votos: 26 92.9%
  • Américo

    Votos: 2 7.1%

  • Total de eleitores
    28
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a final do KO GOAT guarda-redes da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,660
3,133
Também conta e muito que poucos aqui devem sequer conhecer o americo.
Eu sou de 87 e nunca vi ou ouvi muito sobre o americo

O Baía ganhou tudo connosco, venceu prémios internacionais e continua na estrutura. É fácil continuar a ter a sua memória.
 

Flames

#AVB2024
20 Maio 2021
6,374
13,728
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O vencedor é óbvio, e mais que justo. Dou o meu voto ao Américo, por uma questão de honra.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,403
13,562
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Votei em Baía apesar de ter conhecido embora pouco o Américo. Américo só era melhor que Baía nas saídas aos pés do adversário no resto era inferior - também não teve "a escola de Baía". Mas nos tempos do Américo cuja maioria dos campos eram pelados era mais difícil ser guarda-redes, aquelas saídas dele a cortar o ângulo ao avançado a raspar a terra metiam impressão, disso lembro-me e retive na memória.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,403
13,562
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Américo ainda é vivo e vai a caminho dos 91 anos.
tinha o apelido de guarda-redes suicida e aparece na história como "Américo ia atrás da bola como um gato ia atrás de um rato" vi agora wiki, corrobora aquilo que escrevi no meu post anterior e que retive dele entre os meus 12 a 16 anos.
 

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,148
4,899
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
O Vitor Baia para mim é o melhor guarda redes português de sempre...

Guarda redes moderno para a época dele, já jogava "bem" com os pés e avançava bem no terreno...

Tinha o problema de levar muitas chapeladas, e errava em alguns lances simples, mas era um senhor e fazia algumas defesas impossiveis...

Cresci a ver-lo na baliza do FCP, ele saiu para o Barça e fiquei fã do Barça por causa dele... Quando regressou deixei de ser fã do Barça...
 

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
Tive a felicidade de ver jogar os dois e ......NÃO VOTEI porque é-me difícil decidir entre dois gigantes e símbolos do NGC.
O Américo, ao seu tempo, era SEM margem de dúvida o melhor redes português e se o Otto Gloria lhe tem dado a titularidade (MERECIDA) no mundial de 66...não sei não!
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,577
5,759
Tecnicamente no seu tempo o Americo era superior a qualquer g-r...só quando chegou o Damas é que foi destronado