Liga Portugal Betclic 2025/2026

F

Fyodor

Guest
O problema dos lances de mão na bola é a subjetividade associada àquilo que é ou não é movimento natural. No futebol em geral, hoje há uma maior sensibilidade para isso e não se assinalam tantos lances como no passado.

A subjetividade é muito grande porque a questão do "movimento natural" é extremamente ampla. Não existe uma forma correta e específica do corpo se movimentar. Há muito em comum, mas os jogadores são todos diferentes, uns são mais baixos, outros mais pequenos, uns têm os membros mais compridos, outros mais curtos... uns correm de uma forma, outros têm uma técnica de corrida menos ortodoxa. A diversidade de movimentos é grande. A própria noção de volumetria e biomecânica podem ser muitas vezes conflitantes, ou seja, um jogador pode estar a fazer um movimento natural e ao mesmo tempo aumentar a volumetria. É uma zona muito cinzenta e só com uma grande sensibilidade é que se pode fazer uma avaliação mais próxima da realidade. Os árbitros normalmente defendem-se usando o argumento da volumetria, especialmente em Portugal, onde os árbitros têm muito pouca noção da biomecânica de um jogo de futebol.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,751
21,826
Vila Nova de Gaia, 1975
O problema dos lances de mão na bola é a subjetividade associada àquilo que é ou não é movimento natural. No futebol em geral, hoje há uma maior sensibilidade para isso e não se assinalam tantos lances como no passado.

A subjetividade é muito grande porque a questão do "movimento natural" é extremamente ampla. Não existe uma forma correta e específica do corpo se movimentar. Há muito em comum, mas os jogadores são todos diferentes, uns são mais baixos, outros mais pequenos, uns têm os membros mais compridos, outros mais curtos... uns correm de uma forma, outros têm uma técnica de corrida menos ortodoxa. A diversidade de movimentos é grande. A própria noção de volumetria e biomecânica podem ser muitas vezes conflitantes, ou seja, um jogador pode estar a fazer um movimento natural e ao mesmo tempo aumentar a volumetria. É uma zona muito cinzenta e só com uma grande sensibilidade é que se pode fazer uma avaliação mais próxima da realidade. Os árbitros normalmente defendem-se usando o argumento da volumetria, especialmente em Portugal, onde os árbitros têm muito pouca noção da biomecânica de um jogo de futebol.
Eu diria que é o oposto. Nunca se assinalaram tantas faltas (nomeadamente penaltis) por mão. E por larga margem...

• Like
Reações: jcmp17
F

Fyodor

Guest
Eu diria que é o oposto. Nunca se assinalaram tantas faltas (nomeadamente penaltis) por mão. E por larga margem...
Não sei, sinceramente, não tenho essa contabilidade. Meramente por perceção, acho que se assinalam menos faltas por mão. Não estou a falar no futebol português, mas no geral. Por exemplo, em Inglaterra, Alemanha, Espanha, acho que se assinalam menos penaltis por toque com a mão. Em Inglaterra então, parece-me cada vez mais raro, mas se o dados me contradisserem, admito que seja uma perceção errada.

Viena

Tribuna Presidencial
8 Março 2022
5,102
10,810
Conquistas
1
certo mas há um ponto em que que se vai considerar a volumetria porque se um defesa tiver os braços abertos a Cristo Rei e a bola lhe bater apos vir do corpo marca-se penalty.
O problema aqui é decidir a partir de que posição dos braços se considera a volumetria e no caso do Toino o braço estava ja um pouco aberto...

Eu não marcava tal como critiquei e nuito o penalty que o Verissimo marcou contra o Vizela no remate do Rafa mas fazer deste lance um escandalo como se fosse um erro muito grave só mesmo neste Benfiquistão para nos proximos jogos serem beneficiados.
Um arbitro ao ver este pressão mediatica só vai marcar nos proximos tempos penalty novamente contra o Benfica se for um lance mesmo muito claro...
Eu também não marcava, mas vamos supor que o António Silva estava na linha de golo e a bola só não entra porque depois de bater no tronco bate também no braço que não está junto ao corpo?
Eu consigo perceber a marcação destes lances quando há volumetria.
É que a regra, ao contrário do que os benfiquistas estão para aí a dizer, não é simplesmente de que se ressalta de uma parte do corpo para a mão/braço que automaticamente não pode ser considerado penalty, senão ia ser bonito como dizes, defendem com o tronco e depois os braços à Cristo Rei fazem o resto se for preciso.

• Like
Reações: Sir_Machado

mantower

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
5,823
7,765
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
@Tiago Silva já vi que andas por aqui. Estás imparável, é assim mesmo.

Só gostava de te pedir que lhes pedisses que comentassem o vídeo do Porto e não apenas a televisão. É engraçado que não há um programa que se foque também no nosso lado, só se focam no lado do árbitro

• Love
Reações: Tiago Silva

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
12,119
16,293
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Quando é que se prevê que saiam os horários para as jornadas com o Estrela, Alverca, AFS e Santa Clara?

Depois dos jogos da taça de Portugal?
O Teixeira, depois de ver que o plano do início do nosso calendário foi por água abaixo, - com as rábulas pelo meio das viagens do Nacional e a festa das Colheitas em Arouca - está a ver qual é a melhor conjugação de datas e jogos dos rivais para nos colocar fora do 1º lugar.

Vai ser preciso muita imaginação, porque nós não desarmamos!

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,751
21,826
Vila Nova de Gaia, 1975
Não sei, sinceramente, não tenho essa contabilidade. Meramente por perceção, acho que se assinalam menos faltas por mão. Não estou a falar no futebol português, mas no geral. Por exemplo, em Inglaterra, Alemanha, Espanha, acho que se assinalam menos penaltis por toque com a mão. Em Inglaterra então, parece-me cada vez mais raro, mas se o dados me contradisserem, admito que seja uma perceção errada.
Estou a falar sobre cá.

• Like
Reações: Fyodor

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
99,521
239,660
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Em Inglaterra já nem se marcam faltas em cantos 😂

Em Portugal vai ser daqui a 10 anos
Ou quando o Carnide precisar

• Like
Reações: Fyodor