Lendas do futebol internacional

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Para mim a única coisa que ainda pode ser susceptível de alguma pessoas colocarem Maradona à frente de Messi é o facto do primeiro já ter acabado a carreira. Isto porque os jogadores retirados são elevados ao grau de lendas onde apenas são lembrados pelos grandes momentos e nunca pelos momentos menos bons.

Quando se fala no Maradona pensamos todos nos grandes dribles que ele fazia, nos enormes jogos em que passava por todos os adversários e nunca perdia a bola. Mas na realidade sabemos muito bem que Maradona também tinha jogos maus (e não foram obviamente poucos) onde nada saia bem. Isto também porque era bem marcado o que lhe impossibilitava de ter grande espaço de manobra.

Quanto ao Messi não tem esse estatuto ainda. Não nos podemos esquecer que ainda à bem pouco tempo ele era falado não pelos seus grandes dribles e jogos mas sim por ser um jogador em fase descendente que vomitava em campo. Já ninguém se lembrava das 4 ou 5 grandes épocas onde venceu 4 bolas de ouro seguidas. O tema de conversa em relação ao Messi era que estava acabado e tinha sido suplantado pelo Ronaldo.

Isto para dizer que a verdadeira consagração de Messi será efectiva apenas no momento em que se retirar. Quando isso acontecer terá o estatuto de lenda e ai será lembrado apenas pelos grandes momentos. E os grandes momentos de Messi são superiores a qualquer jogador da historia. Por isso será nesse momento que se vai dar a sua consagração como melhor jogador de todos os tempos.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,074
23,530
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Será que o Messi faria o mesmo numa noite chuvosa em Stoke City? Sem lhe tirar o mérito, é um génio, um dos melhores de sempre. Mas este sempre na zona de conforto de uma equipa rodeado de grandes jogadores que jogam  um estilo de jogo que encaixa como uma luva nas skills dele. Reparaste nos relvados onde o Maradona jogava? Nas entradas que recebia, algumas delas criminosas? Sem contar que ele tinha de armar e jogo e finalizar, não teve Xavi's e Iniestas na sua carreira a jogar ao lado dele. Na Argentina e em Nápoles é um deus, levou underdogs à glória e não jogou ao nível que o seu enorme talento poderia fazer crer por culpa própria, por se ter perdido em drogas e afins. Tem uma coisa que  Messi nunca terá, era um líder em campo, dava a cara e quem viu o Mundial de 86 como vi, viu um jogador a levar uma nação às costas e não sucumbir à pressão.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Treinador de Bancada disse:
Será que o Messi faria o mesmo numa noite chuvosa em Stoke City? Sem lhe tirar o mérito, é um génio, um dos melhores de sempre. Mas este sempre na zona de conforto de uma equipa rodeado de grandes jogadores que jogam  um estilo de jogo que encaixa como uma luva nas skills dele. Reparaste nos relvados onde o Maradona jogava? Nas entradas que recebia, algumas delas criminosas? Sem contar que ele tinha de armar e jogo e finalizar, não teve Xavi's e Iniestas na sua carreira a jogar ao lado dele. Na Argentina e em Nápoles é um deus, levou underdogs à glória e não jogou ao nível que o seu enorme talento poderia fazer crer por culpa própria, por se ter perdido em drogas e afins. Tem uma coisa que  Messi nunca terá, era um líder em campo, dava a cara e quem viu o Mundial de 86 como vi, viu um jogador a levar uma nação às costas e não sucumbir à pressão.
Eu sinceramente no jogo jogado não vejo assim tantas diferenças entre um e outro. Estou a falar no estilo. A diferença é que o Messi tem mais força e por isso era mais capaz de aguentar a pressão dos adversários quando estes o pressionavam. O Messi por outro lado é mais ágil e rápido.

O Maradona teria mais condições para alinhar nesses terrenos difíceis mas sinceramente acho também que o Messi também seria capaz. Quanto às estradas criminosas aceito que naquele tempo isso seria muito mais constante do que agora mas eu vejo o Messi regularmente a ser parado com recurso a faltas.

