KO 2023 SF: Melhor Médio Centro (KO1) - Maniche vs Pavão

Melhor Médio Centro da história do FC Porto

  • Maniche

    Votos: 18 64.3%
  • Pavão

    Votos: 10 35.7%

  • Total de eleitores
    28
  • Votação fechada .

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a semi-final do KO GOAT médio centro da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foi o melhor entre estes três?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)


Guarda-Redes: Vítor Baía
Lateral Direito: João Pinto
Dupla de Centrais: Ricardo Carvalho ; Pepe
Lateral Esquerdo: Branco
Médio Defensivo: André
Médio Centro:
Médio Ofensivo:
Extremo Direito/Médio Ala Direito:
Extremo Esquerdo/Médio Ala Esquerdo:
Segundo Avançado:
Ponta de Lança:
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,510
21,341
Gaia
Vi os dois jogadores e tenho uma ligação sentimental ao Pavão tão forte que não consigo comentar esta comparação. Vi o Pavão morrer diante de mim uns 70 metros a 13 de Dezembro de 1973, num dia muito cinzento contra o Vitória de Setubal de Pedroto e Otávio Machado.
Posso dizer que se chamava Fernando Pascoal Neves e o apelido de Pavão acentava na perfeição, porque ele deslizava em campo com a bola colada nos pés e os braço armados parecia um pavão porque tinha graça e vaidade no trato da bola.
Se hoje houvesse um Pavão e um Maniche para nós seriamos campeoes de caras.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,466
5,301
Muito difícil está votação, porque apesar de não ser do tempo do Pavão, sei que foi um enorme jogador, cheio de classe, tendo falecido em campo.
O Maniche teve o seu momento no FCPorto, encaixou muitíssimo bem na filosofia de jogo, na cultura do Clube e teve algumas exibições de sonho no meu ponto de vista.
Opto pelo Maniche mas sinceramente tenho imensas dúvidas se foi a opção mais acertada.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,529
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Isto não tem importância nenhuma porque vale o que vale esta votação mas é estar a comparar "água com vinho" por muita consideração que tenha por Maniche e tenho, Pavão jogou num "vulcão" aonde não se ganhava nada na altura embora tivéssemos alguns bons jogadores mas não havia estrutura a todos os níveis como tivemos poucos anos mais tarde a ele morrer. Mas numa altura em que ninguém, ou muito poucos, saiam para o estrangeiro ele teve convites e bons e creio que tinha acabado por sair não fosse aquela morte abrupta.
Daqui a uns anos,30 ou mais, os que agora têm 20 a 30 perceberão o que quero dizer.
 
  • Like
Reações: Raba

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,660
3,133
Votação muito complicada por tudo o que diz sobre o Pavão e sobretudo pela forma como terminou.

Mas aqui eu vi o maniche jogar e não vi o pavão. E o Maniche foi um enorme responsável por termos ganho tudo o que ganhamo,
era um dínamo no meio campo
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,529
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Votação muito complicada por tudo o que diz sobre o Pavão e sobretudo pela forma como terminou.

Mas aqui eu vi o maniche jogar e não vi o pavão. E o Maniche foi um enorme responsável por termos ganho tudo o que ganhamo,
era um dínamo no meio campo
A forma como "terminou" é sentimental mas não racional na avaliação - era/foi um dos melhores jogadores de sempre do FCP naquela posição.
Mas se não viste não podes avaliar e concordo.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Votação encerrada.

Maniche segue para a próxima fase.