Para mim o mais importante para o sucesso do Messi não foi o Xavi e o Iniesta mas sim o Guardiola. Foi ele que fez do Messi o melhor do mundo quando antes ainda era um jogador individualista e com pouca noção de colectivo. Mas a selecção da Argentina da altura para mim era melhor que a actual. Nesta tens muitos bluffs adorados pela imprensa mas com pouco rendimento em campo. E a Argentina de agora também não tem treinador.

Claro que vencer que o Nápoles é mais difícil que vencer com o Barcelona mas para mim mais difícil que isso é manter um rendimento de génio durante uns 4,5 ou 6 anos. Messi fez isso como mais ninguém. E não nos podemos esquecer que Maradona falhou na Catalunha.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
AntonioTeixeira disse:
Tiro o Beckembauer e meto o Di Stefano...

BTW GOLOOOO DINISPRO
O Beckembauer nunca pode ser retirado de uma lista dessas. É demasiado importante para o futebol. Juntamente com Cruyfft mudou este desporto. Nunca mais a forma de defender foi a mesa.

Quanto ao Di Stefano, é verdade que ganhou muito pelo Real Madrid mas não o colocaria no top 5.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,816
5,950
45
Lisboa
O Maradona ganhou um Mundial quase sozinho, naquele foi um dos melhores e mais disputados Mundias de sempre.

O Maradona levou quase sozinho uma equipa "miserável" ao título em Itália quando o Italiano era o melhor campeonato do Mundo, de muito longe. Também levou essa equipa a ganhar uma Taça UEFA.

Se o Maradona tivesse a estabilidade na carreira que o Messi teve, e se tivesse mais inteligência emocional seria provavelmente melhor que o Messi, mas como não teve nenhuma das duas vai ficar sempre a dúvida.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Vlk disse:
O Maradona ganhou um Mundial quase sozinho, naquele foi um dos melhores e mais disputados Mundias de sempre.

O Maradona levou quase sozinho uma equipa "miserável" ao título em Itália quando o Italiano era o melhor campeonato do Mundo, de muito longe. Também levou essa equipa a ganhar uma Taça UEFA.

Se o Maradona tivesse a estabilidade na carreira que o Messi teve, e se tivesse mais inteligência emocional seria provavelmente melhor que o Messi, mas como não teve nenhuma das duas vai ficar sempre a dúvida.
Se eles tivesse a estabilidade que o Messi tem até poderia ser melhor que ele. Mas como dizes "vai ficar sempre a duvida" e portanto temos que lidar com os factos.

Mas como disse antes não encontro grandes diferenças na Argentina de Maradona e de Messi. A actual tem muitas vedetas criadas pelo marketing e que produzem muito pouco em campo. A juntar isso o nível dos treinadores é muito baixo. No mundial do Brasil o Messi em má forma e com uma equipa com uma qualidade de jogo muito fraca conseguiu chegar à final e perder apenas no prolongamento contra uma equipa infinitamente superior.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Hoje vi uma notícia sobre o ex-jogador que abriu este tópico, "Batigol", -  um dos poucos jogadores que eu vi por quem tinha uma genuína admiração - que, juro, me entristeceu:

http://www.zerozero.pt/news.php?id=156562

Já há alguns anos que se sabe deste problema dele e volta e meia fala-se da hipótese de amputação, mas foi a primeira vez que li algo credível sobre esta situação.
Quando se fala de dopagem no desporto ou, neste caso, de atos médicos/clínicos errados, fala-se sempre na verdade desportiva, mas esquece-se que muitas vezes, anos mais tarde, são os atletas que sofrem na pele as consequências destes erros.
O meu ponta de lança de sempre. Não é justo.
 

Insurra

Arquibancada
11 Abril 2012
167
44
Gostava de deixar aqui a minha contribuição para este tópico.

Acabei de entrar na casa dos trinta, portanto só apanhei a parte final da carreira do Maradona, mas ainda assim foi o suficiente para me impressionar. Zidane e Ronaldinho foram do melhor que eu vi até agora, mas acho que nunca vi nada como o que Messi e Ronaldo andam a fazer nestes últimos anos. Golos atrás de golos, a colocar todos os recordes em níveis espantosos.

Ainda assim, o meu preferido até hoje, fora do nosso FCP, foi o Fenómeno. Já vi que deixaram aqui uns vídeos dele, mas acho que não lhe fazem justiça, portanto quero acrescentar estes dois:

As melhores jogadas:

https://www.youtube.com/watch?v=uVueW6X7TM0

A destruir guarda-redes (nunca vi ninguém assim):

https://www.youtube.com/watch?v=iD79fiYkPdI

Cumprimentos a todos!
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Batistuta veio desmentir as noticias da amputação das pernas e de não poder andar, etc.
Tem algumas dores nos tornozelos de vez em quando mas os joelhos estão OK. Faz uma vida normal. Há 4-5 anos estava com dores recorrentes nos tornozelos mas fez tratamentos.

Incrível como se publicam mentiras. Não se pode acreditar em nada do que se lê....
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
jardel disse:
Batistuta veio desmentir as noticias da amputação das pernas e de não poder andar, etc.
Tem algumas dores nos tornozelos de vez em quando mas os joelhos estão OK. Faz uma vida normal. Há 4-5 anos estava com dores recorrentes nos tornozelos mas fez tratamentos.

Incrível como se publicam mentiras. Não se pode acreditar em nada do que se lê....
O mais incrível é essa mentira não ter sido escrita nem no CM nem no Record.
 
S

sinal

Guest
O Rijkaard teve uma carreira melhor que a do Redondo. O holandês era um monstro.

Além disso, nessa equipa, tens de arranjar lugar para o Cruijff. :)
O Garrincha é outro que podia estar aí e o Di Stéfano também, mas percebe-se é complicado tirar alguém.

 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
sinal disse:
O Rijkaard teve uma carreira melhor que a do Redondo. O holandês era um monstro.

Além disso, nessa equipa, tens de arranjar lugar para o Cruijff. :)
O Garrincha é outro que podia estar aí e o Di Stéfano também, mas percebe-se é complicado tirar alguém.
O problema é mesmo esse, arranjar espaço. Mas no caso do Cruijff admito que é um crime deixá-lo de fora qualquer que seja a lista.
 
S

sinal

Guest
Um dos meus jogadores favoritos era o Del Piero.

Del Piero vs Roberto Baggio vs Francesco Totti

3 génios do Calcio, qual deles o melhor? Não tenho resposta, mas o Príncipe de Turim era qualquer coisa.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,818
5,011
sinal disse:
Um dos meus jogadores favoritos era o Del Piero.

Del Piero vs Roberto Baggio vs Francesco Totti

3 génios do Calcio, qual deles o melhor? Não tenho resposta, mas o Príncipe de Turim era qualquer coisa.
Apesar de os três jogarem com o 10, eram todos muito diferentes... Eu durante muito tempo, fui mais Del Piero que Totti, quando ambos estavam no auge, hoje... É ela por ela, o Totti ganhou um enorme glamour nos últimos anos da carreira.


Ainda ontem, durante o jogo dos sub 21, debatia com o meu Pai qual dos irmãos Laudrup era melhor- O Michael, de longe, mas eu gostava mais do estilo de jogo do Brian.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,774
3,351
sinal disse:
Um dos meus jogadores favoritos era o Del Piero.

Del Piero vs Roberto Baggio vs Francesco Totti

3 génios do Calcio, qual deles o melhor? Não tenho resposta, mas o Príncipe de Turim era qualquer coisa.
O Baggio no mundial de 94 fez um mundial Maradoniano, pena foi ter ficado marcado para sempre por aquele Penalti, mas o gajo levou a Italia as costas até a final.

De entre os 3 é o meu favorito, mas os outros dois tão ali mesmo ao pé, sendo que estes dois sempre foram campeões do mundo.